Gnu-Linux no sector empresarial

hellaxe

Power Member
Penso que este tema que vou iniciar já se falou há muito tempo por aqui mas como sempre tinha bastantes questões laterais.

Um amigo que tem uma pequena empresa que faz projectos de civil pediu-me que lhe desse uns conselhos para actualizar o sistema informático lá do tasco porque vai aumentar a empresa para mais dois ou três empregados. Ao todo deverão ser cerca de 10 pc por agora. O que eles usam é Office, Cad, programa de facturação e contabilidade e mais duas ou três aplicações especificas.

Ele também é agente de seguros (:x2: ) e também tem lá duas pessoas para lidar com isso e estão incluidas nos 10 funcionários.

A questão que le me colocou foi que pretende mudar os Pc mais velhos (são 5 PII) e meter sistemas operativos actualizados porque aqueles correm W98SE. Os outros têm 2000 e 2 XP para o CAD mais recente.

Como já falámos sobre Linux ele perguntou-me qual seria a viabilidade de não gastar muito dinheiro nos SO porque pretendia uma uniformização na empresa. No figurino actual seriam 8 licenças XP.

Ora para aplicações normais de secretária (office e mail) creio que uma distro tipo Ubuntu/Kubuntu é 5* mas o Auto-Cad é muito dificil arranjar um substituto à altura. Assim como para aquelas aplicações especificas que só funcionam em Win.

O programa de contabilidade e facturação é também chato porque em opensource não me parece que haja nada de especial e o Evaristo..............

Eu lembrei-me de uma solução, já que ele não quereria gastar muito dinheiro nos SO:

1- Ubuntu/Kubuntu para toda a gente, com excepção para os dois XP com Autocad.

2- Um Vmplayer com mais uma licença de XP para a facturação e os aplicativos que precisasse e que corresse só em Windows, provavelmente alguns não precisam do XP para correr e podem fazê-lo em 2000 já que ele tem as licenças. Pedem correr noutra Vm se necesário.

3- Um servidorzito de filesharing , mail e net para o escritório em linux.

Isto é possível, não é?

Como estou um pouco longe da realidade empresarial, apelo aos Profissionais (principalmente) no terreno das TI, que trabalham todos os dias com empresas deste tipo (pequenas empresas) que me deêm algumas dicas.

Desculpem pelo longo post.
Obrigado
 
Boas.
Podes ver aqui alternativas p/ o Acad:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=82487

Tenho centrado os meus testes no Progesoft p/ window$ e até agora compativel 100%.
Tem uns pequenitos bugs, que eles avisam aquando da instalação e podem ser corrigidos.
No entanto há mais opções.
Pelo que percebi o Cad p/ Linux, tanto deles como da Bricscad corre c/ o wine, portanto se quiseres experimentar...
 
Office e mail, qualquer distro serve, "todas" elas incluem OpenOffice.org e kontact ou evolution.

Cad é ver a thread recomendada.

Aplicações especificas podes sempre tentar instalar isso com o wine, ou como já disses-te podes sempre tentar vmware ou algo do género. Se é viável, é, desde que consigas substitutos ou instalar pelo menos com o wine os programas. Se não tiveres nada que te peça um MS SQL Server.
 
Back
Topo