1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gnu/Linux Suse 10.1

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 17 de Junho de 2006. (Respostas: 109; Visualizações: 12666)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Como ainda falta 1 tópico so de SuSE, e ja vao aparecendo + users...

OpenSuSE / SuSE 10.1
    [​IMG][​IMG]

Pag. Oficial
    OpenSuse / Suse
    OpenSuse-wiki / Suse-wiki

Comunidade Portuguesa
    irc: PTNET.org #suse

OpenSUSE
    é um programa da comunidade mundial patrocinado pela Novell que promove o uso do Linux em todo lugar. O programa oferece a qualquer um, de maneira fácil e gratuita, uma das mais utilizadas distribuições de Linux do mundo, o SUSE Linux. O projeto servirá de plataforma para o desenvolvimento do SuSE Linux e no qual poderá participar qualquer pessoa enviando informes de falhas, patches, criando seus próprios pacotes RPM ou traduzindo textos, entre outras coisas.
    No site http://www.opensuse.org você irá encontrar uma comunidade de desenvolvedores, usuários finais e entusiastas do código aberto, todo com a mesma meta em mente: trabalhar juntos para criar e distribuir um Linux cada vez melhor.
    Encontramos no http://www.laureano.eti.br/guias/opensuse/opensuse.php um tutorial bastante completo, de autoria de Marcos Aurelio Pchek Laureano, onde ele mostra tela a tela a instalação do OpenSuSE. Uma oportunidade única de acompanhar passo-a-passo a instalação da distribuição em um pc.
    ( in wiki/OpenSuse)

Reconhecida pela elevada facilidade de utilização (com o YAST2), e do seu codigo pré-compilado para plataforma 586, esta distro facilmente cativa o utilizador. Desde o seu instalador gráfico completo, e possuindo ferramentas como o Yast2, o Zen-Installer,muito raramente é necessário recorrer a modo texto.

O que vem no SUSE Linux 10.1?
    Downloads Nacional :
    (non-oss dvd)
    Versao Live
    Versão i386
    Versão x86_64

Iso's MD5SUMS

Screenshots:

mais aqui

Repositórios Nacionais :

Repositório Oficial Internet
    Repositório Adicional de Instalação
    Sources

Repositórios PackMan (conteúdos não-oficiais)
    trafego internacional FTP e HTTP
    ftp://packman.inode.at/suse/10.1/
    ftp://packman.rsync.zmi.at/suse/10.1/
    ftp://packman.mirrors.skynet.be/pub/packman/suse/10.1/
    ftp://ftp.cesnet.cz/MIRRORS/packman.iu-bremen.de/suse/10.1/
    ftp://ftp.mb3.tu-chemnitz.de/mirrors/packman.iu-bremen.de/suse/10.1/
    ftp://ftp.uni-erlangen.de/pub/mirrors/packman/suse/10.1/
    ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/packman/suse/10.1
    ftp://packman.unixheads.com/suse/10.1/

Suser-guru

RPM Signing Key

APT

APT repository (apt4rpm) repositories

YaST2 Installation Sources

"Just add the URL that corresponds to your SUSE Linux version into YaST:"
    » http://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/suser-guru/rpm/10.1/

RPM-MD (YUM)

RPM-MD (yum) repositories.

"Add the URL that corresponds to your SUSE Linux version into /etc/yum.repos.d "
    » http://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/suser-guru/rpm/10.1/RPMS/

ATI Video drivers

"http://www2.ati.com/suse repositories for drivers of ATI video cards. Note that this repository is not browsable with a web browser. "

Código:
    Protocol    - HTTP
     Server Name - www2.ati.com
     Directories - /suse
    Packages to install: 
      ati-fglrx-kmp-<kernelflavour> 
    (replace kernelflavour by default,smp, or bigsmp.)
    Please see the ATI Install HOWTO.

nVidia drivers

"Repository for drivers of nVidia video cards, Please see the NVIDIA HOWTO. "
    Código:
    Protocol    - HTTP
     Server Name - download.nvidia.com
     Directory   - /novell 
    Alternate Compiz Packages

"openSUSE Build Service Repository for compiz and related packages from the development by community at www.compiz.net forums. please see the SUSE thread at the forum. "
    Código:
    Protocol    - HTTP
     Server Name - [URL="http://software.opensuse.org/"]http://software.opensuse.org[/URL]
     Directory   - /download/Compiz-Quinn/SUSE_Linux_10.1/
    Mais info de repositórios adicionais AQUI

:)

Última edição: 25 de Fevereiro de 2007
  2. Tuaregue

Tuaregue Power Member

só é pena ser +lento k o ubuntu e o fedora, utilizando o gnome, n experimentei o kde.

3. Malamene

Malamene Power Member

Como é que eu faço para partilhar uma ligação à net entre dois pc's com o suse 10.1?

4. APLinhares

Staff Member

Boas. Malamene, Ve se é tipo isto (ignorar a parte do hub)
    Quanto á lentidão, nada que 1 bom "remake" do kernel nao safe :P com respectivas "performances patches" ... e vale bem apena.

Última edição: 18 de Junho de 2006
  5. Tuaregue

Tuaregue Power Member

andreapl: já não tenho tempo para andar a compilar kerneis.

6. APLinhares

Staff Member

hehehe :) nao custa nada :p eu pra ubuntu (meu uso) nao volto, tou cheio de pacotes modificados...
    cumps

7. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Finalmente consegui por o SuSE 10.1 a funcionar +/-. Já tenho ACPI e som! Mas tive que reinstalar outra vez o sistema, mas desta vez com a opção de nolacpi (no local acpi).

Para um SuSE, este foi o mais difícil de instalar e usar logo. Até o 8.0 foi só instalar e andar!

8. melSpeedl.ine

melSpeedl.ine Power Member

alguem com dificuldades no speedtouch ou só sou eu??

cumps

9. APLinhares

Staff Member

modems usb e' mal generico em todas as distros... lol. kal o problema mais especificamente ?

10. melSpeedl.ine

u no suse 10.0 instalava perfeitamente.

agoa no 10.1.. é q por alguma razao, quando vou a efectuar o "dial", no br2684ctl -b -c 0 -a 0.35 o mix diz que nao consegue conectar o socket ou coisa do genero.

a questao é porque e como resolver... será q há alguma alteraçao do 10.0 para o .1???

11. APLinhares

Staff Member

ja te digo + qualquer coisa ;)

EDIT: infeliz/ a versao 10.1 so parece estar a trazer bugs e problemas :wow: infelizmente nao encontrei mais nenhuma info relevante pro speedtouch :(

Última edição: 22 de Junho de 2006
  12. melSpeedl.ine

já tou ligado a net com ele.

pelo q parece nao gosta d ter o crossover ligado a minha maquina d windows..

tenho q descobrir pk...

brigado na mesma
    cumps

13. vbmaster

vbmaster 1st Folding then Sex

Odiei o SuSE 10.1...

É que não gostei mesmo... só o tempo que demorava primeiro que abrisse o Yast para instalar qualquer coisa... bah.... isto quando se vem de apt-get's é díficil de nos contentar-mos. E mesmo assim já o tinha com Xgl...

Agora ando pelo gentoo... já o instalei uma vez com sucesso mas enganei-me quando já tinha o gnome e tudo e mandei abaixo.

Quando acabarem os exames volto a pôr...

Agora SuSe para mim.... liek.... não dá.

14. Xeon3D

Xeon3D 1st Folding then Sex

Eu andei a experimentar recentemente o Suse 10.1 (primeiro SuSE que experimentei note-se) e fiquei bastante satisfeito.

É um pouco lento em relação a outros como já foi dito, mas felizmente está muito melhor (na minha opinião e para o meu caso específico (onde não tenho net em casa)) que o último ubuntu, que tem graves problemas ao Nivel de Bluetooth (p.ex.) o que me impede de usar o teclado \ rato.

Configurar o XGL foi 5* e mesmo não tendo uma gráfica que é suportada pela HW list do mesmo, funciona 5* (7600GS, penso q seja recente demais...).

Mal, mal... não me lembro assim de nada, sem ser mesmo a peq. lentidão que se repara em relação aos outros.

15. APLinhares

Staff Member

ah, de salientar que é possivel usar o apt-get tb com suse :D
    (é so instalar o apt e alterar as sources aqui)

E pensado em mais performance, em Suse, de salientar o SUPER

Última edição: 18 de Julho de 2006
  16. Barão Vermelho

Barão Vermelho Power Member

Tenho o SUSE 10.1 e gostaria de instalar o "Openkiosk" num ciber café.. tudo em nome da legalidade!
    http://openkiosk.sourceforge.net/
    Bem desde já apresento-me como um noob em Linux.. em ms windows ainda faço umas coisas mas em linux só vejo as bandas! lol

Minhas dificuldades...
    1- O SUSE usa RPM's, o openkiosk Vem em ".tar.gz", parecem ser compativeis.. mas não sei..
    2- o Suse instalou o Gnome tudo direitinho.. mas o openkiosk precisa do : KDE 3 SDK package!
    na ajuda do suse Fala do KDE... mas não vejo como instalar.
    Os plugins posso instala-los via net até é o recomendado...

Agora.. olhando para este link...
    http://openkiosk.sourceforge.net/dw.htm

Que me falta? Se puderem ajudar na compilação ou instalação...

17. APLinhares

Staff Member

bem, vais teres 1 dores de cabeça entao :D

Esse é 1 programa genérico e não pre-compilado pra suse.
    Descomprimindo esse .tar.gz vais ter todo o programa, mas pronto a compilar!
    extraindo o conteudo do .tar.gz é preciso aceder em consola e fazer 1
    ./configure qeu irá analisar se o sistema tem o que necessita pra preparar a compilaçãp do programa.

Felizmente eles têm aqui este guia.
    Agora como usou sistema base gnome vai ser complicado saber quais as dependencias...
    Para as instalar é analisar os erros do "./configure" e procurar 1 bocado no google. Depois de saber qual a dependencia, através do Yast2 > Instalar/Remover Programas e procurar pelo dito cujo.
    Boa sorte.

18. Barão Vermelho

Barão Vermelho Power Member

Bom... reinstalei novamente o suse.. já com o KDE...

19. Pugman

Pugman Power Member

Uso o suse 10.1 como segundo sistema operativo e não tenho nada a dizer.

Mesmo na instalação reconheceu todo o hardware no meu Laptop cena que nunca me tinha acontecido, era sempre na base de instalar SO e depois queimar fusiveis com o drivers.

Noto que face a outras distribuições é um bocado pesado principalmente ao ligar, que em parte tambem é causado pelo KDE 3.5.1

Só encontrei um bug o cd player do KDE não dá som se utilizar o xmms ou qualquer outro leitor de musica funciona na perfeição só o cd player não dá som.

Alguem mais tem este problema?

20. hellaxe

hellaxe Power Member

Não será da falta dos codecs para o mp3 e afins???????

Partilhar esta Página