Gira-discos - Tópico Oficial

Obrigado pelas dicas @cubo-x .

Tendo em conta as tais sugestões que mencionaste alguns posts atrás, as opções que tenho são:
Rega P1 + Amp com entrada de phono + colunas
Pro ject Primary + Amp com entrada de phono + colunas
Primary E Phone + + amp com/sem entrada phono + colunas (ou + colunas amplificadas)

É mais ou menos isto, certo?

Exato
depois cabos de coluna o mais pequeno possível, com medida igual para os dois lados.
Tirar as dúvidas para que o gira esteja calibrado.
Lavar os discos antes de usar.

Os gira discos de 40€/50€ das Amazon da vida dão algum som ou não servem mesmo? Sou zero entendido e queria apenas conseguir ouvir alguns discos
Viva, chegaste a alguma conclusão? estava a ponderar oferecer a minha rapariga, que não é propriamente entendida em áudio (eu tambem nao)... mas gostava de ter um.... também não queria gastar muito, porque sei que ela não vai tirar grande proveito

Viva, chegaste a alguma conclusão? estava a ponderar oferecer a minha rapariga, que não é propriamente entendida em áudio (eu tambem nao)... mas gostava de ter um.... também não queria gastar muito, porque sei que ela não vai tirar grande proveito
Boas pessoal

Um dos problemas mais comuns, em gira discos baratos, é que o braço está a aplicar demasiado peso no vinyl e não é possível calibrar isso.
Resultado, a agulha do gira disco gasta-se mais rápido e destrói os discos.

O som é horrivel.....nestas coisas dos discos, qto mais se investe, melhor retorno se obtém...

O Rega mais acima referidos, são excelentes opções de entrada......abaixo disso.....mehhh

Novos abaixo dos Rega,
Tens a Pro Ject que satisfazem bastante, principalmente quando equipados com Ortofon Red ou Black.
No entanto alguns usados já são de outra liga…

Boa tarde. Arranjei um giradiscos usado, akai ap-a100. Para ligar tem uma ficha fina redonda de transformador. Quem me ofereceu diz que e ligar aos 220v, mas eu penso que deve ser a um tansformador com saida 12 v dc, pois ele tem um autocolante com o modelo onde tem escrito 12 dc.
Alguem que saiba ou tenha peca similar pode ajudar?
Obrigado

PS: Definitivamente 12V.

Última edição:
Boa tarde. Arranjei um giradiscos usado, akai ap-a100. Para ligar tem uma ficha fina redonda de transformador. Quem me ofereceu diz que e ligar aos 220v, mas eu penso que deve ser a um tansformador com saida 12 v dc, pois ele tem um autocolante com o modelo onde tem escrito 12 dc.
Alguem que saiba ou tenha peca similar pode ajudar?
Obrigado

PS: Definitivamente 12V.
https://pdfupload.io/docs/1aa5f22b
https://pdfupload.io/docs/8145ffb0
https://pdfupload.io/docs/0a050938

Nao vejo nada que indique que precise de transformador. O melhor é deixares aqui umas fotos.

Caro Frandroid
Não é esse modelo...
AP_A100, Apenas um A de diferença, mas que pode fazer toda a diferença.
Obrigado pela tua ajuda, e se conseguires sacar informações, optimo!!!

Ja descoberto. E 12 v, 100mha....
Motor trabalha mas precisa de acertos de velocidade e de afinal o braco, pois liga e desliga fora do sitio.

Última edição:
Boas malta,

estou interessado em entrar neste mundo e ir preparando um setup aos poucos, vi um Roltel RP1000 usado por 200€.

Esteticamente parece estar como novo, foi revisto e afinado recentemente e traz ainda uma célula ROTEL 2RC-3.

Acham bom negocio ou devo procurar algo diferente (marca/modelo) no mercado usados?

Obrigado!

É uma boa compra,
A agulha poderia ser melhor, mas
Isso também iria afetar o preço.
Em relação ao preço tenta negociar
Antes da compra convém ver todas as boas oportunidades.
Ainda não tens amplificador e colunas?
Marcas a ter em conta:
Pro-Ject
Rega
Thorents
Thorens
Lenco
Existem mais de preferência anos 70/80
Tudo depende do dono, se é amante de áudio ou um simples vendedor.
São negócios que se tem de ter muita paciência.0

Última edição:
É bom ou neste range de preço arranjo algo melhor?
Em comparação com os Rega de entrada penso que seja superior, correto?
Tenho visto outros modelos nas “oportunidades” do outro fórum de áudio mas não sei qualificar se são melhores ou piores que este.. curiosamente não vi este anúncio lá.

Peço desculpa pelas perguntas mas não percebo mesmo nada do assunto (ainda)

PS: o anúncio está como “não negociável” e parece ter esta cabeça para estar o mais original possível

Já agora que fórum de áudio te referes?
Para veres bastante informação vai ao fórum Áudio Analógico Portugal, infelizmente o site está muito parado.
Sem dúvida que muitos gira discos fabricados nos anos 60/70/80 são superiores. Isto quando bem estimados.
Estive a ver o anúncio e penso que é de aproveitar, pois foi todo revisto e levou cabos novos.

Última edição:
Back