Gira-discos - Tópico Oficial

@wowmiguelfcp Eu nao confundi nada, conheço muito bem a definição de frequência de amostragem no âmbito da conversao analógico-digital. Mas ao contrário do que possa parecer, um suporte analógico também não tem um sinal contínuo, a continuidade do sinal é limitada pela resolução temporal do material, no caso do vinil, é o tamanho mínimo das modulações materiais que é possível ser lido pelo pickup-transdutor-agulha, etc. À resolução temporal do vinil optei com alguma liberdade, por chamar por analogia, frequência de amostragem, que via teorema de Nyquist, estão relacionadas. Reformulando: o que eu queria dizer é que o vinil tem resolução temporal suficiente para aproveitar as elevadas frequências de amostragem utilizadas para digitalizar as master originais que depois voltam a ser passadas para analogico, e bater um CD em qualidade de som.

Ah e com uma boa agulha e uma boa estampagem em vinil é possível perfeitamente chegar a frequencias (acústicas!!!) na ordem dos 50 khz, e embora a tentação seja dizer que o ouvido humano só apanha até 18-20 khz, os harmónicos e respectivas ressonâncias estao lá para alguma coisa...

PS: Loudness war is a bitch!

Edit: resolução temporal = largura de banda

Ah ok sendo assim percebo melhor o que querias dizer. Desconhecia esse facto em relação ao vinil em relação à continuidade do sinal. Mas em termos de resolução, ou seja gama dinâmica, na realidade o CD o consegue ter mais que o vinil. Enquanto o vinil não dá mais que 55db, o CD consegue 90dB. Problema é que com as masterizações atuais, o CD não aproveita nem metade. Agora em relação à frequência máxima que um vinil conseguia reproduzir, também não sabia que teoricamente não tinha limite, pensei que por limitações mecânicas não conseguia reproduzir mais que 17kHz ou algo por aí.

Estamos sempre a aprender :)
 
Todas as fontes são boas se adaptadas a quem usa e com um setup correcto.

Vinil mais para o quente e orgânico.
CD muito equilibrado, barato e fácil de usar.

Cassete não entendo a pancada nem pq voltaram a usar.

Streaming sou super Fan. Aliás, já n uso cds nem vinil (mas é uma questão pessoal).

Ah e o grande problema do intervalo dinâmico é mesmo a masterizacao e o assassinar feito pela indústria. Façam um teste. Oiçam o Túnel of love dos Dire Straits em vinil ou CD antigo. Depois oiçam na rádio. Vejam a diferença.

Voltando ao tópico. Eu n recomendo nada analógico para quem é novo nisto. É como ter um cão sem saber o trabalho q dá e o q custa. Muito menos para ouvir em colunas desse tipo. Um desperdício.
 
Tambem concordo que para ouvir vinil em condições é preciso umas colunas de alta fidelidade e não umas colunas daquelas vulgares que se vê à venda em ***** e worten.
 
Meninos a questao das pilas analogicas ou digitais nunca termina nem se chega a uma devida conclusao e acima de tudo nao é para ser debatida neste topico...:wink:

Nao se esquecam que o vinilo esta na moda ha uns anos e muita gente que se inicia no mesmo fa lo por esse motivo e desiste passado algum tempo, pois ou existe uma coleçao de discos do pai ou do mesmo ou entao passado algum tempo perde a "pica"!
E por falar em moda, este tipo de sistemas tipo o da marshall, klispsch ou afins te se resume a moda/estetica, pelo preço pago obtem se muito melhor som com uma par de colunas + amp no entanto nao existe o facto utilitario e estetico do mesmo, é um pouco tipo barras de som vs sistemas multicanal separados e se neste caso o @Martinho24 e/ou a namorada desejam algo que "emita som", giro e nada intrusivo, alem da marshal existem outros modelos como os da klipsh embora ache que agora a maior parte das marcas tem estes sistemas "home friendly"...
Para ficares c uma ligeira ideia https://www.*****.com/categorie/haute-fidelite-systemes-multiroom-enceintes-multiroom

Ps, quem for do Porto (em Lisboa tb deve estar disponivel) de um salto a ultimate audio e ouça este analogico desstas master tapes...
57170657_2234841003243266_4830932176058974208_n.jpg
 
quem compra uma marshal, e eu estou incluido nesse grupo, é pela estetica, nao pela qualidade de som, e citando a minha adorada namorada "de que me serve colunas boas se sao enormes e horriveis e so ocupam espaço? quero algo que fique bem na decoraçao do escritorio" e contra isto, nem vale a pena argumentar xD se nao tivesse eu o 5.1 duvido qe conseguisse convencer sequer a comprar isso para a sala lol
 
Analógico vs Digital é debate que não têm fim,
som natural será sempre analógico
som mecanico será sempre digital.
 
quem compra uma marshal, e eu estou incluido nesse grupo, é pela estetica, nao pela qualidade de som, e citando a minha adorada namorada "de que me serve colunas boas se sao enormes e horriveis e so ocupam espaço? quero algo que fique bem na decoraçao do escritorio" e contra isto, nem vale a pena argumentar xD se nao tivesse eu o 5.1 duvido qe conseguisse convencer sequer a comprar isso para a sala lol
Pois no meu caso tenho dois monos na sala, do meu 2.0, e não houve espaço a inputs femininos. Ela sabe o q eu gosto de ouvir e n interfere. Apesar de eu proprio assumir q não é o ideal para a sala.

Mas compreendo q a estética seja importante.

No q diz respeito ao tópico, acho q GD mais colunas reles uma combinação q n vai durar muito.
 
Estou a pensar aventurar-me no mundo do vinil. Já tenho uns quantos vinis que uso em casa do meu avô, que tem um leitor já antigo mas gostava de ter o meu própio leitor.

Assim, andei a investigar e encontrei alguns gira-discos interessantes em retoma na Audioteam, nomeadamente este: Rega RP1

O meu plano seria ligar o gira-discos a um amplficador com entrada de Phono mas usado, comprando no e-Bay. Tenho me deparado com muitas opções, nomeadamente da Marantz, da Technics ou da Rotel.

Um amplificador que me chamou a atenção foi este Technics.

Que acham destas opções?
 
essa escolha é aceitavel
toma em atençào ao tipo de celula que trás o gira discos pois é muito importante
em amps a escolha recai sempre em amps dos anos 80 que são de boa construçào
technics, nad, sansui, rotel, cambridge,...
 
sim
entrares num forum dedicado, pois vais ter muito que aprender...
o simples colocar de um CD de audio no leitor e já está, não se
enquadra no analógico, é preciso tempo para tratar dos discos
e de tudo em redor.
 
Lendo esta thread fiquei com um uma dúvida. Se o receptor (AV, neste caso) tiver entrada Phono quer dizer que tem necessariamente o pre-amp, certo?
 
Última edição:
Tenho um velhinho Technics SL-D202 que veio de casa dos pais. Como não percebo muito gostaria de saber se é um bom GD ou mais valia investir num modelo mais actual mas entrada de gama.

Agradeço a ajuda.
 
Back
Topo