Goodbye, Ken...

A 32 x foi um addon da mega drive .
Foi provávelmente a primeira tentativa da Sega dar o pulo para as 32 bits .
Já não me recordo se o mega cd era 32 bits tambem ou não .

Para mim a Sega morreu quando começou a meter máquina atrás de máquina no mercado eu tinha adquirido a mega drive e pumba sai logo esse cartucho cá fora .. ainda não tinham chegado ao fim do ano pumba mais um anuncio saturno a sair ..
Ainda há quem fale hoje em dia do preço ps3 ... quem se lembra do preço da Saturno ... e o da ps .
Ainda hoje de vez em quando jogo os velhos jogos Sega md na minha gp2x .
 
Última edição:
Pelo que me lembro a principal capacidade da Mega CD era mesmo que tinha bastantes jogos que tinham FMV.. e permitia reproduzir cd's de aúdio penso eu..acho que não era a 32 bits

Mas tanto a 32X como a Mega CD foram grandes flops.. a Saturn ainda teve um sucesso relativo no japão..mas acho que a PS1 abriu mesmo o mundo dos jogos ao mainstream e foi um sucesso enorme
 
Atribuir à PlayStation a responsabilidade pelos jogos em 3D é mostrar ignorância

- embora seja verdade que a Saturn foi feita a pensar em 2D e que apenas investiram mais nela por causa da PSX, a Nintendo já tinha experiências bem consolidadas nesta área

- o jogo Starfox (Star Wing na Europa) de 1993 era jogado totalmente em 3D algo, algo inédito nas consolas da sua geração, e ao contrário da Mega Drive que precisava de add-ons para aumentar as suas capacidades, no caso do SNES eram os próprios jogos a incluir os chips necessários para aumentar o seu potencial, isto viu-se com Starfox, com Street Fighter Alpha 2, e com Stunt Race FX, por exemplo

- Donkey Kong Country, desenvolvido pela Rare para o Super Nintendo e lançado em 1994, foi o primeiro jogo de consolas a dispensar sprites e a utilizar gráficos ACM - ou seja, todos os componentes visuais do jogo são pré-renderizados, o que o colocou ao nível das consolas de 32-bits (aliás, num nível acima, os gráficos dos jogos Donkey Kong Country são bem melhores do que os gráficos da primeira geração de jogos para a Saturn e PSX)

- a Nintendo seria igualmente determinante na transição de 2D para 3D, uma vez que ainda em 1992 estabeleceu uma parceria com a Silicon Graphics e com a MIPS Technologies para a criação de uma nova consola como nome de código "Project Reality" que haveria de se tornar na Nintendo64; o "Project Reality" pretendia levar os jogos a um novo patamar, com ambientes em 3D nunca dantes vistos e com gráficos superiores aos da PSX

Não foi a PSX por si própria que trouxe mudanças aos jogos, ela era apenas uma máquina. Foi o marketing da Sony e a forma comercial como a tornaram numa "consola da moda". Já agora, a facilidade de piratear também contribuiu, e muito.
 
A N64 estava incrivelmente limitada, teve grandes jogos mas tecnologicamente era ridícula.
Os cartuchos tinham um limite de memoria ridículo, além de serem extremamente caros para fabricar.
A SNES pode ter sim tido jogos com graficos 3D mas foi a PSone que massificou os mesmos.
 
Última edição:
Atribuir à PlayStation a responsabilidade pelos jogos em 3D é mostrar ignorância

- embora seja verdade que a Saturn foi feita a pensar em 2D e que apenas investiram mais nela por causa da PSX, a Nintendo já tinha experiências bem consolidadas nesta área

- o jogo Starfox (Star Wing na Europa) de 1993 era jogado totalmente em 3D algo, algo inédito nas consolas da sua geração, e ao contrário da Mega Drive que precisava de add-ons para aumentar as suas capacidades, no caso do SNES eram os próprios jogos a incluir os chips necessários para aumentar o seu potencial, isto viu-se com Starfox, com Street Fighter Alpha 2, e com Stunt Race FX, por exemplo

- Donkey Kong Country, desenvolvido pela Rare para o Super Nintendo e lançado em 1994, foi o primeiro jogo de consolas a dispensar sprites e a utilizar gráficos ACM - ou seja, todos os componentes visuais do jogo são pré-renderizados, o que o colocou ao nível das consolas de 32-bits (aliás, num nível acima, os gráficos dos jogos Donkey Kong Country são bem melhores do que os gráficos da primeira geração de jogos para a Saturn e PSX)

- a Nintendo seria igualmente determinante na transição de 2D para 3D, uma vez que ainda em 1992 estabeleceu uma parceria com a Silicon Graphics e com a MIPS Technologies para a criação de uma nova consola como nome de código "Project Reality" que haveria de se tornar na Nintendo64; o "Project Reality" pretendia levar os jogos a um novo patamar, com ambientes em 3D nunca dantes vistos e com gráficos superiores aos da PSX

Não foi a PSX por si própria que trouxe mudanças aos jogos, ela era apenas uma máquina. Foi o marketing da Sony e a forma comercial como a tornaram numa "consola da moda". Já agora, a facilidade de piratear também contribuiu, e muito.



Essa é a tua opinião .. mas que foi a Sony a iniciar a revolução 3d foi .

E caso não saibas a sega tambem tinha jogos 3d sem qualquer addon .. alguem se lembra do virtua racing .? entre outros .

A Sony deu ferramentas para a massificação dos jogos 3d .. pois na altura como dizes até poderiam existir jogos 3d que existiam eu proprio tive alguns da Sega mega drive ... o problema era que esses jogos eram mais caros de produzir .. a tecnologia aplicada era restritiva existindo coisas impossiveis de fazer em cartucho ... e o consumidor tinha de pagar isso tudo .. alem disso as companhias ainda apostavam forte no 2d .

Foi com a playstation que se deu a mudança .. iniciando a produção com full 3d .

Sinceramente essa da ps só ter sucesso devido ao marketing já não convence ninguem .. na altura os reis e senhores eram a nintendo e a sega .. que dizer destes dois então .. era moda tambem ??!

Eram reis e senhores tinham boas máquinas .. trabalharam para lá chegar .. a ps quando apareceu era um zero .. ainda tinha muito a mostrar .. mas os programadores viram nela o que faltava em todas as outras .

Foi assim que a ps começou a ganhar fama .

QUANDO A PS APARECEU EM PORTUGAL .

Era quase uma maquina underground .

Playstation era igual a ?????????!!!!!!! pouca gente sabia o que era ou para que servia .

Eu por exemplo já tinha ouvido falar na Saturn e era uma consola que ponderei comprar existia publicidade ás toneladas sempre que ia comprar um novo cartucho para a md o próprio lojista tentava uma lavagem ao cérebro ..lol .. quanto á ps não tinha nome feito nem publicidade existia sobre ela já tinha escutado uns rumores sobre uma nova consola que já estava á venda mas e vêla onde comprar .. alguem já a viu .. um dia fui ao modelo aqui da zona e numa loja exterior vi uma consola de nome playstation na vitrine ... estava no meio dos senhores da altura sega e nintendo .
Entrei e num expositor vi gráficos e jogabilidade que me fizeram querer aquela máquina ... o próprio comando era para mim uma inovação .
Naquela altura não existiam anuncios como hoje existem sempre a martelar .. a própria sony lançou a máquina a receio para ver o que ia dar .. e quando viu que tinha mercado e que as pessoas queriam os seus produtos . então sim começaram as hostilidades publicitárias ... e depois sairam as revistas dedicadas .. e o mundo foi crescendo
Engraçado foi o discurso do tipo da loja ... tinha aquele novo produto e fazia era publicidade a sega e nintendo .. mas e compreensivel afinal essas duas na altura vendiam aos milhões e ele não estava para apostar num cavalo incerto .

Atenção eu quando digo que a playstation não teve grande apoio publicitário refiro-me ao nosso país e no inicio .. pois lá fora ela teve apoio publicitário de inicio .
 
Engraçado foi o discurso do tipo da loja ... tinha aquele novo produto e fazia era publicidade a sega e nintendo .. mas e compreensivel afinal essas duas na altura vendiam aos milhões e ele não estava para apostar num cavalo incerto .

É o mesmo discurso hoje em dia, só que agora os vendedores empurram é a PS3 em deterimento das outras duas.
 
A Nintendo e a SEGA orientavam o marketing para quem já conhecia minimamente o meio dos jogos, a Sony orientou o marketing da PSX para quem nunca antes tinha pegado num jogo, é simples - ainda hoje os anúncios da PS3 não têm nada a ver com jogos.

Revolução 3D não lhe chamaria, até porque em meados da década de 1990, era possível jogar jogos muito mais avançados num PC do que numa consola. É indiscutível que foi no Super Nintendo que os jogos 3D começaram a tornar-se comuns e não apenas experiências (como foi o Virtua Racing).

Quando a PSX apareceu não era zero nenhum, vendeu bastante bem no Japão, EUA e Europa Portugal não é exemplo nenhum, o nosso país tem um mercado muito imaturo que se rende a um produto e ignora as alternativas totalmente - vejam só a quota de mercado da PS2 por cá.

Eu já conhecia a PSX (e a Saturn) desde 1994 e via-as a ambas como possíveis compras futuras - tanto uma como a outra tinham elementos que me atraíam e acabei por comprar a Saturn em 1996 por causa de jogos como Virtua Fighter, Virtua Cop, SEGA Rally, NiGHTS e Daytona, uma vez que me atraíam mais do que WipeOut, Destruction Derby, Assault Rigs, Crash Bandicoot, etc. Nunca me arrependi de comprar a Saturn, nem quando dois anos depois a máquina foi praticamente "enterrada" devido à falta de apoios.

O legado do Kutaragi é técnico (a máquina PlayStation), o resto é obra de marketing da Sony. Afinal, o que não faltam por aí são exemplos de produtos tecnicamente inferiores mas que acabaram por vender mais que a concorrência - às vezes por terem sido melhor aproveitados (caso da PSX,que acabou por beneficiar da incompetência incrível da SEGA e do atraso da Nintendo64) outras vezes por ignorância do público.
 
concordo.
O dilema de empresas geridas por engenheiros e empresas geridas por executivos.

Curiosamente as coisas começaram a correr bastante mal (a nivel de imagem publica) para o Kutaragi-san (engenheiro) aquando a entrada do howard (executivo)
 
Está bastante bem escrito - e acaba por mostrar como as decisões e projectos dos criadores podem ser prejudicadas pelos "homens de fato&gravata" - é um dos grandes problemas na indústria dos jogos, quantos títulos de altíssima qualidade terão sido cancelados para todas as consolas ao longo dos anos, só porque os "homens de fato&gravata" não viram neles um bom investimento?
 
Nintendo would love to add Kutaragi to their team

Nintendo held a press conference this morning to discuss financial gains, new games in the works, and overall plans for the next year. We have been reporting on the goods of that conference all morning long now. What we didn’t get to you are Mr. Iwata’s comments on Ken Kutaragi retiring from Sony.

Mr. Iwata has stated that he would love to see Kutaragi join up with Nintendo. Even though Ken is retiring, he will still hold an honorary position at Sony. Mr. Iwata then stated that honorary position may make it a little tough to work with him.

http://gonintendo.com/?p=16987
 
Isso é apenas uma opinião - não transformem a indústria dos jogos em algo parecido ao futebol...provavelmente a Sony também gostaria de ter o Steve Jobs.
 
Ken Kutaragi Leaves Sony

Ken Kutaragi retires from Sony

It was announced in late April that Ken Kutaragi, 56, would be leaving his position as Chairman and Group CEO for SCEI -- a position he "demoted up to" in November 2006. Kutaragi, who been labeled the "Father of the PlayStation," was the driving force behind the PlayStation brand.

Kutaragi's major troubles began during the development of the PS3. Kutaragi's heavy-handed control of the console's development resulted in the high cost of the machine. Kutaragi was also notorious for not keeping co-workers or his superiors abreast of problems that crept up during development -- namely Sony CEO Howard Stringer.

Today marks the end of the road for Kutaragi. Kutaragi retired from Sony and handed his duties over to Kazuo Hirai. Kutaragi will still hold an advisory post for Sony's gaming division.

Kutaragi's lasting legacy, the PlayStation 3, is still facing an uphill battle. Although the Blu-ray disc format that the PS3 made popular is beginning to gain some traction, the console itself is still lagging behind its chief rivals.

For the month of May, Nintendo sold 338,000 Wiis while Microsoft sold 155,000 Xbox 360s. Sony's PS3 brought up the rear of the pack with 82,000 units sold -- less than that of its PS2 predecessor with 188,000 units sold.
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=7756
 
Não é novidade.

Apesar disso ainda é considerado o pai da Playstation.
Agora fica o careca e o outro do "RIIIIIIGDE RACER" sozinhos coitados.

Cumps
 
Acho que quem ganha é a marca Playstation. Nota-se uma enorme melhoria na relação da Sony com os seus clientes Playstation desde que foi substituido.
 
Sem ele a Playstation não é a mesma.
Tambem so andava a fazer maravilha ultimamente isso é verdade.
Mas não esquecer que sem ele não existia Playstation nenhuma!
Já andam aí rumores que ele vai trabalhar para a Nintendo, isso seria brutal.

See Ya Ken!

Cumps
 
Última edição:
Acho que era obvio que o homem saia mais cedo ou mais tarde, ele nunca foi de ficar na segunda linha a olhar para as coisas a acontecerem.

Eu so queria era ter os problemas que ele vai ter a arranjar um emprego novo :P
 
Back
Topo