Gnome PulseAudio Applet

APLinhares

OpenSource
Gnome PulseAudio Applet

Uma das funções que mais aprecio no Windows Vista é a possibilidade de regular o volume de diferentes aplicações. Esta função estava aliás prevista para o Ubuntu Jaunty Jackalope mas acabou por ser adiada para a próxima versão, o Karmic Koala. Pois bem, quer saber como fazê-lo em Linux?
gnome_pulseaudio_applet.jpg

O PulseAudio é um projecto inovador, multi-plataforma, que surgiu há alguns anos para substituir o Enlightened Sound Daemon (ESD). Actualmente, é já utilizado pela larga maioria de distribuições Linux, entre as quais o Fedora, Ubuntu, Mandriva, Linux Mint e openSUSE. No entanto, nem sempre foi visto com bons olhos. A fraca implementação feita pelos desenvolvedores do Ubuntu aquando do lançamento do Hardy Heron, valeu ao PulseAudio uma série de críticas e uma reputação a afundar-se à velocidade do Titanic.
gnome_pulseaudio_applet_horizontal.jpg

Ainda assim, as vantagens deste novo projecto são mais que muitas. Neste artigo vamos ensinar-lhe a regular o som de diferentes aplicações a partir do PulseAudio. Para tal, teremos de recorrer a um projecto que dá pelo nome de Gnome PulseAudio Applet. O primeiro passo será descarregar e instalar um dos pacotes apresentados no final deste artigo, deb ou rpm. Em alternativa, veja aqui como instalar a partir do código-fonte.
Posto isto, vá a System > Preferences > Startup Applications, clique em Add e preencha os campos da seguinte forma:
gnome_pulseaudio_startup.png

E terminámos. Assim que reiniciar o computador, a nova applet deverá surgir na tray e poderá remover o controlar de volume padrão.
Homepage
Fonte
 
Back
Topo