Google Pixel 6 e 6 Pro (2021)

Bom, eu faço muitas video chamadas (google duo) em casa e na rua.

A diferença da qualidade entre o 4G e o "5G a sério" é abismal. (digo "a sério" porque às vezes o telemovel diz que tenho 5G, faço um speedtest e a velocidade é má).
 
Bom, eu faço muitas video chamadas (google duo) em casa e na rua.

A diferença da qualidade entre o 4G e o "5G a sério" é abismal. (digo "a sério" porque às vezes o telemovel diz que tenho 5G, faço um speedtest e a velocidade é má).
Essa notória diferença poderá não ser necessariamente devido ao "5G" mas sim pela menor saturação das bandas usadas por este face ao 4G.
 
4g chega e sobra. Mas daqui a 2 anos máximo, seja qual for o estado do telemóvel vou vendê-lo. E é claramente uma menos valia não ter 5g. Se eu for honesto e disser que só dá para 4g os poucos interessados desistem. Se não disser é certinho que depois de vendido lá vem a pergunta se o telefone tem algum problema, porque não apanha 5g… em 2024.
 
Acho que não é sequer discutível que o 5G daqui a pouco tempo vai ser essencial, achar que o 4G vai chegar e sobrar é só conversa de quem dizia "Mas quem é que precisa de net 1Mega? Voces são malucos".

A quantidade de dados que vão começar a ser processados vai subir e muito, a estabilidade e fiabilidade que o 5G vai dar também será incrível. Não sei quanto tempo vai demorar cá, mas nós até somos das redes de comunicação mais avançadas do mundo, por isso acredito que mais 1 ano estamos com o 5G a trabalhar como esperado.
Das coisas que mais vão beneficiar são os carros como por exemplo comunicação e IA. Que nós não vamos ter no nosso telefone porque a Google não deixa.
 
Quando os valores que pagamos pelos dados moveis forem francamente mais baixos, o 5G passará a ser relevante, até la... mas isto ja é offtopic
 
Tenho sérias dúvidas que o 5G seja relevante no espaço de 1 ano. E nós neste campo até tenho ideia de estarmos bastante atrasados em relação ao resto da Europa/Mundo.

Quando o 5G for uma coisa banal, a Google de certeza que irá adicionar as operadoras/estas irão pedir a certificação. Provavelmente já iremos é no Pixel 8 ou 9.

Das coisas que mais vão beneficiar são os carros como por exemplo comunicação e IA. Que nós não vamos ter no nosso telefone porque a Google não deixa.

Lá está outro ponto que estou sempre a ler e, sinceramente, nos próximos 5 anos (para não dizer 10) estou a ver essa ideia do 5G nos carros da mesma forma que há aqueles frigoríficos que dizem o estado do tempo e fazem compras por nós. É giro, mas é só isso...
 
Acho que não é sequer discutível que o 5G daqui a pouco tempo vai ser essencial, achar que o 4G vai chegar e sobrar é só conversa de quem dizia "Mas quem é que precisa de net 1Mega? Voces são malucos".

A quantidade de dados que vão começar a ser processados vai subir e muito, a estabilidade e fiabilidade que o 5G vai dar também será incrível. Não sei quanto tempo vai demorar cá, mas nós até somos das redes de comunicação mais avançadas do mundo, por isso acredito que mais 1 ano estamos com o 5G a trabalhar como esperado.
Das coisas que mais vão beneficiar são os carros como por exemplo comunicação e IA. Que nós não vamos ter no nosso telefone porque a Google não deixa.
AI não precisa necessariamente dos throughputs altos que o "5G" oferece, ainda para mais quando estamos a progredir para neural networks que recorrem a blobs processadas nos dispositivos (exemplo, o Tensor Processing Unit presente no SoC do Pixel 6).

O problema é a falta de investimento das operadoras que focalizam operações na sua infraestrutura sempre perto do limite, e onde a saturação desta é o pão nosso de cada dia. O LTE tem capacidade mais do que suficiente para as necessidades actuais e dos próximos anos. Posso relatar uma experiencia pessoal, onde no meio da Serra em plena via Algarviana é fácil obter +50Mbps com latências de pouco mais de 15ms (dobro do obtido em fibra, o que é excelente) até as main nodes em Lisboa, tudo em LTE. O "5G" no estado actual e sem mmWave, serve essencialmente como factor marketizavel pelas operadoras - "best new thing" (que perante saturação e diferenças marginais já nem sabem o que hão de usar para vender a sua imagem) e pela indústria de modo a acelerar a obsolescência de dispositivos acrescentando mais um elemento "desactualizado". mmWave traria algo que as operadoras não estão necessariamente interessadas: um enorme aumento na quantidade de células/antenas. Sub 6Ghz 5G dificilmente trará vantagens palpáveis face ao actual LTE Advanced, excluindo os naturais avanços na gestão dos feeds que chegam à boca das antenas. Qualquer melhoria nas latências terá que ser mantida com uma gestão adequada da saturação da rede, sob pena de ficar marginalmente similar ao LTE.
 
Força nisso! Mesmo que não seja relevante ou tecnicamente viável no momento neste país, é uma feature que está desligada para nós sem qualquer tipo de razão.
 
Força nisso! Mesmo que não seja relevante ou tecnicamente viável no momento neste país, é uma feature que está desligada para nós sem qualquer tipo de razão.
N tem nada a ver se é viável ou não. Na UE não pode, ou deveria, haver restrições de serviços pra uns e pra outros nao, ainda pra mais num tlmv. Quem compra isto num país em q é suportado e depois vai de trabalho/lazer pra outro em q não é, fica sem os serviços. Logo aí está um problema
 
AI não precisa necessariamente dos throughputs altos que o "5G" oferece, ainda para mais quando estamos a progredir para neural networks que recorrem a blobs processadas nos dispositivos (exemplo, o Tensor Processing Unit presente no SoC do Pixel 6).

O problema é a falta de investimento das operadoras que focalizam operações na sua infraestrutura sempre perto do limite, e onde a saturação desta é o pão nosso de cada dia. O LTE tem capacidade mais do que suficiente para as necessidades actuais e dos próximos anos. Posso relatar uma experiencia pessoal, onde no meio da Serra em plena via Algarviana é fácil obter +50Mbps com latências de pouco mais de 15ms (dobro do obtido em fibra, o que é excelente) até as main nodes em Lisboa, tudo em LTE. O "5G" no estado actual e sem mmWave, serve essencialmente como factor marketizavel pelas operadoras - "best new thing" (que perante saturação e diferenças marginais já nem sabem o que hão de usar para vender a sua imagem) e pela indústria de modo a acelerar a obsolescência de dispositivos acrescentando mais um elemento "desactualizado". mmWave traria algo que as operadoras não estão necessariamente interessadas: um enorme aumento na quantidade de células/antenas. Sub 6Ghz 5G dificilmente trará vantagens palpáveis face ao actual LTE Advanced, excluindo os naturais avanços na gestão dos feeds que chegam à boca das antenas. Qualquer melhoria nas latências terá que ser mantida com uma gestão adequada da saturação da rede, sob pena de ficar marginalmente similar ao LTE.
Não tás a perceber o meu ponto, o 5G vai ser essencial para a comunicação entre o telefone e os servidores para que não exista qualquer falha de comunicação.
E eu falei para o futuro das comunicações moveis (e não só), esta conversa que estás a ter é exatamente a mesma que eu venho a ouvir desde o computador com 1GB de disco e a internet com mais de 56Kbt. Existe sempre alguém com uma teoria como a tua, só muda o ano e a tecnologia em questão. Para uma pessoa tão informada, não percebo como não vez que as possibilidades que esta comunicação de dados vai dar a todos. Nas possibilidades que abre para expandir ainda mais as Smart Citys vai ser megalómana.

N tem nada a ver se é viável ou não. Na UE não pode, ou deveria, haver restrições de serviços pra uns e pra outros nao, ainda pra mais num tlmv. Quem compra isto num país em q é suportado e depois vai de trabalho/lazer pra outro em q não é, fica sem os serviços. Logo aí está um problema
Exatamente isto, a Google neste momento está a infringir uma das leis da UE, que obriga a que os serviços sejam iguais para todos os países. Vamos ver no que dá, a Apple quando se lixou com a garantia Europeia tambem foi por aqui que começou.
 
Antes de mais peço desculpas pelo off-topic mas de certa forma relativo ao dispositivo do tópico.
Não tás a perceber o meu ponto, o 5G vai ser essencial para a comunicação entre o telefone e os servidores para que não exista qualquer falha de comunicação.
Isso pressupõe que de há falhas provocadas intrinsecamente pelo que o LTE oferece. Muitos, senão mesmo todos os problemas que se encontram na estabilidade das actuais ligações de rede LTE são causados por falta de investimento e nodes/antenas absolutamente saturadas/subdimensionadas.

Tenho um familiar com um Huawei B535 (router) com um cartão SIM da Vodafone a servir de internet "fixa" doméstica, e é surpreendentemente transparente ao ponto de que sempre que visito não noto qualquer diferença face a uma internet empiricamente fixa. Não cai, aliás dá para comprovar pelos logs do próprio router que fica semanas em uptime e com o mesmo IP, alimenta 24/7 sem quaisquer problemas vários IoTs ligados a este (cameras de vigilância, smart sockets e lâmpadas, Google Home, box de TV android para streaming, Chromecast para Google Stadia), streaming funciona impecavelmente mesmo em 4K, se não me dissessem que era via LTE sinceramente pensava que era uma qualquer solução fixa. Tudo isto numa zona onde as antenas estão pouco saturadas (knock on wood). Salta para uma zona com infraestrutura/antenas subdimensionadas e é fácil atribuir as culpas ao LTE.
E eu falei para o futuro das comunicações moveis (e não só), esta conversa que estás a ter é exatamente a mesma que eu venho a ouvir desde o computador com 1GB de disco e a internet com mais de 56Kbt. Existe sempre alguém com uma teoria como a tua, só muda o ano e a tecnologia em questão.
A evolução tecnológica não é linear ad aeternum, atinge prateaus pois o conceito de performance envolve percepções e noções do que é adequado a determinado momento. Tiveste evoluções drásticas em certos momentos e quase estagnações noutros. É falacioso fazer analogias dos tempos da computação pessoal a 8bits, pois não representam uma realidade evolutiva real. A lei de Moore já foi chão que deu uvas, e passamos de revoluções para evoluções meramente incrementais ou mesmo marginais nalguns casos.
Para uma pessoa tão informada, não percebo como não vez que as possibilidades que esta comunicação de dados vai dar a todos. Nas possibilidades que abre para expandir ainda mais as Smart Citys vai ser megalómana.
Mas quais possibilidades? Como assim? Em LTE tens 100Mbps de throughput que em carrier aggregation/MIMO atinge 300Mbps, o que é que 400, 500Mbps em sub 6Ghz band vão permitir que antes não era possível?
 
Não tás a perceber o meu ponto, o 5G vai ser essencial para a comunicação entre o telefone e os servidores para que não exista qualquer falha de comunicação.
E eu falei para o futuro das comunicações moveis (e não só), esta conversa que estás a ter é exatamente a mesma que eu venho a ouvir desde o computador com 1GB de disco e a internet com mais de 56Kbt. Existe sempre alguém com uma teoria como a tua, só muda o ano e a tecnologia em questão. Para uma pessoa tão informada, não percebo como não vez que as possibilidades que esta comunicação de dados vai dar a todos. Nas possibilidades que abre para expandir ainda mais as Smart Citys vai ser megalómana.

Não me leves a mal o que vou escrever mas acho sinceramente que te deixaste/estás a deixar levar pela publicidade do 5G. É bom, é uma melhoria em relação ao 4G mas está muito longe de ser a diferença arrebatadora que pareces achar que é.
E abrir possibilidades é muito diferente de dar garantias, especialmente em Portugal.

Sem dúvida que a Google devia disponibilizar o acesso às redes na mesma, isso não está em causa.
 
Devemos estar todos a falar de coisas diferentes. "Today's LTE networks provide 500-1000 ***** (1 GBit), 5G, on the other hand, will deliver a good 1-3 GBit in the first phase, later it will rise to 10 or 20 GBit."
Podem não perceber a quantidade de dados que se esperam que sejam trocados nas smart citys, mas posso garantir que são muitos.

Como aplicações como a que eu fiz em que existia uma grande troca de dados entre o telefone e todos os postes de sinalização, monumentos, semáforos, etc. E isto é bastante básico comparando com o que se quer, uma cidade totalmente ligada ao cidadão/turista.

Mas não sou eu que andei a escrever artigos sobre a importância do 5G para as Smart Citys, podem ser todos mentira, mas isso é uma conversa que vocês devem ter com quem os escreveu.

Eu agora estou em logística e também vai ajudar, até porque um dos objetivos é juntar a logística às aplicações mais dedicadas a Smat Citys, por isso acaba tudo por ir parar ao mesmo no final.

Edit: Mas se quiserem falar sobre isto mais vale falar por PM que estamos a encher o tópico de conversa que interessa pouco, principalmente num telefone que nem tem 5G no nosso país :facepalm:
 
Última edição:
Google Play system update de Maio já disponível:
F0i4iqY.png
 
Back
Topo