1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Google manipula resultados? (exemplo real)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por LeeMan, 8 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1507)

  1. LeeMan

    LeeMan Power Member

    Então é assim: um site de um empresa que vendia os produtos XPTO e que aparecia sempre nas 1ªs entradas do Google na pesquisa de marca ou artigos vendidos pela empresa.

    A certa altura a empresa subscreve o Adwords e depois de queimar uma boa quantidade de euros em cliques que não se sabe bem de onde e como foram feitos resolve parar de meter dinheiro naquilo.

    Subitamente e como por magia a empresa detecta que os seus produtos/ marcas deixam de aparecer nas 1ª entradas e passam bem para as páginas do meio.

    A minha pergunta. Será que os tipos do Google fazem isso de propósito para a malta enfiar mais guito do Adwords? Será que foi um erro subscrever o serviço qd a empresa até apaarecia sempre nas primeiras entradas?

    No mínimo estranho.
     
    Última edição: 8 de Fevereiro de 2006
  2. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Funciona como nos supermercados.
    As empresas pagam ao supermercado para este colocar os seus productos em locais mais visiveis e acessiveis que os da concorrencia. O google e qualquer outro motor de busca faz exactamente o mesmo.
     
  3. LeeMan

    LeeMan Power Member

    A questão é que antes de subscrever o ADwords o site apareceu durantes muitos anos.
    Durante a subscrição apareceu ainda mais.
    Qd se parou com o ADwords. O site desaparceu (quase...)
     
  4. spiegelman

    spiegelman Power Member

    8o

    No mínimo estranho que não saibas como é que um motor de busca funciona... Achas que o Google se pode dar ao luxo de oferecer serviços como os que tem, de borla, porque tem uma árvore de notas de 100 dólares no quintal?

    Qualquer motor de busca regista-te o site mediante uma quantia e dependendo do tipo de contrato esse site ou aparece nos link patrocinados, nos links em destaque o simplesmente em primeiro lugar na ordem de resultados e por uma semana, um mês ou um ano... O Sapo faz isso, o Yahoo faz iisso, o Altavista faz isso e o Google faz isso. Com a diferença que o Google funciona melhor que todos os anteriores...

    Leis do mercado... Não são uma chatice? ;)
    PAX
     
  5. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Acabaste de descobrir como funciona um motor de busca :D

    Claro que ha varias (muitas) empresas que pagam para aparecerem primeiro nos motores de busca, e uma questao de sobrevivencia :P
     
  6. LeeMan

    LeeMan Power Member

    Se se dessem ao trabalho de ler o q escrevi, escusava virem aqui tentarem esplicar-me como funciona um motor de busca...
     
  7. SKATAN

    SKATAN Power Member

    sei de pessoal que sem gastar dinheiro poe os sites com bastante destaque nos motores de busca

    é obvio que quem paga tem sempre mais destaque ....
     
  8. timber

    timber Zwame Advisor

    Há técnicas para isso
    No entanto se o Google descobre são atirados ao poço como ocasionalmente acontece
    Mas com pequenas empresas não deve ser muito comum
     
  9. HecKel

    HecKel The WORM

    De facto..., eu até li :p E só por acaso concordo com o que disseram...

    Sei bem que ANTES esse site aparecia logo na primeira página..., e DEPOIS de ter removido a subscrição por obra e graça do espirito santo passou para outras páginas..., não será apenas coincidência? Se fossem a tratar todas as empresas que removeram a sua subscrição dessa forma, certamente que o algoritmo de pesquisa seria BASTANTE mais lento...

    Naaaa, cheira-me a apenas coinciência...

    abraços, HecKel
     
  10. avantix

    avantix Power Member

    Será que ANTES a página aparecia nos primeiros lugares por não existir nenhuma outra que fosse melhor.

    Será que enquanto pagaram apareciam em primeirolugr por pagarem, mas realmente o site estava a perder relevância relativamente a outros sites!

    Será que quando deixaram de pagar o Google apenas atirou a empresa para os lugares que realmente merecia nessa altura!
     
  11. [N]

    [N] Power Member

    há as chamadas "google bombs" um caso real é escrever "miserable failure" e clicar em "sinto-me com sorte. está mt bom :x2:
     
  12. dA_PhReAk

    dA_PhReAk Power Member

    é claro que manipula... basta pesquisares "failure"...
     
  13. spiegelman

    spiegelman Power Member

    Não, isso significa que o Google é manipulável, não que seja o próprio Google a manipular. Uma "Google Bomb" é facimente arranjada, bastando explorar as vicissitudes do algoritmo de busca do Google.
     
  14. dA_PhReAk

    dA_PhReAk Power Member

    estas a dizer que não é "propositado" aparecer o bush? que é o michael moore que se aproveita das facilidades? hummm... isso nao me parece facil demais? assim porque é que alguem paga para aparecer primeiro, bastava aproveitarem se como ele...

    explica la isso sff...
     
  15. spiegelman

    spiegelman Power Member

    É propositado mas não é o google que manipula mas sim os utilizadores através de google bombing.. Tu podes fazer um google bombing ao teu vizinho se tiveres um número de pessos suficientes para que se possa alterar resultados. Vê aqui:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Google_bomb

    Uma coisa é um determinado tipo de buscas com palavras chave como "Cellular Phones" ou Viagens ao Brasil" cujas empresas metem em meta dados no código html da página da empresa e que depois pagam ao google para que esses metadados sejam referenciados nas buscas do google em primeiro lugar. Depois das empresas que pagaram para aparecer em primeiro lugar aparece então o normal que apareceria sem resultados pagos, apenas os resultados do algoritmos de busca.
    Ora expressões como"failure" ou "miserable failure" ou "besta imbecil" não são expressões que as empresas paguem para aparecerem referenciadas aos seus sites, sendo que passam a aparecer apenas os resultados segundo o algoritmo de busca. Algoritmo esse que pode ser manipulável segundo o link indicado acima.
    Agora se me perguntares porque é que o Google continua a deixar aparecer em primeiro lugar a biografia do Bush na busca de !failure"... Isso é outra coisa completamente diferente ;) Achas que eles iam tirar de lá o site só porque o Bush pediu?

    Eh Eh... :D
     
    Última edição: 10 de Fevereiro de 2006

Partilhar esta Página