1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gira discos

Discussão em 'Digital Life' iniciada por wowmiguelfcp, 31 de Janeiro de 2018. (Respostas: 88; Visualizações: 2352)

1. wowmiguelfcp

wowmiguelfcp Power Member

Acho que estás a fazer confusão dos cabos que falei que troquei de posição.

Eu não troquei os cabos da alimentação das colunas nem inverti polaridade nenhuma.

Apenas troquei o cabo rca, cabo que transmite sinal analógico do som. A cor vermelha é para o canal direito e a cor branca para o canal esquerdo.

Mal possa vou fazer isso, vou tirar uma foto por debaixo da agulha.

2. cubo-x

cubo-x Power Member

ok, então as colunas são ligadas por RCAs.
    pois normalmente são os fios sem terminação ligadas ao amp que têm uns "buracos"
    os 4 fios muito fininhos vêm por dentro do braço para ligar a celula (agulha)
    2 para cada canal, que poderão ter "verdete/oxidação" e convêm desligar, lixar e voltar a ligar.
    nos cabos RCA será mais facil a mudança, dos mesmos.
    podes no entanto torcer levemente os cabos junto as fichas para ouvires alguma interrupção de solda partida.
    se dicidires fazer algum trabalho posso tentar-te ajudar á distância (preciso do modelo do gira)

3. wowmiguelfcp

As colunas ligam ao amp pelos cabos de alimentação que falaste.
    No amp depois tenho as entradas de som que são entradas RCA. O gira discos tem dois cabos RCA que ligo à entrada PHONO do amp.
    O modelo do gira discos já é muito antigo, isto era usado pelo meu pai, para veres tem algo como 20 anos. É um Pioneer PL-Z93.
    Sendo assim, o que recomendas fazer primeiro?

4. cubo-x

cubo-x Power Member

esse gira não têm info dele aberto, é um de gama baixa.
    a minha sugestão é não gastares muito dinheiro com ele,
    pela idade pode ter que ser trocada a cabeça (onde encaixa a agulha)
    eu optava por um gira melhorzinho.

5. wowmiguelfcp

Sim ele já é bem antigo.
    Apenas gastei 20€ para uma agulha nova e uma nova correia.
    Queria era mesmo arranjar o problema do ruído ou pelo menos dar um desenrasque nele e de preferência ser eu a fazer para não gastar dinheiro nesta peça de museu xD

6. cubo-x

cubo-x Power Member

o ruído não é a famosa "batata frita" do disco?
    Pois tens de lavá-los antes de por a tocar

7. wowmiguelfcp

8. cubo-x

cubo-x Power Member

ok primeiro quer discos novos quer usados o processo é sempre o mesmo.
    não dá para ver mas nesses fios não têm de um lado umas pequenas "fichas" ?

9. wowmiguelfcp

Na segunda e terceira foto tem ali um parafuso que deve fazer contacto com algo, não sei se é isso que te referes.

10. cubo-x

cubo-x Power Member

não, a foto que te mandei tem os fios com as extremidades
    acabadas em fichas
    se os teus tem sao edenticas

11. wowmiguelfcp

Os fios entra num "tunel" e tem um parafuso. Não consigo ver mais nada. Se calhar só mesmo desmontando.

12. cubo-x

cubo-x Power Member

sendo assim não vale a pena, pois não terão as tais fichas.
    têns perto do gira, o router, as colunas ou outro equipamento?
    as colunas estão na mesma mesa do gira?
    o barulho é só quando esta a tocar?

13. wowmiguelfcp

Perto do gira discos tenho apenas o equipamento de som (colunas, amp, leitor de cd) e também a PS4 e TV. O gira discos está no chão.

O problema ocorre enquanto está a tocar. Uma das colunas começa a dar ruído e às vezes até deixa de dar som. Depois lá volta a dar e depois volta a acontecer.

14. cubo-x

cubo-x Power Member

poderá haver interferencias...? (desliga da tomada tudo menos a aparelhagem)
    se ligares o gira na entrada AUX, ou TAPE faz o mesmo? (som vai sair muito baixo)
    têns o fio de massa do gira ligado ao AMP???

o gira no chão fica propenso a vibrações.
    onde encaixas a agulha, pode já não estar em condições, (magnetizada)

15. Carvalhais

Carvalhais Power Member

Desculpa estar a aproveitar o teu tópico mas tenho umas questões.
    A minha namorada gostava de ter um gira discos em casa desde que me lembro. Eu tenho estado a adiar a aquisição mas em princípio vou avançar nos próximos tempos.
    Agora vem o problema. Eu tenho uns 3 ou 4 gira discos que fui recebendo de heranças mas que precisam de algum restauro (provavelmente, estou um bocado a mandar posta) ou pelo menos de uma revisão (mudar cabos e afins).

O problema é que eu não sei o que procurar ou identificar pra perceber qual o real valor deles e assim ter uma noção de vale a pena investir ou adquirir um novo e montar um set lá por casa.

Que qualidade/features é que devo procurar para saber se invisto neles ou mesmo se quiser adquirir um novo?

Desde já o meu obrigado

16. cubo-x

cubo-x Power Member

Basta indicares a marca e modelo que eu dou-te a minha
    Opinião
    Terás que ter um amplificador com entrada phono
    Depois resta saber o que pretendes gastar
    E um mundo que requer muita paciência e descontração

17. wowmiguelfcp

Pus uma tábua por baixo que vinha com a aparelhagem, assim está mais estável.
    Liguei a outra entrada, a mesma que uso para o leitor de CDs, e o problema aconteceu também, exactamente igual como na entrada PHONO.
    Uma coisa que notei foi, sem estar nenhum vinil a tocar, as colunas estavam a dar um ruído, mas isso também pode dever-se a ter o amplificador no máximo.
    A entrada GND do amp não tenho nada ligado lá nem o gira discos tem nenhum cabo para ligar lá.

18. cubo-x

cubo-x Power Member

com a agulha velha fazia o mesmo?
    deve ser mesmo da cabeça...

19. wowmiguelfcp

Isto teve sem agulha durante anos...

20. cubo-x

cubo-x Power Member

e pensares em outro?...

Partilhar esta Página