Gnu/Linux Suse 10.1

Instalei-o há pouco tempo num AthlonXP 1800+ com 256mb. Resultado? 3 MB de RAM livres. Se não fosse o swap tava tramado. Como é óbvio desinstalei (com alguma pena :\). Qd tiver oportunidade instalo num pc com mais memória para o testar.
Já agora, o Ubuntu corre melhor (aka consume menos memoria) q o SuSE na máquina q falei ?

p.s.: tava co gnome, n sei se e relevante...
 
com tanto pouca ram muito dificilmente gnome ou kde correm bem... 256 é tlvz apertado. Suse ou Ubuntu, se usarem o mesmo WindowManager (gnome) deverao usar essencialmente os mesmos recursos....

O XGL é mto porreiro, tou a gostar, mas infeliz/ nota-se o "efeito" beta :( por vezes, dá-me neura.
 
Última edição:
Instalei-o há pouco tempo num AthlonXP 1800+ com 256mb. Resultado? 3 MB de RAM livres. Se não fosse o swap tava tramado. Como é óbvio desinstalei (com alguma pena :\). Qd tiver oportunidade instalo num pc com mais memória para o testar.
Já agora, o Ubuntu corre melhor (aka consume menos memoria) q o SuSE na máquina q falei ?

p.s.: tava co gnome, n sei se e relevante...

Se o meteres numa máquina com 512 ele ocupa-te os 512 e se meteres numa com 1 giga ele ocupa-te o giga.
O sistema de gestão de memória do linux é diferente do do windows, tenta usar sempre o máximo de RAM possível, mas os métodos de limpeza e gestão de processos em memória funciona de um modo superior ao do windows (vejam o tempo que demora a kill'ar e a desocupar um processo ou uma thread no windows e no linux).
Portanto a não ser que sentisses que o sistema estava demasiado lento (o que não me parece pq 256 chegam bem) não vale a pena instalares outra distro porque o comportamento vai ser igual.
 
Bem, precisava de ajuda. Ando a tentar colocar a pci wireless com xip7 ralink, e voltas e mais voltas, usei pre-compilados e nada, tao fui compilar e adicionar modulo... que deu crash (de vez em kando parece k é normal isto acontecer :/) o problema é que quando reiniciei ... o suse nao carregou os modulos todos, tipo som, ethernet... so carregou grafica, sistema d fixeiros e pouco mais :( Ideias como resolvo isto ??
Tentei compilar a source k por acaso ja tinha, mas tb dá erro a meio, o yast nao me deixa instalar/reinstalar nada (fecha-se), tou a ficar ja meio cego...
 
Boas!

Neste post tens alguns links para FTPs nacionais, curiosamente estive a procurar para te dar o link directo e só encontrei para o 10.1...., o rnl.ist.ult.pt e di.uminho nem consegui abrir (vou ver se os links ainda existem....), nos outros não encontrei mesmo nada :S

Tendo em conta que aqueles são os unicos mirrors nacionais que conheço, sinceramente não te posso ajudar muito mais...

abraços, HecKel
 
Não sei se valerá actualmente apena instalar o 10.0...
mas de qualquer forma aqui tens o link, download nacional. so encontras actualmente a versao OSS (so com software opensource)

ninguem tem ideias para o meu caso pois n ? :(
 
AndreAPL, em relação á tua dificuldade, não posso ajudar, pois não uso wireless...


Em primeiro lugar, se dizem mal do Suse, é porque são users que apenas querem a papa 100% feita. Para esses, usem Ubuntu que é o Linux para vocês...

Este Suse não é mais lento que os outros Linux's. Se desactivarem ou desinstalarem o ZMD (software que pesquisa updates online) e o Beagle (software de indexação de ficheiros, tipo google desktop search), vejam lá se não fica logo muito mais rápido...

A versão 10.1 saiu com bugs no yast2, na parte do Package Manager, mas foi lançada a versão 10.1 Remastered, com esses bugs corrigidos e bem actualizada, além de muito testada. Está uma distro muito sólida, estável e rápida.

Mesmo assim, para a gestão de pacotes, continuo a usar o Smart. É muito bom, rápido e faz o seu trabalho bem. De qualquer forma, onde existe um yast para Ubuntu? Dizem tão bem da distro, mas não tem 1 ferramenta de gestão, apenas várias ferramentazinhas para configurações. É o maior defeito do Ubuntu, além da velocidade da distro ser inferior à da maioria das distros...

Outra coisa boa no Suse: a equipa de trabalho. É uma equipa muito empenhada em fazer a melhor distro. Não como a equipa do ubuntu, que apenas quer um linux mais actualizado, mas sim uma equipa que quer um Linux multi-uso, estável, seguro, rápido.

Por exemplo, vejam o OpenSUSE 10.2, que irá sair a 7 de Dezembro, que saiu há 2 dias a Beta1, está uma distro actualizadíssima, mas muito polida, apesar de ainda ser Beta. E não só: Fizeram o SLED (SUSE Linux Enterprise Edition), que é SÓ o Linux mais estável e seguro para o mercado empresarial.

Querem mais um motivo para gostar de SUSE? Sim? Saiu o SLERT (SUSE Linux Enterprise Real Time). Mais uma distro virada para o mercado empresarial, mas para empresas que utilizam tecnologias de tempo real nas suas aplicações, como, por exemplo, lojas online.

Não vejo motivos para não gostar de Suse. Não digo mal de Ubuntu (apesar de só conseguir gostar do Kubuntu), porque sei que é uma boa distro que também uso, mas SUSE tem realmente motivos para, nos próximos tempos, vir a dominar o mercado empresarial e pessoal. A versão OpenSUSE é free e OpenSource, mas é uma versão bem aproximada da Enterprise, tal é a sua qualidade.

Para quem tem medo de instalar, aconselho 2 coisas:
1- Consultem esta review do MadPenguin sobre o Suse. (Tenham em conta que foi feita para a versão 10.1, e não para a versão 10.1 Remastered, que está mais actualizada em Kernel e aplicações.)
2- Experimentem instalar em VMWare e verão se é ou não uma distro fabulosa.

Ah, outra coisa, se quiserem experimentar o melhor SO do mundo para desktop (IMHO), experimentem o SLED 10.1 que é pago (50$ por ano), mas que vem competo (nao sei se é trial) na exame informatica de novembro, a num 137. Aqui fica uma review.
 
Última edição:
só tenho a dizer bom post :D
Suse é, a meu ver, muito user-friendly, como tenho vindo a referir. Raramente, recorro à consola, o Suse tem ambiente gráfico já pra praticamente tudo. E inclui tb repositórios ati e nvidia. Por isso, a meu ver, perfeita esta distro. e uso ambiente X64. alias, neste novo disco so pretendo usar windows (em principio fica o vista) x64 e Suse x64. e de facto SLED está mto á frente, como se pode ler nos vários reviews pela internet.

ah, no meu problema, como mudei de disco faço nova instalação :-D :-D
 
Última edição:
Boas!
Alguém me pode dizer se há alguma maneira de obter uma versão gratuita do Suse? O Suse é uma distribuição que me está a surpreender cada vez mais pelo lado positivo, mas ainda não encontrei nenhuma versão gratuita da mesma :(. Se alguém puder ajudar em alguma coisa, agradecia ;)
 
Boas!
Alguém me pode dizer se há alguma maneira de obter uma versão gratuita do Suse? O Suse é uma distribuição que me está a surpreender cada vez mais pelo lado positivo, mas ainda não encontrei nenhuma versão gratuita da mesma :(. Se alguém puder ajudar em alguma coisa, agradecia ;)

http://darkstar.ist.utl.pt/suse/

Não quero enganar ninguém mas pelo que vi o Suse é sempre gratuito. O que difere é que nalgumas versões/edições já vem com assistência incluida e alguns programas pagos.
 
Ricardo.RPL, não estás totalmente enganado ;)

A versão Suse 10.1 (também conhecida por openSUSE 10.1) é gratuita. Foi lançada com o nome Suse 10.1, mas a partir da versão 10.2, irá aparecer openSUSE em vez de SUSE, para não criar confusões.

As versões empresariais, referidas por mim no post mais acima, essas sim, são pagas.

Para sacar o openSUSE 10.1, que é o que uso e é fantástica, vai ao link que o CR_ indicou no post acima do teu, para sacar as versões em CD, ou DVD (eu saquei a versão DVD, obviamente)

AndreAPL, uma questão para ti, já que usas a versão x64: Tiveste alguma dificuldade a colocar os codecs de vídeo, ou o firefox, visto serem aplicações de 32-bit ?
 
Por acaso nao, nesta ultima instalação tanto o firefox como os codecs audio davam bem. Tinha 1 vez ou outra problemas com wmv9. Tendo todos os repositorios tb resolve mta coisa, nao mexi quase nada :) (e usando o Package Manager Smart).
É que ja tive problemas nos inicios da 10.1, quanto tentei adicionar manualmente, e tb porque genericamente, o suse inicialmente misturava tudo um pouco. Por ex, anteriormente, o firefox volta e meia puff... lá está, como dizes, antigos bugs no yast, a questão do zmd...
 
Última edição:
Será que me podem dar uma ajuda? Não sei se é bem um bug, mas quando quero montar um disco externo ou uma pen fica sempre montada com o owner root e nunca como o meu utilizador.
Ora isto leva a que nunca possa escrever para o disco sem fazer um "su nautilus".
Sem ter que andar a mexer no /etc/fstab, há alguma solução para isto?
 
tens o suse actualizado? 1 dos bugs iniciais (neste caso do automounter) era esse mesmo.
senao
I had the same problem with USB drives being set up as read-only, but it went away yesterday after installing all of the updates that are out. Unfortunately, I don't know which of the updated packages fixes this problem.
Is the Pendrive listed in your fstab? If not allowing anyone to mount an unspecified drive like that could possibly be a "security issue", which is likely why it defaults to root only.

when you put it into fstab, put "user" as one of the options for it, and then you should be able to read the files without needing root.
+1 tip
 
Back
Topo