Google Drive vs OneDrive vs outra cloud

Bernabias

Suspenso
Boas malta,

Pedia-vos uma ajuda relativamente aos serviços de Cloud já existentes, para perceber qual se pode adequar melhor às minhas pretensões.

Para enquadrar, tenho como dispositivos diários: IPhone, Portátil Windows em casa e PC no trabalho Windows.

No Iphone tenho 50GB na ICloud, no entanto, esse armazenamento todo é, na sua maior parte para fotografias. Acontece que o ICloud tem o problema de ao apagar fotografias do dispositivo apaga também da nuvem não dando opção de ficar com ela apenas na nuvem, tal como como faz o Google Fotos. Ainda assim o Google Fotos tem o "se não" de não guardar a foto original, isto é, com melhor qualidade.

Outro dado importante é que tenho uns 20GB de fotografias num disco externo, porque entretanto troquei de PC e ainda não passei para o novo.

Ora, na verdade o que pretendia era um serviço onde:

- por um lado pudesse colocar esses 20GB de fotografia para não correr o risco de, p.ex. perder o disco externo e ficar sem nada E por outro lado que me permitisse não ocupar espaço no PC com fotografias (até porque tenho um SSD256GB);

- por outro lado que pudesse estar sempre "emparelhado" com telemóvel e que fizesse o mesmo efeito, ou seja, que pudesse tirar fotografias e apagar do dispositivo sem as perder na Nuvem.


Isto é possível ?


Desde já obrigado.
 
E porque não pensas num NAS, ou pelo menos num pseudo NAS tipo WD My cloud ou afins?
Terias sempre tudo salvaguardado e gerias à tua maneira.
 
Considera a Google Drive, precoes bastante acessiveis. Tens tambem Backblaze B2 que e extremamente barato para a quantidade de dados que possuis.

A vantagem da Google Drive a meu ver e que tem a suite Google Photos associada que faz backup automatico.
 
Estou a migrar tudo para OneDrive.
Creio ser a solução mais completa e com melhor custo/benefício, tendo ainda a possibilidade de teres o Office completo em 6 devices diferentes.

Ponderei adquirir um NAS, mas o custo e os drawbacks existentes para a utilização pretendida fizeram-me voltar a trás, estavamos a falar de um investimento sempre superior a 300/400E.
 
Recomendo o PCloud! Ja uso ha mais de 2 anos e nunca tive problemas! Têm app para o telemovel e versoes pagas que costuma estar a 50% de desconto na black friday.
 
Recomendo o PCloud! Ja uso ha mais de 2 anos e nunca tive problemas! Têm app para o telemovel e versoes pagas que costuma estar a 50% de desconto na black friday.

Se fosse a ti tinha cuidado, o PCloud ou PSafe continha software com Adware / PUA, até o Adwcleaner adicionou na lista negra para remover. Era persistente se não estou em erro.

Eu não confiava no PCloud mas pronto ;)
 
Se fosse a ti tinha cuidado, o PCloud ou PSafe continha software com Adware / PUA, até o Adwcleaner adicionou na lista negra para remover. Era persistente se não estou em erro.

Eu não confiava no PCloud mas pronto ;)

Ja uso há 2 anos, comprei um plano vitalício de 500Gb por 100€ (Black Friday) e nunca me deu problemas nem me aparece publicidades na app do telemovel ou computador, nem nada do género. Até agora, estou satisfeito.
 
Eu uso o Google drive há mais de 3 anos e não tenho razões de queixa. Uma coisa que eu gosto é a possibilidade de criar um "pacote familiar", imagina podes aderir o pacote de 1TB e depois repartir o armazenamento com o teu familiar e pagam a meias. :wink:
 
Eu uso o Google drive há mais de 3 anos e não tenho razões de queixa. Uma coisa que eu gosto é a possibilidade de criar um "pacote familiar", imagina podes aderir o pacote de 1TB e depois repartir o armazenamento com o teu familiar e pagam a meias. :wink:
É uma das grandes vantagens em relação ao one drive além de que os familiares não vêem o que tens na tua cloud.
 
Eu uso o nextcloud, tenho uma VM com o servidor, tenho aplicação no telemóvel e pronto
É opensource e free, não há limites de nada (só em storage do teu hardware) e és tu o dono da cloud, é a melhor coisa que podes ter.

O setup é fácil e há várias vídeos no youtube

Só para não falar na carrada de aplicações que a Nextcloud oferece tudo free ... Só tens de ser tu a fazer hosting do servidor

No meu caso compensa bem mais do que ter o Google drive
 
Será que alguém me conseguia tirar uma dúvida acerca do Google drive?
Imaginemos o seguinte cenário: uma pasta com inúmeros sub-pastas que estão no Google drive com os meus documentos. Há forma de ficar tudo apenas online, com excepção de uma, ou outra sub-pasta, ou ficheiro para acesso num computador?
Obrigado
 
50gb*
*Sujeito à sua participação no nosso programa de conquistas.
15Gb de base.
Será que alguém me conseguia tirar uma dúvida acerca do Google drive?
Imaginemos o seguinte cenário: uma pasta com inúmeros sub-pastas que estão no Google drive com os meus documentos. Há forma de ficar tudo apenas online, com excepção de uma, ou outra sub-pasta, ou ficheiro para acesso num computador?
Obrigado
GoogleDrive/Bakup&Sync, como noutras clouds, permite a sincronização de subpastas.
 
Última edição:
50gb*
*Sujeito à sua participação no nosso programa de conquistas.
15Gb de base.

GoogleDrive/Bakup&Sync, como noutras clouds, permite a sincronização de subpastas.

Bom dia.
A dúvida nao é se permite sincronização de subpastas. A dúvida é se, de tudo o que tenho no drive, se posso apenas ter uma por exemplo offline no pc, mas o resto manter-se apenas online.
 
Bom dia.
A dúvida nao é se permite sincronização de subpastas. A dúvida é se, de tudo o que tenho no drive, se posso apenas ter uma por exemplo offline no pc, mas o resto manter-se apenas online.
Acho que sim, nos settings do google sync podes sincronizar apenas as pastas selecionadas do My Drive para o teu PC.
 
O problema do onedrive é as fotos. Eu se for ver uma foto de 2015 no onedrive demora eternidades a carregar. Enquanto no google fotos é praticamente instântaneo. É a sua única e grande falha.
 
Back
Topo