Goodbye, Ken...

Tenho 99% de certeza que sim - PS1, PS2, PSP e PS3.

Aliás, em 1986 ele tentou convencer a Sony a entrar no mercado dos jogos quando viu o efeito do Famicom (NES) no Japão - a direcção da Sony recusou porque considerava que os jogos de vídeo eram um sector infantil.

Acho que o chip de som do SNES foi desenvolvido mais ou menos em segredo entre 1987 e 1988. O Kutaragi esteve também, desta vez sem segredos, à frente do projecto de drive de CD-ROM da Sony para o SNES que foi cancelado em 1989 (a Nintendo abandonou unilateralmente o projecto) e que se chamava Play Station. Depois disso a Sony decidiu abandonar de vez as pretensões a entrar no mercado de jogos até que em 1992 o Kutaragi insistiu novamente e foram produzidos cerca de 200 protótipos da PS1 com entradas para comandos e jogos SNES.
 
Essa é a tua opinião .. mas que foi a Sony a iniciar a revolução 3d foi .

Não, não foi... :wvsore:

A N64 estava incrivelmente limitada, teve grandes jogos mas tecnologicamente era ridícula.
Os cartuchos tinham um limite de memoria ridículo, além de serem extremamente caros para fabricar.
A SNES pode ter sim tido jogos com graficos 3D mas foi a PSone que massificou os mesmos.

Tecnologicamente ridicula? Era a mais poderosa. O unico limite era o tamanho dos cartuchos, que memso assim não impediu alguns jogos, RE" que estava melhor na N64 e não ocupava mais do que 100 MEgas. E viva a compressão da nintendo :D
 
Tecnologicamente ridícula? Era a mais poderosa. O único limite era o tamanho dos cartuchos, que mesmo assim não impediu alguns jogos, RE" que estava melhor na N64 e não ocupava mais do que 100 MEgas. E viva a compressão da nintendo :D

Uma coisa é ser-se tecnologicamente ridículo, outra é ser-se tecnologicamente inferior.
A N64 ainda usava cartuchos, o que, sim, permitia tempos de acesso incríveis para a altura.
Mas isso ajudou a aumentar o preço de fabrico dos mesmos e, consequentemente, a afastar o apoio 3rd party.

Para não falar que o limite dos cartuchos obrigava ás produtoras a preocuparem-se mais em serem capazes de produzir um jogo num espaço limitado do que o jogo em si, se a N64 usasse os comuns CD-Roms com uma drive decente e com a tecnologia de que era capaz, teria assim, sim, potencial para tornar-se a melhor consola da sua geração.

Todos nós gostamos dos graficos com texturas suaves que a N64 introduziu no mercado, os tempos de acesso quase inexistentes, os grandes jogos que teve, a introdução dos analogicos e a formato em si do comando.

Mas que castrou-se de uma forma brutal ao apenas ler cartuchos, disso não há duvidas!

A Sony iniciou a massificação 3D, não a sua implementação no mercado das consolas, isso levado a cargo da Sega e a Nintendo com as ambas as suas consolas de 16bts.
 
Back
Topo