Análise Gigabyte GA-MA69GM-S2H

GoldenBoy

Power Member
Introdução
Esta board (que na minha opinião deve ser das melhores com o chip AMD 690G) têm um potencial para HTPC e um PC para net, office, multimédia e jogos ocasionais (jogos tipo fifa, command and conquer, wow, cod, cs,etc.... nada de jogos de ultima geração), imbatível (senão o melhor) com o melhor hardware e excelente suporte de software.


Features:
Esta board vem equipada com o chipset ATI Xpress 1250 com suporte de HDMI, DVD-D, VGA e com TV-OUT (quer com S-Video quer por componentes), som 7.1 com suporte de DTS e NEO Realtek, Firewie 400, gigabit LAN PCI-e da realtek..


Specs:

specswy5.jpg


De notar que o chip HD da realtek é o ALC889A ou invés do comum ALC883.... com suporte de DTS e NEO e melhor nivel de SNR (que se reflecte no nível de qualidade de som). Este chip tem ainda suporte de BlueRay e do extinto HD-DVD.


Layout da Board:

motherboardproductimagehe4.jpg


Está muito bem conseguido, tem as 4 portas SATA rodadas 90º, a conexão ATX junto aos dimm's de memoria assim como os conectores da floppy e IDE

gigabytebackaa6.jpg



Sistema de teste
AMD A64 x2 4200+ AM2 (stock + stock cooler)
GA-MA69GM-S2H
2*512Mb TEAM Elite Dual Channel DDR2 667MHz
Seagate 160Gb SATAII - ST3160215AS (single plate)
Fonte ATX 500 Watts


Software:
Windows Vista Home Premium PT
Catalyst 7.10


CPU-Z e GPU-Z

cpuzegpuzsjf3.jpg



HDTach (Disco)

hdtachsue7.jpg



3DMark 2006 c/ 128Mb partilhados VS 3DMark 2006 c/ 256Mb partilhados

3dmarksq9.jpg



Conclusão
O SB SB600 ao inicio deixou-me com algumas duvidas, pois a ATI teve problemas com os SB anteriores ao nivel de performance........ este pela performance, evoluiu algo relativamente aos anetiores, mas ainda está atrás da nVidia e intel quer em features quer em performance........ algo que deve ser ultrapassado com o SB 700 que vai sair no 780G.
Esta gigabyte ao nivel de features, layout da board, manual e suporte de AM2+ considero-a um "must have" para quem quer fazer um HTPC ou PC p/ net, office e afins.... pela expansibilidade, opções de I/O (HDMI, saida digital, saidas analógicas, tv-out, firewire.....) ao nível multimédia torna-a na board ideal para comprar, e mesmo pelo preço (+-68€) compensa relativamente aos concorrentes asus, asrock..... que não têm nada "igual".
Embora neste momento os chip's AMD 740G e 780G estejam quase a sair no mercado, com o facto do chip 740G não é nada mais do que um "rebrand" do 690G e ainda há compatibilidade AM2+, o 690G "fuzila" completamente as soluções nvidia IGP's Geforce 61X0/70X0 e intel IGP's GMA x3100 ao nível da performance, este chip tornou-se um sucesso na AMD e o sucessor 780G c/ suporte de hybrid crossfire promete ainda mais......
 
Tenho uma e tambem recomendo. Se usarem a bios alterada da GA-MA69GM-S3H F4a para esta motherboard, aparece na bios uns menus engraçados para quem quiser overclocking...

Só tenho pena que VGA e DVI/HDMI não funcionam em simultaneo, mas de resto concordo a 100% com a review do GoldenBoy.
 
Tenho uma e tambem recomendo. Se usarem a bios alterada da GA-MA69GM-S3H F4a para esta motherboard, aparece na bios uns menus engraçados para quem quiser overclocking...

Só tenho pena que VGA e DVI/HDMI não funcionam em simultaneo, mas de resto concordo a 100% com a review do GoldenBoy.

não me foquei muito no overclocking tb pq não tinha tempo e não foi para mim o sistema..... foi para um colega...... apenas foquei a parte de multimédia e layout e suporte de software...... mas acredito q se possa fazer algo engraçado com ela...........

não se consegue fazer um "monitor clone" para o VGA e HDMI/DVI ??!?!?? nem com os drivers mais recentes ???? é esquisito!!! é limitação do chipset ou bug dos drivers da ATI ?!?!??!

já agora, a sucessora GA-MA78GM-S2H no link: http://www.gigabyte.com.tw/Products...oard&ProductID=2758&ProductName=GA-MA78GM-S2H acho que vai ser uma das melhores board's IGP's nos próximos meses....... mantém o mesmo nivel de portos I/0 mais o eSata e Hybrid crossfire e com "solid capacitors"....... Gigabyte ao seu melhor nível.......
 
não me foquei muito no overclocking tb pq não tinha tempo e não foi para mim o sistema..... foi para um colega...... apenas foquei a parte de multimédia e layout e suporte de software...... mas acredito q se possa fazer algo engraçado com ela...........

não se consegue fazer um "monitor clone" para o VGA e HDMI/DVI ??!?!?? nem com os drivers mais recentes ???? é esquisito!!! é limitação do chipset ou bug dos drivers da ATI ?!?!??!

já agora, a sucessora GA-MA78GM-S2H no link: http://www.gigabyte.com.tw/Products...oard&ProductID=2758&ProductName=GA-MA78GM-S2H acho que vai ser uma das melhores board's IGP's nos próximos meses....... mantém o mesmo nivel de portos I/0 mais o eSata e Hybrid crossfire e com "solid capacitors"....... Gigabyte ao seu melhor nível.......
Tambem só experimentei a bios para ver o que tinha...fiz uns testes ligeiros e funcionou tudo bem.

Enganei-me, o que não dá em simultaneo é VGA e S-Video...o que também é uma treta e penso que seja mesmo limitação da motherboard, porque no manual eles referem logo isso. Adaptador DVI-VGA tambem não funciona...cabo DVI-VGA não experimentei. Mas com tantas saídas de video, lá se arranja maneira:p

Overscan com o aplicativo da ATI tambem não funciona, mas agora uso os drivers Omega e funciona na perfeição.

Tambem já estou de olho nessa GA-MA78GM-S2H, mas esta por agora dá perfeitamente para mim...espero pela próxima geração para fazer um upgrade..talvez GA-MA87GM-S2H :-D
 
Última edição:
Back
Topo