1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

GNUEterTICs ou a distro para rádios .

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Minguno, 4 de Agosto de 2016. (Respostas: 3; Visualizações: 1338)

  1. Minguno

    Minguno Power Member

    Devo dizer que sou um amante de rádio mas também tenho o ouvido um bocado esquisito enquanto a gostos , gosto de programas em que aprenda algo ou sejam de interesse variado, história , mistérios (ovnis e essas coisas) , ciência, natureza enfim , tudo um pouco que não encontramos nas rádios convencionais ou seja generalistas, quanto a música ou techno ou orquestra evito o rock a não ser o instrumental que esse já gosto.

    Bom com uns gostos tão esquisitos ando sempre em busca de rádios alternativas ou melhor não só rádios mas sim e também podcasts ora bem isto levou-me a pensar em escrever aqui sobre uma distro feita para rádios livres ou que permite aumentar o número delas facilmente e responder a gostos mais diferenciados como os meus por exemplo, é dizer aplicar software livre ao serviço de rádio ou geração de podcasts e afins claro está desde o simples editor de audio, efeitos até ao complexo servidor via net de rádio ou emissão local!

    Sim temos uma oferta o GNUEterTICs
    https://gnuetertics.org/

    O que esta distribuição baseada em Debian faz é portar-te uma personalização bem definida de softwares e funções sistema para criar rádios ou sistemas mistos podcast rádio, descentralizando e contribuindo para as rádios chamadas livres ou comunitárias que estão na moda desde rádios de bairro a rádios dedicadas ao Software livre , contracultura , movimentos associativos, políticos, apolíticos etc...

    Não é portanto de estranhar que com o GNUEterTICs tenha vindo a afirmar-se cada vez mais em rádios descentralizadas para os mais variados gostos exemplo disso as 70 rádios comunitárias do 2º encontro de Radios Comunitarias y Software Libre , Latino América.
    https://liberaturadio.org/quito2016

    E citando uma descrição do projecto :
    Cabe aclarar que GNU/EterTICs es una distribución derivada de Debian bajo licencia GNU GPL que NO INCLUYE NI VA A INCLUIR de forma predeterminada componentes que atenten contra la libertad de los usuarios desde el paradigma de Libertad que propone la FSF, si la radio necesita, tal o cual componente privativo es libre de instalarlo bajo su responsabilidad, pero NO ALENTAMOS su uso.

    , vemos que é um projecto alinhado com o Software Livre e sua oferta.

    Cabe aclarar também que o GNUEterTICs tanto serve para nós montarmos a nossa rádio de 0 como para equipar rádios existentes com sistema completamente livre capaz de criar e editar, emitir e programar emissões e até editar efeitos nessas emissões, com serviço de streaming net ou adaptação diversa (coisa que eu não percebo muito porque não sou entendido em rádios).

    Tem ainda suporte a idioma PT , e pesa 1GB redondamente, tem opção live mode e é um Debian fácilmente instalável, alé disso contam com o apoio das listas de suporte às rádios livres onde podem tirar todas as dúvidas sobre o GET.

    [youtube][/youtube]

    https://radioslibres.net/article/gnueter-tics/

    No fim fica a recomendação se existe uma rádio ou se gostamos de editar podcasts de certeza o GNUEterTICs vai trazer tudo o que precisam/os.

    [​IMG]

    Ref:
    https://radioslibres.net/
    https://elbinario.net/2015/04/04/gnuetertics-debian-para-radios-libres/
    http://radiolibrevigo.piesnegros.org/2015/03/17/mumbleada-con-elbinario-y-get/
    http://www.flujos.org/


    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Não conheço nenhuma rádio comunitária Portuguesa se conhecerem alguma coloquem em comentário a ver se adiciono ao meu tuner e fazemos uma lista com rádios e se quiserem podcasts.
     
    Última edição: 4 de Agosto de 2016
  2. "Lá voz campesina"! Tambem não conheço nada. Até porque a mordaça é tamanha.
    Obrigado pela informação.
    Cumps
     
  3. Minguno

    Minguno Power Member

    Se quiseres mais info de como montar rádios livres ou seja rádios nível comunitário , Web ou mesmo caseiro podes também obter informação na internet é um fenómeno que está muito em voga neste tempo e nas comunidades hispanas às vezes associadas a GNU/Linux nasceram muitos projectos uma dessas guias básicas tem-la aqui por YoYo Fernandez o qual tem a sua rádio chamada Killallradio → https://deblinux.wordpress.com/monta-tu-radio-online-libre-linux-butt-pulseaudio-mumble/
    Nessa guia está uma coisa muito básica uns truques com o pulseaudio e pouco mais com poucos cliques, já com o GNUEterTICs tens uma coisa já profissional ou seja que pode ser usado em rádios avançadas , rádios profissionais.

    Outros exemplos →
    https://elbinario.net/programas-de-radiobinario/
    http://radiolibrevigo.piesnegros.org/
    http://www.thelinuxlink.net/
    ...
    Tens também muita documentação e rádios aderidas no radioslibres.net →
    https://radioslibres.net/

    Muitas rádios não emitem continuamente e têm parte streaming directo e parte via podcast hoje em dia existe uma plataforma monetizada e que está a agregar muitos podcasts é o ivoox → http://www.ivoox.com/blog/como-monetizar-un-podcast-con-donaciones_00632/
    Podcasta GNU/Linux exemplos →
    http://www.ivoox.com/podcast-devuanita_sq_f1231954_1.html
    http://www.ivoox.com/podcast-daboblog-podcast_sq_f12610_1.html
    http://www.ivoox.com/podcast-salmorejo-geek_sq_f1206500_1.html
    http://www.ivoox.com/podcast-reality-cracking_sq_f159955_1.html
    http://www.ivoox.com/podcast-mintcast-mp3_sq_f1149382_1.html
    http://www.ivoox.com/podcast-going-linux_sq_f1202292_1.html
    ...
    Um montão deles.
    Óbviamente podes ter um podcast e uma rádio sem ser dedicada a GNU/Linux como tema, podes querer ter um rádio variada e um podcast variado os links são só de exemplos que me lembrei agora.

    Aliás eu costumo usar muito o ivoox para ouvir programas de história , ovnis e mistérios de âmbito generalista , de economia etc...

    Neste caso o que o GNU/Linux faz é facilitar a vida a quem queira produzir material por canais mais descentralizados e de forma autónoma levando hoje em dia tanto a rádio como a produção de video ao usuário de forma fácil .

    É isso .
    Espero que em Portugal também surja a moda das rádios livres.
     
  4. Minguno

    Minguno Power Member