GBA Golden Sun (Camelot Software Planning)

EagleEye

Colaborador
Staff
GoldenSun_LogoLo.png


Golden Sun é o começo de uma fantástica saga, produzida e desenvolvida pela Camelot Software Planning (anteriormente conhecida por Sonic! Software Planning), foi lançado em Novembro de 2001 exclusivamente para o Game Boy Advance e publicado pela Nintendo.

Um grande RPG que mistura elementos de fantasia e Alquimia, juntamente com um sistema de combate inovador com o uso dos chamados Djinns, bem como os poderes de Alquimia chamados Psynergy (ataque/suporte) e que nos ajudarão também ao longo das várias dungeons/puzzles que iremos encontrar ao longo da aventura.
O objectivo da história é percorrer o mundo de Weyward e impedir que os poderes secretos da Alquimia sejam libertados como aconteceu no passado e que destruíram grande parte do nosso mundo, contamos com isso com a ajuda de um bando de personagens capazes de controlar Alquimia, os chamados Adepts!


A Camelot Software Planning foi fundada em 1990, na altura uma divisão da SEGA (Consumer Development Studio #4) e estiveram a cargo de vários títulos, juntamente com a Climax Entertainment (Landstalker, Dark Savior e Time Stalkers), tais como o Shining in the Darkness, Shining Force: The Legacy of Great Intention. Já o Shining Force II: Ancient Sealing foi apenas trabalho pela Sonic! Software Planning.

Em 1995 a Sonic! Software Planning separou-se da SEGA, e já com o nome de Camelot Software Planning, decidiu continuar o progresso na história do Shining Force, tendo ainda produzido o Shining Force CD, Shining Force Gaiden: Final Conflict, Shining Wisdom, Shining The Holy Ark e por fim acabando com o Shining Force 3. Foi Também responsável pela produção do jogo Beyond the Beyond e o popular Hot Shots Golf, ambos para a Playstation mas mantendo o seu estilo presente.

Após terminar o trabalho com o Shining Force 3 e a Sony já não querer mais os seus serviços, a Camelot Software Planning vê uma nova oportunidade após o descalabro da SEGA e decide juntar-se à Nintendo.
Através desta parceria foi possível verificar mais um pouco de esplendor desta equipa, criando vários jogos de desporto utilizando personagens do universo Mário como o Mario Tennis e o Mario Golf. Apesar do lado mais desportivo da Camelot, teve também tempo, dedicação e motivação para criar o nome que estamos hoje a ver, 8 anos após a sua saída e mais de 9 anos após o inicio do seu desenvolvimento! O aclamado Golden Sun que até hoje ainda estou para ver alguém dizer que não gostou nada do jogo, on a side note... é característica dos jogos Camelot toda a gente gostar.


Camelot Software Planning em 1998 - Instalações de Trabalho (retirados do livro oficial do Shining Force 3)
Segundo as imagens disponíveis no livro, a equipa contava com 34 pessoas na alturas (menos umas 5-6 talvez já que há umas que não há fotografia) e em 2003 tudo indica que, ou são os mesmo, ou substituíram muito poucos membros ao longo dos anos.
Sem números recentes mas, olhando para a história da Camelot, diria que continuam com o mesmo bando de sempre.



(clicar para ver a página referente)

Por último, não podia faltar, All! Hail! CAMELOT SOFTWARE PLANNING!!! por trazer dos melhores jogos de sempre!
______________________________________________


Golden Sun segue a típica fórmula de um RPG, em que há uma constituição de equipa, percorrendo o mundo através de várias localidade e com exploração de dungeons/lighthouses à mistura num mundo de fantasia. Irás encontrar os habituais "random battles" ao longo do jogo todo, lutando contra vários inimigos dando uso às mais diversas tácticas de um RPG através do uso de Psynergy (magia/Alquimia), ataques e o uso dos Djinns! Não só terás acesso a um variado leque destes bichos, como também se os encontrares a todos terás mais possibilidades de sobreviver a esta aventura, já que cada um faz subir os nossos stats bem como alterar a nossa classe (mais magias de ataque, mais virado para magias de suporte ou equilíbrio entre as duas) e dá acesso ao poderosos Summons (até ao nível 4, com 7 Djinns por Elemento dando assim 28 Djinns no total!) que terás de encontrar, quer em batalhas normais quer em cidades ou até mesmo durante as dungeons! Embora a história nos siga por caminhos pré-definidos, o jogador tem bastante liberdade para se aventurar, retroceder para outra localidade ou completar sub-quests que poderão dar novos items, novos poderes Psynergy ou até mesmo um Djinn!

Um dos pontos chave, tal como é referido logo desde o ínicio que começamos a jogar, é os poderes da Alquimia, os chamados Psynergy apenas possível de executar pelos chamados Adepts... e surpresa! Na nossa equipa todos terão esse tipo de poderes! Durante a exploração das dungeons bem como nas vilas, daremos uso a este poder numa nova forma de completar puzzles (original e refrescante), destacando-se entre eles a possibilidade de mover objectos pesados, levanta-los, sobrevoar pequenos pedaços de água, congelar objectos, apagar o fogo, ler mentes, apanhar objectos distantes, fazer crescer ramos, provocar vento ou até revelar objectos/entradas escondidas!! Sem dúvida uma das componentes técnicas mais marcantes deste jogo e muitos nos esperam ao longo da nossa aventura! Acima de tudo, é um RPG que nunca cansa e que mantém a jogabilidade viciante e a história interessante ao longo de todo o jogo!

gs_screenshots.png


Segundo informação, Golden Sun teve um ciclo de desenvolvimento entre 12 a 18 meses, considerado bastante para um projecto de uma consola portátil (não admira, são poucos e preferem levar o seu tempo) e portanto considerado um teste ao "mais tempo em produção, melhor a sua qualidade". Foi demonstrado no ano de 2000 no evento da Nintendo Spaceworld Expo e o comentário da IGN na altura foi que, a experiência ao desenvolver os jogos da saga Shining ajudou à Camelot a criar um RPG acessível e viciante para a portátil.

Originalmente planeado para ser um só jogo a saga Golden Sun, com planos para ser um jogo para a Nintendo 64 no inicio do desenvolvimento, mas a rápida transição da Nintendo para a Gamecube deitou por terra essa hipótese.

Infelizmente, o projecto era demasiado ambicioso para um só cartucho GBA e o desejo dos Developers ia além do que um só jogo/cartucho poderia alcançar. Dessa forma, surgiu o Golden Sun e o Golden Sun: The Lost Age continuando onde o original acabou.
Graças a estas decisão, foi possível aos senhores Hiroyuki Takahashi (Scenario Writer) e Shugo Takahashi (Director) utilizar a abordagem utilizada no Shining Force 3, onde a história poderia ser vista pelo lado dos que consideramos heróis, bem como o lado que podemos considerar como "inimigos".
Desta forma, a Camelot Software Planning acredita que é uma forma única de contar uma história, introduzindo elementos que fazem a ligação entre ambos os jogos de modo a a que o jogador se sinta mais na pele de cada personagem.

gs_screenshots2.png



"Prémios"

IGN - "arguably be one of the best 2D-based Japanese RPGs created for any system." (9.7)
Gamespot - "Golden Sun is a throwback to some of the SNES' best." (8.6)
RPGFan - "Golden Sun can be called a triumph of design for the most part" (92%)
G4TV - "It's the best original (nonport) GBA RPG to date"
GamePro - "A huge, fantastic, creative, and wickedly fun RPG that doesn't seem to care that it's 'just' on a GBA"
Nintendo Power's Top List - 31st best game made on a Nintendo System.
Nintendo Power - Award for best Game Boy Advance game of the year in 2001.
IGN's Readers Choice - Ranked 94 on the Top 100 games ever.
Metacritic - 91%



heroes.png


isaacrender.png
garetrender.png
ivanrender.png
miarender.png


Isaac_lBlade_Front.gif
Isaac_lBlade_CastFront2.gif

Isaac é a personagem que controlamos desde o ínicio, não é considerado a personagem principal da saga mas sim uma das principais! O seu Elemento é o de Terra (Venus Adept). (Move)
Três anos antes dos eventos do jogo, Isaac perde o seu pai na grande tempestade que se impôs sobre a sua vila chamada Vale. A partir desse momento decide treinar os seus poderes de alquimia para que tal tragédia nunca mais venha a acontecer. No entanto, uma maior aventura o espera...

Garet_Axe_Front.gif
Garet_Mace_CastFront2.gif

Garet, um amigo de infância de Isaac e na maior parte das vezes costuma pensar só dpeois de agir, causando muitos problemas pelo meio. É possuidor do Elemento Fogo (Mars Adept) o que pode explicar a sua personalidade...
Garet decide juntar-se a Isaac durante a ocorrência da grande tempestade e servirá como um "braço direito" de Isaac na sua aventura

Ivan_Staff_Front.gif
Ivan_Staff_CastFront2.gif

Ivan é encontrado pela primeira vez em Vault, tendo nascido em Contigo e adoptado pelo Lord Hammet of Kalay. Possui o Elemento Vento (Jupiter Adept) e tem a capacidade nativa de ler as mentes dos outros. (Mind Read)

Mia_Staff_Front.gif
Mia_Staff_CastFront2.gif

Mia, ao contrários dos outros Adepts, está encarregue do Mercury Lighthouse. Encontra pela primeira vez Isaac e companhia em Imil, onde costuma tratar de doentes usando os seus poderes curativos.
A dado momento tem a sensação de que algo está a correr mal no Mercury Lighthouse e decide pedir ajuda ao nosso grupo de forma a verificar o que se passa. É possuidora do Elemento Água (Mercury Adept)


djinns.png


djinns_group.png



summons.png


gs_summons.png



villains.png


saturosrender.png
minardirender.png

alexrender.png
felixrender.png


Saturos_Front.gif
Saturos_CastFront2.gif

Saturos foi um dos responsáveis pela catástrofe que se abafou sobre Vale. Sabe-que que veio de um lugar norte do continente onde o frio predomina chamado Prox.
O seu objectivo é descobrir os segredos da Alquimia (de modo a obter mais poder) e para isso terá de acender todos os faróis do continente, correspondentes aos 4 elementos da Alquimia. Possui o Elemento Fogo (Mars Adept)

Menardi_Front.gif
Menardi_CastBack2.gif

Menardi - Tal como Saturos, teve envolvida nos acontecimentos que se abateram sobre Vale. Companheira de Saturos, espera-nos vários encontros com este grupo ao longo do jogo.
Foram eles que salvaram Félix, o irmão de Jenna no dia da grande tempestade. Possui o Elemento Fogo (Mars Adept)

icon_alex.png

Alex - Pouco sabe sobre esta personagem tirando o facto de ser um dos guardiões do Mercury Lighthouse e, tal como a Mia, também possui o Elemento Água (Mercury Adept).
A certa altura, Alex tem um interesse súbito em descobrir os poderes secretos da Alquimia e decide juntar-se ao grupo Saturos, Menardi e Felix... contudo os seus objectivos permanecem um mistério e o que espera alcançar!

icon_felix.png

Felix, dado como morto nos eventos que sucederam durante a grande tempestade, eis que reaparece 3 anos depois na companhia de Saturos e Menardi. Foram estes dois que o encontraram quase sem vida naquele dia e que o acabaram por lhe salvar a pele. Por isso mesmo, Felix mantém-se leal a eles e decide ajuda-los nos seu objectivos. Como irá ser afectada a relação entre Isaac e Felix e o que tal implicará na nossa aventura?

fusion_dragon.gif

Quem será esta criatura misteriosa? Quem já jogou esta pérola de jogo deverá saber caso contrário, comprem o jogo e vão jogá-lo!



soundtrack_artwork.png


motoi_sakuraba.png


Motoi Sakuraba is a prolific progressive rock musician that principally composes for video games. During university, Sakuraba became the composer and keyboardist of the band Deja Vu. After they split after the release of their debut album, Sakuraba produced the solo album Gikyokuonsou. He went on to join the game company Wolfteam, working initially on scores such as the Zan, Hiouden, and Arcus series and, after assimilation into Telenet Japan, Tales of Phantasia and Parlor simulations. Sakuraba's links to Wolfteam have largely been responsible for his vast array of works as a freelancer. He has continued to craft light-hearted scores for the highly successful Tales series with Shinji Tamura.

In addition to his work with Namco Tales Studio, Sakuraba has regularly worked with Camelot Software Planning under his former collaborator Masaaki Uno. After producing serious progressive rock scores for the Shining series and Beyond the Beyond, he went on to create light-hearted accompaniments to the Mario Sports and Golden Sun series, among others. Sakuraba has also regularly worked on behalf of tri-Ace, whose game projects are published by Square Enix. His works on behalf of their Star Ocean and Valkyrie Profile series have been chiefly responsible for his mainstream popularity and he has interpreted these works in several arranged albums, voice mix albums, and live concerts.

In addition to these commitments, Sakuraba has produced colourful scores on behalf of tri-Crescendo's Baten Kaitos series and Eternal Sonata. He has also created music for miscellaneous game soundtrack, various television series, and albums by his record label Team Entertainment. Away from composing, Motoi Sakuraba is a quiet family man who enjoys the company of his wife Yuko and his daughter Mio as well as the occasional motorbike ride. However, his opportunities for personal time are limited given he is the most prolific composer in an industry dominated by workaholics. He continues to meticulously produce over 250 tracks a year on behalf of Namco, Camelot, tri-Ace, tri-Crescendo, and other clients.

Golden Sun Related

Originais: Saturos Battle Theme (epic) - Normal Battle (nunca cansa...) - Doom Dragon Battle Theme (ritmos rápidos)
Main Theme Exended - Venus Lighthouse (não há masmorras chatas com músicas destas...) - The Lost Age: World Map (Sea)
Golden Sun World Map (the sounds of an epic adventure) - Mars Lighthouse - Battle's Theme (Non-Adept)
Snow Covered City (Ambiente... é coisa que este homem cria) - Garoh's Theme (Full Moon) (é preciso "emocionar" mais?)
Frozen in Prox (another one, memorável!) - Set Sail (used on Golden Sun DS BEST!! Announcement!! EVER!!!)

Remixes: Isaac's Theme 8-bit - Felix's Theme 8-bit - Felix'x Battle Remix - Contigo's Theme - Overworld MIDI Remix
Orchestral Remix - Venus Caelestis (passem 3 minutos à frente..) - Elemental Stars
Jenna's Theme Remix - Super Smash Bros. Brawl Remix (generic my ass!) - Saturos Battle Remix (para quem aprecia a original)


Shining Series Related

Shining The Holy Ark: Battle Theme - Boss Battle Theme - Overworld Theme - Final Battle (1st Part)
Godspeak (querem mistério? não há melhor a condizer) - Far East Village - Atop the Tower (nostalgia no seu melhor)
Uninvited Guests (Considerado um dos seus melhores "temas"... 2:10-2:24 simply rocks)

Shining Force 3: A Light to Lead the Way (Quando é dado liberdade ao Sakuraba) - Flying Dragon of the Battlefield (O meu tema favorito do Sakuraba)
Sorrow (Melhor compositor a criar música "ambiente"? Sem dúvida) - The Ramshackle Village (Quem ouviu os temas das vilas do Golden Sun saberá o que lhes espera)
Tiger, The Voice of Time Calls You (Epic Adventure!) - Dragon, Clear Path to Victory (Simply great!) - Wolf, Bare Your Sharp Fangs (What can I say?!)
Force of Light OCRemix


______________________________________________






Extras



e para finalizar...vemos-nos no Golden Sun: The Lost Age!

Personagens favoritas? Mia (lovely) e Isaac
Inimigos? Saturos!!
Summon(s) favoritos? Atalanta, Procne, Judgement, Thor e Boreas
Psynergy(s)? Ragnarok, Mother Gaia, Shine Plasma, Pyroclasm
Localidades favoritas? Vale, Imil e Lunpa
Momentos favoritos: O ínicio do jogo, quando se apanha o primeiro Djinn, quando o Ivan e a Mia se juntam a nós, percorrer as Lighthouses e completar os puzzles via Psynergy e a batalha final!
Vezes jogadas: 5 (Jogo currente: Lv43, all Djinns e armas secretas, 37:21)

Quem aqui não gostou deste grande jogo? >(
 
Última edição:
Não consigo ver a primeira imagem :(

De resto está aqui um óptimo trabalho, agora só falta adicionares qualquer coisinha do Lost Age :D
 
O segundo é muito bom com toda aquela mistura de Summons. A maioria acha que o segundo é pior que o primeiro mas sou da opinião que estão taco a taco, já que o ultimo evolui em certos aspectos mas o primeiro é sempre marcante e dá mais o efeito WOW :)

Quem não o tem, faça favor de o comprar :P Caso contrário não merece jogar numa portátil :002:

A que imagem te referes? Ver ou abrir alguma imagem na resolução original?



Concordo plenamente I_Eat_All, planeava meter mais mas... o essencial já está.
 
A primeiro imagem que mostra o logo do Golden Sun:

semttulorrz.jpg


Não me aparece em nenhum dos 3 browsers em que testei: Chrome, Firefox e IE8.
 
Fixed, I guess. Espero que consigam ver o resto das imagens (screenshots, heróis, summons, djinns, soundtracks) caso contrário ficava muito pobre a homenagem a este jogo :sad:
 
E eu tenho esta pérola (em espanhol :S mas na altura em que saiu preferia os jogos em Espanhol já que me era mais fácil perceber toda a história, agora tenho pena de não ser Inglês) falta-me o manual do jogo, o que também é uma pena. Há alguns no Ebay a vender por preços absurdos.
 
Está espectacular o tópico ... muito bem feito. Parabéns Eagle, exelente trabalho :D

Até fiquei com vontade de pegar no 1º e voltar a passar ...
 
Grande tópico!

Curiosamente ainda há pouco tempo completei o 1º Golden Sun (tinha começado ainda antes do anúncio da sequela para a DS) e um dia destes devo pegar nesse savegame e continuar pelo The Lost Age.

É sem dúvida o melhor RPG de sempre para uma consola portátil e consegue ombrear muitos dos clássicos da geração de 16 bits.
 
Brilhante tópico. Gostei mais do primeiro, foi mais épico.

Não arranjas artwork mais decente? :P

Dá-me uns 20€ e eu de bom gosto arranjaria o seguinte item :002:

wwwrandomhousecom953993.gif


Procurei por todo o lado artworks de maior resolução mas infelizmente, o Golden Sun pecou em quantidade e em scans no que toca a artworks. A maioria nem chega a uma resolução de 800x600.

Dos artworks que coloquei, há uns que presume-se que são de outro artista (e não aquele que fez a capa, artwork de cada personagem, djinns e wallapers), por exemplo este:

art-002.jpg


No entanto, gostava de saber onde se poderia encontrar tais imagens, porque artbook não há, nos manuais também não encontro, o único sítio que falta procurar são nos guias ou na versão japonesa do jogo (talvez o manual os tenha :sad:)


uma perola neste genero de jogos, ja joguei o 1 e o lost age agora espera-se o Golden Sun DS ja p 2010

Golden Sun DS gameplay video E3 2009 :

http://www.youtube.com/watch?v=Lm3-RRgXtnI :009:

Não apostaria como versão inglesa no entanto, tudo aponta que está tudo numa fase bastante inicial. Demo era mais vídeo que outra coisa, uso de summons antigos, 2-3 zonas mostradas e sem novidades há uns tempos (não passou tanto tempo mas... nem comentário da Camelot, nem da Nintendo...)

edit- E desta vez, a versão japonesa não me irá falta de certeza, prioridade máxima e que se lixem os outros jogos :002:
 
Última edição:
Este jogo foi de longe dos melhores que joguei! É brutal, aconselho a toda a gente!

Por muita pena minha, agora os jogos saem para a DS, consola que não me atrai minimamente..
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo