DS Golden Sun: Dark Dawn (Camelot Software Planning)

^vénia!!

Disseste tudo! Tenho de me preparar e fazer o melhor tópico de sempre com este jogo! :002:
E até ao Natal... tanto tempo ainda! (não aguento!)
 
^vénia!!

Disseste tudo! Tenho de me preparar e fazer o melhor tópico de sempre com este jogo! :002:
E até ao Natal... tanto tempo ainda! (não aguento!)

Podes crer. Eu adoro a série GS (e posso ser "fanboy", mas verdade seja dita que é uma das melhores no mundo dos jogos) e este jogo volta a acender a chama da expectativa de um novo jogo da minha série favorita. xD
 
Podes crer. Eu adoro a série GS (e posso ser "fanboy", mas verdade seja dita que é uma das melhores no mundo dos jogos) e este jogo volta a acender a chama da expectativa de um novo jogo da minha série favorita. xD

É isto, sem tirar nem pôr! :D Só tenho pena da fraca visibildade que a saga tenha... vem um jogo com um nome mais famoso e mete logo estes na sombra. Para o bem ou para o mal, esta tendência segue a Camelot (digo isto, porque a meu ver a qualidade dos seus jogos deveria ser bem mais reconhecida)

Fico contente, no entanto, por ver que há gajos como o Reggie da Nintendo USA :)

Para quem quiser, estão disponibilizadas as imagens em resolução original do artwork das personagens! (2800x3500) É a primeira vez que a Camelot disponibiliza imagens com este tamanho e qualidade, e eu só posso desejar que façam um mini-artbook da saga Golden Sun, porque em principio este Golden Sun será o último (segundo os "books da história")

-> http://img.zwame.pt/eagleeye/nds/golden_sun_dark_dawn/art/NTR_GoldenSun_01char01_E3.png
-> http://img.zwame.pt/eagleeye/nds/golden_sun_dark_dawn/art/NTR_GoldenSun_02char02_E3.png
-> http://img.zwame.pt/eagleeye/nds/golden_sun_dark_dawn/art/NTR_GoldenSun_03char03_E3.png

A julgar pelo estilo, o artista continua a ser o mesmo de sempre desde o Shining the Holy Ark (1996). Só sei que o nome (um deles) é Shin (outra prova de que Camelot não têm destaque - ou então são eles que não gostam de visibilidade)
 
Última edição:
Eagle, é como tudo... se se justificar claro que haverão mais ;) Halo também eram 3, MGS, por aí.

Mas sinceramente, não fico muito preocupado... A Camelot entre muito outras coisas já mostrou que não tem grandes problemas em criar algo "completamente" novo sem perder qualidade... ou seja, nem só de sequelas vivem.

Atenção: quero mais Golden Sun? 30, ó faz favor. O que quero dizer é que não é por aí... ;)

PS: Gostei da menção ao Reggie. De facto, acho que dão pouco valor a este homem. Parece-me sem dúvida um excelente executivo, um gajo cheio de visão e até carisma e o melhor complemento a Miyamoto e Iwata que consigo imaginar cá deste lado. E para além de tudo isso... um verdadeiro gamer. Que se saiba, pelo menos este e o Other M só existem devido a ele...
 
PS: Gostei da menção ao Reggie. De facto, acho que dão pouco valor a este homem. Parece-me sem dúvida um excelente executivo, um gajo cheio de visão e até carisma e o melhor complemento a Miyamoto e Iwata que consigo imaginar cá deste lado. E para além de tudo isso... um verdadeiro gamer. Que se saiba, pelo menos este e o Other M só existem devido a ele...
Este não sei se existe só por causa dele, mas toda a gente sabe que o homem saliva por Golden Sun. ;)

(O Other M, Nintendo+Tecmo deve alguma coisa a ele? não sabia, pensava que era só ao Sakamoto)
 
Este não sei se existe só por causa dele, mas toda a gente sabe que o homem saliva por Golden Sun. ;)

(O Other M, Nintendo+Tecmo deve alguma coisa a ele? não sabia, pensava que era só ao Sakamoto)

Deste ok... é suposição, mas foi muito falado aquando do anuncio que foi pressão dele ;)

Já o Other M, foi mesmo "exigência" da Nintendo América. Aliás, sagundo li na altura, a Nintendo JP ponderava colocar o IP em stand-by devido a vendas fracas. Assim de repente não encontrei, mas houve várias entrevistas nesse sentido na altura. Amanhã com mais calma coloca na thread. A partir daí se a ideia de juntar os dois foi dele ou não, não sei. O que referia era a aposta no IP em si (atenção, algo que nem surpreende muito... é um título um appeal muito virado para o mercado americano...).

Sorry offtopic, EagleEye... don't kick me :D
 
Eagle, é como tudo... se se justificar claro que haverão mais ;) Halo também eram 3, MGS, por aí.

Mas sinceramente, não fico muito preocupado... A Camelot entre muito outras coisas já mostrou que não tem grandes problemas em criar algo "completamente" novo sem perder qualidade... ou seja, nem só de sequelas vivem.

Atenção: quero mais Golden Sun? 30, ó faz favor. O que quero dizer é que não é por aí... ;)

PS: Gostei da menção ao Reggie. De facto, acho que dão pouco valor a este homem. Parece-me sem dúvida um excelente executivo, um gajo cheio de visão e até carisma e o melhor complemento a Miyamoto e Iwata que consigo imaginar cá deste lado. E para além de tudo isso... um verdadeiro gamer. Que se saiba, pelo menos este e o Other M só existem devido a ele...


Quando referia-me aos "books" incluia já o universo que foi definido pela Camelot, uns meses após o ínicio do desenvolvimento do Golden Sun. Sempre esteve nos planos haver no máximo 3 capitulos/"books"/partes da história, porque é assim que a Camelot funciona.
O mesmo se passou com a saga Shining Force (a definição do universo e da história), e isto é comprovado pelas entrevistas que eles fizeram há mais de 10 anos e as mais recentes na altura do Golden Sun em que eles afirmaram de que a saga estava feita para ter 3 jogos no máximo dos máximos.

Por eles, o universo que definiram para o Golden Sun acaba com este, o Dark Dawn. Se houver uma continuação, acredito a 100% que não é por parte da Camelot que estava planeada. E foi por isso que referi essa questão.

Se gostava de ter mais Golden Sun? Gostava, mas antes disso há algo mais, gosto dos jogos Camelot, e por mim eles voltavam a fazer aqueles que eles fazem melhor, RPGs para consolas caseiras.
Por alguma razão, o maior projecto e o mais ambicioso de sempre que eles já fizeram (dito pelos próprios), em menos tempo (1 ano e meio + 1 ano) e mais rico encontra-se numa das plataformas mais dificeis de programar até hoje, a Sega Saturn, e é um dos RPGs mais longos da história (minimo de 120 horas)


Sorry offtopic, EagleEye... don't kick me :D

*kicks Dazkarieh* :002:

Sai daqui!

PS: E sim, Camelot tanto faz grandes novos jogos/histórias como sequelas ou "sequelas" :)
 
Última edição:
O mesmo se passou com a saga Shining Force (a definição do universo e da história), e isto é comprovado pelas entrevistas que eles fizeram há mais de 10 anos e as mais recentes na altura do Golden Sun em que eles afirmaram de que a saga estava feita para ter 3 jogos no máximo dos máximos.

Por eles, o universo que definiram para o Golden Sun acaba com este, o Dark Dawn. Se houver uma continuação, acredito a 100% que não é por parte da Camelot que estava planeada. E foi por isso que referi essa questão.
Nada nos garante que este jogo ainda siga esse plano inicial! É certo que a Camelot planeia tudo para trilogias, mas vê a coisa deste prisma, é possivel que: O Golden Sun 1 e 2 sejam o mesmo "Book", o que faz deste o segundo "book" seja esta história que está a começar, ou que os planos simplesmente tenham mudado com um hiatus de tantos anos entre capítulos; não iam fazer uma sequela directa do The Lost Age agora.

Eu acredito que este acabe como o Golden Sun 1 acabou... Com tu a saberes que vem aí mais um ;)


Este Golden Sun foi basicamente um reboot, afinal de contas.
 
Última edição:
Mas aí é que está, tenho o historial da Camelot por onde me basear. Eles sempre seguiram esse rumo, planear o universo primeiro e depois aplicar aquilo que têm à aplicar.
Não são, pela experiência passada, uma equipa que altera os planos a mais de metade do campeonato. Se assim for, têm de dar uma reviravolta completa aos seus planos e arranjar qualquer coisa, porque supostamente este 3º título tem como objectivo corrigir o que o Alex provocou no final do 2º jogo. Caso tal não tivesse acontecido, não havia a tal necessidade deste 3º título.

Não sei se isto se vê como reboot ou não, para já em termos de jogo está bastante semelhante aos anteriores, que mantinham o mesmo tipo de sistema (para já a jogabilidade está lá, e não vimos novidades. Falta saber se o progresso na história, dungeons e afins também se faz como nos outros)
 
Por reboot referia-me a ser um capitulo novo na saga, tem continuidade, mas andaram anos suficientes para a frente, para poderem fazer algo, suponho.

De resto nada a acrescentar, mantenho que algo pode ter mudado desde o plano inicial no entanto; e deixar uma ponta aberta no final do Golden Sun 2 faria sentido de qualquer prisma, quer caso planeassem uma sequela com um cenário que não este, quer planeassem esta, quer não planeassem nada... É do interesse deles que a saga continue.

Como disse, acredito que este não será o ultimo Golden Sun ;) A camelot precisa de um cavalo de batalha a seguir aos Shining... E cheira-me que é este.
 
A camelot não dividiu o Shining Force 3 em 3? Quem sabe se este Golden Sun DS, caso venda bem, não acabe por ser o primeiro de uma sub-trilogia? ;)
 
Passaram muitos anos (em termos de idade) mas não se pode esquecer assim, sem mais nem menos, as chaves dos anteriores: Golden Sun, as Lighthouses e... o Alex.
Têm de dar continuidade a essa personagem principalmente, marcante, misteriosa e que planeou no background os acontecimento do Golden Sun e Golden Sun: the Lost Age.


Razões para este ser o último:

- Terminar a história do Alex.
- Não alongar em demasia uma história que, à partida, não tem muito mais para dar (again, principalmente por aquilo que acontece nos anteriores). As lighthouses já eram (key factor), resta assim o Golden Sun.
- Sub-titulo Dark Dawn, e não um nome semelhante a Golden Sun ou numérico. (Golden Sun: The Broken Seal, Golden Sun: The Lost Age e Golden Sun: Dark Dawn seguem o procedimento habitual. Não um Golden Sun "2" ou Golde Sun Rebirth ou Dawn of Golden Sun só para dar alguns exemplos)
- Isaac continua no Golden Sun: Dark Dawn (e aparentemente, os restantes heróis do Vale), o que dá mais reforço aos jogos anteriores do que propriamente um "recomeçar" (nesse caso tentavam afastar estas personagens: havia referências sim, mas a personagem estar presente? não.)
- Historial da Camelot quanto à sua abordagem aos universos e novos jogos. Vejo-os mais a fazer um reboot, começando por fazer um jogo diferente naquilo que eles mais gostam (jogabilidade), como os casos Shining The Holy Ark e Shining Wisdom.
- É do interesse deles fazer bons jogos e com boas histórias. Se eles acham que o universo planeado inicialmente era o máximo que podiam tirar, não é o dinheiro, por estar a dar lucro ou isso que vão continuar/alongar, correndo o risco de cair na repetição e mais do mesmo (e eles não gostam disso)
- A porta aberta está toda relacionada com o Alex, o que ele fez entretanto? O que lhe aconteceu? E a lenga lenga toda do Wise-One no fim do Lost Age?. Não me parece que isso seja algo que dê material para mais do que 1 jogo.
- Várias localizações dos jogos anteriores estão de volta neste (faz com que a "renovação do mundo Weyard" e novas localidades tenha menos impacto para um jogo que quer "recomeçar"), daí a tal questão do universo/planeamento da história que a Camelot faz.
- Jogabilidade, para já, igual aos anteriores.
- Não é um jogo para a 3DS (que irá aparecer brevemente no mercado e seria ideal para meter um jogo como reboot) e não no "fim" da Nintendo DS (afinal de conta, sai no Natal, altura que a 3DS deve chegar, ou perto disso)
- Continuidade dos Djinns, Summons, nomes iguais (Flint, Forge), fazendo a ligação aos anteriores mais forte.


Razões para não ser o último:

- Serem os descendentes as personagens principais (no entanto, com o Isaac presente)
- Sub-Titulo Dark Dawn. Meti-o atrás mas, tem duplo significado. A tradução leva a crer que é o ínicio de uma nova era.
- Título em 3D e não sprites/2D.
- Primeira vez que a Camelot tentava um reboot a uma das suas franchises.
- A expansão do continente Weyard. (No entanto, +2-3 jogos sempre no mesmo mundo, iria ser overkill, a não ser que sejam completamente diferentes e nem lembra 10% o antigo Weyard, o que para mim eliminava parte grande parte do trabalho feito no original e no Lost Age)
- O tempo que estiveram sem fazerem jogos (a não ser que se tenham mesmo dedicado nos outros jogos de tennis/golf que entretanto fizeram)


A camelot não dividiu o Shining Force 3 em 3? Quem sabe se este Golden Sun DS, caso venda bem, não acabe por ser o primeiro de uma sub-trilogia? ;)

Então ainda mais uma razão para este terminar os acontecimentos que aconteceram anteriormente ;) Deixar inacabado a história do Alex e não dar continuidade aos dois jogos que tiveram atrás iria contra a política da Camelot, mas estarei cá para ver :)
No entanto, o Shining Force 3 é um só jogo, divido em 3 cenários, 3 histórias, 3 perspectivas. A única franchise que teve a lata de fazer tal abordagem foi o Suikoden, e não fez de forma pefeita como fez a Camelot nesse seu jogo.

Entretanto já li mais umas informações sobre o jogo e agradou-me o que li. E, a música de qualidade está de volta, muito possivelmente continua a ser o Motoi Sakuraba, que continua a ter os seus melhores trabalhos quando está associado a uma franchise Camelot, curioso...
 
Última edição:
- Sub-titulo Dark Dawn, e não um nome semelhante a Golden Sun ou numérico. (Golden Sun: The Broken Seal, Golden Sun: The Lost Age e Golden Sun: Dark Dawn)
- Não é um jogo para a 3DS (que irá aparecer brevemente no mercado e seria ideal para meter um jogo como reboot) e não no "fim" da Nintendo DS (afinal de conta, sai no Natal, altura que a 3DS deve chegar, ou perto disso)

Discordo destes. Dawn (amanhecer) claramente remete para um início. O facto de ser "Dark" remete-me para um renascer atribulado, mas nunca um fim. Depois, precisamente o facto de ser diferente e não remeter para o nome de série, pode ser vista como outra abordagem.

Depois... um reboot seja do que for neste momento, a DS é o ideal... com uma userbase muito maior e custos de produção menores, é mesmo o ideal para re-lançamentos. Aliás, a Sega perdeu uma óptima oportunidade de tentar o Shining Force (de uma forma séria, não aquilo que saiu).

Atenção... tudo isto é especulação de qualquer das partes. Sinceramente não tenho problema nenhum que continuem com a franchise mesmo reinventando a fórmula e encontrando novos elementos... desde que o façam bem feito (o obviamente com sentido), tudo bem. Também, como disse acima, podem partir para outra que cá aguardo... ;)
 
Terei de discordar então (btw, por alguma razão meti a tua 1ª alinea nas duas categorias, vê de novo).

edit: Aliás, só reparei agora que não exliquei bem. Por ser um nome que segue os anteriores (Sempre Golden Sun: sub-titulo, e não Golden Sun "2" ou Golden Sun Rebirth ou Dawn of Golden Sun)

Eu pensaria assim antes, mas tendo em conta que a própria Nintendo está a atacar já em força para a 3DS com muitos títulos deles, e de 3rd party, parece-me que o começo dela vai ser bem mais rápido.
A visão 3D que a consola permite também é mais outro ponto favorável a reboots tal como aliás, a Nintendo prova, em parte (reforço, em parte já que são remakes) com os títulos que vais trazer.
Além de que, na altura que sai, as atenções irão estar ainda mais viradas para a 3DS e o seu catálogo inicial. Mais um bom número de pessoas irá deixar passar o jogo (não estamos a falar dos fãs do jogo aqui), o preço da 3DS + a qualidade dos títulos e com nome! irá fazer com que essas mesmo guardem o sue dinheiro, daí achar que não, não é o ideal mesmo com a userbase (antes do anúncio da 3DS diria isso, agora já não)

Não tenho mais nada a acrescentar a partir daí, os números falarão por si no momento certo.

Especulação são alguns pontos, outros vem daquilo que conheço da Camelot, daquilo que eles mostraram sempre ao longo de mais de 10 anos e outras são aquilo que aconteceu nos Golden Sun e que estão por explicar, daí não serem especulação mas sim o resto da história que falta completar.

E também:

* The starting village is a new place where survivors from Vale are living. (BGM: Arranged Vale theme!)
* There's a cottage where the "Heroes of Vale" live.
* Isaac is confirmed to be one of these heroes.
* The McCoys now own a large area of land around Bilibin. Lord McCoy has stepped down.
* Bilibin sounds close to where the new Vale village is.
* Continents have expanded since the activation of the Golden Sun.
* The people outside the new village seem to think of the Golden Sun as a curse instead of a blessing.
* In some places outside of the village, the heroes from the previous games and adepts in general are not very liked.

Razões para ser um reboot (algumas), e tantas outras (mais) para continuar aquilo que os dois anteriores não acabaram.
 
Última edição:
Adquiri a pouco tempo uma DSi, e pensava que o melhor RPG para a consola era pokemon, mas plos comentarios que li, vou ter que experimentar esta serie.
 
Adquiri a pouco tempo uma DSi, e pensava que o melhor RPG para a consola era pokemon, mas plos comentarios que li, vou ter que experimentar esta serie.

Se tens a DSi (e não tens GBA) só vais mesmo jogar a este...

Mas não te preocupes muito com isso... joga-o!! Até lá, se quiseres conhecer outras ofertas a sério, Chrono Trigger, Mario & Luigi, os 4 Dragon Quest, FFIV, etc etc etc (são mesmo muitos). Atenção que todos esses que coloquei são muito diferentes de Pokemon... são RPG, mas coisas diferentes... assim como o Golden Sun.
 
Pokémon tem a fama, o design cute, tem a fama, uma espécie de "tamagotchi", tem a fama, teve a audiência perfeita no ínicio da franchise (putos e adolescentes), tem a fama e... já estás a ver onde quero chegar ;)

Como RPG, um jogo em que consideramos a história, jogabilidade, som, cenário, envolvência, Golden Sun está acima.
 
Back
Topo