1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Goodbye, Ken...

Discussão em 'PlayStation' iniciada por blastarr, 26 de Abril de 2007. (Respostas: 67; Visualizações: 3345)

  1. blastarr

    blastarr Power Member

    There he goes...:

    fonte:
    Sony
     
  2. SPYSHGG

    SPYSHGG Banido

    Penso que se perdeu uma vantagem ao deixar sair o kutaragi. É que além de Presidente do grupo, ele era engenheiro e foi quem desenhou a arquitectura das consolas (inclusive os layouts etc)
    Foi uma grande combinação que deu resultados em duas gerações. A ps3 acabou de começar, não posso comentar o sucesso. Posso sim comentar o trabalho dele no hardware, aquela motherboard é o pedaço de electronica mais limpo que vi nos ultimos anos (foi desenhada por ele), e os 200watts a serem arrefecidos por um sopro tambem impressiona.

    As criticas que ele levou pelo P.R, nem vou comentar. Metade é lost in translation e a outra é uma guerra de audiências entre sites de jogos. com a sony, quanto mais polémico se conseguir virar uma noticia, melhor.

    Até sempre e espero que o Kaz siga as pisadas

    Edit: Ele agora é "Honorary Chairman" of SCEI and a senior technology advisor of Sony Corp." Não é uma saida no sentido correcto da palavra.
     
    Última edição: 26 de Abril de 2007
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    Última edição pelo moderador: 26 de Abril de 2007
  4. SPYSHGG

    SPYSHGG Banido

    nos ultimos 10 anos? estou a perceber o ponto de vista.

    Digamos que enquanto uns apenas ligam ás "bacoradas" que ele foi dizendo, outros ligam ao que ele realmente fez. >200 milhões de consolas, biliões de titulos vendidos.

    Dito isto, prejudicou sem duvida a sony, aumentando-lhe o ego tal foi o sucesso da marca playstation que hoje até soa mal áqueles que so ligam ao que as companhias dizem em vez de olhar ao que elas conseguem.
    Para as pessoas normais, o que ele fez nos ultimos 10 anos foi o que salvou a sony da banca rota. Prejudicou sim, os outros!
     
  5. manipulo

    manipulo Banido



    Concordo ... para quem não sabe o presidente da sony na epoca pré-playstation era temerário a entrar nesta área de negócio .. e foi KUTURAGUI que convenceu o grupo sony .

    Ele deu sangue e suôr pela sony e agora tiram-lhe o tapete .

    Foi o KUTURAGUI que teve a ideia e criou o mundo playstation .

    Gostava que esse Senhor seguisse de novo os seus sonhos sózinho .. talvez as grandes empresas do agora ficassem aterrorizadas ... com o que dele pudesse vir ... quem sabe uma omegastation .
     
    Última edição: 26 de Abril de 2007
  6. Yggdrasil

    Yggdrasil Power Member

    Foi o Kutaragi que no final da década de 1980 tentou que a Sony entrasse no mundo dos jogos e foi também ele que em 1988/89 esteve na primeira linha da parceria falhada entre a Sony e a Nintendo para desenvolver um leitor de CD-ROM para o Super Nintendo - a parceria até teve um bom resultado, o chip de som do SNES, que tem efeitos sonoros fantásticos e que foi projectado por...Kutaragi. Só por isso, ele já merece reconhecimento.
     
  7. napalm

    napalm Power Member

    Mas onde está escrito que o tiraram do lugar? Não vale ler por entre as linhas...
    Para o outro membro que disse que já era tempo do Kuturagui abandonar o lugar, cá vai disto -> LOL
     
  8. blastarr

    blastarr Power Member

    Honorary Chairman é um cargo de treta.
    Tens de compreender que os japoneses não acreditam em despedimentos, está na cultura deles.
    Preferem colocar um empregado numa sala vazia sem fazer nada a despedi-lo, pois isso faria perigar a honra da empresa.
    E, quando precisam mesmo de despedir, contratam estrangeiros para o fazer (assim são eles quem leva com a desonra).

    E sim, o Kutaragi pode ter sido muito bom em termos técnicos, mas também tem sido péssimo ao ignorar as forças do mercado, e a colocar divisões inteiras da Sony umas contra as outras (SCEI contra a Sony Electronics, Sony Pictures vs SCEI, etc), comentários à imprensa desastrosos ("Matrix Experience" -PS2-, "4D" -PS3-, anyone ?), e muitas outras bacoradas.


    O Kaz Hirai tem mais experiência em outros ramos que não o exclusivamente técnico, tem uma influência da cultura americana que o Ken não tinha, percebe melhor os gostos dos mercados ocidentais, etc.
    Uma boa escolha.
     
  9. SonyWorld

    SonyWorld Power Member

    Totalmente de acordo :)
     
  10. napalm

    napalm Power Member

    Só uma nota. Tudo bem que a cultura japonesa é um mundo à parte não só nesse aspecto como em muitos outros, mas julgo que mesmo que a SCE fosse sei lá, portuguesa, que alguma vez houvesse coragem para despedir o tipo que transformou a marca Playstation no que todos sabemos que é hoje, por muita maravilha que tenha feito.
     
  11. blastarr

    blastarr Power Member

    Quando se perde um ano de mercado, e o dinheiro rola (para fora da empresa...), a pressão não poupa nem as "vacas sagradas".
     
  12. SPYSHGG

    SPYSHGG Banido

    O kutaragi sempre puxou o limite. Não só em tecnologia mas como tambem nos nervos da empresa :)
    É assim que ele é. Ele empurra para a empresa o que ele quer fazer, da maneira que ele quer.
    Em 1992 fez o mesmo que fez em 1997 e 2005. Empurrou toda a empresa a suportar algo que ele visionava. Só que desta vez o presidente actual tem outra visão, a conservadora.

    Dizem que o stringer fez bem em por um travão?
    Se em 1992 o ex presidente da sony tivesse posto um travão no Kutaragi, hoje nao havia playstation. E em 1997 a Sony deixou o kutaragi livre para fazer outra playstation, e nasceu a PS2.

    Outra pequena curiosidade, foi o que ele fez nos breves momentos em que foi presidente da sony. Ele fez uma parceria com a Samsung, para fabricar a nova tecnologia de LCD's (na era dos plasma)
    Foi chamado de incompetente, louco, falta de visão, sem respeito pela empresa.


    Dessa parceria nasceu o BRAVIA.
     
  13. napalm

    napalm Power Member

    Não me parece que a Sony tenha sido totalmente apanhada de surpresa com estes números. Não é preciso ser um génio para adivinhar o abate financeiro que a PS3 ia causar.
    Nesta fase acho que o mais importante é mesmo que a PS3 mantenha uma boa opinião junto do público em geral, porque sou da opinião que há uma quantidade estúpida de pessoas que estão só à espera de mais um "empurrãozito" que as convença a comprar a consola porque é preciso notar que a satisfação à volta da PS3 tem vindo continuamente a aumentar.
    Terminando a minha lógica da batata, julgo que quando a Sony finalmente conseguir vender a consola a estas pessoas, acho que ai sim a PS3 terá massa crítica suficiente para se pensar num futuro para a consola e numa redução de preço da mesma.

    Tudo isto para dizer que é inevitável que se tenha perdido um ano de mercado (ou mesmo mais), mas é preciso ver que os planos da Sony passam por tentar garantir os próximos dez.
     
    Última edição: 26 de Abril de 2007
  14. HaTrED

    HaTrED Colaborador
    Staff Member

    Ken Kutaragi - de saída da Sony

    Ken Kutaragi, considerado o "pai da PlayStation", vai abandonar o cargo de CEO da Sony Computer Entertainment (SCE). A saída do inventor da consola de videojogos é vista pelo mercado como um sinal de que a Sony não está contente com a performance da PS3.

    Kutaragi irá renunciar às suas funções como presidente do conselho de administração da SCE. Kazou Hirai, até agora presidente da divisão de jogos da Sony, irá assumir as funções do "pai da PlayStation", afirmou a empresa em comunicado citado pela Bloomberg.

    No mercado, a notícia da saída de Ken Kutaragi não foi bem recebida. As acções da Sony encerraram a negociação em queda de 0,6% para os 6.420 ienes, enquanto os ADR da Sony, negociados no mercado norte-americano, cederam praticamente 2%.

    Para os analistas, o abandono do "pai da PlayStation" poderá indicar que "a Sony não está satisfeita com o sucesso inicial da PS3", afirmou Evan Wilson, analista da Pacific Crest, à Bloomberg.

    Os atrasos na produção da nova consola de videojogos da fabricante, a PlayStation 3, colocaram a Sony na terceira posição a nível mundial, em termos de vendas de consolas da nova geração, atrás da XBox 360 e da líder Wii da Nintendo.

    Segundo os dados revelados recentemente pela NPD Research, nos primeiros três meses deste ano, a Nintendo vendeu 1,03 milhões de consolas Wii, enquanto a Microsoft comercializou 721 mil unidades da sua XBox 360. A Sony vendeu um total de 501 mil PS3.

    Fonte: Jnegócios
     
  15. Karlus

    Karlus Power Member


    Pois, pois, mas toda a gente sabe que o som da Megadrive era muito superior. }>


    A Sony teve o mérito de conquistar um lugar no mercado, mas a verdade é que (ao contrário do que estes miúdos pensam) o pessoal já jogava em consolas há muito.

    A verdade é que mesmo que a playstation não tivesse sido criada, os seus grandes jogos, sem dúvida, tinham aparecido na mesma: a square iria continuar a fazer Final fantasys, o Metal Gear também já existia e os novos criadores de jogos que apareceram(em paralelo com a PS) haveriam de se ter virado para outra consola.


    Por isso, faz-me uma impressão dos diabos ouvir falar da playstation como se fosse uma revolução.
     
  16. manipulo

    manipulo Banido




    Poderiam existir os mesmos jogos mas só de nome .. se fosse pela sega e nintendo e outras na altura ainda jogavam jogos de 16 .. e 32 bits a maioria a 2d .


    Com a playstation deu-se a revoluçaõ nos jogos sim .. porque foi proposto fazer qualquer jogo em 3d . o que não era nada fácil ser executado pelas companhias lideres na altura .

    A sony chegou e perguntou o que os programadores queriam que ferramentas necessitavam .. deu-lhes algo melhor e mostrou-lhes o que era considerado impossivel .

    A resposta dos progamadores .. Isto é possivél !!!!!!!

    3D total ... com gráficos fenomenais para a época .


    O nome Playstation é mais que uma simples máquina de jogos .. para mim é um grupo que aderiu a um mundo novo de experiências um mundo para lá de escalas etárias niveis sociais com algo que agrada a velhos e novos ... uma ideia para todos .

    No meu caso iniciei-me nos videojogos com um Atari , spectrum depois passei pela Sega - master sistem e mega drive .... nova era - ps , ps2 , psp , gp2x e actualmente uma ps3 .

    Renasci como jogador com a playstation ... o inicio da revolução .
     
  17. lord_zed

    lord_zed Power Member

    Mas a Saturn não saiu para o mercado, tipo antes da PS? Então por essa ordem de ideias a massificação do 3D foi a Saturn quem o fez..
     
  18. Morais

    Morais Power Member

    Completamente errado.

    A Sega Saturn foi desenhada para não ser nada mais do que uma MegaCD V2.0.
    Foi apenas quando a Sony anunciou uma consola dedicada a 3D é que a Sega começou a tentar adaptar a Sega Saturn para tal, dai ter-se tornado uma dor de cabeça programar o que quer que seja de 3D para o bixo, isso e a consola usar dois cores e outros marabilismos demasiado avançados e complicados para a época.

    Ainda hoje ninguém sabe bem ao certo como conseguiram emular uma Sega Saturn via software, ainda hoje jogos como Fighters Megamix, Virtua Fighter 2 e afins são injogaveis fora da consola, ao contrario da PSone que teve emuladores 100% funcionais ainda durante o seu tempo de vida.

    A Sony foi a verdadeira impulsionadora da geração a que pertenceu.
    Se fosse pela Sega ainda estariamos a jogar a 2D...
     
  19. eyeliner

    eyeliner Power Member

    E a 32X fez o quê? :rolleyes:

    Não sejam tão fechados. A Sony cumpriu uma missão de massificação dos videojogos como
    cultura, onde até então eram vistos como coisas de crianças e pouco ou nada estimulantes.

    O lançamento de jogos como o WipeOut, Crash, Ridge Racer levaram o factor arcade para os
    lares. A Sony apenas seguiu as tendências da tecnologia e se não o fizesse, outros o fariam.

    A Saturn foi a primeira máquina dessa geração, mas a Sony, com a sua PSX, elevou o sector a
    arte, onde a malta jovem adulta se juntava em casa para jogar e o mercado era mais do que a
    comunidade de geeks e miúdos com a cara cheia de borbulhas.

    E foi a partir daí que veio o estigma (estúpido) de que a Nintendo era para miúdos. Tendo sido
    eclipsada pela concorrência da PSX, a N64 debitava o seu melhor nos franchises de cara lavada.

    A Sony não inovou tecnicamente, mas fez muitíssimo pelo sector. Por alguma razão teve tantos
    prémios nessa altura. A mim, fez-me voltar aos videojogos e olhar para eles de outra forma.
     
  20. jjmaia

    jjmaia What is folding?

    Eyeliner, não concordo com uma coisa, incluíres o Wipout na lista... Isso porque o F-zero é tão bom ou melhor e apareceu antes.
     

Partilhar esta Página