GNOME 3 / Gtk 3

Tentei testar o tal Gnome 3 com o Fedora 15 mas sem sorte em maquina virtual o fedora está super mega Bugado XD
Vou espera para ver ele em outra distro pq Fedora nunca foi das minhas favoritas

Abraços.
 
São ambos baseados nos mesmos conceitos, mas não considero nenhum cópia do outro. Os conceitos e tecnologias que a Canonical e a Red Hat utilizaram no desenvolvimento da Shell são muito diferentes, de qualquer forma o importante é que os utilizadores poderão sempre escolher aquele que mais gostam.
 
Ora aqui fica um artigo interessante para fazer mods ao Gnome3... Em termos de costumização a gnome shell está um aborto mas quem for mais aventureiro parece que afinal as coisas não são assim tão más :P
 
Testei a iso no site deles e até gostei do que vi, acho que pode ser melhorado mas a primeira impressão até é positiva (e que como é óbvio nada tem a ver com o testar como update de um Gnome já instalado onde a impressão é muito pior).

Agora é esperar por distros com isto de forma nativa, de preferência o Mint. :D
 
Espetei o Gnome 3 no Ubuntu 11.04 e estou a adorar...
Precisa de ser mais polido e ter mais capacidades de costumização, mas já está muito bom. Acho que está bem melhor que o aborto do Unity que a Canonical decidiu criar por razões misteriosas.
 
Última edição:
Espetei o Gnome 3 no Ubuntu 11.04 e estou a adorar...
Precisa de ser mais polido e ter mais capacidades de costumização, mas já está muito bom. Acho que está bem melhor que o aborto do Unity que a Canonical decidiu criar por razões misteriosas.

Penso que neste momento quem oferece mais capacidades de customização é o openSUSE, existe um batalhão de extensões (para além das disponíveis) feitas pelo Malcom Lewis que incluem:

- user theme;
- noa11y (retirar o icon abichanado para pessoas com deficiencias visuais/auditivas), esta é a minha preferida, não sei alma de quem é que o GNOME sugere que somos todos deficientes;
- implementação YaST no menu;
- Shutdown visível no menu;
- etc etc etc...

Tens também o gnome-tweak-tool que é uma feature não muito conhecida que te oferece algumas capacidades de customização extra... e bastantes temas na deviantart.com.
 
Penso que neste momento quem oferece mais capacidades de customização é o openSUSE, existe um batalhão de extensões (para além das disponíveis) feitas pelo Malcom Lewis que incluem:

- user theme;
- noa11y (retirar o icon abichanado para pessoas com deficiencias visuais/auditivas), esta é a minha preferida, não sei alma de quem é que o GNOME sugere que somos todos deficientes;
- implementação YaST no menu;
- Shutdown visível no menu;
- etc etc etc...

Tens também o gnome-tweak-tool que é uma feature não muito conhecida que te oferece algumas capacidades de customização extra... e bastantes temas na deviantart.com.

Estou tão habituado a ditros debian based que me custa mudar para openSUSE ou Fedora.
Para já estou bem com Ubuntu 11.04 + Gnome 3, mas vou continuar à espera de algo debian based que traga o gnome 3 de origem e com capacidades de costumização.
O tweak tool já usei, tem opções bastante uteis, principalmente a de mudar as fonts, já que as de origem são enormes.
 
Estou tão habituado a ditros debian based que me custa mudar para openSUSE ou Fedora.
Para já estou bem com Ubuntu 11.04 + Gnome 3, mas vou continuar à espera de algo debian based que traga o gnome 3 de origem e com capacidades de costumização.
O tweak tool já usei, tem opções bastante uteis, principalmente a de mudar as fonts, já que as de origem são enormes.

Procura na base de pacotes da Debian se teem algo como: gnome-shell-extensions. Se não tiverem é uma questão de tempo até surgir, ou então podes sempre compilar a partir das sources no GIT.
 
No Arch, o Gnome 3 substituiu o Gnome 2 no dia 30 de Abril. Devo dizer que foi um update bem mais suave que o que tinha pensado, não me deu problemas, mesmo tendo em conta que tem como dependência o Pulse (que eu não usava).

Estou-me a mostrar bastante menos resistente à alteração radical do que o que estava a pensar. Estou a gostar bastante e estou a achar prático. Uso-o no trabalho, achei o layout do gnome-shell bastante úitil para gerir as janelas e os desktops virtuais, mesmo o "Type to search" está-se a tornar hábito para abrir aplicações e documentos.

Como disse o Ketheriel, com algumas gnome-shell-extensions e o gnome-tweak-tool resolvi algumas situações mais chatas. Ainda não está perfeito, longe disso, mas parece-me um bom caminho.
 
Back
Topo