GNU/Linux atinge pela primeira vez 1% de share

flsantos

Power Member
Pela primeira vez o GNU/Linux atinge a barreira psicológica de 1% de share em SOs.

Linux Breaks 1% on the Client
Linux usage share on client devices has surpassed 1% for the first time in our tracking. Linux has been successful primarily as a server operating system, but client usage share has not kept pace with server share Linux has reached this important milestone on the client as Linux-based systems have become more functional, easier to use, and pre-installed on computers from vendors like Dell.

Fonte aqui.

Não sei se a fonte é fidedigna e se realmente tem interesse este share, mas pode ser que com este aumento significativo (há um ano tinha 0,63 de share) as incompatibilidades com algum hardware manhoso possam vir a ser debeladas.
 
Só agora 1%?!
Pah, eu sabia que eramos poucos, mas se só agora conseguimos 1%...
Mas bem, quer dizer que estamos a atraír mais gente para o Dark Side XD

Cumps.
 
É uma boa notícia, mas vamos lá a continuar o excelente trabalho que tem sido feito nos últimos 20 anos e crescer cada vez mais.
 
Pois esse 1% deve ser no mercado civil, e não no mercado profissional, pois GNU\Linux tem uma quota bastante grande de utilização em ambientes de servidores, e de simulação cientifica...
E diga-se de passagem que no sector da simulação e do mercado server GNU\Linux faz o seu trabalho com muita competencia, e dando a oportunidade de se poder adaptar a cada situação...

Cumps
 
Esta estatística refere-se só ao mercado de desktop, bem explícito na notícia.
É uma boa notícia, mas concordo com o skorzen...
 
O que é irónico é que provavelmente isso se deve maioritariamente ao Ubuntu, o que não deve agradar muito aos hardcore users.
 
É muito complicado saber com exactidão o share independentemente de estarmos a falar de SO's, Browsers ou outra coisa qualquer. Os números valem o que valem mas não me parece que possa haver qualquer contestação à subida no share do Linux e do MacOS no mercado de desktops. É um facto inegável embora se é por mais ou menos algumas décimas, isso é discussão que não vale a pena entrar.

O Ubuntu contribuiu imenso para a popularidade do Linux mas em relação ao desenvolvimento do mesmo, já mereceu duras críticas. Aliás, Ubuntu depende muito do Debian e pouco contribui para o Kernel. Mesmo assim, há que reconhecer as suas virtudes, porque as tem, mas tembém tem os seus defeitos.
Concordo com o que foi dito, Linux é Linux e se há gente que está satisfeito com Ubuntu, quem sou eu para dizer o contrário !
 
Seja que empresa for a que faz as sondagens ou neste caso que recolhe a informação têm um erro associado e se quiserem ter o pior caso usem esse erro para saber.
 
Ao menos que não desça de share! Sempre é melhor que nada. Pode ser que comecem aparecer ainda mais users, o que era óptimo! :D
 
Descer não desce, a tendência é para crescer. A questão será até onde poderá ir a popularidade do Linux nos Desktops.
O Linux tem que agradecer imenso à comunidade Brasileira que é uma das mais activas e que nos tem oferecido excelentes distribuições.
 
atenção que é 1% em desktops. nos servidores a % é bem maior.
Pois,mas a maioria tem a ver com escolas de certeza,alem de eu achar o unix melhor,por exemplo o pc-bsd é excelente,só é pena quase não existirem drivers:(,e quando as instala tipo a driver da nvidia não é necessario estar a usar uma kernel modificada ou raio por causa da drive,acho que o pessoal devia dar mais suporte ao unix(tipo pc-bsd,freebsd) que ao linux.
 
Pois,mas a maioria tem a ver com escolas de certeza,alem de eu achar o unix melhor,por exemplo o pc-bsd é excelente,só é pena quase não existirem drivers:(,e quando as instala tipo a driver da nvidia não é necessario estar a usar uma kernel modificada ou raio por causa da drive,acho que o pessoal devia dar mais suporte ao unix(tipo pc-bsd,freebsd) que ao linux.
Unix tem "dono" e o seu desenvolvimento é fechado. Se estivermos a falar Linux, a sua licença permite uma partilha "democrática" e defende a continuidade sem os tradicionais "leechers", o BSD tem uma licença demasiado liberal com consequências quanto a mim, nefastas, basta olhar para o MacOS que uma parte do seu código é BSD e eles não deram cavaco a ninguém.. mas como disse, também não eram obrigados a tal devido à licença demasiado liberal.
Não tenho qualquer pudor a usar seja lá que SO fôr ! Se o BSD suprir as minhas necessidades, não terei qualquer problema em usá-lo... infelizmente, tal como disseste, tem um péssimo suporte ao Hardware mas isso é culpa dos fabricantes e não do SO.
A ver vamos o que o futuro nos reserva.
 
Eu também costumo usar esse site como referencia mas não sei até que ponto é fiável. Também nenhum acaba por ser porque uns monitorizam uns sites outros monitorizam outros sites acabando por dar resultados diferentes como é demonstrado neste: http://www.w3counter.com/globalstats.php
De facto é complicado saber ao certo. Talvez uma ferramenta como o popularity-contest da debian ajudasse nessa monotorização.
Como o lightMC referiu, no w3c por ex diz
4 Linux 2.16%
:rolleyes:
 
Para muitos pode parecer pouco num mundo dominado por windows mas se pensarmos nas pessoas que hoje em dia utilizam Linux no dia a dia e à 2 ou 4 anos atrás vamos ver que o numero de utilizadores cresceu pelo menos uns 500%! Eu já conheço muitas pessoas que sabem que Linux é um sistema operativo!
 
Back
Topo