Google Pixel 6 e 6 Pro (2021)

Estou analisar o Google Pixel 6 e o Google Pixel 6 pro como futuro telemóvel para a minha mulher, sendo que ela previligia bastante a qualidade das fotografias, justifica-se gastar mais 200€ no Google Pixel 6 Pro?

Constatei que o Google Pixel 6 não tem a lente de telefoto, é isso? Isto quer dizer que não faz o zoom optico? Apenas Zoom digital? Por outro lado, Google Pixel 6 Pro oferece 4x zoom óptico o que permite fazer zoom sem perder qualidade nas fotografias.

Em termos dos testes da dxomark os resultados da camara são bastante próximos, Pixel 6 - 144pts. vs Pixel 6 Pro - 143 pts., ficando confundido o porquê do Google 6 Pro não ganhar este duelo e distanciar-se do irmão mais pequeno!
 
Os resultados são iguais. Eventualmente haverá alguma diferença macroscópica nas fotos por algo detalhe mas será invisível a olho nu ou mesmo lado a lado. As câmaras, as lentes, os sensores, o processador, o algoritmo e a aplicação, é tudo igual de um para o outro. A diferença está, como disseste, na telefoto, que no irmão mais novo não está presente e portanto não há zoom optico.
 
@fenicio31 há também a questão do ecrã que é superior no Pro, pese embora o facto das laterais curvas (que aumentam a fragilidade do conjunto em caso de queda).

Se a plataforma não for relevante, um iPhone 13/13 Pro também será uma excelente opção em termos de fotos (menos ruído que no Pixel 6 especialmente à noite - sensor com pixel size maior) e incomparavelmente superior em video. Não sofrerá também de problemas em suportar 5G no território nacional, bem como será mais consistente em termos de captação de rede. O Face unlock do iPhone (que suporta unlock com mascara) será também superior ao sensor biométrico óptico usado no Pixel 6.

O Pixel 6a será mais acessível e fará uso dos sensores de 12MP usados nos Pixels anteriores, que são bastante adequados podendo até produzir imagens com menos ruído VS Pixel 6 em algumas situações.
 
Não sei onde viste que o iPhone13/13 Pro tem menos ruído à noite (ou de dia! Ou em zoom!). Não leio isso em nenhuma análise ou comparação:

https://www.dxomark.com/google-pixel-6-pro-camera-review-a-big-leap-in-image-quality/

https://www.xda-developers.com/google-pixel-6-pro-vs-apple-iphone-13-pro-camera-shootout-comparison/

https://www.digitalcameraworld.com/buying-guides/pixel-6-pro-vs-iphone-13-pro

In real-world usage, results from both are excellent, and in fact very similar. It’s quite difficult to pull apart major differences between the two in good, everyday conditions. In low light, again, the two are reasonably evenly matched, with perhaps a little more detail being visible in shots taken with the Pixel 6 Pro if you examine closely. On the flip side, this extra detail is also visible in Portrait Mode - which is not necessarily the most flattering of effects.


https://www.tomsguide.com/face-off/...hone-13-pro-max-which-is-the-better-big-phone


O sensor do Pixel 6 é ligeiramente maior que o do iPhone, também:
On paper, the Pixel 6 Pro and the iPhone 13 Pro can go tit for tat when it comes to snapping. Resolution aside, the Pixel 6 Pro’s main sensor is marginally larger at 1/1.31in (versus 1/1.65in). Google reckons it can capture up to 150% more light than the Pixel 5, which bodes well for night owls.
Pouco maior também que o do Samsung S21:
Arguably the most important change with the Pixel 6 and 6 Pro is the adoption of a larger image sensor. The tiny 1/2.55-inch Sony IMX363 is finally replaced by a much larger 1/1.31-inch main sensor. For comparison, the main sensor inside the Galaxy S21 Ultra measures 1/1.33-inches, making it a tiny bit smaller than the sensor in the Pixel 6.

Em relação ao vídeo, o do iPhone é superior mas a diferença não é assim tão grande. Se faz diferença ou não, cada um saberá.
 
Não sei onde viste que o iPhone13/13 Pro tem menos ruído à noite (ou de dia! Ou em zoom!). Não leio isso em nenhuma análise ou comparação...
O iPhone 13 Pro tem um sensor com pixel size de 1.9µm enquanto o Pixel 6 Pro 1.2µm (first gen ISOCELL GN1). Mesmo que este último faça quad binning (2.4µm com um downscale para 12MP), não se irá igualar aos resultados de um pixel size nativo 1:1 de 1.9µm pois uma configuração quad bayer sofrerá de aberrações cromáticas e color bleed entre pixels, o que lesa a acuidade geral da captação e requer doses consideráveis de algoritmos e filtros de modo a corrigir e interpolar informação. Tudo isto resulta em mais ruído e aberrações até comparativamente ao sensor de 12MP (com pixel size de 1.4µm) usado nos Pixels anteriores (ver especialmente a relva e detalhes gerais, no comparativo em baixo).

Pixel 5a (12MP nativos):
YuqhxjYq6cHbs5krRqwmTn.jpg


Pixel 6 (12MP quad binning):
Pyy9dzh8CcfvFyBodFKZER.jpg


Claro que estas situações vão melhorando à medida que os algoritmos e os image signal processors (ISPs) vão sofrendo evoluções, e certamente que no futuro se irá observar um aproximar entre configurações nativas e pixel binning. Até lá, configurações 1:1 com pixel size de elevadas dimensões, são superiores em acuidade e menor ruído.
 
Última edição:
O iPhone 13 Pro tem um sensor com pixel size de 1.9µm enquanto o Pixel 6 Pro 1.2µm (first gen ISOCELL GN1). Mesmo que este último faça quad binning (2.4µm com um downscale para 12MP), não se irá igualar aos resultados de um pixel size nativo 1:1 de 1.9µm pois uma configuração quad bayer sofrerá de aberrações cromáticas e color bleed entre pixels, o que lesa a acuidade geral da captação e requer doses consideráveis de algoritmos e filtros de modo a corrigir e interpolar informação. Tudo isto resulta em mais ruído e aberrações até comparativamente ao sensor de 12MP (com pixel size de 1.4µm) usado nos Pixels anteriores (ver especialmente a relva e detalhes gerais, no comparativo em baixo).

Pixel 5a (12MP nativos):
YuqhxjYq6cHbs5krRqwmTn.jpg


Pixel 6 (12MP quad binning):
Pyy9dzh8CcfvFyBodFKZER.jpg


Claro que estas situações vão melhorando à medida que os algoritmos e os image signal processors (ISPs) vão sofrendo evoluções, e certamente que no futuro se irá observar um aproximar entre configurações nativas e pixel binning. Até lá, configurações 1:1 com pixel size de elevadas dimensões, são superiores em acuidade e menor ruído.

Essas fotos foram editadas / comprimidas à posteriori certo? É que a nível de detalhe está muito fraquinho mesmo.
 
Parecem ter alguma compressão sim. As minhas que estão no google fotos, em piores condições meteorológicas, têm mais detalhes em ambientes desse tipo.
 
Os resultados são iguais. Eventualmente haverá alguma diferença macroscópica nas fotos por algo detalhe mas será invisível a olho nu ou mesmo lado a lado. As câmaras, as lentes, os sensores, o processador, o algoritmo e a aplicação, é tudo igual de um para o outro. A diferença está, como disseste, na telefoto, que no irmão mais novo não está presente e portanto não há zoom optico.

Após ver alguns videos com teste de fotografias entre os 2 modelos do Pixel 6 fico com a sensação que até 5x de zoom não se nota grande diferenças na qualidade das fotos dos 2 modelos, parece que o zoom digital do pixel 6 faz um bom trabalho!! Com um zoom de 7X aplicado às fotos já se nota que o Pixel 6 perde significativamente na qualidade da fotografia, mas no comparativo geral das camaras são muito próximos.

Na minha opinião começo achar que o Google Pixel 6 será uma escolha mais equilibrada e não se justifica gastar mais 250€ no irmão maior, apesar de existir também a diferença do ecran maior.

Qual a vossa opinião?
 
viva malta, graças ao tutorial da página anterior o meu P6 já tem 5G vodafone PT, com VoLTE activo. claro que agora tenho de ver como ultrapassar o safetynet mas sim é possivel e noto alguma diferença na qualidade das chamadas e na captacao de rede(melhor).
 
@fenicio31
Só tu saberás se te faz falta a câmara zoom, os 120hz do ecrã, o ecrã curvo e o tamanho maior do Pixel 6 Pro e se isso vale mais 250€ para ti. Para mim não valeu especialmente pelo ecrã curvo e pelo telemóvel ser maior. Estou com o 6 normal e estou contente.
 
viva malta, graças ao tutorial da página anterior o meu P6 já tem 5G vodafone PT, com VoLTE activo. claro que agora tenho de ver como ultrapassar o safetynet mas sim é possivel e noto alguma diferença na qualidade das chamadas e na captacao de rede(melhor).
Também já tenho a funcionar, mas pelo que vejo a cobertura 5G ainda não é grande.

Quanto ao SafetyNet, é fácil, pesquisa por "Universal SafetyNet Fix" (resultado GitHub).
 
Essas fotos foram editadas / comprimidas à posteriori certo? É que a nível de detalhe está muito fraquinho mesmo.
Ambas apresentam o mesmo color space, com níveis de compressão JPEG adequados para a dimensão da foto (~3.4MB para ~9MP) ao ponto de não afectar o já lossy processamento do software da camera. Não esquecer também que o Pixel 6 Pro tem um conjunto de lentes f/1.85 que permite entrar menos luz do que o f/1.7 dos Pixels anteriores, o que naturalmente também afecta os resultados.

O exemplo demonstra o enorme esforço dos algoritmos de redução de ruído e interpolação, no sentido de processar um bracking de várias imagens obtidas via quad-binning (50MP >> 12.5MP). Pessoalmente tenho uma enorme curiosidade em ver o dng/raw das imagens obtidas em 50MP na app nativa, mas a Google força o hardware-binning para 12.5MP, muito provavelmente porque os resultados em 1:1 seriam inutilizáveis para os dias de hoje.

Digo isto com a plena noção de que é naturalmente possível encontrar exemplos menos bons de qualquer sensor face a outro, principalmente quando os resultados são tão próximos. E não podemos descurar, como já referi, o enorme avanço que os sensores IMX363 de 12MP nativos têm face aos GN1 usados no Pixel 6 no que toca aos largos anos de optimização dos algoritmos e ausência de processamento binning. A Google sabe que apesar de tudo, o sensor anterior não está completamente ultrapassado e para além do menor custo de um sensor mais simples, talvez essa seja mais uma das razões porque decidiram usar o IMX363 por mais uma geração no novo Pixel 6a. Veja-se este exemplo do sensor IMX363 VS GN1:

YvVc6Kh.jpg


Para finalizar, estou sinceramente esperançoso pelos avanços futuros da tecnologia que certamente vão aperfeiçoar o multi-binning (processo de downscale fora da paridade com o numero de pixels no sensor) ao ponto de reduzir as suas desvantagens (ruído, peso enorme de processamento, aberrações). Neste momento reitero novamente que o sensor GN1 e o Pixel 6 como produtos 1st gen precisam ainda de mais 2 ou 3 gerações para solidificar devidamente esses avanços.
 
Estou analisar o Google Pixel 6 e o Google Pixel 6 pro como futuro telemóvel para a minha mulher, sendo que ela previligia bastante a qualidade das fotografias, justifica-se gastar mais 200€ no Google Pixel 6 Pro?

Constatei que o Google Pixel 6 não tem a lente de telefoto, é isso? Isto quer dizer que não faz o zoom optico? Apenas Zoom digital? Por outro lado, Google Pixel 6 Pro oferece 4x zoom óptico o que permite fazer zoom sem perder qualidade nas fotografias.

Em termos dos testes da dxomark os resultados da camara são bastante próximos, Pixel 6 - 144pts. vs Pixel 6 Pro - 143 pts., ficando confundido o porquê do Google 6 Pro não ganhar este duelo e distanciar-se do irmão mais pequeno!
Tenho os 2 aqui em casa e posso te garantir que o 6Pro é melhor sempre, não é só no Zoom que consegues ir até 20x (digital), tens por exemplo a selfie que faz 1x e .7 (para quem como eu vinha do Pixel 3 isto é muito bom). O ecrã é bastante melhor também.

Se vale mais 200€... Isso só tu é que sabes, para mim valeu, vinha habituado ao Pixel 3XL e não queria perder qualidade de ecrã, só nisso valeu o investimento, e notas no dia a dia que o telefone é mais capaz, são pequenos pormenores, mas que fazem a diferença.

PS: 90% das coisas só notas se tiveres os 2 telefones lado a lado, se só tiveres um deles é como te estão a dizer, com o tempo não vais sentir falta de nada. E ao preço que ele tá no site da loja francesa (799) é mesmo um grande preço. (foi onde comprei o meu)
 
Bem, o raio da bateria depois deste update está mesmo nas lonas, em 24h já me gastou 70% sendo que o normal era nunca passar dos 50%, no mês passado até gastava menos que isso.
Isto no P6P, no P6 da minha mulher parece estar tudo normal. Devem ter inventado com alguma coisa que só deu cagada no 6P, com o meu uso normal fazia sempre 2 dias nas calmas, agora não faço 1 e meio.
 
Back
Topo