Google Chrome OS

Ok é baseado no Cloud, mas só e exclusivamente no Cloud acho que não é lá muito bom. Por várias razões,

1º - XXGb de MP3, vou po-las onde? No servidor deles? E o preço?
2º - Eu tenho um Netbook, e até o uso para ver filmes. Mas quando tou a ver um filme, não quero ser obrigado a estar ligado à net! E depois a qualidade da ligação? Será boa?
3º - Ok, nunca aconteceu, mas pode acontecer. No dia em que precisar mesmo mesmo mesmo de aceder a um ficheiro. Servidor offline. Não há alternativa. Boa.

Eu sempre pensei que o Chrome fosse uma distro de Linux (mas muito mais à frente), tipo tudo o que tenho no disco (ou o que apenas necessito) fosse replicado online, não sei bem. Mas gostava mais algo que não fosse exclusivamente online.

Claro que também consigo ver bastantes vantagens,

1º - Rapidez na consulta do mail/calendário/tarefas. Sim, às vezes custa-me ligar o PC só para responder um mail. Obrigado Google, pelo HTC Magic =D
2º - Centralização dos contactos/mails/calendários/ficheiros. Não há nada que me chateie mais do que ter que andar sempre a sincronizar os Meus Documentos do Portatil com os do Desktop. Antes tinha que fazer tudo à mão. Depois instalei o Mesh (Windows), e agora ando a experimentar o Ubuntu One. Ora, se tá tudo na nuvem não preciso de me preocupar com ficheiros num pc que não estão noutro (mas depois pode ocorrer o ponto 3 anterior).
3º - Ora se não vou ter que carregar tretas do S.O. então o PC fica mais rápido, logo não preciso dum Maquinão para o correr. E fico com os recursos disponiveis para apenas aquilo que necessito.

Mas em relação a isto fiquei decepcionado com a opção de o lançarem só para Hardware especifico. Basicamente seguem o caminho da MS, queres o S.O., então prepara-te para comprares um PC novo (obviamente por razões diferentes). Mais, até ontem sempre pensei que iam apostar no inverso. Por os PCs de media gama no topo da lista de prioridades, em vez de ser necessário Hardware da Era Espacial, enganei-me.

Enfim, confesso que tava bastante ansioso por novidades sobre isto. Mas também confesso que fiquei bastante decepcionado com as novidades. Mas lá está, é esperar para ver. Quando sair o RTM do Chrome se calhar até já tou para comprar um PC novo. lol.
 
Voçes esquecem-se de coisas como o Google GEARS que permite usar a plataforma deles Offline ( aka gmail offline, wordpress offline, etc ) vai haver uma "cache" local para essas coisas. vão ver o filme e ouvir musica localmente, não vão enviar para a net.
 
Ver se percebi, se eu quiser instalar no meu Netbook isto , futuramente não dá. Só comprado de origem?

Mas se eu fico sem net vou ver filmes, isso de tar sem net e consequentemente sem usar pc não é la muito natural...

começa a ser é cada vez mais anormal usar PC sem net.

gostei do conceito e acho que vai ter um grande impacto no mercado, mesmo não afectando todas as pessoas.
eles preocuparam-se em mostrar o grande crescimento de vendas de netbooks, e acredito que para a grande parte dos compradores desses netbooks, o google chrome OS vai servir muito melhor que o windows 7 basic.

acho que até para mim, se não fosse o matlab e o pspice, chegava, visto que 90% do tempo que estou no meu ubuntu é no meu browser, que por sua vez é o Google Chrome ;-)

acabei de sacar o torrent da imagem do chromiumOS. Vou experimentar :)
 
Última edição:
Pelo que percebo ao ler alguns comentários vai ser um bocado à Apple. Um Sistema Operativo para máquinas específicas feitas pela Google. Ora se estas máquinas serão netbooks eu acho esta ideia da Google muito boa. Na minha opinião, o que torna os netbooks interessantes é o facto de serem mais baratos e virados essencialmente para o uso da internet. Assim sendo, o Google Chrome OS é perfeito para esse propósito. A venda de netbooks tem vindo a crescer, por isso acho que será um bom negócio para a Google e uma mais valia para os consumidores que passam a ter uma gama de netbooks optimizados, desde o seu hardware até ao software, para a sua principal função, a Internet.
 
Falando apenas do que li por aqui .....
Esperava algo diferente, que fosse orientado pela utilização web mas não tanto.

Se vai estar tudo em cloud, que garante a segurança dos documentos e ficheiros?
E quem paga os servidores para isso? É através de publicidade?


Depois a extrema necessidade de net. Certamente que vai dar para fazer coisas offline, mas não ter net será basicamente o mesmo que ter um Hero [ou N900 ou Touch HD2] apenas para fazer e receber chamadas: um serviço básico que faz com qualidade e facilidade mas que não claramente o objectivo e função do produto..

E ainda há a questão de haver chatices com net/ISP, uns dias sem net = uns dias de praticamente inutilidade do pc..
E também a velocidade da net e pings..
Já há pessoal em pt com 100 e mais Mb, mas são [muito] poucos os países com velocidades tão elevadas. Boa parte da população mesmo dos países mais desenvolvidos tem velocidades de net ainda lentas para ter o pc a funcionar quase exclusivamente sobre a web. E não é num ano que isto vai mudar, até porque se a ideia [pelo menos no inicio] é os netbooks boa parte do pessoal com estes portáteis têm banda larga e banda larga até poderá ser de 200 ou 500 Mb, mas pings seráo sempre elevados, aka tempo de resposta sempre um pouco lagado por parte do SO..


Daqui a uns anos até pode ser algo funcional e muito bem implementado, mas até lá será algo util..apenas para quem quer um pc para andar net, messenger's, office's e afins...
 
Está tudo desapontado, mas também há que ver que o target deste produto não é propriamente o pessoal que frequenta esta secção. Aliás é precisamente o "oposto" deste pessoal (se é que se pode dizer uma coisa destas) :D

Falando apenas do que li por aqui .....
Se vai estar tudo em cloud, que garante a segurança dos documentos e ficheiros?
Pois. Por isso é que, pessoalmente, este modelo nunca, mas nunca na vida serviria para mim.
Google: "All your personal data are belong to us" :P

E quem paga os servidores para isso? É através de publicidade?
Sim. Nada de especial, é esse o modelo de financiamento da Google. Mais uma plataforma para AdWords.
 
Quando na cconferência disseram que o SO seria para hardware específico o que se queria passar é a mensagem de que o SO estará disponível em netbooks, pré-instalado. No entanto, tal como os source files já se encontram disponíveis para download, será possível instalá-lo onde bem entenderem, não existindo, claro, promessas de que corra. ;-)

Aproveito para dizer que, ao contrário do que alguém disse neste tópico, a Google não, e repito não, irá vender os seus próprios netbooks, estes serão netbooks normais, simplesmente em vez de trazerem Moblin, XP, 7, etc., irão trazer o Chrome.
 
Última edição pelo moderador:
Pois. Por isso é que, pessoalmente, este modelo nunca, mas nunca na vida serviria para mim.
Google: "All your personal data are belong to us" :P

Da mesma fora que não falas ao telefone ou telemóvel porque eles ouvem as tuas chamadas, e podem registá-las? Ou que não mandas emails através ou para serviços de email que não sejam teus/proprietários? ;)

Isto apenas para dizer que isto é uma novidade. Quanto queres apostar que daqui a uns anos ter tudo online vai ser tão normal como fazer uma chamada?
 
Pois. Por isso é que, pessoalmente, este modelo nunca, mas nunca na vida serviria para mim.
Google: "All your personal data are belong to us" :P

Tal como quando apareceram os bancos ninguém queria lá por dinheiro, hoje em dia quem é que não tem lá dinheiro?
Como é óbvio os servidores onde vão estar as coisas vão estar protegidos, aliás supostamente até mais protegidos que os ficheiros que tens no teu próprio pc, senão claro que não vale a pena.

Quanto à privacidade.. lol... mas ainda acreditam na privacidade? Chamadas, net, etc é tudo monitorizado, só não acredita quem quer...
 
Alguém já testou o OS? Está disponível para download mas só dá para correr em VMWare. Para o Chrome OS tiram aqui e o VMWare aqui

Eu vou ver se consigo testar isto .. mas quer-me parecer que será como se eu tivesse a usar o Chrome browser.. lol
 
Da mesma fora que não falas ao telefone ou telemóvel porque eles ouvem as tuas chamadas, e podem registá-las? Ou que não mandas emails através ou para serviços de email que não sejam teus/proprietários? ;)

Isto apenas para dizer que isto é uma novidade. Quanto queres apostar que daqui a uns anos ter tudo online vai ser tão normal como fazer uma chamada?

É claro que para fazer a minha vida não posso deixar de ceder alguns dos meus dados pessoais a diversas entidades com as quais me relaciono. Mas prefiro disponibilizar essas informações na medida de que sejam necessárias para cada caso em particular. A companhia das águas não tem de saber quanto estou a dever ao banco. O banco não tem de saber os contactos dos meus amigos. A operadora dos telemóveis não tem de saber o meu salário. São exemplos simples. Porque é que alguém há-de ter de ficar a saber tudo sobre mim?

Mas se alguém achar que o ideal é uma pessoa colocar todos os seus dados e informações pessoais (pense-se por exemplo no que cada um tem tipicamente guardado no seu disco rígido) no seu conjunto nas mãos de uma única empresa... são pontos de vista.

Cada um faz como melhor entender. Há quem siga o princípio de revelar o mínimo indispensável, há quem ache que o bom é revelar o máximo possível.


Quanto a "ter tudo online", não é tanto aí o problema. Entidades como por exemplo os bancos também "têm tudo online". Mas a maneira como gerem essa situação, digamos que difere um bocadinho dos moldes típicos de utilização das web apps da Google por parte de um indivíduo qualquer.
 
Com algum esforço la consegui testar. Como já tinha lido, não há muito a fazer para combater a lentidão do mesmo. Infelizmente não estou a conseguir fazer login na parte que aparece na imagem...

Screen+shot+2009-11-20+at+21.20.01.jpg
 
alguém já consegui pôr a imagem(?) disponível no gdgt a funcionar VBox? Experimentei no 3.0 que tinha instalado e ele não arranca (fica um ecrã preto, já esperei uns 10 minutos e nada), agora estou com a versao 3.1 beta e está a fazer a mesma coisa.
 
Com algum esforço la consegui testar. Como já tinha lido, não há muito a fazer para combater a lentidão do mesmo. Infelizmente não estou a conseguir fazer login na parte que aparece na imagem...

Querias, não querias? :P

Já arranquei isso no VirtualBox. Só tenho pena de não dar imagem maior... Não usei a imagem do gdgt. Tirei pelo torrent.
 
Acho que a Google fez asneira , até agora tinha seguido um caminho distinto de "grandes oposições" , mas agora vai para competição directa com a Microsoft =D
Ao lançar o Google Chrome já fez concorrência à Mozzila .

Provavelmente vamos ter as duas maiores empresas do ramo em competição :D
Vai haver sangue =D
 
Alguém já testou o OS? Está disponível para download mas só dá para correr em VMWare. Para o Chrome OS tiram aqui e o VMWare aqui

Eu vou ver se consigo testar isto .. mas quer-me parecer que será como se eu tivesse a usar o Chrome browser.. lol

Ou eu me engano muito ou isso não tem nada a ver com o Google Chrome OS:

clipboard02fs.th.jpg


Eu quero é experimentar o Google Chrome OS!
 
Back
Topo