Google Drive

[...]E esta hein? Em poucos meses, as of today, o plano dos meus 5 euritos por ano para ter 20 GB já não existe...Agora é isto:


Uploaded with ImageShack.us

De um momento para o outro, o preço "base" (ok, + 5 GB) sextuplicou (é assim que se diz?), anyway, ficou a 30/ano em vez de 5...:(
My 2 cents ;)

De acordo com a página de "mais informações", podes manter esse plano atual desde que não faças nenhuma modificação (downgrade ou upgrade) ao teu plano atual e que tenhas um meio de pagamento válido no momento da renovação.
 
A acessibilidade ou é pública ou é interna. Mas isto nem interessa ao caso, pois nos termos do SkyDrive não fala em nenhum dos casos.
É claro que ao não falar em nenhum dos casos (na parte que dás as permissões à MS) nada impede a MS de distribuir ou mostrar os conteúdos em público.
O "You control who may access your content." não está na parte em que é dito que dás à MS permissão para distribuir, mostrar, etc., e não se aplica na parte em causa (senão significava que também controlavas os acessos internos, visto que não é feita distinção entre os dois). E é dito que dás permissão à MS para reproduzir/distribuir/mostrar, e não que dás permissão para que sejam reproduzidos/distribuídos/mostrados ao pessoal da MS.

Não podes ver as frases como sendo independentes... "You control who may acess your content" e "solely for the extent of providing the service" são dependentes um dum outro, é tudo parte dos mesmo termos de utilização. É isso que impede Microsoft de transformar a acessibilidade interna em acessibilidade pública.

Onde e que falam em acesso interno? É que eu só vejo falarem em acesso limitado para alcançarem um determinado fim (todos, incluindo o Google). Ou seja, temos um "problema" se as empresas tiverem que dar acesso externo para alcançarem esse fim.

"Solely for the extent of providing the service" significa isso. Não tens em qualquer parte dos termos que possam disponibilizar os teus ficheiros publicamente para garantir o serviço. No caso da Dropbox, podem disponibilizar os teus ficheiros a terceiros, como aos serviços da Amazon, mas isto não significa que sejam tornados públicos.

E é de notar que perdem o direito de acessibilidade aos teus ficheiros quando acaba a tarefa de manutenção

Na Google Drive não existe esse salvagurada. Mesmo nos próprios termos tens "create derivative works (such as those resulting from translations, adaptations or other changes we make so that your content works better with our Services)". Ou seja, podem pegar no teu conteúdo em qualquer altura, e utiliza-lo para o traduzir, adaptar ou realizar outras mudanças. Isto não acontece com os outros serviços. Eles só podem fazer isso no caso de tarefa de manutenção, e depois perdem direito de acesso.


Novamente: há limitação nos termos. Seja para o Google Drive, seja para qualquer outro conteúdo, pois os termos aplicam-se de igual forma ao Google Drive e aos outros serviços do Google.
A limitação não é nos serviços eu que os produtos podem ser usados (no caso do Google), mas nas razões em que a Google pode invocar para usar os teus conteúdos. Se a Google partilha os conteúdos no Google Drive ou no Youtube pouca diferença me faria. Aquilo que eu não quereria era ter os meus conteúdos partilhados.

Sim, há limitação nos termos referente aos serviços, mas não aos ficheiros, como fazem os outros. É essa a grande diferença.

Aqui entramos na discussão de quais são os serviços da Google...

Adicionalmente, também reparei há pouco que os termos da MS não são específicos para o SkyDrive (aliás, parece-me que nunca mencionam o SkyDrive no texto). Ou seja, o serviço não está definido, o que diria que dá liberdade à MS de extender o serviço, de modo a incluir uma plataforma do género do Youtube, por exemplo. Limitam os serviços, mas não limitam o serviço :)

Não, estão definidos: "Windows Live, Bing, MSN, Microsoft Office Live ou Office.com, ou outros serviços ou software Microsoft apresentados ou associados directamente ao presente contrato": http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-live/microsoft-service-agreement

Os termos de utilização da Google não fazem esta especificação, são todos os serviços da empresa: http://www.google.com/intl/pt-PT/policies/terms/
 
Boas;

Se poderem só tirar-me uma dúvida que sempre me fez alguma confusão.

Para passar ficheiros de 700MB (por ex.) de forma rápida, para a cloud, seja ela este serviço ou dropbox, watever, (assumindo como tempo razoável uns 15/20 min) que tipo de largura de banda preciso de ter?

Eu pessoalmente vejo estes serviços com enorme potencial, mas ainda os acho um bocado limitados, por causa das velocidades de upload, uma pessoa quer passar um filme ou um conjunto de fotos já grandinho e demora uma eternidade, eu tenho uma net de 24Mb ADSL o que também não ajuda muito à causa, mas para funcionar de forma pratica que tipo de ligação deveria ter?
 
tens mais que 600KB de upload? ele nao falou de kbites falou de KBytes..
a nao ser que tenhas fibra é que tens mais que isso.. mas como falaste em adsl deves ter é 1024kbps..

btw, ja tenho disponivel :D
 
tens mais que 600KB de upload? ele nao falou de kbites falou de KBytes..
a nao ser que tenhas fibra é que tens mais que isso.. mas como falaste em adsl deves ter é 1024kbps..

Exacto, em Kb (Kilobits) seriam 4800 Kb/s (ou +/- 4.8Mb/s). Com fibra já se tem estas velocidades desta ordem de grandeza. Ainda assim claro que ter dezenas de GBs na cloud ainda é algo pesado. Mas eu uso maioritariamente para ficheiros pequenos. São é imensos :P
 
na página anterior tavam a falar de encriptar dados para mais segurança, como é que eu posso fazer isso sem afectar a usabilidade dos ficheiros ? ( tipo cada vez que quiser abrir um ter que desencriptar e isso demorar algum tempo )
 
na página anterior tavam a falar de encriptar dados para mais segurança, como é que eu posso fazer isso sem afectar a usabilidade dos ficheiros ? ( tipo cada vez que quiser abrir um ter que desencriptar e isso demorar algum tempo )
Podes criar uma unidade de disco virtual com o Truecrypt, ficas com apenas 1 ficheiro encriptado e lá dentro tens todos os teus ficheiros.
Apenas tens que montar a drive com a pass antes de usares.

O Truecrypt é free.
 
Não podes ver as frases como sendo independentes... "You control who may acess your content" e "solely for the extent of providing the service" são dependentes um dum outro, é tudo parte dos mesmo termos de utilização. É isso que impede Microsoft de transformar a acessibilidade interna em acessibilidade pública.

Como disse: "O "You control who may access your content." não está na parte em que é dito que dás à MS permissão para distribuir, mostrar, etc., e não se aplica na parte em causa (senão significava que também controlavas os acessos por parte da MS, visto que não é feita distinção entre os dois)."
A segunda frase era inútil se não as visses como independentes, já que a MS precisaria também da tua autorização.

Repetindo também: "é dito que dás permissão à MS para reproduzir/distribuir/mostrar, e não que dás permissão para que sejam reproduzidos/distribuídos/mostrados ao pessoal da MS."

"Solely for the extent of providing the service" significa isso. Não tens em qualquer parte dos termos que possam disponibilizar os teus ficheiros publicamente para garantir o serviço.

"Solely for the extent of providing the service" significa que podem usar qualquer uma daquelas permissões desde que justifiquem que tal é necessário para disponibilizar o serviço.
Se a MS decidir que para disponibilizarem o serviço precisam de disponibilizar ficheiros publicamente, o "Solely for the extent of providing the service" permite-lhe fazer isso.

E é de notar que perdem o direito de acessibilidade aos teus ficheiros quando acaba a tarefa de manutenção

Perdem as permissões que lhes destes quando deixarem de precisar delas para disponibilizar o serviço. Mas o que é que os impede de dizer que não há manutenção que resolva o problema, e que é preciso tomar medidas permamentes para continuarem a disponibilizar o serviço?

Em lado nenhum eles dizem que as permissões que dás à MS são limitadas no tempo.

Na Google Drive não existe esse salvagurada.

No SkyDrive também não existe qualquer salvaguarda temporal.

Sim, há limitação nos termos referente aos serviços, mas não aos ficheiros, como fazem os outros. É essa a grande diferença.

Que limitações é que há no caso do SkyDrive? As que dizem que a MS pode distribuir/mostrar/reproduzir/etc. (sem especificarem a quem, sem especificarem limites temporais, sem especificarem o que é o serviço SkyDrive), desde que tal seja necessário para disponibilizar o serviço? Limitações muito pouco limitadas, digámos.

As limitações da Google nem sem referentes ao serviço (não percebi essa primeira parte da frase), mas sim aos motivos que podem invocar para teres as permissões (tal como no SkyDrive).

(Estou a deixar o Dropbox de fora, pois não dei muita atenção aos termos deles.)

Não, estão definidos: "Windows Live, Bing, MSN, Microsoft Office Live ou Office.com, ou outros serviços ou software Microsoft apresentados ou associados directamente ao presente contrato": http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-live/microsoft-service-agreement (http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-live/microsoft-service-agreement)

Eu disse "o serviço [Skydrive] não está definido". E em lado nenhum falam no SkyDrive nesses termos. Ou seja, nada impede de adicionarem um funcionalidade do tipo YouTube ao serviço. Nada impede que tornem o SkyDrive equivalente a todos os serviços da Google.
 
Bem, acho que esta discussão já entrou em loop. Se te responder iria estar a dizer o mesmo que já disse anteriormente, e com certeza que tu irias fazer o mesmo posteriormente.

Eu digo, se fossem realmente iguais, não tinhas praticamente todos os websites e blogs de tecnologia a darem notícias e a fazerem artigos sobre isto, nem nós estávamos a discutir o assunto, nem ninguém lhe dava importância...
 
A grande diferença é que só o Google Drive (e já anteriormente o Google Docs), diz explicitamente que pode usar os teus documentos para fins de publicidade e marketing. Isso é a meu ver inaceitável.
 
É curioso que todos os sites se tenham lembrado de dar a notícia agora quando os termos são conhecidos há vários meses, e estão em vigor há perto de dois meses (ou seja, estão a ser aplicados ao Google Docs, por exemplo, que não é um serviço muito diferente do Google Drive). De qualquer forma, volta e meia tens a net os discutir termos de serviço/privacidade de uma qualquer empresa (e há certas empresas sobre as quais tem mais impacto dizer mal que outras). Não é nada de anormal.
Por fim, também encontras artigos a dizer que os termos das várias empresas dizem basicamente o mesmo.
 
É pena o dropbox, google drive e o sky Drive não fazerem sync de múltiplos folders, sem martelar a estrutura de directorias com o "mklink"
 
para clientes free é 5 GB? se assim for mudo pois o dropbox é apenas 2 só uso isto para meter umas fotos e vídeos in game mas os 2 gb estão a ficar curtos
 
Back
Topo