Gigabyte mostra GA-P67A-UD7 Socket LGA-1155 Motherboard

vitorbruno89

Power Member
gigabyte.gif

Gigabyte apresenta a sua nova linha de produtos preparada para a próxima geração Intel nome de códgo "Sandy Bridge" socket LGA-1155cujos processadores seram lançados no próximo ano, com a companhia a mostra a sua linha de high-end GA-P67A-UD7 motherboard.

Assemelhando se à GA-P55A-UD7 em muitos aspectos, esta Board tem a característica de 24-phase VRM. Aparte do Intel P67 PCH, uma NVIDIA nForce 200 bridge chip multiplica as linhas 16 PCI-E 2.0 do processador para linhas 32 PCI-E 2.0, que se divide entre 4 PCI-Express 2.0 x16 slots, dependendo de como elas são populares. O monolítico VRM+chipset cooler tem um water-block para melhor refregeração. Outros slots de expansão incluem 1 PCI-E x1 e 2 PCI.

A usual multiplicidade de coneções, bem como Gigabit Ethernet, USB 3.0, SATA 6 Gb/s, eSATA, e 7.1 channel HD audio, também estão presentes. Esta Board é esperada ser lançada em 2011.

é muito bonita sim, mas penso que seja um pouco cedo... n sei, talvez jogada para k as outras se sintam obrigadas a lançar para então começar a corrida, ultrapassa é ultrapassado e assim fica o ciclo... mas realmente ta espetacular sim senhor... 2011 a intel tb vai tar forte ;)...

Em termos de cores:
Nã0 gosto do uso do branco e do azul nos diversos componentes (no PCB é porreiro)

Layout:
Mas que raio de sitio para pôr a ligação para o audio do painel frontal, muito mau sitio...

Onde andam o firewire 800 e usb 3.0 para o painel frontal?
Conectores IDE? WTF?

Uns conectores extra para ligar pequenos pcb opcinonais não era mau de todo, por exemplo, conector para WIFI N e outro para Bluetooth

Fora isso... promete ser uma das melhores boards do mercado :)

A gigabyte ja mostrou que não vai deixar cair o paralelo e disquete. Aposto que em 2015 ainda veremos isso :D

mas quem é que ainda vai montar maquinas topo de gama com discos e drives IDE?

eu ca rifei tudo a alguns anos.

Há ai qualquer coisa que não bate certo na noticia, vê-se facilmente pela foto que a 2ª e 4ª slot pci-e 16 só tem pins até metade, por isso claramente não são 4 pci-e 16x mas sim 2 pci-e 16x e duas de apenas 8x. E eu ainda aposto que ao utilizar 4 gráficas ficam todas a 8x mas no máximo ficará 2*16x + 2*8x, nunca 4*16x.

O meu sistema não é de topo mas tem menos de 2 meses e eu como drive optica ainda tenho um velhinho leitor de DVD IDE (e não intenções de o mudar para sata, quando morrer fica sem ele, mas entretanto, já me deu muito jeito).

drives de cd por exemplo. Duvido que os gravadores de CD tenham passado das 56x e sempre poupamos portas sata.

O meu ultimo gravador de CD normal foi embora a mais se 6 anos...

Sobre o poupar portas SATA, a board tem 10 :D

Manter drivers IDE é por teimosia, ainda mais aos preços que andam hoje em dia.

@fastboy, mas para que queres mais que 32 lanes se o CPU só tem 16 lanes? Eu até acho uma aberração isso de usar NF200 e afins...

Última edição:
@fastboy, mas para que queres mais que 32 lanes se o CPU só tem 16 lanes? Eu até acho uma aberração isso de usar NF200 e afins...

Não me fiz entender, o que queria dizer é que a noticia tem um erro:

Aparte do Intel P67 PCH, uma NVIDIA nForce 200 bridge chip multiplica as linhas 16 PCI-E 2.0 do processador para linhas 32 PCI-E 2.0, que se divide entre 4 PCI-Express 2.0 x16 slots, dependendo de como elas são populares.
Dá para ver na foto que tal não acontece pois duas das PCI-e são 8x e não 16x. Eu não quis dizer que queria 4*16x até porque para mim, 1*16x chega bem e sou daqueles antiquados que acha que uma singlecard é muito melhor opção do que SLI/crossfire.

Última edição:
O meu ultimo gravador de CD normal foi embora a mais se 6 anos...

Sobre o poupar portas SATA, a board tem 10 :D

Manter drivers IDE é por teimosia, ainda mais aos preços que andam hoje em dia.

Se quiseres recuperar dados, ou mesmo testar um disco IDE de um amigo como fazes? Eu por exemplo não tenho uma drive externa, por isso sempre dá jeito. A nível de drives, tb já só uso SATA nos gravadores, mas porque o antigo plextor que tinha deixou de funcionar.

Não me fiz entender, o que queria dizer é que a noticia tem um erro:

Dá para ver na foto que tal não acontece pois duas das PCI-e são 8x e não 16x. Eu não quis dizer que queria 4*16x até porque para mim, 1*16x chega bem e sou daqueles antiquados que acha que uma singlecard é muito melhor opção do que SLI/crossfire.

Não vejo nada de errado. Tens 4 slots x16 mecânicos, mas com 32 lanes ou instalar 4 gráficas (desde que caibam :D) e operam todas a 8x ou instalas 2 e operam a 16x, desde que fiquem no slot 1 e slot 3.

A minha gigabyte P55-UD5 tem 3 slots X16 mecânicos, mas apenas o 1º é 16x, o 2º 8x e 3º 4x (ligado ao P55).

Se quiseres recuperar dados, ou mesmo testar um disco IDE de um amigo como fazes? Eu por exemplo não tenho uma drive externa, por isso sempre dá jeito. A nível de drives, tb já só uso SATA nos gravadores, mas porque o antigo plextor que tinha deixou de funcionar.

Podes manter um PC antigo para isso, ter uma caixa para disco externa IDE ou simplesmente uma coisinha destas

sata-ide-adapter-combo-for-windows-and-mac.jpeg

sata-ide-combo-adapter-for-harddrives-sata-drives-ide-drives.jpeg

que digo de passagem é muito mais prático para recuperação de dados do que desligar o PC, abri-lo, ligar os cabos...

Há ai qualquer coisa que não bate certo na noticia, vê-se facilmente pela foto que a 2ª e 4ª slot pci-e 16 só tem pins até metade, por isso claramente não são 4 pci-e 16x mas sim 2 pci-e 16x e duas de apenas 8x. E eu ainda aposto que ao utilizar 4 gráficas ficam todas a 8x mas no máximo ficará 2*16x + 2*8x, nunca 4*16x.

O meu sistema não é de topo mas tem menos de 2 meses e eu como drive optica ainda tenho um velhinho leitor de DVD IDE (e não intenções de o mudar para sata, quando morrer fica sem ele, mas entretanto, já me deu muito jeito).

por exemplo eu ainda tenho um Plextor PX-760A e nao vou despacha-lo porque ainda é bem porreiro

discos IDE já nao uso porque o de maior capacidade que tenho é de 120GB

a meu ver sao interfaces que dao sempre jeito, e desde que nao estraguem o layout nem encareçam a board podem continuar a ser usados :P

Última edição:
Precisas de um controlador na board, ó nabo... ;) E os chipsets actuais já não suportam pata, logo o controlador é um chip à parte, é "externo", é um extra, encarece... Foi o que o JPGod quis dizer.

Por mim, não me incomoda vir um ide nas boards. O custo não deve ser nada de significativo e até já me deu jeito.

Última edição:
quando ele refere controlador "externo" quer dizer externo aos chips da board (NB ou SB), ou seja nao é nativo.
o chip responsável pelos IDE (e muitas vezes outras portas) é soldado onboard

pois, até pensei nisso depois do post mas não me veio á cabeça que os pc's já não tivessem isso, a minha config é de 2009 e tem ide's á farta, bem como sata...

Back