Análise Gigabyte AB350N-Gaming WiFi (AM4 mini-ITX)

SideWalker

Moderador
Staff
capa.jpg


Já está no portal a análise a esta motherboard mini-ITX para Ryzen. Qualquer dúvida ou comentário, não hesitem! ;)
 
Gostei do que li, principalmente, a parte do overclock ás memorias 3466MT/s.
Poderias ter visto a temperatura dos dissipadores a ver se esta itx aguenta com OC em load durante x tempo.
 
Boas e parabéns pelo artigo.
Só estou baralhado pelo facto de nenhum Ryzen trazer gráfica incorporada (como em antigas séries para FM1\2\3) e a board analisada ter saidas Display e HDMI.
Antigamente os controladores gráficos eram embutidos nas próprias Boards, o que já não é o caso.
A minha pergunta é:
Para que servem essas saidas? O sistema não precisa de gráfica?
 
Comprei esta board, tem um 1800x montado e um Noctua NH-L9x65, comprei um a caixa itx que acabou por se revelar um forno, mal puxava um bocado pelo processador o computador bloqueava.
Neste momento tenho o pc "às peças" em cima da secretária, e continuo a ter o mesmo problema, depois de várias horas com o processador perto dos 100% o computador encrava... Penso que nestas condições o cooler dê bem conta do recado, mas os dissipadores do chipset e dos VRM chegam a queimar a ponta dos dedos, parecem-me sub dimensionados.
Posto isto, que devo fazer para manter estes componentes mais frescos?
 
O mais simples e eficaz é ventila-los directamente. Sa maneira como tens isso actualmente basta por uma ventoinha simplemsmente apoiada em cima dos VRMs. Montado numa caixa ITX já pode ser mais complicado. Que caixa tens?
Também podes tentar fazer undervolt ao CPU. Infelizmente tivemos de devolver esta board e não fui a tempo de investigar/aprofundar a questão, mas aparentemente ela tem um controlo automático de voltagem algo deficiente, com tendência a dar mais voltagem do que a necessária aos CPUs. Se definires esse parâmetro manualmente pode ajudar bastante, tanto à temperatura dos VRMs como do CPU.
 
Retirei a placa wifi e poisei uma ventoinha de 50mm sobre as portas USB de modo a ventilar o chipset e os VRMs e já se aguentou umas horas sem crashar. É claro que não é solução definitiva...

A minha caixa á uma Cubitek Mini Center Mini-ITX
cubitek-mini-center-mini-itx-case-black-gect-020-44346-1.jpg
cubitek-mini-center-mini-itx-case-black-gect-020-44346-2.jpg

cubitek-mini-center-mini-itx-case-black-gect-020-44346-3.jpg

Leva uma fonte full atx modular.

Como só utilizo um disco nas "costas" da board, já estive tentado a cortar o fundo da caixa e meter um kit WC AIO, estive inclinado para um Corsair Hydro Series™ H90, mas como o radiador ia ficar no fundo da caixa tive receio de de vir a ter problemas com bolhas de ar.
De qualquer modo não me resolve o problema de sobreaquecimento da do chipset e dos VRMs.

Quanto ao undervolt, pelo que fui lendo não há muita margem nestes processadores e também não explorei essa possibilidade nesta board.

Se estava indeciso entre trocar de caixa ou fazer um mod a esta, agora que me apercebi que tenho outros problemas de aquecimento já começo a ficar arrepiado... Mais valia ter comprado um R7 1700 que devia servir na mesma e sempre tem um tdp bastante mais baixo...

Posto isto aceito sugestões :D
 
E tentares colocar um cooler com uma ventoinha maior para refrigerar os VRMs? Um NH-C14S? Não sei é se a caixa é compatível.
Pois, se o cooler tivesse alhetas dispostas em círculo talvez ajudasse, mas não vou investir mais num cooler, o ideal era ter colling activo no chipset e vrm. Os dissipadores de origem são muito pequenos.
 
Back
Topo