Análise Gigabyte ODIN Pro 1200W

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: Gigabyte ODIN 1200 Pro
Data : 07-06-09


Logo.jpg

logo1.gif

ZWAME Análise



logopretord8.jpg



Voltagens

specs.jpg


FOTOS

Caixa

box.jpg


box1.jpg
0001.gif
0002.gif


Fonte

04.jpg


0003.gif
0005.gif
01.jpg


02.jpg


03.jpg


Cabos.jpg



0006.gif

Particularidades
features.jpg


Conectores
Connectors.jpg


Hardware utilizado

Motherboard: ASUS P6T Dlx OC Palm
Placa Gráfica: ASUS ENGTX295
CPU:Core i7 920
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: CORSAIR Dominator GT TR3X6G1866C7GTF
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200 Pro
Cooler: Noctua NH-U12P
Caixa: Gigabyte 3DMars


TESTES

Idle

3vidle.jpg

3.3v

5vidle.jpg

5.0v

12vIdle.jpg

12.0v


Load

3vload.jpg

3.3 v


5vload.jpg

5.0v


12vLoad.jpg

12.0v

A Fonte de alimentação Gigabyte ODIN 1200 Pro é mais um dos muitos sucessos da
Gigabyte enquanto fabricante de vário material para computadores.
No seu vasto leque de produtos podemos encontrar: Placas gráficas, Motherboards, Fontes de alimentação,
Ratos, Teclados, Caixas, Monitores LCD, usb flash drives, entre muitos outros produtos.

Este exemplar foi testado no sistema acima referenciado, para testes usámos
duas consolas de folding, uma dedicada ao CPU e a outra à placa gráfica,
usámos ainda o OCCT a correr em looping.

Podemos constatar que todas voltagens
estavam acima das respectivas referencias, em idle:

3.3v - 3.3188v
5.0v - 5.0451v
12.0v - 12.0630v

Em load, os resultados foram os seguintes:

3.3v - 3.3106v
5.0v - 5.0349v
12.0v - 12.0660v

Daqui podemos concluir que as diferenças são muito poucas
estando em load ou em idle.

Esta Fonte tens as seguintes características:
  • Suporta ATX12V v2.2 standard e ATX12V 2,01
  • Ultra-quiet ventoinha de 140 milímetros com rolamentos de dupla fila de esferas, proporciona um excelente fluxo de ar.
  • 80% + de eficiência energética em 20%, 50% e 100% em carga.
  • Menos calor e menor factura energética.
  • 99% Active Power Factor Correction fornece energia limpa e confiável para o seu sistema.
  • Universal AC input 90 ~ 264V detecta automaticamente a voltagem correcta
  • 4 Rails de +12 V num total 100A, oferece máxima compatibilidade com os últimos componentes.
  • Mais Corrente / Tensão / Power Protection, Protecção sob tensão e Proteção de Curto-Circuito proporcionam máxima segurança para os componentes.
  • Condensadores Japoneses de alta qualidade proporcionam excelente desempenho e confiabilidade.
  • Dimensões da ODIN 1200 Pro - 150 x 180 x 86 mm (W x L x H)
  • Certificação NVIDIA SLI ™-ready.

Destaco pela Positiva:
Alto Desempenho.
Qualidade de construção e acabamentos
Design.
A relação Qualidade/Preço.
Ventoinha de 140mm
Silêncio da ventoinha.


Destaco pela Negativa:
Nada a assinalar


recomendado_zwame.png



Agradecimento

A ZWAME agradece à ***** pela disponibilidade do material para teste.

Se gostou desta análise pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Podias aumentar as voltagens e OC na gráfica para puxar mais pela fonte, porque isso nem metade do Power usa:D
 
250€ por uma fonte é bem puxado, pelo menos para mim, a minha fonte aqui parece não estar a conseguir "dar" os valores da linha dos +12V e dos +3.3V porque na linha dos +12V só está a dar 10V e tal! e na dos +3.3V 1 e tal!!!! :rolleyes: Isso a alaviar por dois softwares diferentes, Speedfan é um deles, mas na bios "diz" que está correcto mas com o pc na bios os componenetes devem estar a consumir bem menos.

Já agora como foram recolhidos os valores das linhas de tensão durante os testes?
 
Boas, os valores de tensão foram medidos na ficha de 24 pins com o multímetro que está na fotografia, também ele com valores € idênticos aos da fonte ;)
 
Boas, os valores de tensão foram medidos na ficha de 24 pins com o multímetro que está na fotografia, também ele com valores € idênticos aos da fonte ;)

Nos meus tempos de reviews a fontes para o Lilireviews, também usava um multímetro fluke de 270€ calibrado pelo IEP, e mais um wattímetro também ele calibrado. ;)

Gostei da Review, só penso que falharam alguns pontos.

Analisar uma fonte de alimentação tal como podemos analisar um motherboard é muito difícil, porque só o sistema para lhes criar carga e medir ripples representa um investimento enorme, mas dentro do possível podemos testar as fontes e ir aprendendo.

Ora aqui nesta review podias ter tentado medir as potências (idle/full) e em cada potência a tensão de cada linha, por exemplo, e também medir a temperatura dentro da fonte, sendo esta mais difícil de medir se não tiveres um termómetro a laser.

Para stressar mais a fonte eu aconselhava o IBT+furmark, isto para tentares criar mais carga caso os componentes não cheguem para pelo menos criar 60/70% de carga, mas é só uma opinião.

Penso que foi a primeira review feita pela Zwame a uma fonte, estão num bom caminho, agora é ir melhorado a cada review!:x2:
 
Boas, os valores de tensão foram medidos na ficha de 24 pins com o multímetro que está na fotografia, também ele com valores € idênticos aos da fonte ;)
multímetro tenho também mas não percebo nada de electrónica por isso pergunto: Os valores foram recolhidos com o pc a trabalhar certo? Agora saber recolher os valores colocando as pontas do multímetro nos sitios correctos da ficha ATX que é ligada à board já é outra história. :rolleyes: Tenho aqui uma fonte da Be Quiet Daerk power de 600W que parece estar a ficar passada e a não conseguir "dar" toda a energia que o pc precisa. Essa ai da Review é mesmo brutal mas o seu preço não a coloca ao alcançe de todos.

Mas com o pc que tenho e o seu preço não me vou arriscar numa OEM barata para depois queimar tudo o pc por causa de auma avaria da OEM..... Essa fonte da review termm garantia que se avaria não vai levar com ela a board, cpu e gráfica como tem acontecido com fontes OEM e não só?
 
Nos meus tempos de reviews a fontes para o Lilireviews, também usava um multímetro fluke de 270€ calibrado pelo IEP, e mais um wattímetro também ele calibrado. ;)

Gostei da Review, só penso que falharam alguns pontos.

Analisar uma fonte de alimentação tal como podemos analisar um motherboard é muito difícil, porque só o sistema para lhes criar carga e medir ripples representa um investimento enorme, mas dentro do possível podemos testar as fontes e ir aprendendo.

Ora aqui nesta review podias ter tentado medir as potências (idle/full) e em cada potência a tensão de cada linha, por exemplo, e também medir a temperatura dentro da fonte, sendo esta mais difícil de medir se não tiveres um termómetro a laser.

Para stressar mais a fonte eu aconselhava o IBT+furmark, isto para tentares criar mais carga caso os componentes não cheguem para pelo menos criar 60/70% de carga, mas é só uma opinião.

Penso que foi a primeira review feita pela Zwame a uma fonte, estão num bom caminho, agora é ir melhorado a cada review!:x2:


Boas, obrigado pela tua opinião, mas com certeza lês-te a review na diagonal ;) pelo menos no que diz respeito a:
...podias ter tentado medir as potências (idle/full) e em cada potência a tensão de cada linha...
Porque se reparares bem foi exactamente o que fiz.

Sim, um sistema para medir cargas e ripples é para cima de um dinheirão, para já não vale a pena investir.
Quanto ao software que sugeres, acho que duas consolas de folding, uma para CPU e outra para a Gráfica e ainda o OCCT, é mais do que suficiente para stressar qualquer sistema.

Foi a segunda review feita pela ZWAME e dentro dos mesmos moldes.



multímetro tenho também mas não percebo nada de electrónica por isso pergunto: Os valores foram recolhidos com o pc a trabalhar certo? Agora saber recolher os valores colocando as pontas do multímetro nos sitios correctos da ficha ATX que é ligada à board já é outra história. :rolleyes: Tenho aqui uma fonte da Be Quiet Daerk power de 600W que parece estar a ficar passada e a não conseguir "dar" toda a energia que o pc precisa. Essa ai da Review é mesmo brutal mas o seu preço não a coloca ao alcançe de todos.

Mas com o pc que tenho e o seu preço não me vou arriscar numa OEM barata para depois queimar tudo o pc por causa de auma avaria da OEM..... Essa fonte da review termm garantia que se avaria não vai levar com ela a board, cpu e gráfica como tem acontecido com fontes OEM e não só?

Esta fonte e as fontes desta gama por norma trazem maneiras de se protegerem de picos de corrente e são mais difíceis de avariar do que as fontes OEM, não há garantia nenhuma de que se avariarem não poderão levar um ou outro componente, mas é extremamente dificil de isso acontecer.

Para não dispender uma verba tão elevada posso-lhe aconselhar a Gigabyte ODIN de 800w que é mais barata e chega e sobra perfeitamente para o sistema que tem, neste momento é a que eu uso no meu PC.

atx12v24pinoslv7.jpg


Para fazer as medições correctas veja nessa imagem.
Introduza uma ponta do multímetro num dos fios pretos (Ground) e a outra nos outros fios conforme quiser medir, amarelo - +12v, vermelho - +5v ou laranja - +3.3v.
 
Já não tenho dúvidas: A minha fonte não está a aguentar com a tralha toda :P Ainda por cima não é de 600W mas sim de 550W.....
Reparei numa coisa acerca dessas fontes da Gigabyte: Não são nada fáceis de encontrar em Lisboa: As principais lojas como a ***** e ***** não as tem!

Mas pronto: Devo optar por LC Power de 700W que já deve mesmo aguentar com essa "tralha" toda sem andar a oscilar tanto na tensão dos +12V e dos +3.3V, já agora porque é que a linha de +3.3V é de 30A enquanto as de +12V constumam ser só de 18A?
 
A ***** deve ter e a ***** tem concerteza porque são eles os importadores da Gigabyte, fica em frente à Segurança Social, no Areeiro.
 
Analisando mais a fundo a review desta fonte: 80% de eficiência? Mas já existem fontes com 85% de eficiência. mas seja como for com esta eficiência o despercio de energia é bastante menor do que nas fontes comuns que só tem uns 60% de eficiência deitando para o lixo energia.

Esta fonte da review é Dual Rail com 30A no rail dos +12V e 30A nos de +3.3V? A da lc power tem a grande desvantagem de ser Quad rail com 18A nos 4 rail......a não ser que a da LC power tenha pots reguláveis caso contrário vale bem menos que uma Dual rail.
 
Última edição pelo moderador:
Boas, obrigado pela tua opinião, mas com certeza lês-te a review na diagonal ;) pelo menos no que diz respeito a:

Porque se reparares bem foi exactamente o que fiz.

Sim, um sistema para medir cargas e ripples é para cima de um dinheirão, para já não vale a pena investir.
Quanto ao software que sugeres, acho que duas consolas de folding, uma para CPU e outra para a Gráfica e ainda o OCCT, é mais do que suficiente para stressar qualquer sistema.

Foi a segunda review feita pela ZWAME e dentro dos mesmos moldes.

Quanto a ter dito que foi a primeira, enganei-me. :p

É assim, a review não tem assim tanto para ler, e mesmo que tivesse nunca fui gajo de ler textos na diagonal, seja em inglês seja em português, agora diz-me porque posso estar a ver mal, onde tens a potência do sistema medida em WATTS? Só se me está a escapar alguma coisa, e se está peço desculpa pelo erro:confused:
 
Quanto a ter dito que foi a primeira, enganei-me. :p

É assim, a review não tem assim tanto para ler, e mesmo que tivesse nunca fui gajo de ler textos na diagonal, seja em inglês seja em português, agora diz-me porque posso estar a ver mal, onde tens a potência do sistema medida em WATTS? Só se me está a escapar alguma coisa, e se está peço desculpa pelo erro:confused:
os Watts não interessam: interessam os Amperes. Mas aqui os volts são o que interessa mais porque é preciso saber se a fonte "dá" voltagem suficiente para todos os componentes do sistema sem variações. Um pc todo pode gastam à volta de 250-300 Watss mas não mais do que isso.
 
os Watts não interessam: interessam os Amperes. Mas aqui os volts são o que interessa mais porque é preciso saber se a fonte "dá" voltagem suficiente para todos os componentes do sistema sem variações. Um pc todo pode gastam à volta de 250-300 Watss mas não mais do que isso.

estás um bocado confundida...

Os watts interessam sim. Neste caso para saber a que carga a fonte está a ser submetida e comparar com os valores medidos com o voltimetro (que penso que era o que o Ra7or estava a sugerir).

Quanto ao valor de consumo dos PCs... há pcs a gastar muito mais que 300w ;)

Cumps
 
Back
Topo