Google latitude

metale

Power Member
Já alguém experimentou? Alguém quer experimentar? lol

Pelo grau de pormenor da localização do google maps por triangulação, não me parece que vá ser muito fiável...
 
Eu achei piada ao programa. Devo instalar isto e até gostava que alguns amigos meus também usassem. Evita estar às vezes a ligar ou a mandar mensagens a perguntar onde está alguém e a marcar pontos de encontro.

Mas também é algo ainda bastante limitado e em fase inicial.
 
Eu já experimentei e gostei bastante da ideia. Já usava uma aplicação que fazia isso, o Wizi (para quem não sabe é uma aplicação nacional).

Infelizmente a gadget para o igoogle em Portugal ainda não se encontra disponível e a versão que estou a usar (para Nokia 5800 XpressMusic) apenas é possível obter direcções e pesquisar nas imediações de onde se encontra a pessoa com quem estamos a partilhar. É possível mudar também alterar o estado (escrever uma mensagem a dizer por exemplo: Alguém por perto que queira ir ao cinema) e a nossa fotografia.

De notar que apenas os contactos que escolhermos é que poderão saber a nossa localização e em qualquer momento dá para ocultar a nossa localização.


Algumas aplicações a meu ver que poderemos dar ao Google Latitude:
  • Encontramos um amigo por perto e estamos a pensar em ir ao cinema. Como sabemos que ele está por perto podemos convida-lo se não quer vir connosco.
  • Combinamos qualquer coisa com um amigo a uma determindada hora e em vez de telefonarmos a perguntar se ainda demora poderemos ver no Google Maps onde ele se encontra.
  • Uma das coisas que fazia com o Wizi era quando ia buscar a minha namorada ao trabalho ela conseguia ver quando eu estava quase a chegar e quando eu estava por perto ela descia para vir ter comigo.
Outra funcionalidade do Google Latitude é que podemos sair do Google Maps mas podemos continuar a partilhar a nossa localização (assim os gastos de tráfego serão menores)

Aqui fica uma explicação mais detalhada retirada do Official Google Mobile Blog


"Locate your friends in real time with Google Latitude



Way back in November 2007, we location-enabled all of our Google Maps for mobile clients to bring location awareness to the masses and improve the local search experience. Using My Location, millions of you have been able to easily find yourselves on a map at the touch of a button. But what about finding other people? Lots of you have been requesting to see where your friends are on a map, too. Well now you can with Google Latitude.

Latitude is a new feature of Google Maps for mobile, as well as an iGoogle gadget, that allows you to share your location with your friends and to see their approximate locations, if they choose to share them with you. You can use your Google account to sign in and easily invite friends to Latitude from your existing list of contacts or by entering their email addresses. Google Talk is integrated with Latitude, so you and your friends can update your status messages and profile photos on the go and see what everyone is up to. You can also call, SMS, IM, or email each other within the app. Check out the video below to see Latitude in action.


We've gone to great lengths to put this on as many smartphone devices as possible from day one so that most of the people you know will be able to use Latitude right away. There are two primary ways to use Latitude right now:

  1. On your mobile phone: visit google.com/latitude from your phone's mobile browser to download Google Maps for mobile with Latitude. We currently support most of the popular smartphone platforms: Android, Blackberry, Symbian S60, and Windows Mobile, and we are hoping to see Latitude on the iPhone soon. It will be available through Google Mobile App, and you'll just need to download or update the app from the App store to find Latitude in the Apps tab.
  2. On your computer: go to http://google.com/latitude from your browser and add the Latitude gadget to your iGoogle homepage. What's neat is that if you've installed Google Gears or if you're using Google Chrome, you can choose to automatically share your location from your laptop or desktop computer -- no smartphone required!
Latitude gives you control over how much or little location information you want to share, and with whom. And of course Latitude is 100% opt-in. Learn more about using Latitude and its privacy features in our Help Center or check out our privacy video.

Oh, and I almost forgot to mention - it is available in 27 countries and 42 languages. See in which part of the world your friends are now!"
 
A mim é que não me apanham nisso! Acho que já começa a ser um abuso.
Cumps
Da maneira como dizes isso até parece que isto é um opt-out e não um opt-in :p
Até porque, pelo que sei, nem és obrigado a dar a localização verdadeira — podes indicar que estás num local completamente diferente do que estás.
É certo que desta forma não sabes mesmo se a Google tem a tua localização — eles dizem que não guardam! — mas para te localizarem (judicialmente) basta terem o teu número de telemóvel e saberem a que torre estás "ligado" ;)

Acho este serviço bastante interessante.
Principalmente porque tem um "sistema de permissões" detalhado. Eu posso divulgar a minha localização a determinadas pessoas, e por omissão não divulgo a ninguém — opt-in é a melhor decisão!
 
Já tinha visto este conceito noutra aplicação/ website nacional, não consigo é recordar-me qual..
E não era o Wizi...
Tem o seu que de interesse, pelo menos eu acho :P

Já agora alguém sabe uma forma no google earth de aceder automaticamente aos dados do elevation (altura?) para uma determinada lat. e longitude :)
 
Da maneira como dizes isso até parece que isto é um opt-out e não um opt-in :p
Até porque, pelo que sei, nem és obrigado a dar a localização verdadeira — podes indicar que estás num local completamente diferente do que estás.
É certo que desta forma não sabes mesmo se a Google tem a tua localização — eles dizem que não guardam! — mas para te localizarem (judicialmente) basta terem o teu número de telemóvel e saberem a que torre estás "ligado" ;)

Acho este serviço bastante interessante.
Principalmente porque tem um "sistema de permissões" detalhado. Eu posso divulgar a minha localização a determinadas pessoas, e por omissão não divulgo a ninguém — opt-in é a melhor decisão!

Exactamente, não só não tens que dar a tua posição real, como só a dás a quem quiseres, obviamente :), primeiro tens que dar autorizaão aos contactos que bem entenderes que podem aceder à tua localização.

A mim também me parece muitíssimo interessante, pena não o poder testar para já, não funciona no meu SE K810i (por enquanto).

De notar que isto foi uma machadada enorme em montes de serviços que tentavam fazer algo do género, como o bightkite ...
 
Esta foi a primeira aplicação que instalei no meu novo N82 e assim ficou marcada para sempre :p Vamos lá ver o que o futuro trará a ela :p tenho pena é como já disseram de não haver ainda amigos para testar :s
 
Da maneira como dizes isso até parece que isto é um opt-out e não um opt-in :p
Até porque, pelo que sei, nem és obrigado a dar a localização verdadeira — podes indicar que estás num local completamente diferente do que estás.
É certo que desta forma não sabes mesmo se a Google tem a tua localização — eles dizem que não guardam! — mas para te localizarem (judicialmente) basta terem o teu número de telemóvel e saberem a que torre estás "ligado" ;)

Acho este serviço bastante interessante.
Principalmente porque tem um "sistema de permissões" detalhado. Eu posso divulgar a minha localização a determinadas pessoas, e por omissão não divulgo a ninguém — opt-in é a melhor decisão!

Sim tens razão, talvez tenha exagerado lol
É interessante sim senhor e não deixa de ser uma boa inovação. O unico receio que posso ter é este ser o inicio de algo que promova menos a nossa privacidade, dai as minhas relutâncias. Mas pronto se continuar assim, embora não me dê grande jeito é um bom serviço :)

Cumps
 
Então o serviço é pago (operadora) certo?

Se eu estou ligado à minha operadora.. como é que este programa vai saber onde estou? A tringulação é feita pelas antenas do operador às quais o Google não tem acesso, digo eu...

Não me seduziu muito :D Nem dá no meu para já...
 
Então o serviço é pago (operadora) certo?

Se eu estou ligado à minha operadora.. como é que este programa vai saber onde estou? A tringulação é feita pelas antenas do operador às quais o Google não tem acesso, digo eu...

Não me seduziu muito :D Nem dá no meu para já...

Sim, o serviço é pago de acordo com o tarifario de internet no telemóvel que tiveres.

A triangulação funciona da seguinte forma:

Mobile towers are placed by operators throughout an area to provide coverage for their users. Each of these towers has its own individual coverage area, usually split into three non-overlapping sections known as "cells." These cells come with identification numbers, but no location information. Google takes geo-contextual information [from anonymous GPS-readings, etc] and associates this information with the cell at that location to develop a database of cell locations. Based on this information, Google uses various algorithms to approximate your location relative to the cells nearest you. The accuracy of this information depends on how big an individual cell is. Thus, areas with a denser concentration of mobile towers allow for a more accurate My Location reading. Additionally, as our database of cell locations continues to improve, so too does the accuracy and coverage of the My Location feature.
http://www.google.com/support/mobile/bin/answer.py?answer=81873&topic=13541

Há uns tempos atrás, a Vodafone tinha um Google Maps desenvolvido especialmente para a Vodafone, em que a Vodafone tinha fornecido a lista das coordenadas das BTS à Google. Esse Google Maps (Vodafone) era mais rigoroso que o Google Maps (Normal). Agora a Vodafone so disponibiliza no portal o Google Maps "Normal".
 
Muito pouco preciso portanto. É tudo a olho basicamente.

Isso também depende da zona em que estás. Por experiencia prórpia, em lisboa o erro até que nao é assim muito grande. Normalmente o "ponto azul" é perto do local onde estou. Excepto uma vez que estava no Colombo e o Google Maps dizia que eu estava no meio do rio Tejo. Aqui em casa (Queluz), nem sequer estou dentro área de erro com raio de 2200m que ele indica.

Mas se tiveres um telemovel com GPS a história já é diferente.
 
Isso também depende da zona em que estás. Por experiencia prórpia, em lisboa o erro até que nao é assim muito grande. Normalmente o "ponto azul" é perto do local onde estou. Excepto uma vez que estava no Colombo e o Google Maps dizia que eu estava no meio do rio Tejo. Aqui em casa (Queluz), nem sequer estou dentro área de erro com raio de 2200m que ele indica.

Mas se tiveres um telemovel com GPS a história já é diferente.

Pois, Queluz é aquele problema. Tenho uma antena aqui perto do meu prédio que serve Queluz inteiro e parte da Amadora, hospital incluído. E nas aldeias isso nem se comenta, aí o erro deve ser de dezenas de Km.
 
Ola pessoal, alguem me sabe dizer se ao possuir uma antena gps por bluetooth, tenho a possibilidade de configurar o telemovel para enviar a localizacao (pode ser na forma de coordenadas) por sms regularmente sem a necessidade de acesso a internet? O wizi fara isso? Obrigado.
 
Back
Topo