Análise Gigabyte GTX 260 OC

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: GIGABYTE GTX260 OC
Data : 10-08-09


Loga.jpg


Logo.jpg


nvidia-logo1.jpg



Box_frt.jpg


box_trs.jpg



A Gigabyte GTX260 OC é uma placa gráfica baseada na tecnologia de 55 nanómetros e tem 1.4 biliões de transístores. Suporta todos os recursos da especificação DirectX 10.0, inclusivamente, Vertex Shader 4.0, Pixel Shader 4.0, Geometry Shaders, etc.


ZWAME Análise


attachment.php
Especificações

Specs.jpg


Usa recursos “Ultra Durable VGA”, o que segundo a Gigabyte permite à placa operar a temperaturas mais baixas o que por sua vez permite um overclock maior. As placas da Gigabyte usam condensadores sólidos japoneses, que aumentam a sua durabilidade para uma média de vida de 50,000 horas, a estabilidade e melhoram fiabilidade.



Fotos

Graf.jpg


Graf1.jpg


graf3.jpg


Graf2.jpg


graf4.jpg


graf5.jpg


graf6.jpg



Em comparação com a GTX 260, esta placa usa a sigla OC, o que normalmente nos diz que trás Overclock de fábrica, curiosamente apenas vem com OC no Core e nos Shaders, Core clock com 650 MHz + 74MHz, Shader Clock com 1400MHz + 158MHz, vem ainda com algumas características muito interessantes, como por exemplo o aumento de Shader Processors (SPs) de 192 para 216 o que a torna ainda mais rápida.
Bundle.jpg


Nesta última imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica,
em destaque os cabos de seis pinos e o adaptador DVI/HDMI.
 

Hardware Utilizado

Motherboard: ASUS P6T6 WS Revolution
Placa Gráfica:GIGABYTE GTX260 OC
CPU:Core i7 920
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: CORSAIR Dominator GT TR3X6G1866C7GTF
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro
Cooler: Noctua NH-U12P
Caixa: Gigabyte 3DMars


NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Home Premium

Catalyst%20CC.jpg

O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi:
Core: 740

Shader: 1490
Memórias: 1090

GPU-Zdef.gif
gtx260_OC1.gif


BenchMarks

Jogos


CrysisWH.gif


Default
CWH_def.jpg



OC
CWH_OC.jpg



farcry2.jpg


Default
FC2_def.jpg


OC
FC2_OC.jpg




ETQW_Logo.gif


Default
ETQW_def.jpg


OC
ETQW_OC.jpg




cod4.jpg


Default
COD4_def.jpg


OC
COD4_OC.jpg



prey_1.jpg


Default
Prey_def.jpg


OC
Prey_OC.jpg


Aqui testámos alguns jogos, o comportamento da gráfica, foi como já esperávamos muito bom, tendo em conta que para os gráficos que apresentamos os settings usados foram "Very High" e as drivers utilizadas foram as 182.50 da Nvidia.
No que diz respeito ao overcloking, tendo em conta que é uma gráfica com OC de fábrica, achamos que esteve bastante, se o tempo estivesse mais fresco, creio que ainda ia mais longe.
Quadro de temperaturas

Temps_OC.jpg


O quadro de temperaturas que apresentamos foi retirado com a placa em OC, podemos ver neste quadro que o cooler é eficaz, não deixando a placa passar do 67º em load. Em dois minutos passou dos 67º para os 59º depois de estar em idle, ou seja uma redução de 8º o que nos parece bastante aceitável para um cooler de origem.
 
3D Mark


3D Mark 2003
Default
3DM03.jpg


OC
03_OC.jpg


3D Mark Vantage
Default
vANTAGE.jpg



OC
Vantage.OC.jpg


A Gigabyte GTX260 OC é uma placa a ter em conta quando formos adquirir um PC novo ou mesmo fazer um upgrade à nossa
placa gráfica antiga, dotada de uma excelente performance e de uma capacidade de OC bastante boa.

Boa OverClocker, não foi melhor neste aspecto muito por culpa da temperatura ambiente, ainda assim notou-se
na sua performance como podem verificar nos gráficos de jogos e nos benchmarks sintéticos.
Destaco pela Positiva:
Desempenho.
Qualidade de construção.
A relação Qualidade/Preço.
A eficiência da dissipação de calor do cooler.
Suporte para PhysX.

Destaco pela Negativa:
Nada a assinalar


recomendado_zwame.png



Agradecimento

A ZWAME agradece à GIGABYTE pela disponibilidade do material para teste.

Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.
 
Nâo entendo uma coisa, o futuro não devia ser gráficas mais pequenas? Mas com o passar do tempo, estas ainda ficam maiores.
Por causa disso, até tive que abdicar de ter a minha placa de som, por causa da minha gráfica ocupar o outro PCI.

PS: Excelente review.
 
A review não está má, mas para estar completa falta comparação com gráfica concorrente na mesma gama de preço...

[E pelo preço dela já deve dar para uma ATI 4890 1 Gb que lhe dá uma coça..]
 
Última edição pelo moderador:
Nâo entendo uma coisa, o futuro não devia ser gráficas mais pequenas? Mas com o passar do tempo, estas ainda ficam maiores.
Por causa disso, até tive que abdicar de ter a minha placa de som, por causa da minha gráfica ocupar o outro PCI.

PS: Excelente review.

Sim, deveriam mas ainda não acontece, esperemos que seja para breve.

Bem, esta aqui uma boa placa grafica..Mas cada vez são maiores, sim..


Parabens pela review.

Obrigado.

A review não está má, mas para estar completa falta comparação com gráfica concorrente na mesma gama de preço...

[E pelo preço dela já deve dar para uma ATI 4890 1 Gb que lhe dá uma coça..]

Obrigado, não se trata de fazer comparações, trata-se sim de apresentar uma determinada peça de hardware.
 
Obrigado, não se trata de fazer comparações, trata-se sim de apresentar uma determinada peça de hardware.

Ahh, ok...

[embora continue a achar que 'análise' pressupõe comparação, nem que seja com outra GTX260 stock, por exemplo, para ver os ganhos da versão OC]


Mas assim é boa 'apresentação' sim...
;)
 
No COD 4 alguma coisa não está bem, visto que a gráfica perde performance com OC, comparativamente com os resultados @ stock.


PS: Parece que todas as GTX260 são iguais, mas algumas são mais iguais que outras. Eu com a minha, no 3DMark Vantage faço 10347 GPU Score com ela @ stock (655-1125-1404). E faço 11826 GPU Score com ela @ 735-1300-1575 (mas aqui já com um i7 @ 4GHz, logo já não se pode comparar).
 
Última edição:
Ainda valerá a pena esta placa visto que a mais barata está a 160€?
A minha opinião é:
Até 150€ -> 4870 1 Gb PCS+

Mas por mais 20 euros traz-se uma 4890...

Optando apenas por Nvidia.. Há uma gtx275 a 199€.. E IMO vale a pena a diferença para as GTX260..


Para mim:
- Jogar pouco, jogos 'leves', a baixa res ->4770

- Jogar jogos mais pesados, a fazer conta com placa para durar, res mais elevada -> 4890 ou GTX 275..


[E acho que é o normal das Nvidias estarem sempre um pouco caras]
 
No COD 4 alguma coisa não está bem, visto que a gráfica perde performance com OC, comparativamente com os resultados @ stock.


PS: Parece que todas as GTX260 são iguais, mas algumas são mais iguais que outras. Eu com a minha, no 3DMark Vantage faço 10347 GPU Score com ela @ stock (655-1125-1404). E faço 11826 GPU Score com ela @ 735-1300-1575 (mas aqui já com um i7 @ 4GHz, logo já não se pode comparar).

Acredita que comigo as vezes acontece o mesmo, meto OC ou fica na mesma ou perde performance...:mad:

@review:

Não percebo a tara do PCB azul. Acho que fica muito mal com este cooler perto.

É curioso o facto de ter VGA output. Acho que fazia mais sentido vir com displayport + hdmi + DVI-I.
 
[E pelo preço dela já deve dar para uma ATI 4890 1 Gb que lhe dá uma coça..]

Não sei se é assim tão linear...deve depender dos jogos certamente, porque eu antes desta(e a minha não tem OC) tive uma 4870 de 1gb, e nos jogos que jogo é bastante inferior à GTX260.
E não estou a ver a 4890 ser assim tããão superior à 4870...

E depois temos sempre o factor qualidade de construção, nesse assunto nem vale a pena tocar.
 
Não sei se é assim tão linear...deve depender dos jogos certamente, porque eu antes desta(e a minha não tem OC) tive uma 4870 de 1gb, e nos jogos que jogo é bastante inferior à GTX260.
E não estou a ver a 4890 ser assim tããão superior à 4870...

E depois temos sempre o factor qualidade de construção, nesse assunto nem vale a pena tocar.

A qualidade de construção não sei bem, costumam falar mais dos drivers, mas como a minha experiência resume-se a ATI não tenho termo de comparação nem num caso nem noutro.

Mas quanto a GTX260 vs 4890 ou 4870 vs 4890.. lol. Andas um pouco desactualizado...
Aqui uma parte da conclusão da review da zwame [by JPgod] à 4890 PCS+..:
- Performance demolidora. Esta edição entrou mesmo a destruir, sendo no geral mais rápida que uma GTX 285 em defaut e pode mesmo ombrear com a 4870x2! Claro que é injusto comparar uma placa em defaut vs uma com clocks de origem superiores, mas não deixa de ser interessante
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=456449
Tudo bem que é versão OC que passa uma gráfica stock. Mas o preço desta versão oc é semelhante à GTX275 mais barata e papa a...GTX285...
[e vai ao 1 Ghz de core....]
 
Fiquem lá com os gráficos para vós, que eu baseado nos gráficos andei quase 2 anos enganado(ati) :)

No Fudzilla incluiram uma GTX260 com OC nos gráficos de performance. Conclusão, em muitos jogos e muitas resoluções a GTX260 com OC ficou à frente da 4890 reference e da XFX 4890 XXX.

Review aqui.
 
Back
Topo