Goobuntu. 2ª vez numa semana

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Já foi falado aqui : http://www.techzonept.com/showthread.php?t=82216

Agora aparece novamente uma referencia ao Goobuntu: http://www.theregister.co.uk/2006/01/31/google_goes_desktop_linux/

Não há fumo sem fogo. Será que o mark conseguiu dar a volta à rapaziada do Google.
Parem com esses sorrisos :D

No artigo tb tem esta frase. Duvido que todos concordem com ela:

However, entering the desktop software world would be a huge step. Making Goobuntu as easy to use as XP will require a lot more development.

Ontem tb li acerca do laptop de 100 dolares e acho que anda toda a gente baralhado com a usuabilidade de Linux mas pronto.

http://www.techreport.com/onearticle.x/9330

Mais precisamente isto:

So poor kids in Africa will have to wait a little longer to receive a laptop PC with a sub-standard GUI and crappy font kerning because Nick is an OS commie? Ok, so that's a harsh assessment, but one has that initial reaction upon reading this passage. I like Linux for many things, but I wouldn't wish it on first-time computer users as their primary desktop OS.
 
Última edição:
goobuntulogo.jpg


Has a nice ring to it, doesn't it ? :D
 
Acho que era mais interessante o pessoal do Google contribuir para o Ubuntu directamente em vez de tar a "criar" uma nova distro. O problema é o nome Google... é ele que chama as pessoas...
 
On fire:)

Acrescentei mais 2 coisas ao post inicial para discussão.

Sandman disse:
Acho que era mais interessante o pessoal do Google contribuir para o Ubuntu directamente em vez de tar a "criar" uma nova distro. O problema é o nome Google... é ele que chama as pessoas...

Não sei se o Ubuntu não terá a ganhar com o Goobuntu. Mas essa é uma boa discussão.

blastarr disse:

As negações tb não são nada que não seja habitual nestas coisas.
 
O Google faz uma distro, o Google compra o napster.....

Com tanto rumor a circular, ninguem se apercebeu que hoje foi metido online o BigDaddy e este tráz novidades a nivel de............search (quem diria....).

Sorry pelo desabafo de estar farto de ver muito site a atirar rumores para o ar. Às vezes lá acertam.
 
De facto seria interessante ver esta iniciativa por parte do Google. Todos sabem que o Ubuntu tem sido um sucesso, muito especialmente depois do lançamento da versão 5.04. Arrisco-me a afirmar que tem sido um dos motivos pelos quais muitos utilizadores têm aderido a sistemas operativos GNU/Linux.

No entanto, estou quase como a opinião do ArsTechnica em relação á existência do Goobuntu. Julgo que não há melhor altura que esta para lançar um possível SO, visto que a Microsoft tem sido sucessivamente processada pela UE, sucessivamente atacada pela imprensa (em Portugal curiosamente tem acontecdi o contrário), a Microsoft anunciou que talvez até disponibilizasse o código-fonte do Windows (muitíssimo duvidoso e estranho, visto que não existiu grande excitação com esta notícia) e numa altura que a Sun lança o OpenSolaris. Seria uma notícia que colocaria a comunidade de informáticos aos saltos, tal como se vê pelo rumor.
 
Estes rumores calham mesmo bem... em dia de apresentação de resultados financeiros, e com a recente queda forte da cotação deste papel.

Não há nada como uma boa "stinky" à moda antiga para encarreirar de novo os "nouveau-riche"...;)
 
Epa... ja checkaram http://www.goobuntu.com/ ?
Será que tem alguma coisa a ver...?

Mas parece-me muito promissor o google aventurarse numa de OS Linux.
Desde que dessde para foldar melhor (entenda-se mais rapido e com mais eficiencia) que em Windows :x2: Eheh :)
 
Não há fumo sem fogo.

Claro que há... Não deves ter estudado quimica. Para além disso já alguma vez ouviste falar de boatos?



As negações tb não são nada que não seja habitual nestas coisas.

O Google não costuma negar, costuma é não confirmar (é bastante diferente).
Para além disso o que o Google disse é que não tem planos para distribuir ao publico, o que é diferente de não estár a desenvolver a distribuição, ou seja, seria apenas para uso interno.

Distribuir um sistema operativo para o publico é algo que não parece encaixar na estratégia actual do Google, ou não conseguem perceber isso? Talvez num futuro a longo prazo (10 anos ou mais) faça, mas actualmente, não faz, os negócios do google são outros, são a pesquisa de informação a comunicação entre pessoas e a integração entre as tecnologias de comunicação e pesquisa com os sistemas de informação.




O Google faz uma distro, o Google compra o napster.....
Estás a esquecer-te do rumor do browser, do PC, etc... Esta malta não aprende! À anos que há rumores destes, o do sistema operativo baseado em GNU/Linux deve ter uns 3 ou 4 anos.



a Microsoft anunciou que talvez até disponibilizasse o código-fonte do Windows (muitíssimo duvidoso e estranho, visto que não existiu grande excitação com esta notícia)

A razão é simples. A m$ já licencia o código de fonte de uma boa parte do window$ (não pode licenciar todo porque nem todo é propriedade da m$) a alguns clientes gigantes dentro do programa de licenciamento shared license. A m$ não anunciou que iria disponibilizar o código fonte do window$, apenas de algumas implementações de protocolos e APIs, ou seja, é uma pequenissima parte do window$, e isso realmente não interessa para nada, porque a forma como esse código fonte é licenciado faz com que qualquer pessoa que olhe para esse código fique imediatamente contaminado pelo código, e sempre que desenvolva software que tenha alguma coisa a ver com esse código passa a estar em perigo de levar com um processo por violação de direito de autor.

Olhar para código fonte de software proprietário não interessa a ninguém. A m$ apenas tá a tirar areia para os olhos da comissão Europeia, porque não quer cumprir as suas obrigações legais, de publicar documentação de qualidade para esses protocolos e licenciar essa documentação de forma a que todos a possam utilizar sem restrições para criar software sem a ameaça de processos legais.



Se querem realmente atacar a Microsoft atirem-se ao Office e não ao Windows
Aí é que ia doer

Na verdade iria doer nos dois, porque são essêncialmente essas duas divisões da m$ que geram a maior parte dos lucros, a maior parte até dão prejuizos.
 
shello disse:
Epa... ja checkaram http://www.goobuntu.com/ ?
Será que tem alguma coisa a ver...?


O que tirei de um Trace:


OrgName: Colossus
OrgID: COLO
Address: Box 2647
City: Minden
StateProv: NV
PostalCode: 89423
Country: US

NetRange: 64.87.0.0 - 64.87.127.255
CIDR: 64.87.0.0/17
NetName: COLOSSUS-NET-BLK-3
NetHandle: NET-64-87-0-0-1
Parent: NET-64-0-0-0-0
NetType: Direct Allocation
NameServer: NS.NEWACCOUNT.NET
NameServer: NS2.NEWACCOUNT.COM
NameServer: NS3.NEWACCOUNT.COM
NameServer: NS4.NEWACCOUNT.COM
NameServer: NS5.NEWACCOUNT.COM
Comment: ADDRESSES WITHIN THIS BLOCK ARE NON-PORTABLE
RegDate: 2000-05-05
Updated: 2001-05-04

RTechHandle: EK5-ARIN
RTechName: Klien, Eric
RTechPhone: +1-775-783-9920
RTechEmail: [email protected]

OrgTechHandle: EK5-ARIN
OrgTechName: Klien, Eric
OrgTechPhone: +1-775-783-9920
OrgTechEmail: [email protected]

ARIN WHOIS database, last updated 2006-01-31 19:10
Enter ? for additional hints on searching ARIN's WHOIS database.


Humm...
 
falco disse:
Olhar para código fonte de software proprietário não interessa a ninguém. A m$ apenas tá a tirar areia para os olhos da comissão Europeia, porque não quer cumprir as suas obrigações legais, de publicar documentação de qualidade para esses protocolos e licenciar essa documentação de forma a que todos a possam utilizar sem restrições para criar software sem a ameaça de processos legais.

De facto. Há que concordar com estas afirmações. Ainda ontem li um pequeno texto que falava exactamente sobre o descontentamento em relação á documentação apresentada pela Microsoft no âmbito do tal código-fonte das tais APIs, que dizia precisamente que estava intragável. Acontece que empresas como a Sun tambem deram uma revisão nessa documentação e não souberam por onde lhe pegar...

No fundo, trata-se de uma forma de ganhar tempo e campo de acção, que é o que mais tem faltado á Microsoft em todo este processo.
 
Entretanto:

Google Inc. on Tuesday confirmed that it is using Ubuntu desktop Linux technology internally, but remained tightlipped about its purpose.

The Register, a U.K.-based technology news site, reported Tuesday that the Mountain View, Calif., search engine was developing its own Linux distribution for the desktop using the Ubuntu open-source operating system.

A Google spokeswoman confirmed that the company uses Ubuntu technology, but declined to say what for.

"We utilize the Ubuntu technology for internal use, but have no plans to distribute it outside of the company," the spokeswoman said. She also denied the company was using the name "Goobunto" internally for the software, saying, "It's just an internal system."

Ubuntu, an ancient African word meaning humanity to others, is an open-source project founded by South African entrepreneur Mark Shuttleworth, who also founded the Shuttleworth Foundation shortly after selling his Internet security company, Thawte, in 2000. The Ubuntu Linux distribution, which is available at no charge, is based on the Debian Linux distribution and the Gnome desktop.

The report led to speculation among bloggers that Google might be readying a desktop OS to take on Microsoft Corp.'s Windows, a scenario many experts consider unlikely.

"If there's any company that can pull off the open-source attack on Microsoft, I think Google is it," said the blog Dymaxion World.

Speculation on Google's plans for the desktop arises each time the company releases more software for Microsoft's home turf, the PC. The latest release, Google Pack, was unveiled at the Consumer Electronics Show in Las Vegas, Nev., this month. The suite included Google's mapping software, photo organizer, screensaver, desktop search and toolbar for Internet Explorer, as well as products from third parties, such as Mozilla's Firefox browser.

Some analysts say its unlikely that Google would challenge Microsoft with a competing operating system on the PC, given the latter company's domination of the platform. Instead, Google could be using Ubuntu for developing software products, for its own infrastructure or for Linux research.

"If Google has decided to release a Linux product, then it would make sense to have an internal platform for (software) development," Joe Wilcox, analyst for JupiterResearch, said.

At this point, however, everything is speculation. "Google could be using (Ubuntu) for a lot of different things internally," Wilcox said.

Fonte: InformationWeek
 
Codigo do Windows ? Como a source do Windows 2000 k andou praí a passear há tempos ? A M$ k ganhe mas é juizo... Quanto ao google provavelmente n vai lançar distro nenhuma agora, no máximo vão dar uns retoques numa pra uso interno para já...
 
Devo recordar aos mais distraidos que todo o Google, funciona e sempre funcionou sobre clusters com GNU/Linux e outras tecnologias Software Livre e que por isso não é novidade o Google utilizar GNU/Linux internamente.

Outro boato que me lembrei agora é o do office do Google...
 
Back
Topo