
Golden Sun: The Lost Age é a segunda instalação desta saga de RPGs desenvolvida pela Camelot Software Planning e publicado pela Nintendo. Lançado finalmente em Abril de 2003 exclusivamente para o Game Boy Advance, The Lost Age continua a história onde acabou o primeiro Golden Sun, com a possibilidade de transferir os stats das nossas personagens, todos os Djinns que apanhámos bem como todas as armas/items que tinhamos na nossa antiga equipa, tudo isto possível através de um sistema de password (divido entre tipos, mais transferências maior a password) ou através do cabo "Game Link". Deste modo, dava-se continuidade aquilo que foi feito no primeiro Golden Sun e uma forma de compensar o jogador.


As novidades no que toca ao jogo em si não são muitas comparadas com o Golden Sun. O motor gráfico é o mesmo com alguns melhoramentos a nível de detalhe das personagens, cidades e objectos, permitindo um pouco mais de variedade nos cenários. A complexidade dos puzzles e das Lighthouses foi aumentada, há mais side-quests e uma maior utilização da Psynergy.
Entre as novidades, destacam-se os novos summons através da combinação de tipos de Djinns, possibilidade de nos juntarmos aos heróis do primeiro jogo, acesso a mais tipos de Psynergy e equipamento secreto e um mapa mundo maior e um pouco mais diversificado que o seu antecessor.

Na sua maioria, foi considerado um jogo um pouco inferior, mais pela pouca inovação que houve embora se tenham mantido os elogios feitos ao sistema de combate, gráficos e visual no sue melhor com uma excelente soundtrack a acompanhar. O efeito "surpresa/WOW" também foi menor neste jogo, o que levou a uma nota mais baixa também. Considerado o 8º melhor título de GBA em 2003 pela IGN e o 22º melhor título do GBA de sempre.
Sabe-se que já vendeu pelo menos mais de 650 mil cópias, a contar com as vendas no Japão e América. Não duvido que tenha atingido tantas vendas como o Golden Sun.
Prémios:
GameRankings - 87%
Metacritic - 86%
Electronic Gaming Monthly - 8.2/10[47]
GameSpot - 8.6/10
GameSpy - 86/100
IGN - 9/10 (Game of the Month April 2003)
IGN's Readers Choice - 78th in Top 100 games ever (melhor que o primeiro)
Nintendo Power's "Top 200 Games" - 69th best game made on a Nintendo System


Após esta estúpida introdução ao jogo, sem piada e de alguém que claramente não tinha mais nada que fazer, eis a verdadeira introdução.







Felix toma o lugar de Isaac como personagem principal nesta nova edição do Golden Sun. Agora que Saturos e Menardi foram derrotados, já se pode dar ao luxo de fazer o que lhe apetece e decide continuar o objectivo a que se propôs no jogo anterior. Na companhia da sua irmã Jenna, Sheba e o velho Kraden resta descobrirem onde foram parar após terem sido arrastados pelo Tsunami enquanto estavam na ilha de Idejima, perdida no oceano após a "destruição" da Lighthouse. Tal como Isaac, possui o Elemento Terra (Mercury).


Jenna no primeiro jogo pensou que o seu irmão Felix tinha morrido.. acaba por saber que não era bem assim e ainda é raptada juntamente com Kraden, pelo Saturos e Menardi. Vê-se obrigada a deixar a Venus Lighthouse e o seu irmão para trás, que se decidiu armar em Herói e tentar salvar quem estava ainda no topo da Lighthouse. Chegam finalmente à ilha de Idejima onde pegariam no baaco rumo a outras paragens, mas a destruição da Lighthouse pelo poder excessivo que foi causado, fez com que a ilha se separasse totalmente do continente e fosse levada pelo mar. Tal como Garet, possui o Elemento Fogo (Mars)


Sheba tinha sido adoptada pelo gvernante de Tolbi e depois raptada pelo Saturos e Menardi. No fim do primeiro jogo é salva pelo Felix e fica-lhe grata por lhe ter salvo a vida, e portanto decide acompanhá-lo nesta sua nova aventura. Tal como Ivan, é a mais nova do grupo e possui o Elemento Vento (Jupiter).


Piers é um Mercury Adept, possuindo assim o Elemento Água. Pertence a uma cidade sagrada e longe dos olhares dos comuns mortais e, só a descobrirão se jogarem ao jogo! Inicialmente foi dado como pirata na cidade de Madra mas acaba por ser salvo por nós. Mais tarde é de novo avistado, desta vez na vila tribal de Kibombo, onde tenta encontrar a sua esfera negra de modo a poder controlar novamente o seu barco. Decide juntar-se à nossa equipa para que consiga alcançar esse objectivo.



A novidade mais exótica deste Golden Sun: The Lost Age é o aumento do número de Summons, ou melhor dizendo, a possibilidade de efectuar combinações de tipos de Djinns criando assim Summons mais devastadores e únicos em si! Com 12 Summons no total no primeiro jogo, desta vez contamos com mais de 20 ao todo, entre eles o chamado "Ultimate Summon"! Apenas sendo possível caçar este fantástico Summon se tivermos apanhado todos os Djinns, quer do primeiro quer do segundo jogo!









Agatio e Karst fazem parte do Clã de Fogo, situado na zona mais a Norte possível do continente de Weyard! Ambos são recrutados pelas pessoas da vila Prox, para acenderem as 4 Liughthouses e assim salvarem o seu povo. Agatio é o mais forte do Clã, ao qual Saturos e Menardi pertenciam, enquanto que Karst é a irmã mais nova de Menardi e o seu outro objectivo é derrotar aqueles que a mataram...
Alex volta de novo, juntamente com todo o mistério por detrás até aos momentos finais deste jogo. Mais uma vez, irá "teletransportar-se" repentinamente à nossa frente, alguns apanham sustos outros não.
Irá introduzir-nos aos 2 membros do Clã do Norte durante o jogo e irá estar sempre um passo à nossa frente... Qual será o seu destino final?


Motoi Sakuraba is a prolific progressive rock musician that principally composes for video games. During university, Sakuraba became the composer and keyboardist of the band Deja Vu. After they split after the release of their debut album, Sakuraba produced the solo album Gikyokuonsou. He went on to join the game company Wolfteam, working initially on scores such as the Zan, Hiouden, and Arcus series and, after assimilation into Telenet Japan, Tales of Phantasia and Parlor simulations. Sakuraba's links to Wolfteam have largely been responsible for his vast array of works as a freelancer. He has continued to craft light-hearted scores for the highly successful Tales series with Shinji Tamura.
In addition to his work with Namco Tales Studio, Sakuraba has regularly worked with Camelot Software Planning under his former collaborator Masaaki Uno. After producing serious progressive rock scores for the Shining series and Beyond the Beyond, he went on to create light-hearted accompaniments to the Mario Sports and Golden Sun series, among others. Sakuraba has also regularly worked on behalf of tri-Ace, whose game projects are published by Square Enix. His works on behalf of their Star Ocean and Valkyrie Profile series have been chiefly responsible for his mainstream popularity and he has interpreted these works in several arranged albums, voice mix albums, and live concerts.
In addition to these commitments, Sakuraba has produced colourful scores on behalf of tri-Crescendo's Baten Kaitos series and Eternal Sonata. He has also created music for miscellaneous game soundtrack, various television series, and albums by his record label Team Entertainment. Away from composing, Motoi Sakuraba is a quiet family man who enjoys the company of his wife Yuko and his daughter Mio as well as the occasional motorbike ride. However, his opportunities for personal time are limited given he is the most prolific composer in an industry dominated by workaholics. He continues to meticulously produce over 250 tracks a year on behalf of Namco, Camelot, tri-Ace, tri-Crescendo, and other clients.
Originais: The Lost Age: World Map (Sea) - Battle's Theme (Non-Adept) - Garoh's Theme (Full Moon) (é preciso "emocionar" mais?)
Frozen in Prox (another one, memorável!) - Set Sail (used on Golden Sun DS BEST!! Announcement!! EVER!!!)
Doom's Dragon Battle! - Magma Rock - Air's Rock - Jenna's Battle Theme (Espetáculo!!)
Ankohl Ruins - Thundaria Tower - Jupiter Lighthouse Theme
Remixes: Isaac's Theme 8-bit - Felix's Theme 8-bit - Felix'x Battle Remix - Contigo's Theme - Overworld MIDI Remix
Orchestral Remix - Venus Caelestis (passem 3 minutos à frente..) - Elemental Stars
Jenna's Theme Remix - Super Smash Bros. Brawl Remix (generic my ass!) - Saturos Battle Remix (para quem aprecia a original)
Shining Series Related
Shining The Holy Ark: Battle Theme - Boss Battle Theme - Overworld Theme - Final Battle (1st Part)
Godspeak (querem mistério? não há melhor a condizer) - Far East Village - Atop the Tower (nostalgia no seu melhor)
Uninvited Guests (Considerado um dos seus melhores "temas"... 2:10-2:24 simply rocks)
Shining Force 3: A Light to Lead the Way (Quando é dado liberdade ao Sakuraba) - Flying Dragon of the Battlefield (O meu tema favorito do Sakuraba)
Sorrow (Melhor compositor a criar música "ambiente"? Sem dúvida) - The Ramshackle Village (Quem ouviu os temas das vilas do Golden Sun saberá o que lhes espera)
Tiger, The Voice of Time Calls You (Epic Adventure!) - Dragon, Clear Path to Victory (Simply great!) - Wolf, Bare Your Sharp Fangs (What can I say?!)
Force of Light OCRemix
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Mapa Golden Sun: The Lost Age


Extras
Wallpapers: Official/Nintendo Wallpapers
Artworks: #1 - #2 - #3 - #4 - #5 - #6 - #7 - #8 - #9 - #10
Isaac - Garet - Ivan - Mia - Felix - Jenna - Sheba - Piers
Saturos - Menardi - Agatio - Karst - Alex
Venus - Mars - Jupiter - Mercury
Vídeos: Dullahan (Hardest Boss) - All Summons (Excelentes Summons, grandes gráficos, efeitos visuais e uma música espetacular... o que há para não gostar disto??)
Unlocking Anemos Sanctum (Momento único...) - Star Magician - Meeting Old Friends!! (Das minhas passagens favoritas...)
Onde comprar: Golden Sun @ eBay - Golden Sun @ Amazon.co.uk
Personagens favoritas? Mia (lovely) e Isaac
Inimigos? Dullahan.. simplesmente adoro todo o percurso para lutar contra ele (ganhar os Djinns e desbloquear a zona secreta) bem como a luta. Fantástico!
Summon(s) favoritos? CATASTROPHE!! Simplesmente Brutal! O resto dos Summons também são de louvar, em destaque para a Iris, Eclipse e Coatlicue!
Momentos favoritos: Novamente, todos os puzzles e Lighthouses, o reencontro com o Isaac, apanhar os Djinns, Air's Rock e todo aquele ambiente, apanhar os Summons finais, por ai fora
Vezes jogadas: 4
De momento, tenho 49 horas de jogo, todos os Djinns e Summons, e as personagens estão com os seguintes niveis:
Felix a lv50, Jenna a lv59, Sheba a lv58, Piers a lv58, Isaac a lv62, Garet a lv61, Ivan e Mia a lv61.
Os euipamentos de destaque vão para a Darksword (Unleashes Acheron's Grief), Asura's Armor (através do Blacksmith e a mais forte se não me engano), Dragon Boots (também Blacksmith?), arma secreta Kikuichimonji (unleashes Asura) para o Ivan e Tisiphone Edge para o Ivan e Jenna.
O Isaac tem a Sol Blade (unleashes Megido), bem como o Dragon Shield, Dragon Boots, Millenium Helm e Valkyrie Mail.. são os melhores equipamentos da última vez que verifiquei e um Golden Ring (aumenta todas as resistências).
O Felix tem a Excalibur (unleashes Legend), Millenium Helm e Dragon Boots, Xylion Armor (Raises Attack), Cosmos Shiled (aumenta todas as resistências) e Golden Shirt (Raises HP & DEF).
Um dia a ver se lhe volto a pegar, verificar se há equipamentos para melhorar e aumentar até ao nivel máximo como já alguns fizeram. Digam da vossa justica o que acharam do jogo e se passaram bons momentos
