1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GNU/Linux e não apenas Linux!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Ghetto_smurf, 11 de Abril de 2006. (Respostas: 39; Visualizações: 1817)

  1. Ghetto_smurf

    Ghetto_smurf Power Member

    Bem, decidi criar este tópico, para esclarecer sobre um assunto muito pouco falado. Muitos falam do Linux como um sistema operativo. Não podiam estar mais errados.
    Aqui vai uma pequena história para perceberem que o nome do sistema é GNU/Linux.
    Vamos começar pelo GNU:

    Em poucas palavras, o GNU são todos os aplicativos no GNU/Linux. Como o Linux foi lançado de acordo com as ideias do GNU /software livre), o projecto do kernel hurd foi interrompido.
    Agora, vamos ver o que realmente significa o termo Linux:

    Ora, o Linux é uma pequena porção do código de uma distribuição. Ou seja, O Ubuntu, por exemplo, é uma mistura de software GNU com o kernel Linux. Daí o nome GNU/Linux.
    O kernel do GNU ainda está em desenvolvimento, embora ainda num processo muito lento:

    O único sistema GNU/Hurd disponível no momento é o Debian GNU/Hurd. O Hurd ainda está numa fase de desenvolvimento muito sensivel, pois muito programas do GNU e outras licenças não estão preparadas para dar suporte ao Hurd.
    Como podem ver, o termo correcto a assinalar é GNU/Linux. Chamar Linux ao sistema em seu todo é errado, pois nem se trata mais de metade do código de qualquer distribuição.

    Fonte: Wikipedia
    Debian GNU/Hurd

    Eu comecei a adpotar o termo GNU/Linux à pouco tempo, e tento alertar os utilizadores. Acho importante respeitar os dois lados do software de uma distribuição.

    Aceito críticas
     
    Última edição: 11 de Abril de 2006
  2. vbmaster

    vbmaster 1st Folding then Sex

    Muito bom para quem ainda não sabe.... ;)
     
  3. Ghetto_smurf

    Ghetto_smurf Power Member

    espero que defendas o termo correcto! ;)
     
  4. vbmaster

    vbmaster 1st Folding then Sex

    Já sabes como é... é isso que tenho feito...

    offtopic:

    Ainda ando a pensar se vale realmente a pena fazer a proposta ao admin "lá do outro sítio" para termos o nome correcto na nossa secção...
     
  5. timber

    timber Zwame Advisor

    Usa Português de Portugal
     
  6. blastarr

    blastarr Power Member

    Só um minor qwibble: é "comecei", não "começei" (não se usam "ç" antes de "e" ou "i" nas palavras) :)
     
  7. Ghetto_smurf

    Ghetto_smurf Power Member

    ups.... crap happens

    (vbmaster pensa bem nisso)
     
  8. h3NtRiX

    h3NtRiX Power Member

    Mas andar a falar de GNU/Linux também é um bocado chato. É como que para abreviar. E porquê que na tua assinatura não tens "member of GNU/Linteam"? Era mais correcto, já que tem a ver com o GNU/Linux. :D
     
  9. HecKel

    HecKel The WORM

    Bom artigo :)

    De facto gosto mais de dizer apenas "Linux" do que "GNU/Linux", metade do pessoal iria olhar de lado a pensar "what a hell?", outro quarto do pessoal iria pensar "GEEK" e os outros 25% iriam pensar "olha..., sabe qualquer coisita"..., assim com apenas "Linux" ninguém leva a mal :p

    abraços, HecKel
     
  10. vbmaster

    vbmaster 1st Folding then Sex

    Leva o Stallman e bem, que se vai aos arames com essas coisas.... :P
     
  11. Ghetto_smurf

    Ghetto_smurf Power Member

    -"'tou a usar Linux"

    sim, eu tb estou a usar o Linux. e o GNOME? XXMS? é Linux tambem? se sim, bolas, o Linus deve ter tido um trabalho...

    (desculpem lá, mas sou eu que ando a ir a palestras de software livre e tou a virar para a parte política disto ;)
     
  12. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Eu por acaso só não digo GNU/Linux porque acho que o Stallman se esforça demasiado por querer que as pessoas reconheçam a sua contribuíção. Acho que isso devia ser natural e não algo forçado.
    Em todas as suas palestras, inclusivé a que assisti aqui na faculdade, ele faz quase uma cruzada para que as pessoas saibam e digam que a GNU está muito ligada ao linux (que está, isso é inegável), mas também não deixa de ser verdade que se não fosse o kernel do Linus, se calhar o linux aínda hj estaria a dar os seus primeiros passos (vejam o HURD que não sai da cepa torta). No entanto, não tenho qualquer problema em reconhecer a importância FUNDAMENTAL que a GNU teve em todo o processo (e aínda tem), para além do grande senhor que é o R.Stallman
     
  13. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Mas estás a ver a política pelo lado errado. O XMMS não foi a gnu que desenvolveu, nem o gnome. Estão sim protegidos pela GPL, mas de resto nada mais têm com a GNU. Se falares do Emacs, e outros, aí sim, mas o que é facto é que já há muitas apps desenvolvidas por empresas especializadas e que nada têm a ver com a GNU software foundation e por isso, se calhar antes fazia mais sentido dizer GNU/Linux do que agora. Mas sim, deve ser dado mérito e reconhecimento à GNU e ao seu fundador ... Mas esse reconhecimento é merecido natural e não imposto ou forçado por eles.
     
  14. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Que o sistema completo se chama GNU/Linux isso eu sei... "Linux" é a forma de dizer abreviado, da mesma forma que ninguem fala "Olha vou a cinemateca ver o filme X,Y,Z", mas "Vou ao cinema ver o filme X,Y,Z" ;)

    PS. bom post
     
  15. odr4cir

    odr4cir Power Member

    Por acaso já sabia (mas descobri algum tempo depois de usar linux... ok GNU/Linux :P ), o engraçado é que se falarmos à maioria das pessoas que conhece linux em GNU/Linux eles perguntam logo que distro é essa... :lol:

    É um bocado inglorio para o ppl do GNU que o SO seja mais conhecido por linux.
    Acho demais é o facto de GNU ser um acronimo recursivo que ainda por cima passa uma mensagem que é identificativa da organização à qual dá nome, é mm l33t. :D ... nem o Leonardo nos livros do Dan Brown fez algo semelhante :P
     
  16. greven

    greven Folding Artist

    Também já sabia...obviamente, qualquer geek que se preze sabe isso! :D

    Fora de brincadeiras. A melhor forma de agradar a Gregos e Troianos era deixar cair o termo GNU e Linux nas Distros e inventarem um novo, tipo:

    Powered by Gnulix! :D
     
  17. PiKa_

    PiKa_ Power Member

    looooooooooool essa foi linda!!!
     
  18. alph

    alph Power Member

    É tudo muito engraçado, mas mais cedo ou mais tarde qualquer utilizador ou conhecedor de Linux ouve falar de GNU.

    Penso que é correcto chamar a atenção, mas agora mudar a forma como no dia-a-dia nos referimos ao Linux é exagerar. Estas "disputas" acontecem quando o egoísmo humano tenta sobrepor-se ao desejo e vontade de vários indivíduos criarem algo em comum, na minha opinião.

    Bom texto, though. :)
     
  19. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    eu uso so o termo linux, embora saiba que é so o kernel, tb não vou referir todas as entidades que entraram no desenvolvimento da minha distribuição... acho eu que tem lógica.
     
  20. Ghetto_smurf

    Ghetto_smurf Power Member

    eu tb não vou andar a dizer que é GNU/Novell/.../Linux.

    mas acho que ao dizer GNU/Linux respeita-se a GNU software foundation, que comecou isto tudo. sem o GNU, o linus teria criado o seu kernel para o estudar e o mundo ainda não seria totalemnte livre, fora as variantes do BSD
     

Partilhar esta Página