1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GNU/Linux atinge pela primeira vez 1% de share

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por flsantos, 3 de Maio de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 2060)

  1. flsantos

    flsantos Power Member

    Pela primeira vez o GNU/Linux atinge a barreira psicológica de 1% de share em SOs.

    Fonte aqui.

    Não sei se a fonte é fidedigna e se realmente tem interesse este share, mas pode ser que com este aumento significativo (há um ano tinha 0,63 de share) as incompatibilidades com algum hardware manhoso possam vir a ser debeladas.
     
  2. JohnTH

    JohnTH I fold therefore I AM

    Só agora 1%?!
    Pah, eu sabia que eramos poucos, mas se só agora conseguimos 1%...
    Mas bem, quer dizer que estamos a atraír mais gente para o Dark Side XD

    Cumps.
     
  3. lothar_m

    lothar_m Power Member

    atenção que é 1% em desktops. nos servidores a % é bem maior.
     
  4. skorzen

    skorzen Power Member

    É uma boa notícia, mas vamos lá a continuar o excelente trabalho que tem sido feito nos últimos 20 anos e crescer cada vez mais.
     
  5. Psycop

    Psycop I fold therefore I AM

    Pois esse 1% deve ser no mercado civil, e não no mercado profissional, pois GNU\Linux tem uma quota bastante grande de utilização em ambientes de servidores, e de simulação cientifica...
    E diga-se de passagem que no sector da simulação e do mercado server GNU\Linux faz o seu trabalho com muita competencia, e dando a oportunidade de se poder adaptar a cada situação...

    Cumps
     
  6. flsantos

    flsantos Power Member

    Esta estatística refere-se só ao mercado de desktop, bem explícito na notícia.
    É uma boa notícia, mas concordo com o skorzen...
     
  7. S.T.E.E.L.

    S.T.E.E.L. Power Member

    O que é irónico é que provavelmente isso se deve maioritariamente ao Ubuntu, o que não deve agradar muito aos hardcore users.
     
  8. Pad

    Pad Power Member

    Não agrada porquê? Linux é Linux, quer seja aqui ou na China, quer seja Gentoo ou Ubuntu.
     
  9. lightMC

    lightMC Power Member

    Eu também costumo usar esse site como referencia mas não sei até que ponto é fiável. Também nenhum acaba por ser porque uns monitorizam uns sites outros monitorizam outros sites acabando por dar resultados diferentes como é demonstrado neste: http://www.w3counter.com/globalstats.php
     
  10. John Silva

    John Silva Power Member

    É muito complicado saber com exactidão o share independentemente de estarmos a falar de SO's, Browsers ou outra coisa qualquer. Os números valem o que valem mas não me parece que possa haver qualquer contestação à subida no share do Linux e do MacOS no mercado de desktops. É um facto inegável embora se é por mais ou menos algumas décimas, isso é discussão que não vale a pena entrar.

    O Ubuntu contribuiu imenso para a popularidade do Linux mas em relação ao desenvolvimento do mesmo, já mereceu duras críticas. Aliás, Ubuntu depende muito do Debian e pouco contribui para o Kernel. Mesmo assim, há que reconhecer as suas virtudes, porque as tem, mas tembém tem os seus defeitos.
    Concordo com o que foi dito, Linux é Linux e se há gente que está satisfeito com Ubuntu, quem sou eu para dizer o contrário !
     
  11. metRo_

    metRo_ Power Member

    Seja que empresa for a que faz as sondagens ou neste caso que recolhe a informação têm um erro associado e se quiserem ter o pior caso usem esse erro para saber.
     
  12. Meados

    Meados Power Member

    Poucos mas bons. :D
     
  13. pedrosimoes

    pedrosimoes 1st Folding then Sex

    Ao menos que não desça de share! Sempre é melhor que nada. Pode ser que comecem aparecer ainda mais users, o que era óptimo! :D
     
  14. John Silva

    John Silva Power Member

    Descer não desce, a tendência é para crescer. A questão será até onde poderá ir a popularidade do Linux nos Desktops.
    O Linux tem que agradecer imenso à comunidade Brasileira que é uma das mais activas e que nos tem oferecido excelentes distribuições.
     
  15. max enzo

    max enzo What is folding?

    Pois,mas a maioria tem a ver com escolas de certeza,alem de eu achar o unix melhor,por exemplo o pc-bsd é excelente,só é pena quase não existirem drivers:(,e quando as instala tipo a driver da nvidia não é necessario estar a usar uma kernel modificada ou raio por causa da drive,acho que o pessoal devia dar mais suporte ao unix(tipo pc-bsd,freebsd) que ao linux.
     
  16. heeven

    heeven Power Member

    a pouco e pouco, vai ganhando o seu espaço nos desktops...! :)
     
  17. John Silva

    John Silva Power Member

    Unix tem "dono" e o seu desenvolvimento é fechado. Se estivermos a falar Linux, a sua licença permite uma partilha "democrática" e defende a continuidade sem os tradicionais "leechers", o BSD tem uma licença demasiado liberal com consequências quanto a mim, nefastas, basta olhar para o MacOS que uma parte do seu código é BSD e eles não deram cavaco a ninguém.. mas como disse, também não eram obrigados a tal devido à licença demasiado liberal.
    Não tenho qualquer pudor a usar seja lá que SO fôr ! Se o BSD suprir as minhas necessidades, não terei qualquer problema em usá-lo... infelizmente, tal como disseste, tem um péssimo suporte ao Hardware mas isso é culpa dos fabricantes e não do SO.
    A ver vamos o que o futuro nos reserva.
     
  18. slack_guy

    slack_guy Power Member

    No meu caso é muito fácil. Casa: 100% Linux; empresa: 100% Linux. :)
     
  19. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    De facto é complicado saber ao certo. Talvez uma ferramenta como o popularity-contest da debian ajudasse nessa monotorização.
    Como o lightMC referiu, no w3c por ex diz
    :rolleyes:
     
  20. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Para muitos pode parecer pouco num mundo dominado por windows mas se pensarmos nas pessoas que hoje em dia utilizam Linux no dia a dia e à 2 ou 4 anos atrás vamos ver que o numero de utilizadores cresceu pelo menos uns 500%! Eu já conheço muitas pessoas que sabem que Linux é um sistema operativo!
     

Partilhar esta Página