glib

Miguel

Power Member
oi ppl recentemente instalei o mandrake 10.0 no pc e para alem de muitos outros problemas não consigo instalar o glib :confused: e muitos programas para serem instalados pedem este. agradecia uma ajuda.
obrigado
 
erro erro não dá mas não fica instalado lol apenas fasso ./configure neste momento ele encontra-se localizado em /opt/glib e não sei mais o que fazer não encontro em nenhum sitio nada que explique o que mais tenha que fazer :(
ja agora li que normalmente os programas devem ser instalados em /usr/local ou /opt exist alguma diferença entre os 2?
a mudança do win pro linux ta a ser complicada lol
thnks
 
A diferença é que uma das directorias está na path e a outra pode não estar, daí, pode-se estar a dar o caso de ele n saber onde está o glib, pq n o encontra, apesar de ele já estar instalado.
Acho é estranho que a install coloque o glib na /opt e dps a pasta n esteja na path.
Vê se o caminho está na path (echo $PATH) e se n estiver, adiciona-o (http://www.troubleshooters.com/linux/prepostpath.htm ou http://linux.about.com/od/linux101/l/blnewbie3_1_4.htm, vê o que percebes melhor ;))
 
Fc3

Tenta passar para o Fedora Core 3... vais gostar e resolve muitos problemas com as deps dos pacotes.

Mais tarde sê atrevido e experimenta Gentoo... ;)
 
Miguel disse:
apenas fasso ./configure neste momento ele encontra-se localizado em /opt/glib e não sei mais o que fazer não encontro em nenhum sitio nada que explique o que mais tenha que fazer
Presumo que não estejas a tentar instalar a glib apenas com ./configure ?

O procedimento correcto e mais usual para instalar um programa em Linux é o seguinte:
Código:
$ ./configure
$ make
<fazer login como root>
$ make install
Se não for este o caso... ao menos pode ser que o post ajude alguém menos experiente! :D
 
sim eu sei ja fiz isso tudo mas quando vou a instalar o gtk aparece isto:

checking for glib-config... /usr/local/bin/glib-config
checking for GLIB - version >= 1.2.8...
*** 'glib-config --version' returned 1.2.9, but GLIB (1.2.10)
*** was found! If glib-config was correct, then it is best
*** to remove the old version of GLIB. You may also be able to fix the error
*** by modifying your LD_LIBRARY_PATH enviroment variable, or by editing
*** /etc/ld.so.conf. Make sure you have run ldconfig if that is
*** required on your system.
*** If glib-config was wrong, set the environment variable GLIB_CONFIG
*** to point to the correct copy of glib-config, and remove the file config.cache
*** before re-running configure
no
configure: error:
*** GLIB 1.2.8 or better is required. The latest version of GLIB
*** is always available from ftp://ftp.gtk.org/.

:confused: n sei o q fazer.
 
Penso que o problema é teres duas versões do glib instaladas (1.2.9 e 1.2.10). Experimenta correr a tool glib-config de maneira a que esta aponte para a 1.2.10 e não para a 1.2.9 :)
 
isto do glib ta complicado :004: lol formatei o disco e voltei a tentar instalar o glib-2.6.2 e o gtk2.6.2 em relação ao glib executei os seguintes comandos:
./configure --prefix=/usr/local/glib
make
make install

depois fui a pasta do gtk e fiz:
./configure --prefix=/usr/local/gtk

e apareceu o seguinte erro:

checking for pkg-config... /usr/bin/pkg-config
checking for glib-2.0 >= 2.6.0 atk >= 1.0.1 pango >= 1.8.0... Requested 'glib-2.0 >= 2.6.0' but version of GLib is 2.2.3

configure: error: Library requirements (glib-2.0 >= 2.6.0 atk >= 1.0.1 pango >= 1.8.0) not met; consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if your libraries are in a nonstandard prefix so pkg-config can find them.

pelo que me apercebo ele não detecta a 2.6.2 que instalei o que posso fazer?
 
Miguel disse:
consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if your libraries are in a nonstandard prefix so pkg-config can find them.
O problema é que tu estás a instalar as libraries para uma directoria diferente da default e, como te aparece na mensagem de erro, tens de ajustar o PKG_CONFIG_PATH para a directoria que escolheste. Ou então instalas a glib para a directoria default.
 
hmm e podesme dizer qual é a default? é que eu não sei encontrei o glib-2.0 instalado em /usr/local/include tentei instalar pra aí e deu o mesmo erro ou devo instalar para a pasta glib-2.0?
em relação ao ajustar o PKG_CONFIG_PATH eu não sei onde o encontro já o procurei por todo o lado e nada :| e quando tento usar o find este craxa.
 
PKG_CONFIG_PATH é uma variável de ambiente, e não um ficheiro que possas procurar. O que te aconselho é tentares instalar tanto o glib como o glib2 (são pacotes diferentes) para as directorias default (que, sinceramente, não sei quais são), usando para isso só ./configure , e ver se fica tudo a funcionar como deve ser :)

PS: não uses find, faz locate xxxx que é mais simples. Lembra-te é de ir fazendo updatedb como root de vez em quando ;)
 
Back
Topo