Qual rega planar com o melhor compromisso? Benefício/preço
A melhor relação qualidade preço é o
Rega Planar 1, e estou muito satisfeito com o meu, comprei foi um preamplificador de giradiscos (phono stage), como já referi num post acima, o Rega Fono Mini A2D MK 2 (110 euros), que alem de pré, tem conversor analogico-digital para ripar vinil para o PC. Tem uma qualidade soberba, bastante superior aos phono stage dos amplificadores integrados nesta gama de preços.
Convém ter em conta no entanto que o Rega Planar 1 é um giradiscos de entrada de gama para quem se quer iniciar na audiofilia . É bom mas está concebido para ter o preço mais baixo possível, tendo na sua génese uma filosofia de minimalismo extremo, onde só importa a qualidade de som, e na realidade, só isso importa mesmo!
A cabeça (agulha) é uma Rega Carbon, que basicamente é uma Audio Technica AT91 com haste em carbono, é barata e entrega um som de qualidade superior para o que custa. O prato é em resina fenólica e o tapete é feltro sintético. Um bom upgrade, que fiz, foi um tapete em lã 100% (12 euros) com 2mm de espessura, permite um muito melhor acoplamento do disco com o leitor.
Outro upgrade acessível e que melhora perceptivelmente a qualidade do som, é a correia de borracha natural branca da Rega (25 euros), muito melhor acabada e homogénea, que minimiza a variabilidade de velocidade do gira discos, que tipicamente nestes gira discos é de +/- 0.5% e que ouvidos mais treinados podem perceber como variações irritantes de "pitch" (frequência acústica que define as notas musicais), principalmente em notas prolongadas de instrumentos como piano ou trompete. Essa correia de melhor qualidade baixa essa variabilidade para metade, ou perto disso.
Para outro nível de upgrade há pratos de vidro, ou acrílicos (100 euros para cima) e tapetes de cortiça natural.
Depois, claro, uma agulha melhor vai levantar de forma surpreendente um véu que cobre o som de origem destes gira discos.
Uma agulha/cabeça compatível é a Nagaoka Mp-110, que custa 100-120 euros mas tem um desempenho incrível e encaixa como uma luva nestes gira discos (Há quem diga que é preciso levantar a altura do braço 2 a 4mm com espaçadores para a qualidade máxima possível, mas quase ninguém faz isso nestas maquinas deste preço e a qualidade sem espaçadores ja é muito superior à que a rega carbon de origem fornece).
Estamos a falar já de um acréscimo de 250 euros ou 350 se contarmos com um prato de vidro, mas fica um gira discos que por 550-650 euros), oferece uma qualidade à altura de equipamentos bem mais caros...