Google Pixel 6 e 6 Pro (2021)

"A questão do 5G" parece-me, a meu ver, uma não questão. De facto, ela ganha relevância sobretudo para aquelas pessoas que não têm o equipamento ou que estão interessados em adquiri-lo.
Eu provavelmente vou devolver um equipamento com essa funcionalidade mas que também não a tem em Portugal...
 
Notem que a Amazon está com um desconto simpático! Vi hoje. :)

515 paus, excelente preço para o telemóvel que é. Estando o 6a nos 440, por mais 75 paus ficam com um smartphone superior: IP68 vs IP67, GG victus vs GG 3, amoled 90Hz vs 60Hz, 8GB ram vs 6GB ram, câmara ligeiramente melhor, fast charging 30W vs 18W e wireless charging. Acho que vale os 75 paus a mais.
 
515 paus, excelente preço para o telemóvel que é. Estando o 6a nos 440, por mais 75 paus ficam com um smartphone superior: IP68 vs IP67, GG victus vs GG 3, amoled 90Hz vs 60Hz, 8GB ram vs 6GB ram, câmara ligeiramente melhor, fast charging 30W vs 18W e wireless charging. Acho que vale os 75 paus a mais.
É um excelente preço mas não é vendido diretamente pela Amazon, parece-me.
 
Boas Malta, o meu pixel 6 pro anda a fazer mau contacto no ecrã (principal se for pressionado junto á zona da bateria). Andei aqui a procurar como enviar para a garantia de Portugal mas sem sucesso. Alguém já enviou para a garantia a partir de Portugal?
Onde foi comprado o teu telefone? Se foi com a amazon/f*ac, trata diretamente com eles.

Nos tempos dos Nexus os representantes das marcas em Portugal assumiam a garantia (no meu caso era um Nexus 5X da LG) neste momento como é brand Google tens que tratar diretamente com eles, ou com a loja onde o foste comprar.

Se foi com a Google tens um problema, eles recolhem em qualquer país onde o telefone seja vendido, mas só entregam no mesmo local.
(isto porque podes ir levar o telefone a uma terra qualquer de Espanha, mas tens que te lembrar que depois tens que o ir buscar)
 
"A questão do 5G" parece-me, a meu ver, uma não questão. De facto, ela ganha relevância sobretudo para aquelas pessoas que não têm o equipamento ou que estão interessados em adquiri-lo.
Eu provavelmente vou devolver um equipamento com essa funcionalidade mas que também não a tem em Portugal...

Não é bem assim. É certo que as velocidades do 4G onde a rede é boa são mais do que suficientes para tudo o que se possa precisar, incluindo streaming de vídeo 4K HDR. Concordo que fazer downloads a 200 ou 600 Mbps quando se tem plafonds de meia dúzia de GB acaba por ir dar ao mesmo.

Só que as operadoras agora vão investir tudo no 5G e os reforços de rede que estavam no pipeline vão ser com apenas 5G, em muitos sítios isso já se nota e bem. No meu local de trabalho sempre tive problemas de rede com a MEO, a partir de meio do escritório em direção ao interior do edifício o sinal era inexistente, depois de algumas reclamações da empresa instalaram um repetidor 3G/4G da Cel-Fi que ameniza um pouco os problemas, desde que tenho o 5G, tenho rede no máximo.



Já agora uma questão a quem tem os Pixel, eu tento um OnePlus que sofre do mesmo problema, mas com apps como a 5G Setting se definir "NR/LTE/GSM/WCDMA" tenho 5G até voltar a reiniciar o telefone. Nos Pixel isso não funciona?
 
Não é bem assim. É certo que as velocidades do 4G onde a rede é boa são mais do que suficientes para tudo o que se possa precisar, incluindo streaming de vídeo 4K HDR. Concordo que fazer downloads a 200 ou 600 Mbps quando se tem plafonds de meia dúzia de GB acaba por ir dar ao mesmo.

Só que as operadoras agora vão investir tudo no 5G e os reforços de rede que estavam no pipeline vão ser com apenas 5G, em muitos sítios isso já se nota e bem. No meu local de trabalho sempre tive problemas de rede com a MEO, a partir de meio do escritório em direção ao interior do edifício o sinal era inexistente, depois de algumas reclamações da empresa instalaram um repetidor 3G/4G da Cel-Fi que ameniza um pouco os problemas, desde que tenho o 5G, tenho rede no máximo.



Já agora uma questão a quem tem os Pixel, eu tento um OnePlus que sofre do mesmo problema, mas com apps como a 5G Setting se definir "NR/LTE/GSM/WCDMA" tenho 5G até voltar a reiniciar o telefone. Nos Pixel isso não funciona?

Eu tenho um Oneplus 8T além do Pixel. O 8T tem 5G sem qualquer problema desde a atualização para o OxygenOS 12. No 11 não tinha. Qual é o teu Oneplus?
 
Eu tenho um Oneplus 8T além do Pixel. O 8T tem 5G sem qualquer problema desde a atualização para o OxygenOS 12. No 11 não tinha. Qual é o teu Oneplus?
OnePlus Nord2 5G... Pois, eu sei que nos outros modelos da marca atualizaram a lista de operadoras com o Android 12, mas neste modelo devem ter-se esquecido. Nem sei muito bem o que diga, porque já recorri ao suporte e recusam-se sequer a reconhecer o problema, dizem que a culpa é da minha operadora.

Enfim, a OnePlus está cada vez mais longe do que era no passado, com software cada vez mais próximo das ROMs chinesas e como também não estou muito satisfeito com as câmaras do telefone ando a pensar fazer o upgrade para um Pixel 6P ou para o futuro 7P, mas não me apetece sair de um telefone onde fazem esta palhaçada com o suporte ao 5G para me meter noutro igual. Se até lá a Google não mudar de postura vou procurar em outro lado.
 
Enfim, a OnePlus está cada vez mais longe do que era no passado, com software cada vez mais próximo das ROMs chinesas e como também não estou muito satisfeito com as câmaras do telefone ando a pensar fazer o upgrade para um Pixel 6P ou para o futuro 7P, mas não me apetece sair de um telefone onde fazem esta palhaçada com o suporte ao 5G para me meter noutro igual. Se até lá a Google não mudar de postura vou procurar em outro lado.
Posso afirmar por experiência (desde o Pixel 3), que a Google não mostrou ao longo deste últimos anos empenhar a devida atenção à linha, apesar de algum do marketing poder fazer crer que "é agora" vezes sem conta. Não tenho nenhum problema em referir que quem quer algo mais estável, consistente acima da média e devidamente suportado talvez deva ponderar uma escolha da concorrência (IE Apple). A teimosia de não suportar os seus equipamentos fora da sua reduzida lista de países é mais uma. Até lá, um residente em Portugal que teime em optar por um Pixel vai sempre ter uma experiência menos boa (duvido que a situação do 5G em PT se altere até comercializarem os Pixel cá oficialmente). Restam os fãs teimosos... Se puderes aguardar, espera pelo que a 7ª geração vai trazer/resolver e aí tomas decisão.
 
Posso afirmar por experiência (desde o Pixel 3), que a Google não mostrou ao longo deste últimos anos empenhar a devida atenção à linha, apesar de algum do marketing poder fazer crer que "é agora" vezes sem conta. Não tenho nenhum problema em referir que quem quer algo mais estável, consistente acima da média e devidamente suportado talvez deva ponderar uma escolha da concorrência (IE Apple). A teimosia de não suportar os seus equipamentos fora da sua reduzida lista de países é mais uma. Até lá, um residente em Portugal que teime em optar por um Pixel vai sempre ter uma experiência menos boa (duvido que a situação do 5G em PT se altere até comercializarem os Pixel cá oficialmente). Restam os fãs teimosos... Se puderes aguardar, espera pelo que a 7ª geração vai trazer/resolver e aí tomas decisão.
Teimosos porquê? Porque não os "fãs" mais sensatos?

Eu por 450 por ex acho o pixel 6a + earbuds a escolha mais inteligente para quem quer o básico + fotos.

É tudo uma questão de necessidade/escolha pessoal.

PS: não tenho pixel
 
Teimosos porquê? Porque não os "fãs" mais sensatos?

Eu por 450 por ex acho o pixel 6a + earbuds a escolha mais inteligente para quem quer o básico + fotos.

É tudo uma questão de necessidade/escolha pessoal.

PS: não tenho pixel
Disse "teimosos" num tom até de auto-critica, pois já lhes ando a dar $$$ há vários anos, e apesar de não trocar Android Vanilla por qualquer outro, tenho a reconhecer que a experiência podia ser muito melhor.

Dei PVP pelo Pixel 3 (uns 800€ na altura), tive que lidar com problemas no display e camera (que se vieram a revelar comuns para o modelo), farto saltei para o 4XL por outros quase 1000€ para fugir dos problemas e de uma bateria miserável à custa de uma desvalorização enorme no 3 após só um ano. Enquanto a concorrência(Apple) introduziu alternativas ao face unlock com máscara, o 4XL ficou eternamente à espera de algum suporte nesse sentido, foi a pandemia inteira a desbloquear com código e continua. Para segundo telemóvel comprei um Pixel 3a, foi o melhor deles todos. Experimentei um 4a e um 5, mas no primeiro pouco tinha a adicionar ao 3a e o 5 sofria de um auscultador horrivelmente abafado (debaixo do ecrã). Comprei o 6 (~650€), entusiasmado com a bateria de 4500mAh, camera e um SoC in-house. Apanhei um ecrã menos bom face ao 3a e 4XL (devido ao substracto rígido que é mais barato de produzir), captação aceitável mas abaixo dos outros dois, aquecia significativamente mais, a bateria era só aceitável, e a camera era algo inconsistente apesar do detalhe nas fotos e video. Passei a um familiar, novamente a perder $$$. Aproveitei uma promo no US e aceitei retoma pelo 3a e 4XL de 300 USD cada, e vieram 2 Pixel 6a praticamente dados. Aquece menos, a bateria é um pouco melhor, e apesar de produzir menos detalhe, a camera é mais consistente. A dimensão é também mais ao meu gosto.

E isto sem tocar nas limitações e malabarismos de ter um Pixel no nosso território.

Tivesse comprado um iPhone XS no lugar do Pixel 3, e provavelmente teria tido uma experiência mais consistente e quiçá teria investido menos $$$ regularmente e mais tarde. Isto de apostar na Google é como investir naquela entidade cotada na bolsa e saber que à partida vamos sempre perder algum.
 
Posso afirmar por experiência (desde o Pixel 3), que a Google não mostrou ao longo deste últimos anos empenhar a devida atenção à linha, apesar de algum do marketing poder fazer crer que "é agora" vezes sem conta. Não tenho nenhum problema em referir que quem quer algo mais estável, consistente acima da média e devidamente suportado talvez deva ponderar uma escolha da concorrência (IE Apple). A teimosia de não suportar os seus equipamentos fora da sua reduzida lista de países é mais uma. Até lá, um residente em Portugal que teime em optar por um Pixel vai sempre ter uma experiência menos boa (duvido que a situação do 5G em PT se altere até comercializarem os Pixel cá oficialmente). Restam os fãs teimosos... Se puderes aguardar, espera pelo que a 7ª geração vai trazer/resolver e aí tomas decisão.
Eu tenho tempo, estou servido.

O meu problema é que durante anos usei DSLR'S para tirar as minhas fotos, ultimamente com mudanças que houve na minha vida tenho tido cada vez menos oportunidade para fazer isso, a máquina fica cada vez mais em casa, por causa da falta de uso, convencido que o problema era o tamanho, há uns tempos vendi todo o material do sistema full frame que tinha da Sony, e troquei por uma Fujifilm e algumas lentes, que é muito mais pequena, mas o tempo de prateleira mantém-se igual.

Está-me a custar um pouco dar o salto, porque uso SLR's há mais de 25 anos, ainda do tempo do filme, mas não faz sentido nenhum ter na prateleira uma máquina que não uso, então decidi que vou vender tudo, mas fazendo isso quero fazer um upgrade ao telefone.

Para mim o que faria sentido era um Pixel, porque tem boas câmaras e é o sistema que eu sempre usei, uso tudo da Google. E depois de muitos bugs com o Android 12 tenho ouvido só coisas boas do Android 13... Só que se essa situação do 5G se mantiver o que não falta são alternativas, seja na Samsung ou mesmo no mundo iPhone. Não me apetecia estar a mudar de sistema, mas se tiver que ser, seja.
 
@mundano o Pixel é excelente em fotos, não tão consistente no sensor de 50MP (GN1) presente no 6 e 6 Pro, mas como falei em tempos, acredito serem manifestações de "tenra idade" dos algoritmos numa 1ª geração quad bayer e pixel binning. Se as inconsistências com maior expressão vão ser resolvidas já na próxima geração, não punha as minhas mãos no fogo. Talvez precise de mais 2 ou 3 gerações, com um upgrade de sensor à mistura pelo meio... O sensor usado pela Google (GN1) está longe de representar o tip-of-the-spear neste momento, ainda para mais quando se fica pelo ISOCELL Plus (já temos o ISOCELL 2.0 que tem avanços palpáveis no aproveitamento da luz existente, produzindo captações com menos ruído e aberrações). Uma coisa é certa, com setups que recorrem a bayer filters e pixel binning (campo que ainda está em avanço galopante), a performance do conjunto está também mais dependente do sensor do que em setups 1:1 usados anteriormente (Pixel 2 - Pixel 6a com o velho mas robusto sensor IMX363).

Entretanto a concorrência não se deixou estar, e temos exemplos que em alguns casos ultrapassam o que a Google tinha atingido até então (muito devido à equipa do Marc Levoy, um dos pais da fotografia computacional, e que na altura fazia parte da Google onde tutelou o HDR+ que levou o Pixel 2 aos topos em termos de fotografia em smartphones, bem como Portrait/bokeh usando um único sensor e o Nigh Sight - lamentavelmente saiu da Google em 2020 e foi para a Adobe). Um desses exemplos de maturação, é o iPhone 13 Pro, que com um sensor com 1.9µm de pixel size 1:1 e sem recurso a filtros bayer e pixel binning, consegue resultados a meu ver consistentemente mais límpidos e detalhados que os obtidos no Pixel 6/6 Pro no sensor principal. Nesta última geração, o Pixel perdeu também alguma da vantagem que tinha em termos de fiabilidade nas cores e white balance, mas ainda continua no topo. A Apple está muito próximo, e sinceramente não sei qual será o vencedor nesse campo nesta nova geração que está para sair. Em termos de zoom digital, o Pixel é rei e senhor até ao momento, o que ajuda imenso a performance fora dos 4x zoom óptico do periscópio do 6 Pro. Flagships da Samsung e alguns modelos chineses são superiores em zoom simples óptico, devido aos setups mais complexos de múltiplos sensores e/ou uso de periscópio óptico progressivo.

In a nutshell, vai ser uma guerra entre os flagships do costume, mas com o foco e investimento sério da Apple (em contaste com as mixed messages e empenho morno da Google) e com a introdução de um setup QB com pixel binning no iPhone 14 Pro, não sei até que ponto o Pixel 7 mantendo o mesmo conjunto GN1 no sensor principal, consiga manter-se competitivo. Eu aguardava por Outubro, altura em que começam a surgir comparativos entre o iPhone 14 Pro e Pixel 7 Pro. Samsung tem um hardware impar, mas não recomendo devido a ser consideravelmente mais inconsistente que estes últimos dois.
 
A bateria do meu Pixel 6 voa...hoje ativei a poupança de bateria e melhorou muito. Alguma dica para isto melhorar?

Não preciso que dure dois dias mas...não gosto de estar preocupado que nem um dia dure.
 
Não consegues ver o que te está a consumir a bateria?
Com a beta estava mau mas com o Android 13 parece-me estar de volta ao nível do costume, mesmo com tanto calor. A usar isto constantemente e a tirar >100 fotos por dia cheguei ontem a casa com 40%.
 
Back
Topo