1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GNOME 3 / Gtk 3

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por esquiso, 10 de Julho de 2008. (Respostas: 152; Visualizações: 21435)

  1. esquiso

    esquiso Power Member

    @ Phoronix

    Esperam-se mais desenvolvimentos num futuro proximo :)
     
  2. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Próximo? think again :P
     
  3. esquiso

    esquiso Power Member

    Sim, é bastante provável que novidades e novas noticias surjam não daqui a muito tempo :) O buzz, ao menos, está criado.
     
  4. VuDu

    VuDu Power Member

    2010, a tempo do 10.4LTS
     
  5. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Estes tipos não eram da politica "It's done when it's done" ?
    Por o KDE4 ter "saltado", agora têm a todo o custo de "trazer novidades" :/
    I don't like rush ...
     
  6. uterrorista

    uterrorista Suspenso

    Penso que com o Gnome 3 não haverá tanta alteração como o KDE 4.
    Em equipa vencedora não se mexe.

    O Gnome prima pela funcionalidade e não pelo eye-candy, por isso penso as alterações que possam surgir sejam pequenas melhorias e não grandes revoluções do seu aspecto e funcionalidades.
     
    Última edição: 10 de Julho de 2008
  7. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Mas assim sendo, pequenas melhorias, qual o sentido de lançar 1 versão nova e não, como agora, subversões?
     
  8. VuDu

    VuDu Power Member

    Se vão mudar muito ou não.. só o tempo o dirá, o que se sabe é q vai usar o gtk3... mas também em relação a esse não sei de info nenhuma.
     
  9. Vão lançar uma nova versão porque irão passar a utilizar o gtk3, que irá quebrar a compatibilidade com a actual gkt 2.x
     
  10. Nomearod

    Nomearod Power Member

    2010? Bah... Esperar 2 anos... =/

    É desta que migro para KD4 :)
     
  11. Devil999

    Devil999 Power Member

    De facto, dois anos é muita coisa. Mas há sempre um lado positivo nisto! Pode ser que daqui a uns meses comecem a lançar umas alphas e umas betas para o pessoal experimentar. Sempre é melhor do que nada :)
    Eu como utilizador de Gnome (KDE nunca me disse nada, não acho prático, provavelmente porque também nunca perdi grande tempo com ele) estou ansioso para ver as mudanças.
     
  12. pureluck

    pureluck Power Member

    Bah. Mais depressa muda o kernel para a 3.0 (é porque sim). Tudo o que existe até agora são especulações de quando vai sair, o que vai ter de novo, etc...

    O hype já existe há muito, muito tempo. Chama-se "Topaz" (codename) e não passam de ideias. Inclusive a gnome tem uma páginazeca intitulada de http://live.gnome.org/ThreePointZero que a única coisa que diz é que eles não andam lá muito para aí virados. Entretanto saiu o vista, o compiz e o kde4, e mesmo assim ninguém viu razão de fazer update ao bicho que é a GTK.. Duvido que a malta do gnome esteja muito preocupada com isto..

    Sebém que a GTK já levava um updatezinho. Está a começar a ficar limitada no que diz respeito a coisas que ultrapassem o normal (botãozito ali, caixa de texto acolá, frame aqui..). Era porreiro que em gnome se pudesse fazer nativamente algo interessante tipo a ribbon do office 2007.
     
  13. Goncalo Silva

    Goncalo Silva Power Member

    Sim, aos 6 meses que faltavam para a saída do Gnome 2.30 foi acrescentado 1 ano e sai o Gnome 3.0 em vez do 2.3, nessa altura.

    Eu acho uma boa jogada, simplesmente acho que a adopção da filosofia KDE (core + imensas camadas) é mau. Não é que a estrutura seja má, porque é excelente, mas se eles se saíssem com uma alternativa igualmente viável era melhor. A isso se chama evolução..
     
  14. rpnetwork

    rpnetwork Power Member

    Eu acho que a equipa de dev's do gnome ainda tem muito pela frente... falta um "centro de controlo" (ou coisa com as mesmas funções) falta o suporte *oficial* no gtk para transparência, etc. Para não falar não falar que ainda têm de suportar os standards do freedesktop.org.
    Mas ao contrário dos dev's do kde4, eles não vão lançar uma release "inacabada" para os utilizadores usarem.
     
  15. Desculpem o off topic mas tenho que discordar. No lançamento do Kde 4.0 foi dito que este lançamento era um convite aos desenvolvedores para que estes portassem as suas aplicações para o Kde 4, e para que os mais curiosos pudessem ver aquilo que será o futuro do Kde. Não sou eu que o digo, fui Nuno pinheiro em entrevista no Webtuga:

    "Bruno: A versão 4.0 do KDE é um marco importante neste projecto, já que foram feitas várias alterações de fundo. Por essa internet fora tenho lido vários comentários que dizem que o KDE 4.0 não está pronto para produção. Qual é a tua opinião sobre isso?

    Nuno: Não está claramente, dá para usar, mas não é um substituto para o 3.5 por exemplo.
    Como disse na resposta anterior, esta release tem como principal objectivo os pilares do kde 4, e esses estão prontos code wise isto é o grosso do trabalho dos pilares esta feito, é a partir destes pilares que tudo o resto se vai construir, e na minha opinião de engenheiro civil são grandes e fantásticos pilares.
    Acho incrível o que conseguimos especialmente que dê para usar e funcione minimamente."

    Podem ler a entrevista aqui: http://www.webtuga.com/GNU/Linux/ou...os-responsaveis-pelo-interface-do-KDE-4.wtuga
     
  16. rpnetwork

    rpnetwork Power Member

    mas se fosse assim, para só para os dev's tinham disponibilizado uma versão própria, não?
    poderiam até só disponibilizar um SDK para desenvolverem os programas, assim seria um wm muito melhor e cheio de funcionalidades. No entanto não há nada de mal em demorar mais um bocado e trazer uma coisa muito melhor e cheia de programas sem (ou com poucos) bugs. É o que acontece com o gtk / gnome
     
  17. VuDu

    VuDu Power Member

    Huh? Mas alguém te forçou a instalar instalar a 4.0? Quantas distros não-beta trazem o 4.0?
    Todagente já sabia que o KDE 4 para as massas seria o 4.1.
     
  18. Acho que foi mais ou menos o que eles fizeram... lançaram uma versão que segundo eles era só para os dev's.
     
  19. petersaints

    petersaints Power Member

    Eu gosto de GNOME e como a minha distro favorita (Ubuntu) usa maioritariamente GNOME (Kubuntu tem um KDE um pouco ranhoso) acabo por usar GNOME... Mas sinceramente considero-o bastante incompleto em funções avançadas... com isto quero dizer que o GNOME serve para um user que so vê mails, faz uns documentos, usa a internet, etc. E deixa as opções mais avançadas para a consola. Isto por um lado é bom para aprendermos mais sobre o sistema... por outro prefiro a idealogia do KDE de dar mais opções ao user. Se for feito como deve de ser, como no KDE 4, acaba por não confundir muito mas aumenta em muito a facilidade de uso de um sistema Linux.

    Para ser franco estou à espera do KDE 4.1 para ver se migro para KDE.

    Sinceramente nem sei o que esperar do GNOME 3. Espero que melhorias graficas são inerentes ao uso de GTK+ 3 mas além disso que é que poderá haver mais de novo??

    Se se mostrar digno volto para GNOME (caso esteja a agarrado a KDE nessa altura :P).
     
  20. esquiso

    esquiso Power Member

    Eu do GNOME 3 não espero nada, porque não me interessa. Se eles continuarem com as directrizes do GNOME 2, vão bem encaminhados. Se o conseguirem tornar mais leve, ainda melhor!

    Agora, do GTK3 espero bem mais. Espero que seja um concorrente à altura para o QT4 (coisa que o GTK2 actualmente não é). Espero que possibilite mais opções para quem desenvolver programas nestas framework. Espero que conseguia estar mais optimizada, que consiga mesmo reduzir os consumos para a máquina (se bem que o hit não é nada por aí além, mas pouco é melhor que nada). Espero que traga um novo set de features (transparencias, por exemplo) a vierem suportadas de origem. Espero que seja uma real evolução do GTK2 e não apenas uma coisa para mostrar "Hey, estamos vivos e fizemos release de uma major version!".
     

Partilhar esta Página