Análise Gigabyte G-Pad Pro

amjpereira

Folding Member
Autores: António Pereira (amjpereira) - Análise / João Godinho (JPgod) - Fotografias
Produto: Gigabyte G-Pad Pro GH-GA15A1-FBB
Data : 26-07-2009

ZWAME Análise

fnwf2g.jpg



Introdução


Em baixo segue a analise do G-pad Pro, o novo produto da Gigabyte numa linha de coolers para portátil. Vem incluído na embalagem um pad de alumínio, uma ventoinha com ligação USB e dois sacos para transporte um para o pad e uma para a ventoinha.

29p7li1.jpg


Especificações

Plataforma
Dimensão

320 x 240 x 8 mm (aberto)
320 x 240 x 40 mm (elevado)
Material Alumínio
Compatibilidade até 15”
Peso 560g
Cor preto

Ventoinha
Dimensões

70 x 70 x 10 mm
Input DC 5V
Velocidade 1900 rpm
Ruido 20 dBA
Em baixo podemos visualizar este kit composto pelo irmão mais velho do já conhecido Gpad da Gigabyte, agora reformulado e trazendo como extra uma ventoinha.
21oalfn.jpg






2nk6mps.jpg



Aberto e com a ventoinha fora da caixa ainda com as "pernas" fechadas, pode ser usado como o Gpad ou o novo Rollpad, passivamente sem recorrer a fonte de energia e sem qualquer ruído adicional.

33u8k6v.jpg




2mmsqde.jpg




Finalmente completamente aberto, nota positiva pela ventoinha amovível que pode ser colocada em várias posições dependendo da localização da saída de ar.
jql5yo.jpg



105wdpj.jpg





wwg028.jpg




iw14jd.jpg




2cz332w.jpg




15ezgw3.jpg
 
Última edição:
Temperatura ambiente

22ºC

Método de teste

Com o PC acabado de iniciar, sem qualquer programa a correr foi medida a temperatura.

Tendo em conta que o portátil de testes não poderia ser aberto recorreu-se a aplicações de medição de temperatura com base no sensor existente no HD/CPU.

Para puxar pelo CPU e aumentar a sua temperatura, foi executado um programa de Folding configurado para utilizar a máxima capacidade de processamento disponível (100%) tendo sido medida a temperatura antes do sensor disparar e colocar a ventoinha ao máximo (69ºc).

Foi depois medida novamente a temperatura 5 min após a ventoinha ter voltado ao estado normal.


Primeiras Impressões


Para quem conhece os produtos da Gigabyte, deve já conhecer o anterior Gpad, quem não conhece, fica agora a saber da existência do mesmo. O Gpad era e é uma das apostas nos coolers passivos para portateis por parte da Gigabyte, sendo constituido por um pad em aluminio desdobrável tal como o actual Gpad Pro, contudo não tinha ao contrario do Gpad Pro, de origem, a hipotese de ser elevado.

Comparando lado a lado o Gpad e o Gpad Pro verifcamos que levaram o mesmo tratamento no que concerne os acabamentos contudo o Gpad Pro aparenta ter entradas de ar menores mas em maior quantidade garantindo um melhor fluxo de ar, além de incluir 4 pernas de metal que permitem elevar o pad.

Ao contrario do Gpad, o Pro tem ainda incluido uma ventoinha ligando-se ao pc via USB não necessitando assim de uma fonte de energia externa, e pequena o suficiente para ser facilmente trasnportavel.

Com os apliques presentes na mesma, é possivel coloca-la em várias posições, seja debaixo do pad, de lado ou atrás.



Testes

Após iniciar Sistema c/Gpad ligado

x2m3uo.jpg


Full Load

2rdvwwp.jpg


Após a ventoinha voltar ao normal

2mm8qqs.jpg



Passado 5 min

of1sur.jpg


 
Conclusões

Tendo em conta os acessórios incluidos (ventoinha) seria de esperar que os resultados fossem mais positivos nomeadamente nos valores de temperatura constante, uma vez que esta ventoinha tal como o recem testado Rollpad só demostra as suas verdadeiras cores quando a ventoinha do PC entra em funcionamento.

Os valores obtidos no arranque do sistema e após o pc voltar ao estado normal são realmente melhores, mas algo parcos.

Com um preço recomendado a variar entre os 30€ e os 45€(valores no estrangeiro) é de facto uma hipotese a ter em consideração se estiver a procura de um cooler que o ajude a arrefecer a temperatura do portatil, contudo não será a melhor opção se quiser um equipamento que mantenha a temperatura do mesmo.

Apesar de silenciosa e de ser amovivel ao contrario da maior parte das ventoinhas existentes neste tipo de coolers, não se notou muita diferença (-1/2º) comparando com a utilização apenas do pad de aluminio.
Aspectos positivos

  • Design
  • Facilidade de transporte
  • Valores obtidos com e sem ventoinha
  • Oferta da Bolsa de transporte
  • Embalagem do produto de facil transporte e reciclavel.

Aspectos negativos

  • Diferença de valores com e sem ventoinha é bastante baixo.

recomendado_zwame.png


Agradecimento

A ZWAME agradece à Gigabyte pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.
 
Boas,
A analise está boa.. Apenas acho que deviam arranjar uma pequena introdução porque quem não perceber muito do assunto apenas percebe que isto é uma base refrigeradora para um portatil ao ler a conclusao...

Cumps ;)
 
Back
Topo