1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Google Chrome OS

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por omeunokia, 8 de Julho de 2009. (Respostas: 325; Visualizações: 56192)

1. FuhFuh

FuhFuh Power Member

esperava muito mais disto , sinceramente :S

lá vou continuar com ubuntu por mais uma temporada

2. Rehael

Rehael Power Member

Foi exactamente a impressão com que fiquei. A net morre, morre o S.O.. E depois o Interface, para os "meus pais" tá mais que optima, bastante simples, e o conceito das WebApps também é bom, acabou-se os problemas de apagar pastas ou andar a mexer onde não se deve.

Agora não me vejo a usar aquilo no dia a dia. Talvez quando quero consultar o mail/calendário/outro-serviço-google o possa usar, mas para o dia a dia a sua simplicidade parece-me ser o pior problema.

3. eXcept

eXcept Power Member

Exacto. Falta-lhe "produtividade". Falta-lhe um bocadinho mais de interacção com algo que não seja a cloud. Limita-nos por estarmos apenas agarrados a Cloud Apps.

4. zecapistolas

zecapistolas Power Member

Quando sair o Chrome OS, o ideal seria a Google lançar também o Google Drive, onde poderíamos guardar tudo e mais alguma coisa.... E já existem muitas aplicações baseadas na Web, mas instalar aplicações também era porreiro ser possível!! Assim vai um pouco de sucesso, mas não vai ser aquele Boom....

cumps :009:

5. InforMed

InforMed Power Member

É mais ou menos o que esperava... embora pensasse, e espero ainda, que dê para abrir ficheiros locais por exemplo num leitor de video! Caso contrario é apenas um bom secondary web OS! Nada mais!

6. ZePestao

ZePestao Power Member

lol aparenta ser uma desilusão, a ver vamos..

7. macabrix

macabrix Power Member

Para isso já tens todos os outros sistemas operativos para as "máquinas a sério", um bocado inchados de features, drivers, etc, mas necessários para um desktop client robusto e forte em processamento.

Acho k estamos a olhar para o software derradeiro para aceder, pesquisar e trabalhar colaborativamente na net, juntamo-lhes mais uns meses de developing para o surgimento de aplicações para programação na cloud e temos um ambiente perfeito de desenvolvimento de aplicações tb.... com mais alguma sorte e uns anos de desenvolvimento, surgem máquinas virtuais na cloud que permitem a instalação dessas aplicações pesadonas num SO virtual :)

Isto vai arrebatar os OS's para qualquer netbook ou makina c enorme portabilidade e performance reduzida... é perfeito para esse tipo de mercado!

E não esquecendo que, sendo open-source, alguém há d se lembrar d fazer uma variante que permita a instalação de aplicações... as possibilidade e potencial disto são ilimitadas á conta de ser open-source :)

8. Nomearod

Nomearod Power Member

Se isto não passa do Chrome ligeiramente modificado para funcionar como OS, porque é que estão a complicar a meter isto específico para algum hardware? Kernel linux e estava resolvido.

Mas parece-me que não vai ficar por aqui... Se fosse apenas isto não demorariam um ano a lançar o programa.

9. Paradox000

Paradox000 Power Member

Provavelmente desenvolver mais algumas App's a fim de atrair clientela.

Acho que se criarem uma web app do género do Office, e algumas para edição de vídeo e isso - se bem que já existem algumas web app's que fazem isso - penso que então conseguem algo melhor

10. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Web App para Office?
    Já existe 1 - Google Docs - e outro a ser desenvolvido pela ... Microsoft! foi apresentado na apresentação do chromOS. Tipo Docs mas da MS, um Web Office...

11. Underground909

Underground909 Power Member

Não vi isto aqui referido, mas uma das principais características do Chrome OS é que não o vão poder descarregar da net e instalar... a única maneira de obtê-lo é adquiri-lo com o hardware em que venha fornecido.

Aqui a Google esquiva-se de boa parte das chatices típicas... problemas de instalação, incompatibilidades de hardware, este sistema operativo não vai ter - porque simplesmente não vai ser instalável pelo utilizador, ponto final.

Idealmente, o objectivo é juntar a ausência de incompatibilidades de hardware (porque não é suposto andar a instalar o SO) à ausência de incompatibilidades de software (porque todas as aplicações e a respectiva manutenção são geridas pela Google na sua cloud).

12. Paradox000

Paradox000 Power Member

Não vi essa parte ... mas já é um avanço..

13. Favas

Favas Power Member

Esta solução da Google não é para todos, acredito até que seja para muito pouca gente..

Eu sinceramente não gosto, explico:
    Debian based kernel super stripped down com X e apenas um browser. OK, next!
    Fast boot em hardware especifico, qual um deles será um SSD. (assim também eu)
    Sistema operativo que só aceita código javascript, o que não seria de todo mau, JS está rápido no Chrome, mas nem com HTML5 se pode comparar às potencialidade das linguagens que correm fora do browser. Javascript também já tem alguns anos em cima do pelo, quem disse que era para estas aventuras? Quando eu vir uma app como deve de ser em JS, rápida, responsiva, e fiável eu retiro o que disse.

Google tem o Android, que é um sistema poderoso e flexível (java+dvm) que corre num telemóvel. E depois tem um sistema limitado e fraco (js+chrome) para correr nos computadores.
    Foi desta que os telemóveis passaram os computadores, e às largas.

Não me parece.

Última edição: 20 de Novembro de 2009
  14. Pad

Pad Power Member

Acho que o pessoal não percebeu o objectivo deste OS: a internet.

No video de introdução ao Google ChromeOS o narrador diz uma coisa que até tem a sua razão, uma pessoa estando sem internet no computador, se calhar é capaz de nem o usar. Então se a tal pessoa ligar o computador para navegar na internet apenas, porque não usar um próprio para isso?

Acho que o ChromeOS vai dar verdadeiro uso aos netbooks, pois foram originalmente pensados para a internet. Não percebo a desilusão, já se sabia há muito que isto estava dirigido ao cloud computing. Desilusão seria se fosse apenas mais uma distro Linux.

15. bcastela

bcastela Power Member

quando vi o primeiro vídeo, fiquei deliciado, os tipos têm toda a razão. Realmente eu uso o PC para coisas básicas 95% do tempo...

Mas depois, pus-me a pensar... será que estou disposto a abdicar do photoshop, edição de vídeo, e coisas tão básicas como gravar um ficheiro 'no meu computador'?

Pois, acho que não é para mim. Mas desconfio que o conceito até é muito giro, e deve funcionar para boa parte dos users. Estou a falar daquela gigantesca maioria silenciosa de utilizadores (que não conhecem a zwame) e que utilizam o PC apenas para ir ao Hi5 e ao email. O tipo de utilizadores que usam exclusivamente o IE (normalmente com 6 barras de tarefas/publicidade) e o Hotmail.

A questão que coloco a mim mesmo é: se estas pessoas não descobriram alternativas ao IE e ao hotmail, será que irão descobrir e pagar por SO alternativos?

Última edição: 20 de Novembro de 2009
  16. rafaqueque

rafaqueque Power Member

Isto vai continuar a dar para abrir ficheiros de vídeo e tudo mais. Aliás, no webcast foi explicado isso mesmo e com exemplos!

Não há preocupações quanto a ficheiros locais.

17. FuhFuh

FuhFuh Power Member

Ver se percebi, se eu quiser instalar no meu Netbook isto , futuramente não dá. Só comprado de origem?

Mas se eu fico sem net vou ver filmes, isso de tar sem net e consequentemente sem usar pc não é la muito natural...

18. bcastela

bcastela Power Member

Não falei em abrir videos, falei em editá-los. Não vi nada sobre photoshop ou onde guardar os meus 30 Gb de música num ssd de baixo custo no webcast.

Mas adiante...

19. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Eu continuo com algumas ressalvas em relação ao cloud computing...a maior : privacidade.

O controlo que tenho sobre os meus dados é virtualmente nulo. É tudo deles. "Me no liky..."

20. Impersonator

Impersonator Power Member

Day one.

Junta 2 das características que mais quero num netbook, rapidez e web apps.