gimp no vista

phantom4891

Power Member
alguem ja experimentou o gimp no vista... tambem teem problemas como crashar ao fim dum certo tempo de uso? ou nao responder as opcoes que selecionamos

e natural que esteja acontecer isto os proprios developers do gimp fornecem uma versao oficial

feedbacks....
 
so agora reparei ao ver as respostas no meu erro.. eles disponibilizam uma versao para win mas nao e oficial! :) se não fosse os crashs o facto de ser opensource e freeware é bastante apelativo como também nao dou uso intensivo a este tipo de programas é bom para desenrascar.
conhecem boas alternativas freeware! para alem do gimp?
 
Tenho o GIMP a funcionar sem grandes problemas no Vista x64.
Ontem por acaso aconteceu ter de carregar duas vezes numa opção para ela ter efeito.
Fechei, voltei a abrir e ficou bem.
 
Do género do photoshop tens o GIMP (o melhor do open-source). Não é por nada que é considerado o photoshop do open-source. Lá razões deverão existir.

Não sei qual é a tua versão, mas vai a este endereço: http://gimp-win.sourceforge.net/stable.html (esta é a versão recomendade para windows). Se a tens ignora esta parte.

Muito sinceramente não sei porque isso acontece, mas lá está, acontece a uns e não a outros, e vice-versa. Senão conseguires resolver o problemas podes sempre participar nas mailing lists e pedir ajuda para o teu problema, pois estarás a "falar" com utilizadores novos e de sempre do GIMP e de certeza que pessoal a trabalhar no GIMP também dá uma olhadela nas mailling lists, até porque é do interesse deles para melhor certos aspectos do GIMP, como bugs.

Quanto a Photshop vs GIMP e tudo isso. Isso é para esquecer. É verdade que até ao momento o GIMP não bate o Photshop. Eu sou um utilizador do Photoshop. Mas há coisas que o photoshop ainda não conseguese fazer e o gimp consegue, e vice-versa. Porque não usar os dois? Ainda não uso gimp pela simples razão, e isso deve acontecer a muitas pessoas, que os desenvolvedores do GIMP não o dispôem para download num único pacote como a adobe faz com o photoshop, por exemplo. Vocês se quiserem trabalhar com GIMP tem que fazer o download do programa, tudo bem, mas também têm que andar à caça dos plug-ins certos que precisam para fazerem o que pretendem. Para quem começa com o GIMP, quando começamos somos todos inexperientes, precisamos de ir à preciosa ajuda, mas essa nao vem com programa, é preciso o download separado. No meu caso foi isto que me impediu de sacar o GIMP, porque simplesmente gosto de ter tudo à mão quando preciso. Por outro lado, dúvido que os desenvolvedores do GIMP gastem milhões em pesquisa como a Adobe gasta, e isso vê-se na qualidade dos seus produtos.

A Adobe trabalha nas suas pesquisas com profissionais das várias áreas para tornar os seus produtos únicos. Como já referei anteriormente isso nota-se na qualidade dos mesmos.

O GIMP ainda não está no patamar do Photoshop, mas visto ser open-source é melhorado a um passo constante. Para uso profissional, claramente Photoshop. Para uso "amador", claramente GIMP.

Abraços.
 
Última edição:
no meu caso
para o tipo de trabalhos que de ves em quando realizo ainda não é viável..
para coisas pequenas.. não me importo..

mas ninguém me tira o Corel e o Adobe (draw, paintshop pro, photoshop, illustrator, etc)

isto pelo facto de serem produtos mais universais, com comunidades de suporte maiores..
e as enormes carradas de plugins, brushes e afins..

para começar, ou para quem não tenha problemas de adaptação.. é uma boa escolha..

mas como fim profissional é ainda muito discutível
 
a ideia que tinha era que mesmo a nivel professional o gimp já comeca a ser bastante utilizado!ou nem por isso!?

Eu trabalho na área de desenvolvimento web e uso o GIMP + Inkscape para desenhar layouts e fazer edição de fotos. Até agora têm servido perfeitamente para as minhas necessidades. Anteriormente usava Corel mas não havendo dinheiro ou justificação para adquirir licenças carissimas, tive que me conformar.

Mas lá está, não sou designer gráfico. Quem o é se calhar precisa de algo mais funcional.
 
vou dar uma vista de olhos ao Paint.NET!

instalei a versao disponivel no site gimp.org que pelo que vi é a mesma disponivel no link http://gimp-win.sourceforge.net/stable.html, mas pelo sim pelo não vou experimentar :), obrigado

a ideia que tinha era que mesmo a nivel professional o gimp já comeca a ser bastante utilizado!ou nem por isso!?

Tal como disse anteriormente não sou um utilizador do GIMP pelas razões que já mencionei. Não por ser uma má aplicação, antes pelo contrário, e tal como disse é considerado por muitos o photoshop do open-source, e não me refiro a comentários de utilizadores "amadores". Há cada vez mais profissionais a usarem o GIMP como excelente alternativa gratuita, e neste caso open-source. Agora, há coisas que GIMP ainda não consegue fazer. Coisas essas que o photoshop faz. Há outras que o GIMP faz, coisas essas que Photoshop não faz. Não existe um programa 100%. Porque não juntar os dois? Penso em fazer isso quando tiver algum tempo para fazer/procurar por plugins para o gimp.

Portanto, se queres a aplicação para nível profissional não perdes nada em ter os dois, até porque também como mencionei anteriormente o GIMP é melhorado a um passo constante. O próprio site do GIMP tem o manual. E links para plugins, salvo erro. É só escolher os plugins que precisas. Isto sim é chato, como já mencionei. Mas como disse é uma boa escolha em alternativa ao photoshop, ou então em conjunto. Tudo se resume ao que tu precisas, e não ao que os outros pensam. Tudo o que nós podemos fazer é aconselhar, e é o que estou a fazer. E faço-o sendo um utilizador de Photoshop CS3 Extended com o GIMP em vista.

Abraços
 
por exemplo, e acrescentando info ao post do darkbutterfly, que concordo plenamente

eu uso uma junção entre Corel Paint Shop Pro e Photoshop
e para vectorial, uso Corel Draw e Illustrator

só para veres como não há nada perfeito.. as vezes nem se trata só das funcionalidades
trata se mesmo do programa em si, da sua GUI, por exemplo

e ai é onde eu acho que o GIMP Falha mais.. não gosto da sua interface.. em monitores mais pequenos é um martírio por exemplo..

porém em linux faço tudo o que tenho a fazer com ele e com o inkscape
 
por exemplo, e acrescentando info ao post do darkbutterfly, que concordo plenamente

eu uso uma junção entre Corel Paint Shop Pro e Photoshop
e para vectorial, uso Corel Draw e Illustrator

só para veres como não há nada perfeito.. as vezes nem se trata só das funcionalidades
trata se mesmo do programa em si, da sua GUI, por exemplo

e ai é onde eu acho que o GIMP Falha mais.. não gosto da sua interface.. em monitores mais pequenos é um martírio por exemplo..

porém em linux faço tudo o que tenho a fazer com ele e com o inkscape

o GIMP é jeitoso, por exemplo para quem tem 2 monitores. Não tem "tralha" a atrapalhar a area de trabalho tal como o photoshop. No photoshop é necessário estar sempre a mudar tudo de sitio para nos adaptarmos ao trabalho que estamos a fazer. O GIMP tem a vantagem de estar em janelas separadas.

:x2:
 
tinha tambem essa ideia que o gimp a nível profissional ja ser uma boa alternativa
obrigado pelo feedback!apesar de esta area nao ser uma area onde descaiem minhas atencoes, e bom ler de quem esta mais dentro assunto e aprender coisas novas. :)

apesar por falta de tempo nao ter experimentado a versao disponivel no link que o DarkButterfly deu(penso ser a mesma versao que retirei do site www.gimp.org :S) vou experimentar nem que seja reinstalar ver se esses crashes nao ocorrem novamente!

podera ser algo relacionado com a versao vista home edition?nao estou com a versao 64bits!vamos la ver!
 
Boa sorte no novo mundo chamado GIMP. Se continuares a ter problemas com o GIMP no vista junta-te às mailing lists do GIMP. Pode ser que te ajudem lá, uma vez que os criadores do GIMP não dão suporte oficial para a versão windows.

Abraços.
 
Back
Topo