1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Google Chrome OS

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por omeunokia, 8 de Julho de 2009. (Respostas: 325; Visualizações: 56099)

1. petersaints

petersaints Power Member

É assim para a malta que usa o PC para coisas básicas acredito que as web apps já atingiram um nível de maturidade suficiente para desenrascar.

Por exemplo o Google Docs desenrasca que precise de fazer um pouco de texto e uma folhita de cálculo mas para trabalho a sério nada se compara ao Office ou mesmo o OpenOffice.org.

E se formos para a área dos programadores então nem se fala que este SO é demasiado limitado para fazer seja o que for.

Eu sinceramente em termos de Netbook prefiro uma versão de Linux com uma interface optimizada para o ecrã pequeno (ou mesmo Windows caso seja necessário) e depois se quiser Google Chrome OS instalo o Google Chrome :P É que não sei se já se aperceberam que o Google Chrome OS não passa de um "boot loader" do Google Chrome. Sinceramente já sabia que ia ser algo do género mas pensei que com o tempo que estavam a demorar iam desenvolver algo mais do que apenas o Chrome a correr stand-alone. Possivelmente criarem umas novas API para aplicações a correr Offiline usando tecnologias Web e até possivelmente (visto correr em Linux) um modo legacy que permitisse correr aplicações tradicionais de Linux. Para aquilo que apresentaram sinceramente acho que demoraram demasiado tempo...

Dito isto a mim não me apanhavam a comprar um portátil destes a não ser que fosse algo muito barato só mesmo para usar "on the go" ou que sei lá vendessem o portátil com isto e este até fosse bom e desse para ter Dual Boot e se utilizasse um pouco como aquele sistema Express Gate da ASUS que boota em segundos um ambiente Linux simplificado mas depois se quiser posso ter outro SO completo.

2. McFreak

McFreak Banido

O "meu" da Microsoft não é um argumento. Chama-lhe um aviso. Na minha opinião a Google vai-se tornar um monstro bem mais perigoso que a Microsoft.

Onde é que eu transformei a minha opinião em factos? Porque é que é limitativo? Porque todo um range de software existente para Linux/Mac/Windows fica indisponível na plataforma. Quero programar não posso. Quero usar photoshop/gimp não posso. Etc, etc, etc.

3. Pad

Pad Power Member

Isso é a mesma coisa que dizeres que o Linux, por exemplo, é limitativo porque todo o software existente para Windows não está disponível na plataforma.

Se calhar não é um sistema pensado para programar nem para trabalhos mais pesados e exigentes. No entanto, poderás sempre usar os sistemas de virtualização para fazer esse tipo de tarefas, só que não irás ficar bem servido.

4. N1ZN

N1ZN Power Member

Mas são só 100mb por mês... já dá para desenrascar, não para usar a sério. Mas também se podem comprar 1 Gb, se quisermos. Não sei o preço, mas não deve ser barato.

5. Rseven

Rseven Power Member

Se 100Mb ficam por 9.99$ dollars, então um 1Gb...
    --
    O Raio do Netbook da Google tá LINDO :O

6. McFreak

McFreak Banido

Não compares....não é o argumento recorrente da comunidade Linux, que já podes fazer tudo em Linux que fazes em Windows? Que já há aplicações para tudo?

7. Gato Preto

Gato Preto Moderador Felino

Por acaso sabem quem é o fabricante do Cr-48??

8. Rseven

Rseven Power Member

Pelo o que li à pouco tempo, é a inventec .

9. Tuaregue

Tuaregue Power Member

macbook preto, com uma entrada usb.

10. Rseven

Rseven Power Member

11. mundano

mundano Power Member

Acho que todos concordamos que o Chrome OS não serve para o nosso computador principal, mas para um netbook ou para um tablet, segue a filosofia ideal. Embora, ainda seja necessário alguns anos de desenvolvimento de WebApps até que estes sistemas sejam realmente atractivos... Mas a semente está lançada..

Eu gostava era que nos vidos da Google aparecesse alguém a editar documentos aqui: http://workspace.officelive.com/pt-pt/ hehehe

12. McFreak

McFreak Banido

O que isso tem de especial? Se usares o Google docs, e o gmail isso já acontece HOJE com o teu Mac ou PC..... Aí o Marketing...

13. Crazymike0484

Crazymike0484 Power Member

O Chrome OS tem grande potencial, mas ainda é um "bébé"...É mais uma alternativa a quem quer algo diferente... Resta ver o qual o rumo que a Google lhe vai dar...

14. McFreak

McFreak Banido

Disse alguma mentira? A única que vi boa foi o boot rápido, o resto dão a entender que é novidade... Algo que já hoje fazemos, exactamente igual! Nao é parecido, é igual!

15. petersaints

petersaints Power Member

Sim McFreak. Então quem tenha o Google Chrome (o browser) instalado é MESMO igual :P

16. Gato Preto

Gato Preto Moderador Felino

Já todos conhecem o Google Chrome e o Chrome OS, mas será que conhecem o que está por trás? O Chrome, browser e sistema operativo, baseia-se no projecto Chromium, um projecto Open-Source.
    Qualquer um com os conhecimentos pode pegar no código e fazer dele o que quiser. Assim fez um jovem programador (hacker se preferirem) de nickname Hexxeh: pegou no código do Chromium OS e fez o Flow. O Flow é em tudo semelhante ao Chrome (OS), as extensões compatíveis e quem já usa/usou Chrome sentir-se-á em casa.

É claro que não é propriamente usável, mas não se perde nada em experimentar :)

Artigo no Portal

Experimentem e comentem ;)

Última edição: 16 de Janeiro de 2011
  17. Nomearod

Nomearod Power Member

Eu acho que faço parte do público alvo da Google com isto. Uso o computador para ir à internet, ediar documentos e ver PDFs das aulas. Actualmente faço tudo isto dentro do browser (que calha por ser o Chrome) usando o google docs, e até os slides das aulas prefiro ver no chrome pois o sistema de pesquisa de palavras é mesmo muito mais rápido que o da adobe ou outro leitor em Ubuntu.

O meu único entrava é o leitor de música e de vídeo mas é algo que será facilmente resolvido pela Google.

Ora, se me derem a possibilidade de colocar o meu netbook em triple-boot (W7, Ubuntu e ChromeOS) e dentro do Chrome consiguir aceder às partições dos outros sistemas e escrever nelas (guardar ficheiros que venham da internet) eu não penso duas vezes em instalar. Porquê? Para o uso que dou ao computador serve-me perfeitamente e gastaria muito menos recursos. Não precisaria de estar a correr todo um sistema operativo por baixo quando no fundo apenas quero usar o browser. Teria uma autonomia do computador muito maior e uma "web experience" melhor pois mais recursos ficam livres para o que realmente uso: o browser (é irritante estar a ir a um site mais pesado e ver o computador a arrastar-se....).

18. McFreak

McFreak Banido

Se hoje instalares um linux ultra-lite, e o Google Chrome, consegues o mesmo tipo de experiência e aí consegues de certeza escrever noutra partição.