1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Google Chrome OS

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por omeunokia, 8 de Julho de 2009. (Respostas: 325; Visualizações: 56117)

1. mundano

mundano Power Member

Já experimentaste as ultimas builds do Chrome para Linux? Está praticamente pronto.. Já se integra com os temas do gnome e tudo..

A grande ausencia continua a ser o suporte para plugins que ainda não funciona, mas de resto, funciona na perfeição. E apesar de ainda não ser uma versão oficial, mas sim um developer preview, atrevo-me a dizer que é o browser mais estável que existe para Linux.

2. mundano

mundano Power Member

Diga-se de passagem que não faz sentido nenhum deixar de ser beta.. Essa decisão só foi tomada por motivos politicos, porque o "forever Beta" é uma propriedade intrinseca às web apps da WEB 2.0..

Ora se não, digam-me lá qual é a versão estável do Gmail que está neste momento online? Pois é.. Não há versões, estão sempre a sair pequenas melhorias.. O proprio tamanho da caixa aumenta a cada segundo que passa...

Resumindo.. O Gmail, é um produto estável, no sentido em que não tem grandes bugs, mas não deixa de ser um produto em constante evolução. Isso para mim é um programa Beta...

3. O chromium é capaz de ser o browser mais estável e é sem dúvida o mais rápido em linux, porque não faz praticamente nada. :D

Não há plugins, não há flash, não há youtube. Isto é o que aparece quando inicias o browser:

4. Romani48

Romani48 Power Member

hmm

ate agora parece um magic gate da asus

5. mundano

mundano Power Member

Eu não estou a falar do Chromium, mas sim do Google Chrome mesmo... E essa lista de coisas que diz que não funcionam está muito desactualizada. As ultimas builds já suportam caracteres complexos, o TAB dragging funciona há várias semanas, (o Gears e a capacidade de imprimir não faço ideia), e a cada build aparecem menos coisas por fazer.

Neste momento a unica coisa importante que realmente não funciona é o suporte a plugins, ou seja, não há flash... Por isso, discordo contigo, porque o browser faz tudo, menos o suporte a Flash...

6. E onde arranjas as builds de que estás a falar? Que eu saiba não há versões do chrome para linux e o splashscreen que mostrei é o da última build do chromium que actualizei ontem. (Eles falam em tab dragging complexo, tab drag já o chromium tem)

Uma empresa daquele tamanho a desenvolver para a comunidade era um espetáculo. Mas o que vai provavelmente acontecer é que eles vão fazer o que for mais interessante para eles e evoluir paralelamente. É o que acontece com o Mac OS e o unix ou não?

7. icebrain

icebrain Power Member

Reparem que tal como o Android isto não é mais uma distro, por que nem sequer é GNU/Linux. Ao contrário de todas as distros GNU/Linux este SO não vai usar as ferramentas GNU, apenas o kernel Linux.
    Isto significa que tal como no Android não se vai poder correr qualquer aplicação feita para as distros GNU/Linux porque não vão ter as utilidades necessárias para correr, como a glibc.

Mas é óbvio que o sistema não vai funcionar só com net: gears.google.com

8. mundano

mundano Power Member

Não sabemos ;)

A única coisa que sabemos é que a Google aproveitou esta altura em que todo o mundo da tecnologia se concentrava na versão final do windows 7 para anunciar o Google Chrome OS, que é um OS que segundo eles proprios não estará pronto antes de meados de 2010, ou seja um ano pelo menos.. E para quem ainda não percebeu, eu vou dizer: um ano no mundo da tecnologia é IMENSO tempo. Daqui até lá ainda vai sair o Windows 7, o OS X Snow Leopard, o Ubuntu 9.10 e o 10.04, novas versões do Fedora, do Suse, etc.. etc.. etc...

Eu como não acredito em coincidências, a pergunta que me vem à cabeça é: Porque anunciar precisamente neste momento? No momento em que a Microsoft tentava concentrar todos em torno do Windows 7 com noticias constantes sobre como vai ser o pricing, sobre os family packs, sobre os upgrades, etc..etc... Porque não anunciaram no inicio do projecto, uma vez que como é obvio pelo anuncio isto já é um projecto a ser preparado há algum tempo? Porque não anunciaram perto do lançamento das primeiras versões beta como fizeram com o Google Chrome (o browser)?

A mim parece-me obvio que isto é um claro desafio e uma clara provocação à Microsoft, e como tal, parase dar a todo este trabalho, parece-me obvio que a Google pretende fazer uma coisa à séria e que no medio/longo prazo pretende ganhar alguma da cota da Microsoft.

Mas isto é a unica coisa que sabemos... Porque o anuncio da google provocou um enorme buzz, mas no fundo de concreto não se sabe nada. O unico dado concreto é que o Kernel será Linux e que haverá uma enrome aposta em web apps a correr localmente. Não sabemos mais nada...

9. A mim cheira-me a um ambiente Linux normal à semelhança de um Ubuntu e Fedora. Com programas Google instalados e hiperligações para os restantes produtos online.

E depois, claro: Em vez de uma barra conky teremos uma barra de Google Ads no deskop. :D

10. firedrops

firedrops Power Member

Eu sou um adepto de unidade. Não gosto que lhe chamem Google Chrome OS, enfim, o nome é muito fraco.

Têm o Android, podiam aproveitar o branding e apostar forte numa integração seamless entre o desktop, laptop, netbook e smartphone.

Pessoalmente, se já me agrada o facto do Android fazer uma ligação fenomenal à maioria das webapps da google que muitos de nós usam e abusam, seria a cereja no topo do bolo uma integração a um nível maior: ficheiros na cloud, sincronização de media, etc.

Levar ao extremo a ideia de termos uma indentidade, SO, wtv que se propague ajustadamente as diversas formas de expressão digital (desktop, laptop, netbook e smartphone).

Por isso, encaro com algum receio a ideia de um sistema minimalista. Acho que vai ser handicapped para a maioria de nós; se eu quiser fazer download dum torrent e ver algum conteúdo HD? Há ferramentas, codecs, etc (em princípio não visto que o software de GNU/Linux não deverá correr, pelo menos facilmente...)? É mais um sistema rápido para ter em dualboot? Dispenso....

11. VuDu

VuDu Power Member

Sim, porque realmente tudo o que a google mete no mercado é algo que já existe com bling-bling para parecer novo, né?
    O motor de busca, gdocs, gmail, chrome, etc... não trouxeram novidade nenhuma ao mercado... :nocom8le:

12. John Silva

John Silva Power Member

Eu creio que o vAldi não quis dizer exactamente isso, mas isso é a minha interpretação.
    Para mim, seria muito mais lógico aproveitar o que já existe em Linux e implementar as ferramentas da Google por cima do que está criado. Desta forma, aproveitava-se o trabalho de anos e anos que já está feito, muitos dos programas existentes são excelentes e além disso, não seria "mais uma coisa estranha" que os programadores teriam de se adaptar novamente. Mas isso é o meu ponto-de-vista.....

13. mundano

mundano Power Member

A questão é que até serem libertadas as primeiras versões Alpha não sabemos o que ai vem.. Apenas sabemos que o kernel será Linux, e que haverá uma grande integração de webapps..

É bem possivel que as aplicações tradicionais como o Gimp continuem a funcionar.. Ou pode ser incompatível com tudo o que existe. Não sabemos...

14. JTorres

JTorres Power Member

repare neste investimento por parte da google para "tentar dominar" o monopolio da microsoft no Diário de Noticias (acho eu) :001:

nao sou anti-windows, mas por vezes muita vontadinha na me falta.... principalmente quando me deparo com situações em que a microsoft nos "obriga" a pagar licenças (paguei a licença do vista que vinha com o meu HP mas raramente o uso :blubomte:)

na minha opniao este tipo de investimentos sao bem vindos, nao só por divulgar OS livres, como tambem para permitir ao consumidor final ter um OS diferente

Última edição: 14 de Julho de 2009
  15. Guycool

Guycool Folding Member

Google ta a suckar um bocado estes últimos tempos para além do sistema operativo e da google earth... eles têm muitas inciativas mas pouca inovação... eles mudaram de presidente?
    BTW: Não se ponham a comparar o Mozilla Firefox com o Google Chrome é a mesma coisa que comparar um Elefante a uma avestruz.
    bem... pelo menos vai haver mais concorrencia ao seja +hardwork e melhor serão os sistemas operativos e os clientes vão sorrir... :)
    Se o google for based on linux vai ser bem bom para os linux users e as licenças da Microsoft ou baixam o preço ou ninguém as vai comprar até porque com o VMWare Station (ou mesmo outros) podemos simular o Windows em Linux para comprenssar os programas que não funcionam em wine e esperar até que mais empresas passem a programar para linux...

Última edição: 17 de Julho de 2009
  16. Homem do Saco

Homem do Saco Power Member

Boa comparação!

Um elefante pesado e lento contra uma avestruz, leve e veloz!

17. mundano

mundano Power Member

Mas essa diferença toda, vocês notam a usar, ou notam quando estão a olhar para benchmarks sintéticos de tecnologias especificas da web?

É que eu sinceramente, só noto diferença no arranque. Ai o Chrome é muito mais rápido, mas também no Firefox além do browser arrancam mais de 10 extensões que eu tenho instaladas. E a importância que o tempo de arranque é relativa, porque a maior parte das vezes eu hiberno o PC e quando o ligo já tenho o browser aberto.

Depois em utilização em sites web não noto qualquer diferença. É possivel que exista, mas eu não noto, é tão fluido o Firefox como o Chrome.

Aquilo que noto é que o Chrome gasta muito mais memoria do que o Firefox, o que no meu desktop com 8 GB de RAM não faz qualquer diferença, mas no meu netbook faz..

E atenção, eu acho que o Chrome é sem duvida o browser do momento, inovou imenso no que toca à sua plataforma levando a segurança e a robustez a um nivel acima dos outros todos. Adoro a sua interface limpa, simples e funcional.. Houvesse extensões para o Chrome como há para o Firefox e eu mudava já definitivamente... Apenas acho que essa questão toda em torno da velocidade do javascript apenas faz diferença em algumas webapps mais pesadas, que são uma gota no meio do oceano que é a Internet, no resto, conta muito mais a velocidade e a latência da vossa ligação do que o browser, porque eles são todos tão rápidos, que mal acaba o download dos dados a pagina está renderizada.

18. davchaintech

davchaintech Power Member

O Chrome usa mais RAM do que o FF não sei pq muita gente fala que ele usa menos será que não sabem fazer contas e somar??? O Chrome tb é mais rápido a abrir alguns sites mas a diferença é mínima mas para isso o opera 10 abre com a mesma velocidade que o chrome.

Abraços.