Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: Gigabyte Anvil
Data : 18-07-2009
ZWAME Análise
Especificações
Links
Site Oficial
Fotografias
















Produto: Gigabyte Anvil
Data : 18-07-2009
ZWAME Análise

Especificações
- Fabricante: : Gigabyte
- Modelo: Anvil GZ-PEBX1(S0R/B0R)
- Discos suportados: SATA 2,5" form factor (até 9 mm de altura)
- Material de construção: Alumínio anodizado escovado
- Cores disponíveis: Preto (modelo testado) e prateado (alumínio natural)
- Interface de dados: SATA e USB 2.0
- Refrigeração auxiliar: Não, dissipação passiva pela carcaça
- Alimentação auxiliar: Sim, jack 5V e SATA power
- Acessórios incluídos: Cabo USB (data + power), Cabo USB (power), Cabo SATA-SATA, bolsa de transporte, gaveta hot swap,adaptador 3,5" para 5,25", parafusos de montagem
- Suporte hot swap da gaveta: Sim
- Interface de dados (gaveta) SATA
- Alimentação (gaveta) Standart molex
- Dimensões: 136,5 mm comprimento, 79,4 mm largura, 16 mm altura
- Peso (sem disco): 122 gramas.
- Preço estimado: cerca de 38 €.
Links
Site Oficial
Fotografias
1 - Começando pela embalagem deste produto. Um grafismo bastante bom e agradável, com 2 fotos da caixa, em ambas as cores (prateado e preto), embora o sample testado é preto. O que destaca logo a partida é o enorme tamanho, para uma caixa de discos de 2,5", mas devido ao grande conjunto de acessórios incluído.
2 - Do verso, podemos ver alem das habituais especificações técnicas, pequenas fotos da caixa, da gaveta hot swap e o adaptador incluída e como que a caixa é montada na gaveta.


3 - Abrindo a embalagem, remove-se uma 2ª caixa em cartão branco a acomodar a caixa e os seus acessórios. O disco está logo na frente, protegido por um plástico transparente. Por baixo estão os acessórios, descrito abaixo
4 - Aqui está o disco e os seus acessórios. Talvez das caixas externas mais completas actualmente. Podemos contar então com um cabo USB de dados e power (mini USB), um cabo USB apenas para energia (ficha redonda), que é uma mais valia, porque há muita caixa no mercado que embora tenham conector auxiliar, não tráz este cabo. Assim com os 2 cabos, o disco é alimentado com até 1 ampere nos 5V, ou seja 5 watts, necessário para alguns modelos 2,5" mais "gulosos", especialmente os discos 7200 RPM. Para alguns modelos mais lentos e/ou energy efficient, basta a ficha de dados para trabalhar.
Também podemos contar com uma sempre útil bolsa de transporte, num material semelhante à cabedal. A bolsa tem espaço para o disco e os 2 cabos USB.
Podemos contar com uma gaveta hot swap em formato 3,5", que sem dúvida é bem vindo. A vantagem que sendo SATA, podemos eliminar a limitação da porta USB e ter performance máxima. Excelente para combinar com um SSD ou um disco de 7200 RPM e poder ligar/desligar o disco sem desligar o computador. É incluído também um adaptador para baia de 5,25" caso a vossa caixa não tenha baias 3,5" externas (como a HAF 932, foto mais abaixo).
Por fim, um cabo SATA-SATA e vários parafusos de montagem. Estes últimos é quase certo que vão ficar encostados, se forem como eu que tem uma gaveta cheia de parafusos e cabos SATA a sobrar, mas são sempre bem vindos, não vá algum interessado neste produto não terem os ditos cujos. De notar que não veio cabo SATA -> e-SATA, que com a gaveta hot swap é dispensável.
Entretanto, dado o potencial da gaveta hot swap, a gigabyte podia comercializar um "kit upgrade" para quem comprar este produto. Tal seria composto apenas pela caixa externa e a bolsa de transporte (já que cabos e parafusos não seriam necessários) A ideia por traz e aproveitar as capacidades hot swap e ter assim uma interessantíssima solução de backup/armazenamento, composto por 1 gaveta e vários discos externos. Seria como disquetes de enorme capacidade! Fica aqui esta sugestão para a gigabyte!
Outra proposta seria comercializar esta caixa externa sem o "kit hot swap", virado para os utilizadores de portáteis. Como a gigabyte está a introduzir placas mãe com powered e-SATA, bem como portáteis com o mesmo tipo de ficha, um cabo destes podia ser incluído.


5 - Aqui temos a caixa em vista frontal. O departamento de design esmerou-se aqui, resultando num excelente design em alumínio escovado preto. De notar que esta caixa está disponível em alumínio escovado natural.
6 - Vista de perfil. Podemos ver os rails utilizados para montar o disco na gaveta fornecida, bem como as letras "GC" em branco, que no modelo prateado são pretas. Um design simples, mas sem dúvida excelente.


7 - Vista do lado das ligações.
8 - Vista do verso, sem nenhuma inscrição ou adesivo. As fotografias, apesar de terem sido tiradas com uma SLR e uma lente macro com qualidade excelente, nem de perto fazem jus à qualidade desta caixa, que só visto ao vivo para apreciar.


9 - Pormenor dos dois leds do disco. Ambos são de cor azul, sendo que o pequeno onde está "HDD" é a luz de actividade e o outro é de power e está sempre aceso. Completa bem o design quando em funcionamento.
10 - Pormenor das ligações. Temos então ligação standart SATA de energia e dados, logo a caixa pode ser usada ligada directo ao computador sem estar ligada à gaveta hot swap. Também uma ficha mini-USB e um jack 5V auxiliar, via cabo fornecido. Podemos ver os 2 parafusos para abrir a caixa e montar o disco.


11 - Passamos então à montagem. Depois de remover os 2 parafusos mencionados acima. remove-se o PCB, sempre pelas bordas, que como podemos ver, não tem pistas, de modo a ser manuseado! A carcaça é assim uma única peça. Junto aquele adesivo amarelo, está as ligações SATA onde se liga o disco rígido.
12 - Verso do PCB, onde podemos ver a controladora (jmicron) utilizada por esta caixa. Há uns pontos de solda, que dá a parecer para um chip DRAM para buffer. Não sabemos se tal daria alguma performance adicional.


13 - Aqui temos o disco instalado , no caso um disco de 5400 RPM 160 GB toshiba MK1637GSK. Basta deslizar para a ficha levantando um pouco, verificando sempre se ficou bem encaixado.
14 - Para fixar o disco no sitio, utiliza-se 4 parafusos fornecidos. Não façam muita pressão, para não forçar o PCB, desde que fique bem firme. Depois de montado é só deslizar o PCB com o disco de volta para a carcaça com cuidado, montar a protecção traseira, aparafusar e está pronto para usar!


15 - Aqui podemos ver como se encaixa o disco na gaveta hot swap. Ou seja a saliência com a luz de energia virado para o botão de ejecção. Basta empurrar com força até ouvir um "click", movendo o botão para a frente.
16 - Por fim, montagem da gaveta com a caixa já completamente encaixada. com o adaptador 5,25" numa coolermaster HAF 932. Combina perfeitamente com a caixa em questão.


Última edição: