Análise Gigabyte ATI HD4890

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: GIGABYTE HD4890
Data : 22-04-09


Logo.jpg




ati_Logo.png



ZWAME Análise


logopretord8.jpg




Características

55nm Technology
ATI Avivo HD
Microsoft® DirectX® 10.1
Shader Model 4.1
256-bit memory interface
1gb of system memory DDR5
OpenGL 2.1® Optimizations and Support
ATI CrossFireX multi gpu suport
PCI-E 2.0
RoHS Compliant
HDCP on-chip
Built-in HDMI and 7.1 Surround audio
Windows Vista™


Fotos


Caixa.jpg


Manual.jpg


GigaHD4890_3.jpg

Nesta imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica.
Em destaque, o conversor DVI/HDMI e os cabos conversores de seis pinos.


GigaHD4890_5.gif


GigaHD4890_2.gif


GigaHD4890.jpg




GigaHD4890_4.gif

Nestas imagens podemos observar alguns pormenores da Placa Gráfica, dos quais destaco as fichas de corrente de seis pinos e o cooler que achei bastante silencioso em todos os testes feitos em default, em média corremos os testes a 30% da velocidade máxima da ventoinha.
Consumos

Consumos.jpg



Temperaturas

Temps.jpg


 
Última edição:
Hardware Utilizado

Box.jpg



box_1.jpg




Motherboard: Gigabyte EX58-UD3R
Placa Gráfica: Gigabyte HD4890
CPU:Core i7 920
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200w
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: Gskill F3-16000CL9-6gbTD DDR3 2000
Cooler: Noctua NH-U12P
Drivers: Catalist 9.4
Caixa: Gigabyte 3D Mars
NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Home Premium

BenchMarks Sintéticos

Default

3D Mark 2003

03_800.jpg


3D Mark Vantage

vantage_def800.jpg


FurMark

FM_1440X900.jpg


FM_1680X1200.jpg


FM_1920X1200.jpg



OverClocked

3D Mark 2003

03Goc800.jpg



3D Mark Vantage

Vantage800.jpg



FurMark

furmark1440x900.jpg


furmark1680x1050.jpg


furmark1920x120.jpg

 
Última edição:

Jogos

Default

gpu-z.gif


ETQW_Logo.gif


Graf_ETQW.jpg




CrysisWH.gif


Graf_CW.jpg




prey_1.jpg


Graf_Prey.jpg



UT3.gif

Graf_UT.jpg




Silver_Fall_logo.jpg


Silver.jpg




cod4.jpg


COD4.jpg



Jogos

OverClocked

gpu-z_3.8_945x1100.gif


ETQW_Logo.gif


ETQWoc.jpg



CrysisWH.gif


CWoc.jpg



prey_1.jpg


PREYoc.jpg


UT3.gif

UT3oc.jpg



Silver_Fall_logo.jpg


Silverfall_oc.jpg



cod4.jpg


COD4oc.jpg



Aqui testámos alguns jogos, achamos que esta placa teve um comportamento excelente,
notaram-se algumas melhorias em relação à análise anterior de uma placa idêntica, muito por força dos drivers.
Os settings usados foram "Very High" sem filtros, podemos ver que se aproxima da 4870 X2 em alguns dos jogos.
Com umas drivers ainda mais maduras, creio que é gráfica para se chegar ainda mais perto da 4870 X2.




Destaco pela Positiva:
Desempenho.
Built-in HDMI and 7.1 Surround audio.
Qualidade de construção.
A relação Qualidade/Preço.
A eficiência da dissipação de calor do cooler e o seu silêncio a baixas rotações.
Excelente capacidade de OverClocking


Destaco pela Negativa:
Falta de suporte para PhysX.




recomendado_zwame.png




Agradecimento

A ZWAME agradece à ***** pela disponibilidade do material par teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Qual melhor em desempenho, silêncio,construção da placa e aquecimento e dissipação do calor em relação a Powercoler que testa-te aqui no fórum.
 
Podias fazer um teste com o GTAIV que aquilo tem um bench dentro do jogo?
De resto tudo impecavel e pelo que vejo o cpu nao levou OC o que ainda pode aumentar muito os scores desta grafica.:001:
Agora so falta uma review com a gtx275 para comparar:D
 
Qual melhor em desempenho, silêncio,construção da placa e aquecimento e dissipação do calor em relação a Powercoler que testa-te aqui no fórum.

As placas são idênticas mas os sistemas são diferentes, razão pela qual podem haver algumas diferenças entre elas.


Podias fazer um teste com o GTAIV que aquilo tem um bench dentro do jogo?
De resto tudo impecavel e pelo que vejo o cpu nao levou OC o que ainda pode aumentar muito os scores desta grafica.:001:
Agora so falta uma review com a gtx275 para comparar:D

Esse jogo não tenho, e a gráfica também já não ;)
 
Só não percebo porque destacam pela negativa a falta de suporte para CUDA/PhysX.Visto que isso ser um exclusivo das placas Nvidia.
Mas de resto boa análise;)
 
Só não percebo porque destacam pela negativa a falta de suporte para CUDA/PhysX.Visto que isso ser um exclusivo das placas Nvidia.
Mas de resto boa análise;)

:x2: Porque é que a ATI iria suportar uma feature da sua maior concorrente?

Mas a review ta bastante boa, para quando uma comparação com a GTX 275?
 
Só não percebo porque destacam pela negativa a falta de suporte para CUDA/PhysX.Visto que isso ser um exclusivo das placas Nvidia.
Mas de resto boa análise;)
boas.. esta review esta muito melhor que a review da powercolor HD4890, na mesma concordo com o "Rseven", penso que se o CUDA/PhysX é um ponto negativo o suporte a DX10.1 devia ser um positivo!
Realmente nessa placa (visto que tenho uma igual) destaco a eficiência "brutal" na dissipação do calor e no seu silencio, outro ponto negativo que destaco nela é o ruído eléctrico que ela faz ao correr aplicações!
Outra parte que achei estranho e curioso é que eu tiro mais marks no GPU score no 3dmarkVantage com o meu sistema (sem OC):P
Parabéns pela review;)
 
Última edição:
Quando falo em não suportar CUDA/PhysX é para realçar que a ATI não tem nenhum tipo de suporte para PhysX o que é um "defeito".
Segundo parece em breve terá, vamos ver.
 
Quando falo em não suportar CUDA/PhysX é para realçar que a ATI não tem nenhum tipo de suporte para PhysX o que é um "defeito".
Segundo parece em breve terá, vamos ver.
na mesma entende-se essa parte, mas o suporte para dx10.1 podia ficar nos aspectos positivos!:D
Depois também acho que era justo colocar nos aspectos positivos a sua excelente capacidade de OC
E durante os testes a placa não fez nenhum ruído electrónico?
 
Última edição:
Quero dizer que é apenas a gráfica que está em load, e sistema, é todo o sistema em load.

Então penso que devias mudar "gráfica" para "load".
Sistema, depois de postar, percebi que era o consumo do PC todo (apesar de não saber se era idle ou load).

Cumps
 
na mesma entende-se essa parte, mas o suporte para dx10.1 podia ficar nos aspectos positivos!:D
Depois também acho que era justo colocar nos aspectos positivos a sua excelente capacidade de OC
E durante os testes a placa não fez nenhum ruído electrónico?

Sim tens razão quando falas da capacidade de OC e vou tratar disso ;)

Quanto ao suporte DX 10.1 não acho muito relevante por não haver ainda muitos jogos com esse suporte ou estarei enganado?

Quanto ao ruído electrónico não notei nada nem mesmo em OC.
 
Quanto ao suporte DX 10.1 não acho muito relevante por não haver ainda muitos jogos com esse suporte ou estarei enganado?
humm mas se calhar vendo bem também não existe assim tantos jogos com suporte para o CUDA/PhysX, mas penso que também não vai ser por isso que deixe de ser uma boa review;)
pra ficar perfeita so faltava fazer um comparativo com a rival GTX275:p
 
Back
Topo