Gnu/Linux Suse 10.1

As distribuições Linux geralmente aparecem para download durante a tarde. Já o Fedora (entre outras) também foi assim. Agora é esperar. Tambem estou ansioso para sacar, até porque tenho que o testar para instalar no server de uma empresa a que dou assistência.

O Fedora 6 apareceu uns dias antes do previsto ^^

Mas já agora, o Suse 10.2 continua a não suportar as ati com o driver open source? Eu até experimentava, mas sem beryl já não dá :)

Edit: esse "goldmaster" ainda não é a versão final, atençao ... ou pelo menos já data de 1 de dezembro.
 
Última edição:
aiglx deve dar... afinal este não funciona com os closed source...

Sim, certo. Mas o que eu ainda não percebi é o que vem instalado neste suse 10.2. O AIGLX está la, obrigatoriamente, por causa do xorg, mas aquilo tem uma opção para activar os efeitos 3d, se não me engano, e isso vai buscar o aiglx ou o xgl (o xgl é um projecto da novell)? E vem com o compiz?

obrigado.
 
Não sei pq como é óbvio ainda não tenho a versão final, mas a beta não trazia isso á lá Fedora Core que estás a dizer... E acho que essa feature está reservada para para as versões a pagantes...
 
Boas
tenho umas quantas perguntas rapidas:
Suse em português existe?
Que ambientes gráficos existem/sao faceis de instalar (dava-me jeito o gnome e o kde)?
Compatibilidade com raid, som e placa rede com a minha board, há?
x86 ou x64?
para instalar, existem ".exe's" ou tem que ser pela consola ou coisa assim?

Desculpem tanta pergunta lol

Cumps
 
Boas
tenho umas quantas perguntas rapidas:
Suse em português existe?
Que ambientes gráficos existem/sao faceis de instalar (dava-me jeito o gnome e o kde)?
Compatibilidade com raid, som e placa rede com a minha board, há?
x86 ou x64?
para instalar, existem ".exe's" ou tem que ser pela consola ou coisa assim?

Desculpem tanta pergunta lol

Cumps

1)Todas as distros decentes têm português :)
2)Tens o kde e o gnome à escolha.
3)Raid sem problemas (em princípio, não é garantido), a tua board é uma asus normal logo não deve apresentar problemas, nem a nível de som e rede.
4)X86.
5)Para instalar o quê? Software? Suse utiliza o sistema de pacotes rpm. Tens o instalador gráfico (no suse gerenciado pelo Yast) ou podes instalar programas via linha de comandos, como em todas as ditros decentes :)
 
Já agora agradecia que alguém soube-se responder à minha questão. Dá para usar aiglx/xgl com os drivers open source da ati ou não?

Em Debian ( e se calhar em Suse também) a aceleração 3D não vem activada com os drivers open-source.

Solução (em Debian):

#apt-get install driconf
$driconf

Activar no menu a aceleração 3D.

12345mf8.png


Também têm alguns guias de instalar o driver OS (=em todas as distros): http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Driver-Radeon

Instalar aiglx (=em todas as distros): http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Aiglx_Como_Instalar

Em suse o processo deve ser o mesmo.
 
Em Debian ( e se calhar em Suse também) a aceleração 3D não vem activada com os drivers open-source.

Solução (em Debian):

#apt-get install driconf
$driconf

Activar no menu a aceleração 3D.

12345mf8.png


Também têm alguns guias de instalar o driver OS (=em todas as distros): http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Driver-Radeon

Instalar aiglx (=em todas as distros): http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Aiglx_Como_Instalar

Em suse o processo deve ser o mesmo.

O xorg 7.1 e o 7.2 já trazem o aiglx integrado ;)
 
BTW, dá para instalar Suse num ambiente gráfico e depois, se não se gostar, mudar de ambiente gráfico, como no Ubuntu se passa da versão gnome para Kububtu? Se sim, como?
Obrigado!
 
Deve dar para durante a instalação seleccionares os dois e depois naquela cena qdo o system inicia que te pede o user e pass seleccionas qual a sessão que queres se uma de gnome se uma de kde...
 
hei la :)

Ricardo.RPL, podes trocar de gnome pra kde sim, por ex, como ja indicado.


De facto a versão final nao é Goldmaster, apesar que as unicas diferenças são a nível de actualizações de segurança. Mas a info que obti foi que dia 6/Dez ja estava no servidor principal a versão final. Provavelmente, pelo que vejo, só será tlvz lançada numa data por volta de 20/Dez como se previa :/ mas como disse, apenas diferem a nivel de correcçoes de segurança.

http://lists.opensuse.org/opensuse-announce/2006-12/msg00004.html
 
Correcções essas que se podem depois utilizar a medida que forem saíndo deduzo... só temos um problema com o novo openSuSE... Xorg 7.2... Não é compatível com os closed source drivers da ATI...
 
c3l5o, não digas isso dessa forma, que dás a entender informação errada...

O Xorg 7.2 é a versão mais recente e actualizada. Os drivers closed source da ATI é que ainda não são compatíveis com essa versão, apenas até á versão 7.1 do Xorg. Nos próximos dias sairá uma versão dos drivers, compatíveis com o Xorg 7.2. Esta situação não é culpa do openSUSE, mas sim da ATI, que não tem os drivers devidamente actualizados.
 
Disse isto desta maneira pq pra mim é mais importante ter os drivers que o xorg 7.2... :P Mas sim tens razão a culpa é na verdade da ATi neste caso, como parece ser em tudo o que tenha a ver com linux... Bom mas a sairem esperemos que venham com suporte de AIGLX, façam figas!
 
Numa entrevista recente à Ati, pelo menos disseram que estavam a tratar disso. Suse usava a ultima versao do xorg, mas que como estava na lista de distros a suportar :)
Claro que as actualizações depois vao estar disponiveis, aliás, a novell salientou agora que será so Opensuse 10.2, nao haverá nenhum Suse Linux 10.2, por ter gerado muitas confusões.
 
O que eu sei é que já saquei e instalei o opensuse 10.2, e simplesmente não dá para activar os efeitos 3d ... Aquilo tem aceleração 3d logo na instalação (com drivers open source) mas depois ao tentar activar os efeitos 3d diz que a minha placa não suporta o XGL e não tem aceleração 3d, quando o glxgears e o glxinfo dizem o contrário ... WTF???
Para cúmulo, nem activando o AIGLX aquilo funciona, e como já fio dito, nem os drivers da ATI funcionam com o XORG 7.2 ...
No Ubuntu Edgy é o que se sabe ... Instala-se o beryl, já está. Sem instalar drivers nem nada (nas ati). No Fedora 6 funciona, simplesmente. Não é preciso instalar um único pacote. No suse tinha que ser diferente ... Enfim ... Ainda me pergunto porque raio é que continuo a dar uma oportunidade ao opensuse ...

Nos próximos dias sairá uma versão dos drivers, compatíveis com o Xorg 7.2. Esta situação não é culpa do openSUSE, mas sim da ATI, que não tem os drivers devidamente actualizados.

Correcção. A ATI não tem a obrigação de suportar o XORG 7.2, que é altamente "beta" e foi só uma maneira de a suse dizer que tinha uma coisa mais à frente que os outros ...
 
Última edição:
Back
Topo