GNOME 3 / Gtk 3

esquiso

Power Member
The K Desktop Environment community came out earlier this year with their brand new KDE 4.0 release that marked significant advancements to this open-source desktop environment compared to its KDE 3.5.x code-base. Meanwhile, the GNOME community has been living in a 2.0 cycle for quite some time with no signs of a major overhaul, but their six-month release cycles just continue to deliver new refinements and minor improvements. The plans for GNOME 3.0 just put this release out when there is significant API/ABI breakage to GNOME 2.0 / GTK+ or a major rewrite. Well, in addition to announcing Stormy Peters joining GNOME, at GUADEC 2008 they have just announced plans for GNOME 3.0!

The details are still emerging from this GNOME conference taking placed in Istanbul, Turkey. All the information that has reached the Internet so far are several GNOME developers briefly mentioning it on their blogs (aggregated through Planet GNOME). The only real information that has hit the blogs so far is that GNOME 2.30 = GNOME 3.0. This was mentioned on Vincent Untz's blog with a photograph. As of yet, no GNOME 3.0 information has appeared on any of the GNOME mailing lists.
image.php

Permitting that the GNOME development community will be continuing with their six-month release cycles and they plan on having GNOME 2.26 and GNOME 2.28 stable releases before GNOME 2.30/3.0, this would place their effective release date for GNOME 3.0 in early 2010. In fact, it would be right before the release of Ubuntu 10.4 LTS.

Meanwhile, the next GNOME release is GNOME 2.24 and its release is targeted for September. When we have any other information on GNOME 3.0 we will be sure to pass it along. Share your hopes and expectations for GNOME 3.0 in the Phoronix Forums.

UPDATE: With GNOME 3.0 will come GTK+ 3.0. Lucas Rocha just blogged about GTK+ 3.0 / GNOME 3.0 and that the transition process from GNOME 2 to GNOME 3 is expected to be smooth.

@ Phoronix

Esperam-se mais desenvolvimentos num futuro proximo :)
 
Sim, é bastante provável que novidades e novas noticias surjam não daqui a muito tempo :) O buzz, ao menos, está criado.
 
Estes tipos não eram da politica "It's done when it's done" ?
Por o KDE4 ter "saltado", agora têm a todo o custo de "trazer novidades" :/
I don't like rush ...
 
Penso que com o Gnome 3 não haverá tanta alteração como o KDE 4.
Em equipa vencedora não se mexe.

O Gnome prima pela funcionalidade e não pelo eye-candy, por isso penso as alterações que possam surgir sejam pequenas melhorias e não grandes revoluções do seu aspecto e funcionalidades.
 
Última edição:
Penso que com o Gnome 3 não haverá tanta alteração como o KDE 4.
Em equipa vencedora não se mexe.

O Gnome prima pela funcionalidade e não pelo eye-candy, por isso penso as alterações que possam surgir sejam pequenas melhorias e não grandes revoluções do seu aspecto e funcionalidades.
Mas assim sendo, pequenas melhorias, qual o sentido de lançar 1 versão nova e não, como agora, subversões?
 
Se vão mudar muito ou não.. só o tempo o dirá, o que se sabe é q vai usar o gtk3... mas também em relação a esse não sei de info nenhuma.
 
De facto, dois anos é muita coisa. Mas há sempre um lado positivo nisto! Pode ser que daqui a uns meses comecem a lançar umas alphas e umas betas para o pessoal experimentar. Sempre é melhor do que nada :)
Eu como utilizador de Gnome (KDE nunca me disse nada, não acho prático, provavelmente porque também nunca perdi grande tempo com ele) estou ansioso para ver as mudanças.
 
Bah. Mais depressa muda o kernel para a 3.0 (é porque sim). Tudo o que existe até agora são especulações de quando vai sair, o que vai ter de novo, etc...

O hype já existe há muito, muito tempo. Chama-se "Topaz" (codename) e não passam de ideias. Inclusive a gnome tem uma páginazeca intitulada de http://live.gnome.org/ThreePointZero que a única coisa que diz é que eles não andam lá muito para aí virados. Entretanto saiu o vista, o compiz e o kde4, e mesmo assim ninguém viu razão de fazer update ao bicho que é a GTK.. Duvido que a malta do gnome esteja muito preocupada com isto..

Sebém que a GTK já levava um updatezinho. Está a começar a ficar limitada no que diz respeito a coisas que ultrapassem o normal (botãozito ali, caixa de texto acolá, frame aqui..). Era porreiro que em gnome se pudesse fazer nativamente algo interessante tipo a ribbon do office 2007.
 
Sim, aos 6 meses que faltavam para a saída do Gnome 2.30 foi acrescentado 1 ano e sai o Gnome 3.0 em vez do 2.3, nessa altura.

Eu acho uma boa jogada, simplesmente acho que a adopção da filosofia KDE (core + imensas camadas) é mau. Não é que a estrutura seja má, porque é excelente, mas se eles se saíssem com uma alternativa igualmente viável era melhor. A isso se chama evolução..
 
Eu acho que a equipa de dev's do gnome ainda tem muito pela frente... falta um "centro de controlo" (ou coisa com as mesmas funções) falta o suporte *oficial* no gtk para transparência, etc. Para não falar não falar que ainda têm de suportar os standards do freedesktop.org.
Mas ao contrário dos dev's do kde4, eles não vão lançar uma release "inacabada" para os utilizadores usarem.
 
Eu acho que a equipa de dev's do gnome ainda tem muito pela frente... falta um "centro de controlo" (ou coisa com as mesmas funções) falta o suporte *oficial* no gtk para transparência, etc. Para não falar não falar que ainda têm de suportar os standards do freedesktop.org.
Mas ao contrário dos dev's do kde4, eles não vão lançar uma release "inacabada" para os utilizadores usarem.
Desculpem o off topic mas tenho que discordar. No lançamento do Kde 4.0 foi dito que este lançamento era um convite aos desenvolvedores para que estes portassem as suas aplicações para o Kde 4, e para que os mais curiosos pudessem ver aquilo que será o futuro do Kde. Não sou eu que o digo, fui Nuno pinheiro em entrevista no Webtuga:

"Bruno: A versão 4.0 do KDE é um marco importante neste projecto, já que foram feitas várias alterações de fundo. Por essa internet fora tenho lido vários comentários que dizem que o KDE 4.0 não está pronto para produção. Qual é a tua opinião sobre isso?

Nuno: Não está claramente, dá para usar, mas não é um substituto para o 3.5 por exemplo.
Como disse na resposta anterior, esta release tem como principal objectivo os pilares do kde 4, e esses estão prontos code wise isto é o grosso do trabalho dos pilares esta feito, é a partir destes pilares que tudo o resto se vai construir, e na minha opinião de engenheiro civil são grandes e fantásticos pilares.
Acho incrível o que conseguimos especialmente que dê para usar e funcione minimamente."

Podem ler a entrevista aqui: http://www.webtuga.com/GNU/Linux/ou...os-responsaveis-pelo-interface-do-KDE-4.wtuga
 
Desculpem o off topic mas tenho que discordar. No lançamento do Kde 4.0 foi dito que este lançamento era um convite aos desenvolvedores para que estes portassem as suas aplicações para o Kde 4, e para que os mais curiosos pudessem ver aquilo que será o futuro do Kde. Não sou eu que o digo, fui Nuno pinheiro em entrevista no Webtuga:
(bla...)
Podem ler a entrevista aqui: http://www.webtuga.com/GNU/Linux/ou...os-responsaveis-pelo-interface-do-KDE-4.wtuga
mas se fosse assim, para só para os dev's tinham disponibilizado uma versão própria, não?
poderiam até só disponibilizar um SDK para desenvolverem os programas, assim seria um wm muito melhor e cheio de funcionalidades. No entanto não há nada de mal em demorar mais um bocado e trazer uma coisa muito melhor e cheia de programas sem (ou com poucos) bugs. É o que acontece com o gtk / gnome
 
Huh? Mas alguém te forçou a instalar instalar a 4.0? Quantas distros não-beta trazem o 4.0?
Todagente já sabia que o KDE 4 para as massas seria o 4.1.
 
mas se fosse assim, para só para os dev's tinham disponibilizado uma versão própria, não?
poderiam até só disponibilizar um SDK para desenvolverem os programas, assim seria um wm muito melhor e cheio de funcionalidades. No entanto não há nada de mal em demorar mais um bocado e trazer uma coisa muito melhor e cheia de programas sem (ou com poucos) bugs. É o que acontece com o gtk / gnome
Acho que foi mais ou menos o que eles fizeram... lançaram uma versão que segundo eles era só para os dev's.
 
Eu gosto de GNOME e como a minha distro favorita (Ubuntu) usa maioritariamente GNOME (Kubuntu tem um KDE um pouco ranhoso) acabo por usar GNOME... Mas sinceramente considero-o bastante incompleto em funções avançadas... com isto quero dizer que o GNOME serve para um user que so vê mails, faz uns documentos, usa a internet, etc. E deixa as opções mais avançadas para a consola. Isto por um lado é bom para aprendermos mais sobre o sistema... por outro prefiro a idealogia do KDE de dar mais opções ao user. Se for feito como deve de ser, como no KDE 4, acaba por não confundir muito mas aumenta em muito a facilidade de uso de um sistema Linux.

Para ser franco estou à espera do KDE 4.1 para ver se migro para KDE.

Sinceramente nem sei o que esperar do GNOME 3. Espero que melhorias graficas são inerentes ao uso de GTK+ 3 mas além disso que é que poderá haver mais de novo??

Se se mostrar digno volto para GNOME (caso esteja a agarrado a KDE nessa altura :P).
 
Eu do GNOME 3 não espero nada, porque não me interessa. Se eles continuarem com as directrizes do GNOME 2, vão bem encaminhados. Se o conseguirem tornar mais leve, ainda melhor!

Agora, do GTK3 espero bem mais. Espero que seja um concorrente à altura para o QT4 (coisa que o GTK2 actualmente não é). Espero que possibilite mais opções para quem desenvolver programas nestas framework. Espero que conseguia estar mais optimizada, que consiga mesmo reduzir os consumos para a máquina (se bem que o hit não é nada por aí além, mas pouco é melhor que nada). Espero que traga um novo set de features (transparencias, por exemplo) a vierem suportadas de origem. Espero que seja uma real evolução do GTK2 e não apenas uma coisa para mostrar "Hey, estamos vivos e fizemos release de uma major version!".
 
Back
Topo