Análise GIGABYTE ATI HD5750 Silent-Cell

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: GIGABYTE ATI HD5750 Silent Cell
Data : 10-04-2010


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Introdução

A GIGABYTE, um fabricante de motherboards, placas gráficas entre outros componentes informáticos, Líder no mercado, introduz uma nova e silenciosa placa gráfica, à sua "Silent Series"; ATI Radeon HD5750 Silent Cell (GV-R575SL-1GL) .
Pertencente à série de placas gráficas Silent Cell, a nova HD5750 é fabricada com base no desenho Ultra Durable, apresentando componentes de alta duração e qualidade. Baseada no GPU juniper, a HD5750 Silent Cell apresenta um interface de memória de 128-bits, 1GB de memória RAM GDDR5, 720 Stream Processors, e suporte para DirectX 11 e CrossFireX. A placa revela um dissipador dual-slot, com três heat-pipes em cobre niquelado e, um radiador composto por várias lâminas em alumínio que cobre toda a superfície do PCB. Segundo a Gigabyte, o dissipador Silent Cell é capaz de manter este GPU cerca de 18ºC mais fresco quando comparado com o dissipador de referência da AMD. Apresentada com frequências de 700/4600 MHz (Core/Memórias), apresenta ligações de imagem DVI, HDMI e D-Sub.

Características

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Especificações


  • 1. Powered by ATI Radeon HD 5750 GPU
  • 2. Integrated with 1024 MB / 128-bit GDDR5 video memory
  • 3. GIGABYTE Silent-Cell cooling design
  • 4. GIGABYTE Ultra Durable VGA High Quality Components
  • 5. Supports DirectX 11 and OpenGL 3.1
  • 6. ATI CrossFireX Ready
  • 7. Supports ATI Avivo HD
  • 8. Features Dual dual-link DVI-I / D-sub / HDMI


No quadro abaixo podemos observar um comparativo das especificações, entre algumas das várias placas da Série ATI HD5xxx existentes no mercado e a Gigabyte ATI HD5750 Silent Cell.

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Fotos

BX.jpg

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BX2.jpg

Nesta imagem podemos ver o interior da caixa, juntamente com esta placa gráfica vêm os manuais, o CD de drivers e um cabo adaptador para PCI-e.

G.jpg

G1.jpg

G2.jpg


G4.jpg

G5.jpg

A Gigabyte pensou nas várias ligações existentes quando projectou esta gráfica e proporciona-nos as 3 mais usuais, HDMI, para ligações a uma TV por exemplo, VGA para os monitores mais antigos ou de baixo preço através de um adaptador VGA/DVI, 2 DVI, DVI-I e DVI-D para ligação aos monitores mais modernos, podemos observar um organograma na imagem abaixo que nos dá uma perspectiva mais real das ligações.

Conectores.jpg


Conectores1.jpg
 
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Hardware Utilizado

Motherboard: Gigabyte P55A-UD7
Placa Gráfica: Gigabyte ATI HD5750 Silent Cell
CPU: Core i5 750
Disco Rígido: OCZ Vertex 120Gb
Memórias: G.Skill F3-16000CL9-6gbTD DDR3 2000
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro
Caixa: Gigabyte 3DMars
Cooler: Noctua NH-U12P

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows 7​

O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi:​

Core: 800MHz
Memórias: 1300MHz​

GPU-Z.gif


Jogos​


CrysisWH.gif


AF & AA: Disabled by game's cfg
TEXTURE QUALITY: Gamer
OBJECTS QUALITY: Gamer
SHADOWS QUALITY: Gamer
PHYSICS QUALITY: Gamer
SHADERS QUALITY: Gamer
VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer
GAME EFFECTS QUALITY: Gamer
POSTPROCESSING QUALITY: Gamer
PARTICLES QUALITY: Gamer
WATER QUALITY: Gamer
MOTION BLUR: Gamer
CWH.png



farcry2.jpg


AF & AA: Disabled by game's cfg
FIRE: Very High
PHYSICS: Very High
REAL TREES: Very High
OVERALL QUALITY: Very High
VEGETATION: Very High
SHADING: Very High
TERRAIN: Very High
GEOMETRY: Very High
POST FX: High
TEXTURE: Very High
SHADOW: Very High
AMBIENT: High
HDR: Yes
BLOOM: Yes
FIXED TIME STEP: Yes
DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes
FULL SCREEN: Yes​

FC2.png


Stalker_CoP.jpg

Preset: Extreme
Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11)
MSAA: 4x
MSAA for A-tested objects: Off
Enable Tesselation: Yes
Contact Hardening Shadows: Yes

day.png


night.png


rain.png


sun.png



dirt2_logo1.jpg


Graphics detail level: high
Shadows enabled: yes
Particles enabled: yes
Wind: yes
Crowd enabled: yes
Tessellation: yes
Cloth enabled: yes
Triilinear: yes
Skidmarks enabled: yes
Dynamic_ambient occ enabled: yes
Night lighting volumes: yes
Shadows: yes
Physics Environmental Damage: yes

CM2.png

tropics1.jpg

Binary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release May 26 2009
Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: direct3d10.1
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: disabled
Reflection: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled

Tropics.png


heaven1.png

HardwareBinary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release Oct 22 2009
Operating system: Windows 7 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i5 CPU 750 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: Direct3d11
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled

Heaven.png
 
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FutureMark

03.png

3DM03.png


3DMarkVtgLogo.png

3DMvtg.png


PCMVantageLogo1.png

PCMvtg.png



Temperaturas/Consumos

Temps.png
Testámos as temperaturas e os consumos correndo o OCCT durante cerca de 30 minutos para cada um dos resultados de Load.
Fizemos a medição dos consumos através de um medidor digital na tomada onde se liga o PC e a medição das temperaturas foi efectuada através do MSI Afterburner.
Neste aspecto, parece-me que tanto nos consumos como nas temperaturas esta placa esteve há altura, de ressalvar que para um cooler passivo conseguiu temperaturas muito frescas, tendo em conta que a temperatura ambiente é de cerca de 29º C.
 
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Para todos os testes usámos como drivers, os ATI 10.5, muito mais estáveis do que os seus antecessores, já conseguem tirar partido do poder de processamento desta placa. Como esperávamos, o comportamento da gráfica foi muito bom, tendo em conta que para os gráficos que apresentamos, os settings usados para cada jogo podem ser vistos antes do gráfico.
No que diz respeito ao overcloking, achamos que foi bastante bom, tendo em conta que conseguimos cerca de 800MHz no Core e 1300MHz nas memórias que representa um Overclock de 100MHz no core e de 150MHz nas memórias, numa placa que não é preparada para este efeito parece-me um resultado muito apreciável.
Não podemos deixar de salientar que em todos os Benchmarks o OC, estável, provocou um aumento considerável de FPS.

A GIGABYTE ATI HD5750 Silent Cell é uma placa a ter em conta quando pensarmos em adquirir uma placa gráfica ou mesmo um PC novo, com o intuito de atingir os compradores de computadores Media-Center ou para alguém que goste de silencio, é uma excelente Overclocker e dá para jogar a maioria dos jogos actuais com settings médios/altos a 1920x1080 sem problemas, razão pela qual acho que merece o selo de RECOMENDADO da ZWAME.


Destaco pela Positiva:
Desempenho.
Qualidade de construção.
A relação Qualidade/Preço.
A eficiência da dissipação de calor do cooler.


Destaco pela Negativa:
Nada a assinalar​


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Agradecimento

A ZWAME agradece à GIGABYTE pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
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