Gira-discos - Tópico Oficial

Aqui vai o meu, comprado há meses mas só agora estive a colocar onde vai ficar (estava à espera da estante nos usados). Está com aquele padrão porque está a reflectir o tecto:

Absurdo que nem phono tenho ainda. Há espera de algo caído do céu nos usados e porque a vida não tem p€rmitido gastos.

Sou fã deles. Tive sorte de encontrar alguem que nem sabia bem o que tinha nas maos (estava na caixa, fechado, novo em folha).

Não tenho muita pressa mas isto tem mesmo sido às pinguinhas...

Como ponto positivo, não vou precisar de gastar € além do Phono, pelo menos durante uns bons tempos.

Boas, sou novo por aqui, recebi um gira discos Sony PS-LX3110BT, e gostaria de saber se alguém consegue-me recomendar uma coluna que tenha entrada RCA para aproveitar o som analógico do vinil. Tinha pensado numa da Marshall com entrada RCA, mas gostava da opinião de algum entendido.
Obrigado e cumprimentos

Boas, sou novo por aqui, recebi um gira discos Sony PS-LX3110BT, e gostaria de saber se alguém consegue-me recomendar uma coluna que tenha entrada RCA para aproveitar o som analógico do vinil. Tinha pensado numa da Marshall com entrada RCA, mas gostava da opinião de algum entendido.
Obrigado e cumprimentos

Boas

Não desperdice dinheiro nesse tipo de gira discos, Sony PS-LX3110BT, braço. célula e no geral tudo é fraquinho nele.
Por um preço semelhante tem um Audio-Technica AT-LP70XBT.

E por um pouco mais tem algo tipo:
Audio-Technica AT-LPW30BK
Audio-Technica AT-LPW40
Audio-Technica AT-LP5X

Se for aos usados fica mais bem servido, com algo tipo(mas como são equipamentos com alguns anos, não os compre, se na sua zona de residência não houver uma loja que consiga fazer manutenção/reparações nos aparelhos):

Apenas alguns exemplos :

Denon DP-37F
Pioneer PL 514X
Garrard dd131

Também não aconselho a compra das colunas Marshall, se for os modelos que estou a pensar apenas vem 1 coluna, ou seja,
a musica vai ser convertida em mono, em vez de ser ouvida em stereo.

Tem colunas ativas tipo( se o gira discos já vier com pre-phono):
Edifier R2000DB
Edifier R2850DB

Espero não ter causado mais confusão ao tentar esclarecer a sua duvida.

Sim realmente esse gira é fraquito, mas se comprares umas colunas activas conforme o @SubZero14 aconselha,
ou por ex. as Eltax monitor3 BT.
Podes sempre ir ouvindo nesse gira e depois quando fizeres o upgrade ao gira já tens as colunas.
Gira discos novos aconselho, o Project e Rega.

Boas

Não desperdice dinheiro nesse tipo de gira discos, Sony PS-LX3110BT, braço. célula e no geral tudo é fraquinho nele.
Por um preço semelhante tem um Audio-Technica AT-LP70XBT.

E por um pouco mais tem algo tipo:
Audio-Technica AT-LPW30BK
Audio-Technica AT-LPW40
Audio-Technica AT-LP5X

Se for aos usados fica mais bem servido, com algo tipo(mas como são equipamentos com alguns anos, não os compre, se na sua zona de residência não houver uma loja que consiga fazer manutenção/reparações nos aparelhos):

Apenas alguns exemplos :

Denon DP-37F
Pioneer PL 514X
Garrard dd131

Também não aconselho a compra das colunas Marshall, se for os modelos que estou a pensar apenas vem 1 coluna, ou seja,
a musica vai ser convertida em mono, em vez de ser ouvida em stereo.

Tem colunas ativas tipo( se o gira discos já vier com pre-phono):
Edifier R2000DB
Edifier R2850DB

Espero não ter causado mais confusão ao tentar esclarecer a sua duvida.
Sim realmente esse gira é fraquito, mas se comprares umas colunas activas conforme o @SubZero14 aconselha,
ou por ex. as Eltax monitor3 BT.
Podes sempre ir ouvindo nesse gira e depois quando fizeres o upgrade ao gira já tens as colunas.
Gira discos novos aconselho, o Project e Rega.
Obrigado a ambos pela resposta e simpatia, apenas fiquei com a dúvida do que é o pre-phono para saber se este gira tem essa característica. Cumprimentos.

Obrigado a ambos pela resposta e simpatia, apenas fiquei com a dúvida do que é o pre-phono para saber se este gira tem essa característica. Cumprimentos.

Boas
O pre-phono é algo que amplifica o sinal do gira discos. Existem gira discos, amplificadores e até colunas ativas que já veem com
pre -phono.
Se nenhum desses equipamentos vier com pre-phono tem com comprar um aparte.

Na sua questão inicial não reparei que o Sony PS-LX3110BT tinha sido oferecido, pensei que você o ia comprar, nesse
caso desfrute. Peso desculpa pelo lapso.

Aqui vai o meu, comprado há meses mas só agora estive a colocar onde vai ficar (estava à espera da estante nos usados). Está com aquele padrão porque está a reflectir o tecto:

Absurdo que nem phono tenho ainda. Há espera de algo caído do céu nos usados e porque a vida não tem p€rmitido gastos.
Muito fixe. Mas é muito grande e o preço é a condizer com o tamanho. Claro que a menos de metade do preço é outra história. Parabéns pela compra.

Boa tarde. Uma ajuda.
Ofereceram me um philips 22gf403, giradisco mala de 1970. Ontem foi dia de testar e dar uma limpeza geral. O prato gira relativamente bem, em qualquer das 3 rotacoes, mas o sistema da coluna nao funciona. Alguem da uma dica de reparar, ou de alguem que entenda disto ? Ou vale mais nem perder tempo? Obg

A agulha está em condições?
Pode o fio que liga a coluna estar partido...
Em termos de qualidade sonora não esperes grande coisa.

A agulha está em condições?
Pode o fio que liga a coluna estar partido...
Em termos de qualidade sonora não esperes grande coisa.
Sei disso, estive a ver e nao me parecer haver fios partidos nem desligados. Eu consigo ouvir a musica na agulha nao esta e a sern amplificada para o altifalante...
Isto deve ser colecionavel... eu aprecio mais os radios antigos que os giradiscos. Alias tenho aparelhagem classica (akai) dos anos 80 com muito bom som...

Boa tarde. Uma ajuda.
Ofereceram me um philips 22gf403, giradisco mala de 1970. Ontem foi dia de testar e dar uma limpeza geral. O prato gira relativamente bem, em qualquer das 3 rotacoes, mas o sistema da coluna nao funciona. Alguem da uma dica de reparar, ou de alguem que entenda disto ? Ou vale mais nem perder tempo? Obg

Podes testar a velocidade de rotação com esta app, mantendo o smartphone sobre o prato enquanto este gira: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AM.AM.RPMSpeed&hl=en&pli=1

Podes ter que trocar as correias de borracha mas faz-se bem, encontras naquela loja online cujo o nome é parecido a "rateiro" em inglês.

Falta de som pode ser algo tão simples quanto o potenciometro de volume sujo, que basta limpar com spray limpa contactos/potenciometros.

Tenho um cuja parte mecanica parece ser igual. Encontras manual de serviço e reparação no site VinylEngine e Audiokarma.

Boas pessoal,

Decidi começar a interessar-me por Vinyl e tentar ter uma experiência totalmente analógica.
A colecção de Vinyl ainda é pequena, pois ainda não tenho onde os reproduzir: U2 e Ed Sheeran.

Para dar os primeiros passos e sem pressa, para o GD, se percebi bem o que fui lendo aqui no tópico:
Usado, consigo boa qualidade com o Rega P1, Pro ject Primary ou Primary E Phone, certo? Isto para um orçamento até aos 200 euros.

Do que pesquisei de usados em Portugal, parece-me que existe mais oferta do Rega P1 (e até gosto em termos de design).

Qual seria depois o próximo passo? Amp e colunas ou bastaria colunas? (muito leigo ainda na materia)

Existem dois tipos de Gira.
Os ditos normais, e mais pretendidos, que precisam de pré de phono (existente em alguns amplificadores)
Depois os Giras que tem pré de phono incorporado que só precisam de ligar a uma entrada AUX do amplificador.
Se procuras usados (ótima escolha) o primeiro passo é procurar bons negócios e tentar perceber se o vendedor
é amante do Áudio, pois nesse caso nutre de conhecimento sobre os equipamentos e tende a ser cuidadoso com eles.

A compra pode ser:
Gira + Amp com entrada de phono + colunas
Gira c/pré de phono + amp com/sem entrada phono + colunas
Gira c/pré de phono + colunas amplificadas

Back