1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GNU/Linux! O que é isso?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Kain, 21 de Dezembro de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 1364)

?

Como são os vossos conhecimentos de linux?

1. Bons

9 vote(s)
    10,7%
  2. Medios

26 vote(s)
    31,0%
  3. Fracos

45 vote(s)
    53,6%
  4. Linux????? Isso come-se?

4 vote(s)
    4,8%
  1. Kain

Kain Power Member

Bem ultimamente vejo mais e mais pessoas a olhar para linux. As distros estão cada vez mais user friendly, o que leva muitas pessoas a tentar a sua sorte em linux.

A questão que eu coloco é a seguinte: Qual é o vosso conhecimento a nivel de linux?

Podemos reunir numa thread tudo o que sabemos sobre linux. Desde Filesystems a aplicações. Criar uma especie de repositorio sobre linux.

O q axam?

Última edição: 21 de Dezembro de 2006
  2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Boas. O tópico é interessante, para ver também a apreensão do público.
    Relativamente a 1 thread sobre linux em geral / faq, está já a ser estudada e vai avançar brevemente ;)
    Já agora, se puderem indiquem também qual a maior dificuldade encontrada na abordagem ao *nix :)

3. esquiso

esquiso Power Member

Bah.. eu nao tenho conhecimentos "fracos".. mas tb nao sao "medios"...

Ainda vou tentar defenir :)

4. Ricardo.RPL

Ricardo.RPL Power Member

Conhecimentos muito, muito fraquinhos. Mesmo de quem se quer lançar de cabeça para onde nunca foi e que quase nunca ouviu falar (e o que ouviu não é bom).
    Aliás, uma coisa que me irrita um bocado no Linux é toda a gente dizer que está muito user-friendly, que vai "conquistar" os desktops ao Windows, mas vamos a experimentar e aparecem sempre chatices por todo o lado (claro que, em VMs, a experiência até costuma ser positiva, e espero que melhore ainda mais).

5. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Eu acho que sei o básico, mas quando mexo no meu OpenBSD, então aí sim, tenho a noção que eu não sei nada! lol

6. Vorador

Vorador Power Member

Fracos. É uma palavra feia (lol), mas como os meus conhecimentos estão longe de ser médios, são fracos (bastante).

7. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

O problema desta thread é que é bastante subjectiva... o que são conhecimentos fracos, médios ou bons em linux? é que eu sinceramente não sei qual é o critério... pq se fica ao critério de cada um é complicado... eu por exemplo só qunado comecei a perceber bastante é que vi a imensidão do que não percebia e etenho de me considerar fraquissímo...

8. brock

brock Folding Member

Votei em fraco pelo simples facto de que uso linux por vezes (raramente) mas sei que a nivel de conhecimentos ainda estou longe de medio.
    Com mais pratica talvez .. :)
    ps: (Gostei da iniciativa ainda algo que vaga dá para ter uma noção dos conhecimentos da "malta").
    cump's.

9. timber

timber Zwame Advisor

Realmente faz bastante falta uma clarificação

O que é isso do fraco, médio ... etc

Fraco é por exemplo fazer uma instalação default e usar o mesmo default? É mais?

10. HecKel

HecKel The WORM

Coloquei médio, mas lá está..., é um pouco dificil qualificar os conhecimentos. O titulo da thread diz tudo, Linux! O que é isso?

Primeiro, não se diz Linux mas sim GNU/Linux, e só com isto alguns ficam baralhados até aqueles alguns que poderiam colocar médio por trabalharem bem em Unix e pensarem que saber Linux é trabalhar na consola e descartam todo o mundo envolvente à consola.

Basicamente o meu critério para votar em médio foi saber o suficiente para me desenrascar sem ter de recorrer a muitas ajudas e grande parte das vezes saber o que estou a fazer quando sigo os procedimentos sugeridos por alguns sites. Não é apenas copy-paste, mas saber o que estou a fazer.

abraços, HecKel

11. Kain

Kain Power Member

Bem eu compreendo que seja dificil quantificar o conhecimento de cada um, mas o que eu estipulei por fraco é algo do meu nivel: Eu instalo um Fedora Core 6 (por exemplo) e ate vou usando as coisinhas que estão no desktop e nos menus, mas sinceramente, nao passo dai.

Quando quero instalar algo é um pincel. Por exemplo para que serve cada pasta na root? O que é a Var e para que serve? o que é a ETC? o que é a BIN? São coisas desse genero que eu gostava de reunir. Desde coisas basicas a algumas noções mais avançadas. Claro que na net encontramos muita coisa mas e totalmente diferente um faq "chapa 5" de uma explicação por parte de alguem que ja passou pelo mesmo. Tentei uma vez instalar Gentoo e ate consegui, mas segui 50 paginas do manual sem saber nada do que estava a fazer.

Admiro muito algumas iniciativas do Metro, por exemplo, quando testa uma distro e vai colocando informações sobre ela.

Quanto ao médio, estava mais a apontar para alguem que ja tem um certo "calo" em linux. Por exemplo ja vi muitos utilizadores que se safam perfeitamente a instalar, adicionar, modificar maior parte das distros disponiveis.

Caso não concordem com a classificação podemos sempre mudar:x2:

Pronto HecKel ja alterei...:x2: :x2: :x2:

12. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=66181 :x2:

Eu também não sei bem classificar os meus conhecimentos...deve andar entre o médio e bom (modéstia á parte :D ) mas cada dia que uso linux aprendo qualquer coisa de novo... :P

13. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Ora aqui está uma opinião que muitos dos que têm a mania q gentoo e l33t e aprendem imenso a instalar aquilo deviam lêr.

PS: Realmente devias ter um termo de comparação, porque se não é um bocado difícil de arranjar um nível para os conhecimentos de cada um.

14. Kain

Kain Power Member

Agora devias levar uma bjoca!!!:x2: :x2: :x2:

15. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

entre o fraco, e o medio...

nao sao fracos.. mas tambem nao chegam a medio :P

mas votei medio para parecer bem ihihhi

16. eyeliner

eyeliner Power Member

Estou a chegar ao médio. :D

Já compilei kernels (ou kerneis) à minha medida, compreendi as nuances das partições / filesystems, configurei os periféricos do pc editando ficheiros "à pata", safo-me no modo de texto,
    instalo e removo software na boa sem matar o sistema por causa das dependências.

Mas, comandos é só o básico, sou dependente do sistema gráfico, e nunca percebi o porquê da
    histeria à volta do eMacs e vi. São uma confusão do camandro.

Fraco, mas perceber mais do que percebo agora, já é pedir a alguém que tenha que dedicar
    demasiado tempo a um SO quando deveria estar a aproveitar as suas funcionalidades.

Por isso, para mim, tenho conhecimentos suficientes. :x2:

17. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Sendo isto offtopic...não uso outra coisa que não o eMacs para programar. Vejamos:

- Não há qualquer dependência do X ou de outra coisa qualquer.
    - Super-customizável...com fundo preto e AA fonts fica lindo.
    - Não é preciso usar rato
    - Podes abrir vários buffers ao mesmo tempo e passar de um para o outro...até abrir uma shell lá dentro para compilar
    - Tetris :D

Vi nunca usei...nem tenho pachorra para aprender outro editor :P

18. Datwo

Datwo I'm cool cuz I Fold

Eu era apologista do Kate até ao dia em que descobri que o emacs trás um psiquiatra incluido. e quem diz emacs diz xemacs e por aí adiante.

EMACS FTW!!!

19. mundano

mundano Power Member

Eu digo Linux e não vou mudar...

20. CR_

CR_ Power Member

Quando alguém estabelecer uns critérios para comparação eu voto, porque "em seco" é-me impossível dizer que se sou "fraco" "médio" "bom".

Partilhar esta Página