1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Google duplica capacidade de armazenamento do Gmail que continua em beta

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por RavenMaster, 3 de Abril de 2005. (Respostas: 16; Visualizações: 1572)

1. RavenMaster

RavenMaster Power Member

"O Google decidiu comemorar a passagem do primeiro aniversário de existência do Gmail duplicando a capacidade de armazenamento das suas caixas de correio para os 2 GB. O serviço continuará oficialmente em versão beta e o acesso ao mesmo reservado apenas a “convidados” - ao contrário do que se chegou a especular nas últimas semanas.

Os responsáveis do Google recusaram-se a precisar quando é que o estatuto de versão experimental do Gmail poderá mudar, mas confirmaram que pretendem manter uma versão gratuita do serviço, embora o acesso pago também seja uma opção.

Entretanto, os utilizadores do Gmail poderão continuar a usufruir da larga capacidade de armazenamento das suas caixas de correio que ainda poderá vir a ser maior. "O nosso objectivo é fazer com que o armazenamento deixe de ser um problema para os nossos utilizadores", afirmou Marissa Mayer, directora da área de produtos Web de consumo no Google, citada pela Associated Press.

Quando o Google apresentou o Gmail, os seus principais rivais Yahoo e Microsoft ofereciam apenas 4 megabytes e 2 megabytes de capacidade de armazenamento, respectivamente. Entretanto as capacidades das caixas de correio do Yahoo Mail e do Hotmail aumentaram para os 250 MB.

Já na semana passada, e antecipando-se à presumível disponibilização do Gmail em regime geral, o Yahoo fez saber que os utilizadores do seu serviço de correio electrónico poderiam usufruir, gratuitamente, de 1 GB de capacidade para guardarem as suas mensagens e todos os ficheiros anexos a partir do dia de hoje (ver Notícias Relacionadas).

Tanto o Yahoo como a Microsoft disponibilizam 2 GB de capacidade aos utilizadores mediante uma subscrição anual de 20 dólares. "

fonte

2. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Porra que nunca mais encho o raio da caixa para começar a enxer a outra... :S

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

2 GB é bué :wow:

Eu não sei de onde eles tiram o guito para compra de tantos discos rígidos!

4. zaq

zaq I fold therefore I AM

Apesar de eles te darem 2 GB de quota, não quer dizer que tenham condições para suportar-los se todos os users tiverem a quota cheia, o que certamente nunca vai acontecer ;)

Ninguém te impede de criares um serviço idêntico ao Gmail, dares 5 GB de quota, grátis, teres 100 users activos e só teres um disco de 40 GB, quando na realidade para conseguires suportar os 5 GB (para cada user) tinhas que ter discos com uma capacidade total de 500 GB, o que dúvido que fosses ter.

Isto é tudo um pouco psicologico. "Ena pá, tenho 2 GB de quota no e-mail!"

De qualquer maneira, não quero dizer com isto que o Gmail não tem capacidade para supotar os 2 GB a cada user, mas é só o meu ponto de vista.

Um abraço :)

Última edição: 3 de Abril de 2005
  5. Tafinho

Tafinho Power Member

Há cerca de 4 anos que têm capacidade para garantir esses 2GB a cada cliente actual. E provavelmente continuarão a ter essa garantia quando lançarem o serviço.

Por curiosidade, as vossas caixas de correio estão replicadas em 5 locais diferentes.

6. rds

rds Power Member

5 locais?? isso significa q na pratica, uma conta de 2Gb esta a ocupar 10Gb??
    (nao sera mt??.)

7. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

rds.. uma conta de 2gB nao quer dizer que tenha 2 Gigas... ;)

é uma questao de cotas,logo nao implica ocupar 10 gigas :P
    _zZz_

8. Tafinho

Tafinho Power Member

não estás sintonizado na escala correcta. Quando se menciona o Google tem que se ajustar a escala em 4 zeros.

9. fap

fap Power Member

o gmail tem um sistema de indexamento de msgs mega à frente...do genéro...imaginem mails duma mailing list...há n gajos a receber isso...o gmail não armazena n cópias, armazena cópia de uma e através de mecanismos marados mete uma espécie de ponteiros nas vossas inboxes para essa msg...assim consegue poupar grande espaço...quem diz este truque diz outros que devem haver

10. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Eu ando a tentar encher as minhas mailbox's do gmail :P
    Uma tem cerca de 300MB de mail e a outra tem 71MB :S
    AGora com 2GB vai lá vai :\ tenho q arranjar outra fonte de emails :)

11. dust_in_th_wind

dust_in_th_wind Power Member

pelos visto aquilo nao para nos 2gb!! ja vai com 56 mb a mais

12. Strakata

Strakata [email protected] Member

13. Slider

Slider Colaborador
    Staff Member

Vai com 8MB a mais, cada GB são 1024MB not 1000MB como eles tinham.

14. rds

rds Power Member

ora ai ta uma coisa q desconhecia.....quer dizer, qd o ppl faz foward, nao esta a mandar a msg, mas sim a mandar um ponteiro (qd é de gmail, pa gmail)..isso é mta bem pensado... :)

Tafinho, fiquei na mma!?!? quer dizer, qd falamos de google, temos que pensar a uma escala maior, tipo, ca (em portugal) ter 100 computadores, pa eles é pco, que devem ter pra ai umas dezenas de milhares, mas o porquê de guardar a msg em 5 locais distintos??pk teem mt espaco, e querem ocupa.lo? nao faz mt sentido...se fosse 3 vezes, ainda percebia (tipo backup do backup, perfeitamente aceitavel, agora backup, do backup do backup e do backup, é que nao percebo...)
    ps: espero nao tar a ser chato, mas gostava de perceber um pco mais sobre isto

15. Forgotten

Forgotten Banido

1GB já e' muito... então 2GB... nunca mais encho aquilo.. só se for com imagens e assim...

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Vi isto no Osnews:

Google: A Behind-the-Scenes Look
    http://www.uwtv.org/programs/displayevent.asp?rid=2459

É a apresentação de uma pessoa do Google de como é que funciona aquela "máquina".

Fala de varios aspectos. Hardware, GFS, replicação, de como funciona a pesquiva, os varios produtos do google, de como estão organizados os trabalhadores, etc.

No slide do GFS, diz que cada "chunk" está replicado em 3 maquinas. Não usam Raid nos discos.

Interessante, que a nivel de hardware, há pouca redundancia. Por exemplo, os servidores não têm fontes redundantes e quando eles construiam os proprios servers, cada 4 computadores estavam ligados a uma unica fonte. Não usam Raid nos discos.
    A falha de um server é um acontecimento insignificante.

Não faço mais spoilers. Vale a pena ver.

Última edição: 5 de Abril de 2005
  17. Vorador

Vorador Power Member

2060.340900megabytes (and counting)
    akilo n para. um contador smp a aumentar

Partilhar esta Página