1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

gNewSense

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 28 de Agosto de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 688)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Fonte
    Página Oficial

Mais uma versão lançada (nesta distribuição vista como um Ubuntu realmente livre e opensource), também em aspecto festivo.

2. Nomearod

Nomearod Power Member

Debian says hi? x)

Não estou a ver quase ninguém a usar isto, mas pronto. É sempre bom haver alternativas.

3. skorzen

skorzen Power Member

Eu estou. E já agora, para quem quiser, dêem um salto em #gnewsense-pt na FreeNode.

4. Nomearod

Nomearod Power Member

Porquê usar isto em vez do Ubuntu normal? Perdem o que torna o Ubuntu tão bom: repositórios gigantescos e compatibilidade de hardware.

Debian parece-me ser uma melhor opção para quem quem procura um Ubuntu "limpo".

5. vjoe

vjoe Power Member

O Ubuntu actualmente não está tão bom em termos de user-friendlyness como há uns tempos, pecando um pouco em termos de estabilidade.. Sinceramente, hoje em dia penso que a melhor distribuição nesse aspecto é mesmo OpenSuse.

Se esta nova distribuição for um Ubuntu mais estável e optimizada, é bem vinda.

6. trmanco

trmanco Power Member

O gNewSense existe porque é uma das únicas distribuições mais livres que existe, remove todas as blobs não-livres do kernel,remove todo o software proprietário indo por um caminho mais livre que possa haver, é por isso é que é patrocinado pela FSF

7. skorzen

skorzen Power Member

Porque esta distribuição parece ser realmente livre, ao contrário do Ubuntu.

Perdem-se nuns aspectos, ganham-se noutros. Quase tudo o que é gente que usa Ubuntu, instala controladores proprietários, logo, é normal que esta distribuição peque um pouco nesse aspecto.
    Em relação aos repositórios, não faço ideia de como funcionam aqui.

Sim, Debian é uma boa distribuição.
    No entanto, o pessoal que usa gNewSense não quer um "Ubuntu limpo", mas sim um "Ubuntu livre".

Atenção que não estou a dizer que esta distribuição é melhor que qualquer outra, até porque só a usei uma vez e foi numa VM.

Partilhar esta Página