1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gnu/Linux OpenSuSE 10.2

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 10 de Dezembro de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 14356)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

OpenSuSE 10.2
    [​IMG][​IMG]

Pag. Oficial

OpenSuse
    OpenSuse-wiki / Suse-wiki

Comunidade Portuguesa
    irc: PTNET.org #suse
    O projecto openSUSE consiste num esforço duma comunidade mundial patrocinado pela Novell que promove o uso do Linux nos quatro cantos do mundo. Este programa permite o acesso fácil e gratuito ao openSUSE. Aqui irá encontrar uma comunidade de utilizadores e programadores com um mesmo objectivo— criar a melhor distribuição Linux do mundo.
    ( in wiki/OpenSuse)

Com uma performance nitidamente superior á versão 10.1, trás 1 suporte melhorado a muito hardware.

O que vem no SUSE Linux 10.2?

Download:

> download.opensuse.org

Mirror Nacional (Darkstar)
    > Checksum
    > DVD-i386
    > DVD-x86_64

Screenshots:
    [​IMG]Menu Kde

Mais...

Howto:
    • Instalar drivers Oficiais Ati > <
    • Instalar drivers Oficiais Nvidia > <

Documentação (PDF) inglês

Última edição: 30 de Março de 2007
  2. ruimoura

ruimoura Power Member

Já instalas-te? Eu achei que estava bastante rápido, e mesmo detestando o KDE fiz a escolha no instalador só para ver o novo menu, e olha que achei fantástico. Com o tempo torna-se bastante útil (muito à la windows mas enfim ...). Já esse menu do gnome é uma bela bosta ...

Hardware como sempre detectou-me tudo (não tenho hardware de marcas estranhas ...) e achei mesmo bastante bom. O YAST usei várias vezes, para várias coisas, e não crashou nenhuma vez nem deu erro nenhum! Andamos a evoluir :007:

Apesar de estar sempre de pé atrás com o opensuse, admito que está muito sólido e rápido (também só usei durante um dia ...).

A cena da aceleração 3d é que me faz uma confusão tremenda, por causa dos drivers opensource não funcionarem (eles insistem que tens que instalar a porcaria dos drivers da ati, nem que para isso tenhas que fazer o tal downgrade ao XORG) ...

Ah, e o facto de ao escolheres KDE não teres "direito" ao evolution, por default, que também é, no mínimo, caricato, até porque o evolution é ... huu ... deles ... (se querem ver uma coisa muuuito cool que podem fazre com o calendário do evolution podem dar um salto ao último post do meu blog ;))

Última edição: 10 de Dezembro de 2006
  3. APLinhares

Staff Member

Sim, instalei ontem, mas não o estou a usar a "full-time" devido ao RT2500.... que tem suporte, mas depois vai-se a ler e tem bugs (nao funciona praticamente). Quando tiver tempo.
    Está nitidamente mais rápido, e o menu té é engraçado e sem dúvida prático.
    Acerca de drivers ati, no wiki dizem para fazer o downgrade e que depois funcionará. Hei-de testar isso, com tempo...
    Continuo com o problema que tinha no 10.1. O sistema ateima em dizer que 1 ide e 1 sata dao pra raid, e depois nao dá para o grub se instalar no disco.... resolvi remover tudo o que era raid, e mudar no grub (/dev/sda,0) para (hd0,0).
    E o driver pra RT2500 nao tem bug, nao funciona mesmo :D no meu caso, saquei o rt61 do projecto rt2x00, compilei (com source do kernel), instalado e adicionado e ja bomba :) (mas instalavel como 1 p*ça...)

Última edição: 27 de Janeiro de 2007
  4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Li esta review: http://www.desktoplinux.com/articles/AT5310810296.html

Não está mau.

Tb gostei deste menu:

Mas só de pensar nas dependencias e em ficar sem o apt-get não me parece:D

Queria era que o KDE 4.0 já estivesse cá fora. Tudo aponta para que seja muito bom.

5. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Está mesmo com bom aspecto. Não sei é se o YaST será tão bom como o apt-get...

E experiências em portáteis? Estava a pensar instalar no meu (Asus A6VC) mas gostava de saber primeiro algumas opiniões. Detecta tudo ou quase? Algum problema em particular?

Fiquem bem.

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Para saber o que detecta ou não vais ter que o instalar, não achas? :P ... Isso depende do hardware de cada um ...

7. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Obviamente que estava a perguntar se alguém já tinha experimentado instalar na minha máquina. Por isso, se alguém o tiver feito, pode-me dizer mais ou menos como correu. Eu tenho muito pouco tempo para experiências... ;)

8. ruimoura

ruimoura Power Member

Pá a mim reconhece tudo, mas todas as distros é assim, portanto não sou um "bom" exemplo. E ainda é um pouco cedo para se falar nessas coisas, que só saiu há 3 dias :)

9. APLinhares

Staff Member

A lista de software parece bem completa (e recente), é testando. A nivel de portateis, tem varios modulos para os mesmos. Metro, podes ter na mesmo o apt-get :P :P (exemplo

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Pois, exacto (a cena do apt) ... Eu no Fedora tenho o apt/synaptic para quando me farto do yum :)

11. Metro

Staff Member

Conheço essa página mas quando tentei usar não resolvia tudo.

Eles não estavam a tentar usar o SMART ou lá como era? No 10.1 havia imensos problemas pelo menos no inicio com o Yast.

12. APLinhares

Staff Member

Também podes usar o smart (eu prefiro-o de longe ao yast :D).

13. Metro

Staff Member

Como se activa e usa? Não tenho qq experiência com o SMART.

14. APLinhares

Staff Member

é so instalares por ex pelo yast (Gestor programas) (oh yeah :D). E aparece-te no menu mais 1 Package Manager Smart:)
    Depois é adicionar repositórios, até podes adicionar mirrors.
    Por ex, wiki,Ad channel
    Gosto em especial porque, pra além do indicado, em x64 permite-me escolher aplicativos x86 :)

15. Metro

Staff Member

Thanks. É bom ter a info aqui na thread para qd experimentar. A ver se o faço numa VM

16. heeven

heeven Power Member

eu tenho o suse 10.1 sou novato com o linux, mas acho que me reconheceu tudo no meu laptop.
    pa instalar o SUSE 10.2 tenho de instalar como se formatasse este? ou seja, por cima deste? ou faz tipo um update?

17. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

18. APLinhares

Staff Member

Nope. Desconheço 1 versão so update. Tem lá é os repositórios de updates para 10.2 :)
    Para actualizar a versao actuar, deve-se usar o dvd/cd's de instalação, e no 2º passo ele pede para nova instalaçao actualização... ;)

19. Metro

Staff Member

Acabo de instalar numa VM. Nos próximos dias já o exploro. A instalação correu bem àparte de não ter net na instalação o que me valeu ficar sem qualquer repositório.

Com tempo já vejo com mais calma. Quero ver o KDE que à muito tempo que não vejo como anda.

Edit:
    Para referência futura :)

http://www.linuxforums.org/reviews/suse_10.2_review.html
    http://www.linux.com/article.pl?sid=06/12/11/1526210
    http://blogbeebe.blogspot.com/2006/12/suse-102-first-impressions.html
    http://www.softwareinreview.com/cms/content/view/60/

Última edição: 11 de Dezembro de 2006
  20. HecKel

HecKel The WORM

Boas!

Mais um excelente tópico ;)

Uma pergunta (de morte)..., quero adicionar esta thread à Mãe de todas as threads mas agora surgiu-me uma dúvida..., coloco como Suse ou OpenSuse? Se a segunda, devo manter referência à primeira?

abraços, HecKel

PS: sorry o offtopic, sei que podia esclarecer por PM mas julgo que a justificação da resposta possa ser do interesse de mais gente...

Partilhar esta Página