1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GNU/Linux e não apenas Linux!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Ghetto_smurf, 11 de Abril de 2006. (Respostas: 39; Visualizações: 1817)

1. Ghetto_smurf

Ghetto_smurf Power Member

Bem, decidi criar este tópico, para esclarecer sobre um assunto muito pouco falado. Muitos falam do Linux como um sistema operativo. Não podiam estar mais errados.
    Aqui vai uma pequena história para perceberem que o nome do sistema é GNU/Linux.
    Vamos começar pelo GNU:

Em poucas palavras, o GNU são todos os aplicativos no GNU/Linux. Como o Linux foi lançado de acordo com as ideias do GNU /software livre), o projecto do kernel hurd foi interrompido.
    Agora, vamos ver o que realmente significa o termo Linux:

Ora, o Linux é uma pequena porção do código de uma distribuição. Ou seja, O Ubuntu, por exemplo, é uma mistura de software GNU com o kernel Linux. Daí o nome GNU/Linux.
    O kernel do GNU ainda está em desenvolvimento, embora ainda num processo muito lento:

O único sistema GNU/Hurd disponível no momento é o Debian GNU/Hurd. O Hurd ainda está numa fase de desenvolvimento muito sensivel, pois muito programas do GNU e outras licenças não estão preparadas para dar suporte ao Hurd.
    Como podem ver, o termo correcto a assinalar é GNU/Linux. Chamar Linux ao sistema em seu todo é errado, pois nem se trata mais de metade do código de qualquer distribuição.

Fonte: Wikipedia
    Debian GNU/Hurd

Eu comecei a adpotar o termo GNU/Linux à pouco tempo, e tento alertar os utilizadores. Acho importante respeitar os dois lados do software de uma distribuição.

Aceito críticas

Última edição: 11 de Abril de 2006
  2. vbmaster

vbmaster 1st Folding then Sex

Muito bom para quem ainda não sabe.... ;)

3. Ghetto_smurf

espero que defendas o termo correcto! ;)

4. vbmaster

Já sabes como é... é isso que tenho feito...

offtopic:

Ainda ando a pensar se vale realmente a pena fazer a proposta ao admin "lá do outro sítio" para termos o nome correcto na nossa secção...

5. timber

timber Zwame Advisor

Usa Português de Portugal

6. blastarr

blastarr Power Member

Só um minor qwibble: é "comecei", não "começei" (não se usam "ç" antes de "e" ou "i" nas palavras) :)

7. Ghetto_smurf

ups.... crap happens

(vbmaster pensa bem nisso)

8. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

Mas andar a falar de GNU/Linux também é um bocado chato. É como que para abreviar. E porquê que na tua assinatura não tens "member of GNU/Linteam"? Era mais correcto, já que tem a ver com o GNU/Linux. :D

9. HecKel

HecKel The WORM

Bom artigo :)

De facto gosto mais de dizer apenas "Linux" do que "GNU/Linux", metade do pessoal iria olhar de lado a pensar "what a hell?", outro quarto do pessoal iria pensar "GEEK" e os outros 25% iriam pensar "olha..., sabe qualquer coisita"..., assim com apenas "Linux" ninguém leva a mal :p

abraços, HecKel

10. vbmaster

Leva o Stallman e bem, que se vai aos arames com essas coisas.... :P

11. Ghetto_smurf

-"'tou a usar Linux"

sim, eu tb estou a usar o Linux. e o GNOME? XXMS? é Linux tambem? se sim, bolas, o Linus deve ter tido um trabalho...

(desculpem lá, mas sou eu que ando a ir a palestras de software livre e tou a virar para a parte política disto ;)

12. xtr3me

xtr3me Power Member

Eu por acaso só não digo GNU/Linux porque acho que o Stallman se esforça demasiado por querer que as pessoas reconheçam a sua contribuíção. Acho que isso devia ser natural e não algo forçado.
    Em todas as suas palestras, inclusivé a que assisti aqui na faculdade, ele faz quase uma cruzada para que as pessoas saibam e digam que a GNU está muito ligada ao linux (que está, isso é inegável), mas também não deixa de ser verdade que se não fosse o kernel do Linus, se calhar o linux aínda hj estaria a dar os seus primeiros passos (vejam o HURD que não sai da cepa torta). No entanto, não tenho qualquer problema em reconhecer a importância FUNDAMENTAL que a GNU teve em todo o processo (e aínda tem), para além do grande senhor que é o R.Stallman

13. xtr3me

xtr3me Power Member

Mas estás a ver a política pelo lado errado. O XMMS não foi a gnu que desenvolveu, nem o gnome. Estão sim protegidos pela GPL, mas de resto nada mais têm com a GNU. Se falares do Emacs, e outros, aí sim, mas o que é facto é que já há muitas apps desenvolvidas por empresas especializadas e que nada têm a ver com a GNU software foundation e por isso, se calhar antes fazia mais sentido dizer GNU/Linux do que agora. Mas sim, deve ser dado mérito e reconhecimento à GNU e ao seu fundador ... Mas esse reconhecimento é merecido natural e não imposto ou forçado por eles.

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Que o sistema completo se chama GNU/Linux isso eu sei... "Linux" é a forma de dizer abreviado, da mesma forma que ninguem fala "Olha vou a cinemateca ver o filme X,Y,Z", mas "Vou ao cinema ver o filme X,Y,Z" ;)

PS. bom post

15. odr4cir

odr4cir Power Member

Por acaso já sabia (mas descobri algum tempo depois de usar linux... ok GNU/Linux :P ), o engraçado é que se falarmos à maioria das pessoas que conhece linux em GNU/Linux eles perguntam logo que distro é essa... :lol:

É um bocado inglorio para o ppl do GNU que o SO seja mais conhecido por linux.
    Acho demais é o facto de GNU ser um acronimo recursivo que ainda por cima passa uma mensagem que é identificativa da organização à qual dá nome, é mm l33t. :D ... nem o Leonardo nos livros do Dan Brown fez algo semelhante :P

16. greven

greven Folding Artist

Também já sabia...obviamente, qualquer geek que se preze sabe isso! :D

Fora de brincadeiras. A melhor forma de agradar a Gregos e Troianos era deixar cair o termo GNU e Linux nas Distros e inventarem um novo, tipo: