Gnu/Linux Suse 10.1

Beta? É RC2!!! LOL Já é versão quase quase quase final... e quantos programas usas em Linux, que nem RC são, que são beta, e se calhar nem sabes? Tive a explorar várias distros em relação a isso e tantos progrs são beta, mas toda a gente usa e não se queixa... o opensuse decidiu avançar em algo que foi a melhor escolha, só porque uma entidade não tem ainda drivers (que ja estavam em desenvolvimento e tudo) e a culpa é da suse? Opa não venham com coisas, isso já é boicotar mesmo... o windows vista nao suporta 1001 peças, nao se queixam muito, dizem maravilhas do aspecto dele (nem sei porquê, mas pronto), mas como é linux, já fazem altos filmes... opa sinceramente...
 
Beta? É RC2!!! LOL Já é versão quase quase quase final... e quantos programas usas em Linux, que nem RC são, que são beta, e se calhar nem sabes? Tive a explorar várias distros em relação a isso e tantos progrs são beta, mas toda a gente usa e não se queixa... o opensuse decidiu avançar em algo que foi a melhor escolha, só porque uma entidade não tem ainda drivers (que ja estavam em desenvolvimento e tudo) e a culpa é da suse? Opa não venham com coisas, isso já é boicotar mesmo... o windows vista nao suporta 1001 peças, nao se queixam muito, dizem maravilhas do aspecto dele (nem sei porquê, mas pronto), mas como é linux, já fazem altos filmes... opa sinceramente...

Boicotar????? Então eu saco 3,4 gigas de um dvd, instalo, e estou a boicotar??? Andas a sonhar ...

Agora a escolha do XORG 7.2 foi só para se distinguirem. Ponto final. Digas o que disseres.

Usas muitos programas betas e rc e afins, mas o XORG é parte fundamental do sistema, e não me parece uma ideia muito boa incorporar uma versão beta ou rc ou como lhe queiras chamar ... Mas são ideias.

E já agora que és tão defensor do opensuse, explica-me porque é que c@ra#$o o xgl/compiz não funciona "out of the box" com os drivers open source! E não é só no meu laptop, que eu já li e reli vários fóruns, e mesmo no 10.1 não funcionava. Também é para serem diferentes? É que nas outras distros decentes os drivers opensource funcionam, simplesmente.

Se me conseguires explicar isso, eu dou o braço a torcer ...
 
Infelizmente é verdade, XGL tem graves problemas e Novell continua anunciando out-of-box (so se for em nvidia e nao querendo apoiar Aiglx). Bem, deixa-me la instalar o 10.2 a ver :D
 
ruimoura, isso não discuto, pois tenho mais que fazer do que usar o xgl e essas coisas... Como tal, nem nunca sequer me dei ao trabalho de ler isso, mas há 1001 tutorials na net, inclusivé na página do opensuse descrevem o que fazer e, pelo que li, não era assim tão complicado, apesar de ser necessário editar alguns ficheiros...

Agora, a nível de correr com drivers opensource ou não, não faço a mínima ideia. Se forem drivers que suportem opengl, deverá funcionar. Pelo que sei, o nv nao suporta 3D sequer. Em relação à ATI, de acordo com a página http://en.opensuse.org/Xgl, dizem apenas que alguns chipset's menos antigos podem sofrer lentidão, não vejo em lado nenhum ninguém a falar que não corre com drivers opensource... não será um problema entre a cadeira e o teclado? :lol: (tou na brinca, mas espero ter ajudado de alguma forma...)
 
ruimoura, isso não discuto, pois tenho mais que fazer do que usar o xgl e essas coisas... Como tal, nem nunca sequer me dei ao trabalho de ler isso, mas há 1001 tutorials na net, inclusivé na página do opensuse descrevem o que fazer e, pelo que li, não era assim tão complicado, apesar de ser necessário editar alguns ficheiros...

Agora, a nível de correr com drivers opensource ou não, não faço a mínima ideia. Se forem drivers que suportem opengl, deverá funcionar. Pelo que sei, o nv nao suporta 3D sequer. Em relação à ATI, de acordo com a página http://en.opensuse.org/Xgl, dizem apenas que alguns chipset's menos antigos podem sofrer lentidão, não vejo em lado nenhum ninguém a falar que não corre com drivers opensource... não será um problema entre a cadeira e o teclado? :lol: (tou na brinca, mas espero ter ajudado de alguma forma...)

Ok, tudo bem, mas se nas outras distros os drivers open source funcionam como o aiglx/xgl no suse tb têm que funcionar (que não é o caso) ...
 

Mau mau, não funcionar, ou o quê? :)

É que se queres meter a porcaria do xgl do opensuse 10.2 a funcionar na tua placa ATI bem podes esperar sentado ... A suse é um espetáculo .......... Ahhhh ... E ainda dizem que a culpa é da ATI ... Claro que a ATI também tem culpa que o AIGLX/XGL/COMPIZ/BERYL funcione bem em todas as outras distros ... bahhhhhh ... O meu dvd do 10.2 fica aqui guardadinho até as coisas normalizarem (claro que isto é um paradoxo, porque se lançaram a versão final as coisas deviam funcionar, mas já no 10.1 foi o que foi com o YAST)
 
Última edição:
Ainda não percebeste que a openSUSE foi a unica distribuição a avançar com algo novo e mais recente, melhor e mais estável (comprovado), mas que a ATI, que até já admitiu estar atrasada nos drivers e que está a actualizá-los, é que ainda não se actualizou, pois não? Sinceramente... Mas pronto, queres ficar com a tua opinião? Fica, força... Preferes culpar quem não tem culpa... bah
 
Ainda não percebeste que a openSUSE foi a unica distribuição a avançar com algo novo e mais recente, melhor e mais estável (comprovado), mas que a ATI, que até já admitiu estar atrasada nos drivers e que está a actualizá-los, é que ainda não se actualizou, pois não? Sinceramente... Mas pronto, queres ficar com a tua opinião? Fica, força... Preferes culpar quem não tem culpa... bah

Pá eu até posso compreender que a Suse tenha decidido incluir o XORG 7.2 (o Opensuse, afinal de contas, é uma versão de testes para a novell, como o Fedora para a Red Hat), mas continuo da opinião que a suse falha sempre num ou outro ponto estúpido nos seus lançamentos ... No 10.1 era o YAST (e não só) que tinha mais bugs que o windows millenium ... Agora, apesar de já ter acontecido o mesmo com o 10.1, continuam a não suportar aceleração 3d para os drivers opensource, e é neste ponto que acho verdadeiramente ridículo, porque todas as outras distros maioritárias (Ubuntu, Fedora, Mandriva, Debian) suportam lindamente os drivers e sem andar com "kung-fus" no xorg ...

E já agora, longe de mim eu estar a defender, nem que seja minimamente, a ATI, que têm uns drivers verdadeiramente maus, pré-históricos e que nem o AIGLX suportam (já que falo nisto, porque raio é que a novell insiste no XGL?)
 
mau mau era pro "picanço" :p
Assim andam a confundir mta gente. Acerca do opensuse é ja a seguir ;)
(mais uma info, zmd continua a dar barraca, é favor desactivarem, LOL)

EDIT: install from hd é 1 ápice :D Mas aquele ecrã inicial do live.... minha nossa :S
Sistema instalado, pra variar continuam alguns bugs :S ja explico :)
 
Última edição:
Back
Topo