Google Chrome OS

Ainda não viram o que vai acontecer?

google-chrome-os-rafaeldesigner.jpg


:facepalm:
 
Quer queiramos quer não, o Chrome (browser) redefeniu o caminho dos Browsers, quer em termos de segurança, robustez e velocidade a lidar com webapps, quer em termos de interface gráfica. Quando as barras começaram a multiplicar-se, o Chrome veio marcar aquilo que o browser deve ser, que é apenas uma moldura para a Web. Os browsers "per si" não devem ser o centro das atenções.

Todos os browsers de uma forma ou de outra já começaram a mostrar sinais que vão seguir o caminho que o Chrome marcou. O Firefox por exemplo já anunciou que vai passar a usar isolamento de processos como o Chrome, e já revelou alguns mockups do FF 4.0 que seguem uma linha muito, muito idêntica ao Chrome. O IE8 já começou a usar isolamento de processos também e finalmente começou a demonstrar alguma melhoria significativa de velocidade a lidar com javascript. Etc.. Etc..

Quer queiramos quer não, o Chrome acaba por ser o browser mais influente dos últimos anos. Não porque tenha trazido novidades loucas, mas porque numa altura em que todos os outros browsers estavam demasiado virados para si, a tentar simplesmente evoluir o que já tinham feito sem pensar se era isso que os utilizadores queriam, o Chrome procurou tornar no browser exactamente aquilo que deve ser. E de repente parece que toda a gente percebeu que inúmeras barras de ferramentas não faz qualquer sentido, toda a gente percebeu que não ter um sistema de previlégios ao estilo dos SO's na Web actual não fazia sentido, e que ter um browser lento, quando começa a exisir tanta oferta de webaps cada vez melhores também não faz sentido nenhum....


Portanto, não me parece que o Google Chrome OS, traga novidades tecnologicas arrebatadoras. Mas acho que é legitimo esperar que tal como o Browser fez, o Chrome OS venha a abanar um bocado o mundo dos SO's e a mostrar uma nova visão sobre o que pode e deve um SO fazer. E qual deve ser o seu papel num PC..
 
O IE8 já começou a usar isolamento de processos também e finalmente começou a demonstrar alguma melhoria significativa de velocidade a lidar com javascript.

Só uma correcção: essas alterações no IE8 não têm nada a ver com o lançamento do Chrome. Esse trabalho já estava feito no IE 8 muito antes de o Chrome sair... a diferença é que o Google usou essas diferenças para o "marketing", e a Microsoft não.

toda a gente percebeu que não ter um sistema de previlégios ao estilo dos SO's na Web actual não fazia sentido

Não percebi bem o que quiseste dizer aqui, que novidades é que o Chrome trouxe neste domínio? Já é suposto não teres acesso a outros sites, e só tens se o browser tiver bugs. O facto de no Chrome estarem em processos separados dificulta a coisa, mas não a torna impossível se o Chrome também tiver bugs. Ou estás a falar de outra coisa?

e que ter um browser lento, quando começa a exisir tanta oferta de webaps cada vez melhores também não faz sentido nenhum....

Isto já se tinha percebido há muito tempo. Não te esqueças que o Chrome usa o WebKit, não foi uma coisa feita de raíz. O que mudaram foi o motor de Javascript, mas em optimizar o motor de JS (bem como os rendering engines) já outros browsers andam a trabalhar há anos...
 
Última edição:
Sim, porque uma UI com uma boa utilização do ecrã e ícones e texto que podes realmente ler é algo infantil e nada útil para a nossa geração de netbooks e tablets.
 
Resumindo o tópico:

1. Pessoas citam notícias falsas.
2. Pessoas comentam notícias falsas como se se tratassem de notícias verdadeiras.
3. Repetir passos 1 e 2.

edit: Será que ninguém percebeu que a única e verdadeira notícia do SO veio da parte da Google e na forma de anúncio? Há que ter 2 dedos de testa.
 
Última edição pelo moderador:
Google Chrome OS não vai ser lançado hoje.

Hoje é só a apresentação.

mas a source já esta online : http://src.chromium.org/

*Update*

Não há aplicações para instalar no SO, todas as aplicações são Web Apps! eu bem dizia que isto era um SO que era só um Browser. não é um Sistema operativo como Windows ou Ubuntu, é um sistema para Net
 
Última edição:
Por isso vamos lá explicar por alto:

Isto não vai funcionar nas máquinas todas, tem de ter hardware especifico;
É todo Web based, todas as Apps são Web Apps, não há apps instaladas.
Corre tudo no Chrome - o Chrome é o OS.
Fica tudo gravado na Cloud ( principalmente serviços das Google )
Só para o ano é que vai ser lançado
Para recuperar o sistema basta reiniciar e ele "cura-se", corrige o problema.
Opinião : Cheira-me que é preciso estar sempre ligado a net para ser util...
Opinião : Só é util para low-users. Para Power User não me parece muito Util.
Não vai matar a Microsoft, Linux, nem o Desktop, mas é uma prespectiva de utilização diferente.

Video de apresentação : http://www.youtube.com/watch?v=0QRO3gKj3qw
 
Última edição:
Back
Topo